3 de janeiro de 2008

O desfile de sambas segue na marcha habitual

Resenha de CD
Título: Sambas de Enredo
2008
Artista: Vários
Gravadora: Gravasamba
/ Universal Music
Cotação: * *

No que depender dos 12 sambas de enredo do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro (já lançados em CD gravado de forma padronizada), o desfile carioca seguirá na marcha habitual. Não há um grande samba com cacife para atravessar o período da folia e entrar na galeria dos sambas atemporais - como tantos dos anos 70 e 80. Há, sim, alguns bons sambas - como o da Imperatriz Leopoldinense e, sobretudo, o da Mocidade Independente de Padre Miguel, duas escolas, aliás, que escolheram como enredo os 200 anos da chegada da Família Real ao Brasil. Contudo, há que se fazer justiça: o samba da Mangueira também é bonito - especialmente na primeira parte. É fato que a Verde-e-Rosa está pagando mico ao homenagear o centenário do frevo com um ano de atraso - justo em 2008, quando Cartola, um ilustre esquecido mangueirense, faria 100 anos. Mas o samba tem seus méritos. Já o da Beija-Flor, mesmo num nível abaixo de anos anteriores, exibe refrão com dois versos poderosos: "O meu valor me faz brilhar / Iluminar o meu estado de amor". No todo, é certo que o Carnaval de 2008 deverá ser igual àqueles que tem passado nos últimos anos com sambas cada vez mais acelerados, enredos comerciais (com letras repletas de clichês) e a certeza de que já se foi - e para não mais voltar - a era de ouro dos sambas de enredo...

24 Comments:

Blogger Flávia C. said...

Cotnudo eu suponho que seja Contudo, certo?

3 de janeiro de 2008 às 17:29  
Blogger Mauro Ferreira said...

Obrigado, Flávia. Já corrigi o erro de digitação. Aliás, obrigado a todos os leitores que apontam erros de digitação e/ou de informação nos textos.

3 de janeiro de 2008 às 17:37  
Anonymous Anônimo said...

Bom, demorou para o Mauro resenhar, mas, nunca e´tarde. Ja´ estou com este cd a cerca de dois meses.
Como havia comentado antes os sambas que se destacam sao: Imperatriz (o samba do ano), Unidos da Tijuca, Beija-Flor, Portela (samba bicampeao de Diogo Nogueira e parceiros com a adesao nesse ano do grande Ari do Cavaco) e Mocidade.
So´para corrigir Mauro, o enredo da Imperatriz nao e´propriamente sobre a familia real, mas sim sobre as Marias. A Rosa Magalhaes pega o gancho com a vinda da familia real e as Marias que cercaram D. Joao. As escolas que falarao de familia real e foram patrocinadas pela Prefeitura do Rio de Janeiro sao: Mocidade e Sao Clemente. A Imperatriz nao solicitou a verba (mas poderia).
Destaco tambem os sambas da Porto da Pedra e do Salgueiro.
E quanto ao samba da Imperatriz a escola redimiu-se do fraco e sofrivel samba de 2007 sobre o bacalhau. Graças a Deus neste ano fara uma ode ao seu bairro: Ramos (vim de la com muito orgulho)e a sua historia. Sem contar que tera o reforço deste sambista que vos escreve para o proximo carnaval! rsrs
So para registrar que critico, como no caso do ano passado, quando o samba nao prestava e sem duvida era o pior do ano junto com o da Grande Rio.Independente de ser torcedor ou nao (ate mesmo como fa da minha Rainha) reconheço e teço as minhas criticas. Abraçao e peço desculpas pois o teclado de casa esta pessimo para acentuar (acentua em duplicidade fora da letra),

Marcelo Barbosa - Brasilia (DF)

3 de janeiro de 2008 às 20:13  
Anonymous Anônimo said...

Podiam acabar com o Carnaval ou deixá-lo logo na primeira semana de janeiro - aí o país começa a andar mais cedo.

Ainda bem que este ano vai ser logo no início de fevereiro.

Ô, chatice!

3 de janeiro de 2008 às 20:29  
Anonymous Anônimo said...

Mauro, concordo com você " é certo que o Carnaval de 2008 deverá ser igual àqueles que tem passado nos últimos anos com sambas cada vez mais acelerados, enredos comerciais... ( vide: Mangueira )

Ainda não ouvi o samba da minha Portela ...


Diogo Santos
Balneario Camboriu -SC

4 de janeiro de 2008 às 05:56  
Anonymous Anônimo said...

Mauro, você poderia resenhar os sambas de São Paulo também. Desfile de escola de samba não é somente no RJ. Os sambas da cidade de São Paulo têm sido na média melhor que os fluminenses. Não preciso nem ir muito longe para citar os que fizeram história nos últimos 5 anos na terra da garoa, diferentemente do RJ onde cada vez mais os enredos são colocados em uma pratileira para serem vendidos descaradamente!!!
Bom, fica ai uma dica!!!

