4 de janeiro de 2008

Nana é tema de documentário de diretor suíço

Nana Caymmi (foto) é tema do próximo documentário de Georges Gachot, em fase de produção. Depois de enfocar Maria Bethânia no filme Música É Perfume, já exibido nos cinemas e já editado em DVD, o cineasta suíço direciona suas lentes para a filha de Dorival Caymmi. Seu documentário tem lançamento previsto para 2010.

32 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Nana merece! Tomara que ela se inspire com esta homenagem e volte a fazer novos discos densos e maravilhosos, como nos anos 70/80, principalmente.

Flávio

4 de janeiro de 2008 às 09:41  
Anonymous Anônimo said...

Não gostei de 'Música é Perfume'. Não fica à altura de Maria Bethânia.

O documentarista - como bom europeu - caprichou na hora de registrar os ângulos mais feios do Brasil. Nunca vi tanto ônibus passando à noite com gente exausta, tanta rodoviária suja, tantas ruas e casas mal cuidadas. Monsieur Gachot conseguiu enfeiar até Ipanema. Tudo bem, o Brasil é isso, mas não é SÓ isso.

Bethânia merecia 'décor' mais vibrante.

4 de janeiro de 2008 às 11:00  
Blogger Pedro Progresso said...

Luc, concordo... Eu gostaria de ver mais Bethânia e menos aquelas pessoas que eu não conheço.
Agora Nana merece muito ser documentada e revisitada.

4 de janeiro de 2008 às 12:36  
Anonymous Anônimo said...

Nana merece!
Há poucos documentários e DVD's dessa cantora maravilhosa!

4 de janeiro de 2008 às 12:54  
Anonymous Anônimo said...

Nana é uma das melhores vozes desse país, e como alguém já disse antes: " Para quem gosta de uma boa música, Nana é um presente. Com a vantagem de não ter prazo de validade...Por que Nana não é efêmera, é eterna...E isso é sucesso."

4 de janeiro de 2008 às 13:12  
Anonymous Anônimo said...

Tomara que Nana se inspire e dispense o seu produtor José Milton, que é o responsável por ela estar patinando nesses discos de regravações e homenagens ad-infinitum.

Sinceramente, eu amo ouvi-la cantando.

Bem que nesse documentário poderiam exibir o vídeo dela no festival MPB81 da Globo defendendo a música "Eu Te Amo" da Sueli Costa e do Cacaso. É de arrepiar.

abração,
Denilson

4 de janeiro de 2008 às 13:20  
Anonymous Anônimo said...

Caros,
Quanto à Nana não há mesmo mais o que falar: é maravilhosa!
Agora quanto ao "Música É perfume" será possível que vocês não entenderam aquelas imagens? Que aquele cotidiano da cidades, Rio e Santo Amro, tem a ver com cotidiano afetivo e impresso na obra de Bethãnia?
São lindas e tem tudo a ver com ela e com o filme.

4 de janeiro de 2008 às 14:42  
Anonymous Anônimo said...

NÃO SEI PORQUE CRITICARAM O DIRETOR EUROPEU, AFINAL DE CONTAS, ELE FOI GENEROSO E MOSTROU QUE NO BRASIL TEM GENTE QUE TRABALHA O DIA INTEIRO E QUE A NOITE PEGA UM ÔNIBUS EXAURIDA; PIOR É O PRÓPRIO BRASIL QUE PRODUZ FILMES COMO TROPA DE ELITE E CIDADE DE DEUS, E SE ORGULHA POR ISSO; ISSO SEM FALAR DOS ARRATÕES, DE ASSALTO A TURISTAS, BAILE FUNK...
VOLTANDO AO ASSUNTO, BETHÂNIA REALMENTE MERECIA ALGO MELHOR.

4 de janeiro de 2008 às 15:45  
Anonymous Anônimo said...

Denilson,

Eu te amo (de Sueli) com Nana Caymmi é mesmo incrível!

4 de janeiro de 2008 às 17:58  
Anonymous Anônimo said...

Concordo com o anônimo de 2:42, as cenas mostram o povo do Brasil e não são feias, são reais e é por aí que alcançam a beleza, a interação entre a obra da artista e seu povo. Que o documentário sobre NANA venha ainda melhor.

