6 de janeiro de 2008

'Sambaião' de Letícia conecta o Rio ao Nordeste

Resenha de CD
Título: Sambaião
Artista: Letícia Tuí
Gravadora: Sala de Som
/ Brazilmúsica!
Cotação: * * *

"Eu sou um sambista nato / Não aprendi na escola / Eu conheço o bom violeiro / Pela puxada da viola", avisa Letícia Tuí, esboçando auto-retrato através dos versos de Cabeça Feita, a música de Jackson do Pandeiro e Sebastião Batista que abre o bom Sambaião, primeiro CD da cantora carioca, que conecta o Rio ao Nordeste em repertório que mescla sambas e ritmos nordestinos.

A deliciosa regravação de Cabeça Feita sinaliza o acerto do disco. Através de 13 músicas, dez inéditas, Letícia entrelaça samba com baião, xote e demais ritmos englobados sob o genérico rótulo de forró. Com canto leve, que lembra Dorina, a intérprete conseguiu garimpar fino repertório. Tribeira é dos temas mais originais do mosaico de Tuí por rimar forró com negritude. Geraldo Azevedo apresenta (e canta com a anfitriã) Nos Olhos do Amor, belo xote feito com o xará Geraldo Amaral. Osvaldo G. Pereira, compositor mais associado ao samba, surpreende com Cordel, parceria com Beto Valente, encorpada no arranjo com pifes, sanfona e pandeiro.

Com inéditas de Edu Krieger (o empolgante samba Bora, mais um atestado do talento deste compositor carioca) e Edu Kneip (menos inspirado em Carcará e É pra Vocês Aí), Letícia exibe disco muito gostoso - inclusive pela produção musical de Alexandre Caldi, que mistura sanfona e pandeiro nos arranjos de faixas como Filha de Oxum (um afro-samba de Gabriel Versiani) e Parabolicamará (em regravação que rivaliza com o registro do autor, Gilberto Gil). No terreno dos covers, Letícia derrapa somente em Meu Guri por não ter - ainda - a maturidade para encarar os versos emocionalmente complexos de Chico Buarque para este denso samba que já ganhou pungentes interpretações de Beth Carvalho e Elza Soares. No todo, Sambaião é grata surpresa que projeta a voz promissora de Tuí.

1 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Ainda não conheço a Letícia, mas deu vontade de ouvir, principalmente pra escutar mais uma inédita do Edu Krieger - ôba!!!:)
O título do CD é ótimo.

6 de janeiro de 2008 às 14:16  

Postar um comentário

<< Home