Quem quiser conferir ou conhecer a gravação de EU TE AMO, que estão comentando, procure na rádio UOL (www.uol.com.br/radio). Vale a pena! É mesmo de arrepiar!

Flávio

4 de janeiro de 2008 às 20:28  
Anonymous Anônimo said...

A 'personagem' Nana é muito mais interessante que a 'personagem' Bethânia. Irreverente, procaz, desbocada, Nana soa sempre mais autêntica que a baiana 'só faço o que quero, com quem quero e quando quero...'
Evidente que como artistas são ambas maravilhosas, incomparáveis etc e tal mas estou acompanhando a canonização da Bethânia (que curto muito) bocejando até não mais poder.

5 de janeiro de 2008 às 11:42  
Anonymous Anônimo said...

espero que ele deixe a nana bem solta para captar seu desconcertante senso de humor.
nana é o máximo. a maior cantora do mundo.
une sensibilidade e técnica com uma emoção de derreter iceberg.
única, inigualável, deslumbrante, digna de conviver lado a lado com billie, ella, sarah, nina, divas do mesmo porte.

5 de janeiro de 2008 às 12:13  
Anonymous Anônimo said...

"Eu te amo" é literalmente de tirar o fôlego...adoro quando ao final Nana canta canta quase a perdê-lo, sufocada de amor!!!
Isso não tem técnica que consiga. É emoção pura!!!!
A propósito, se sair o projeto 'ao vivo', espero que enfoque o repertório dos anos 70 e início dos 80 com a densidade que Nana imprimia nas músicas.

5 de janeiro de 2008 às 14:23  
Anonymous Anônimo said...

a figura da nana me é muito familiar...encontro-a frequentemente sempre que estou no rio mas gostaria muito de penetrar em seus bastidores musicais.

artista única na mpb, nana deve ter muito o que mostrar de seu processo criativo.

e, sim, o música é perfume é mesmo capenga. como diria a protagonista não é barro nem tijolo. vale pela última cena de uma bethânia possuída se acompanhando em melodia sentimental. aquilo mostra mais da personalidade multifacetada da artista do que todo o resto.
mas o pedrinha de aruanda consegue ser ainda pior. vencido unicamente pelas partes de bastidores dos doces bárbaros.
em resumo: bethania ainda não teve um filme (documentário?) de sua estatura.
espero que nana tenha melhor sorte (vai ver, tem mais o que apresentar)

5 de janeiro de 2008 às 15:19  
Anonymous Anônimo said...

Será que o documentário vai registrar as grosserias que ela faz ou vai ficar somente no oba-oba???

5 de janeiro de 2008 às 16:02  
Anonymous Anônimo said...

Quando eu era adolescente, ouvia Nana quando estava melancólica, na fossa. Sua voz era cortante, certeira, abria meus diques.
Hoje, chegando aos quarenta, tenho uma Nana para cada ocasião. Sua interpretação para Dora, por exemplo, me dá um êxtase que reside há léguas de qualquer melancolia.

Conheço poucas cantoras tão contundentes e viscerais quanto esta. Maravilhosa!
Que venha um belo filme. Nana é grande. Nana merece.

5 de janeiro de 2008 às 17:16  
Anonymous Anônimo said...

Oba!!!!!que boa e bela notícia.

6 de janeiro de 2008 às 00:36  
Anonymous Anônimo said...

Adoro a voz de Nana...mas ela nao tem muitas faces como artista e seus ultimos CDs sao chatissimos.
Emocao e divisao melodica sao unicas mas sua obra eh menor que seu talento. No CD "Desejo", por exemplo, a unica letra que salva eh a cancao de Maysa.

6 de janeiro de 2008 às 14:01  
Anonymous Anônimo said...

Flavio, 2:42 e 3:45, não se preocupem. Como bom francês residente em Zurique, Gachot vai mostrar as misérias do pescador no poluído litoral brasileiro enquanto Nana canta 'Senhor dos Navegantes'; vai fazer takes sombrios de putas pobres na Prado Junior e na Atlântica enquanto Nana interpreta 'Copacabana'; vai exibir cenas do desolado plateau central e de fachadas despencando enquanto Dorival Caymmi fala sobre sua passagem por Minas e - voilà - vai mostrar gente bêbada em botequins imundos ao som de 'Neste Mesmo Lugar'.

Como em 'Música é Perfume', a história da biografada e a maravilha de sua voz ficarão em segundo plano. Misère oblige! E os suíços poderão finalmente dar graças a deus por viverem na Suíça.

7 de janeiro de 2008 às 11:08  
Anonymous Anônimo said...

Na minha opinião o que não poderá faltar nesse documentário é Nana cantando Resposta ao Tempo. Uma das mais belas letras que já foram escritas, imortalizada na voz única e cheia de emoção de Nana.

7 de janeiro de 2008 às 13:02  
Anonymous Anônimo said...

Hahahaha, muito, muito boa, Luc!

Agora até eu estou curioso para ver este doc! (rs)...

7 de janeiro de 2008 às 16:50  
Anonymous Anônimo said...

Que exagero Luc,hahaha!Mas a verdade é que Nana roubou a cena(só pra variar!)em "Música é Perfume",é como o frances não é tolo como muita gente por aqui,percebeu o potencial sedutor,magnético e genial de uma das maiores cantoras do mundo em todos os tempos.

8 de janeiro de 2008 às 07:29  
Anonymous Anônimo said...

Concordo com a grande maioria e espero também que na análise que Nana fará para a realização dessa obra,ela vislumbre e bem a falta que lhe faz um produtor de pulso artístico integro e genial como foi seu "brother" Dori,fase suprema e inesquecível de sua linda carreira.

8 de janeiro de 2008 às 08:40  
Anonymous Anônimo said...

Nana cantando é de arrepiar. Este documentário é muito bem vindo e mais do que necessário. Fico emocionado quando ouço canções em sua voz, como "Pérola", "Cais", "Retrós","NoAnalices", "Meu Silêncio", "Contrato de Separação", "Medo de Amar", "Beijo Partido", "Dona Olímpia", "Resposta ao Tempo"... não existe sequer UMA canção interpretada por Nana que pode se dizer que ficou ruim.

9 de janeiro de 2008 às 00:55  
Anonymous Anônimo said...

Não exagere, anônimo

Tem coisa ruim sim... em "resposta ao tempo' tem uma música de Roberto e Erasmo que ficou horrível em sua voz!

9 de janeiro de 2008 às 18:27  
Anonymous Anônimo said...

Não Fátima Jurema,a música que é muito aquém do repertório clássico de Nana.Junto com seu produtor o José Milton,formaram uma parceria que prioriza uma onda mais popular,ou regravações infindas.O que foi um erro lastimável pois além de acomodar a cantora,não a fez mais popular e espantou um público fiel que ela havia construido a décadas e mesmo que seleto reconhecia e valorizava seu trabalho.Mas ainda acredito em novas mudanças dos ventos.Ela é o maximo!

10 de janeiro de 2008 às 11:03  
Anonymous Anônimo said...

Concordo com a fátima.E nessa música é bem nítido o maneirismo que Nana resolveu imprimir em sua voz atualmente.Parece que quer a todo momento mostrar que é uma senhora antiga e carrega sua voz com nuances prima-dona.

10 de janeiro de 2008 às 11:54  
Anonymous Anônimo said...

Fátima, qual a música? Não estou me lembrando.
A propósito sua opinião é sempre bem vinda.

10 de janeiro de 2008 às 13:02  
Anonymous Anônimo said...

"Não se esqueça de mim".

10 de janeiro de 2008 às 19:33  
Anonymous Anônimo said...

Entao pessoal, eu concordo co a maioria...estas cmposicoes do Ivan Lins que ela anda gravando sao tao chatas...sem inspiracao...umas frases estranhas...vamos torcer pra ela dar uma sacudida...Me solidarizo com ela por ter tanta forca para enfrentar os problemas do filho. Sem duvida que a voz dela carrega todas estas dores.

11 de janeiro de 2008 às 03:08  
Anonymous Anônimo said...

12:55: de pronto, incluiria na sua lista "Amargura", "Chora, brasileira", além da já citada "Eu te amo".

Flávio

11 de janeiro de 2008 às 08:30  
Anonymous Anônimo said...

Depois daquele disco "Desejo",desisti da Nana.

11 de janeiro de 2008 às 09:32  

Postar um comentário

<< Home