4 de janeiro de 2008 às 09:30  
Anonymous Anônimo said...

Tem sempre um comentário de um idiota como esse anônimo das 08:29. Fica posando de "intelectual mãos à obra" é simples, sugiro que trabalhe nos dias de folia.
Quanto aos sambas de São Paulo acho justo que se resenhe também junto com o cd duplo do Grupo de Acesso A e B, produzido por Leonardo Bessa e Chico Frota. Os cd's do Acesso são sem dúvida melhores do que o do Especial do Rio. Discordo da opinião do anônimo quando ele cita que os sambas de São Paulo são melhores e quando critica o mercantilismo dos enredos cariocas, São Paulo não se distancia muito neste aspecto. Abs,

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

4 de janeiro de 2008 às 10:05  
Anonymous Anônimo said...

Concordo com o "idiota" e vou além. Imagine se as pessoas fossem sérias neste país, se não teriam eliminado do calendário este evento comercial, enfadonho, mais do mesmo, caça-níqueis para oportunistas, financiado por recursos de contravenção (para não falar mais claramente a principal atividade instalada nas comunidades).

Esperar sambas históricos ou achar que o que passa na avenida é coisa tipo "o último biscoito do pacote" é muita pobreza e falta de projeção para começo de ano.

Meu sonho, impossível diante de tanta alienação, era ver o sambódromo sem público, para desespero do Sr. Cesar Maia, e carnavalescos, e Ligas ...

4 de janeiro de 2008 às 10:32  
Anonymous Anônimo said...

10:32, parabéns você é o cara!

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

Como se acontecesse somente no carnaval esse tipo de coisa.

4 de janeiro de 2008 às 10:48  
Anonymous Anônimo said...

Oi Marcelo,
Quando me referi ao sambas de SP serem melhores na MÉDIA que os do RJ, quis dizer que desde 2003 tem surgido um samba marcante em SP o que não acontece no RJ. Não consigo lembrar direito de algum que tenha deixado saudade no RJ. Já em SP, temos o da Mocidade Alegre de 2003 (ano da virada na escola do Limão) e 2004 (450 anos), ainda em 2004 tivemos um samba ótimo da Imperador do Ipiranga. Em 2005 tivemos o épico "Mar de Rosas" da Rosas de Ouro (pode ser considerado o samba da década no Brasil, emocionante...quem não o ouviu, deveria fazer esse exercício!!!!)e o inesquecível "Eu também sou imortal" da Vai-Vai. Em 2006, novamente a Mocidade Alegre fez um samba muito bom a cerca das lendas do Rio S. Francisco, sem politicagem como o da Mangueira, ainda nesse ano a Mancha Verde (olha que sou torcedor do Corinthians hein...rs...) fez uma obra-prima e emocionou ..."o mundo não vai me calar"!!! Mesmo em 2007, um ano fraco, tivemos o empolgante samba campeão da Mocidade sobre o riso, a explosão da Água de Ouro. Quando me referi ao padrão mercadológico do carnaval carioca ou fluminense, quis dizer que não consigo mais diferenciar uma composição "plastificada" e não consigo mais guardar os refrões de outrora!!!
Os sambas que eu mais gostei no RJ nos últimos anos foram os de 2004, justamente as regravações!!!!
Concordo que, infelizmente, SP tem ido na mesma direção...
Abs

4 de janeiro de 2008 às 11:00  
Anonymous Anônimo said...

Valeu 11:00! E concordo com alguns grandes sambas como o da Mocidade Alegre de 2005 sobre a Clara. Belo samba! Este ano também no Grupo de Acesso de São Paulo o samba da Leandro de Itaquera é belíssimo. Compreendi o que você quis dizer, mas algumas escolas melhoraram MUITO nesse aspecto vide a revolução imposta pelo Laíla nos belos sambas da Beija-Flor dos últimos anos. Abs,

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

4 de janeiro de 2008 às 11:17  
Anonymous Anônimo said...

Carnaval além da festa serve para trazer cultura às pessoas. Eu já aprendi muitas coisas com os enredos. Quanta história do Brasil e outras particularidades eu não aprendi. Na época do vestibular foi um cúmplice!!!
Meu caro das 10:32, então não comemore mais o reveilon, não compre mais presentes no Natal, não veja mais big brother e por ai vai. São todos eventos que alienam as pessoas, não é mesmo! Largue de ser hipócrita!!!
O Carnaval serve também para gerar riqueza, meu caro. Se você não tem noção das coisas, fique quieto.

4 de janeiro de 2008 às 11:22  
Anonymous Anônimo said...

Todo Carnaval aperece uns defensores da Ética Protestante alheia, passam a festa fantasiados de Calvin ou de Weber, pregando que o Rio de Janeiro deveria ser Berna...

Como se quem cai na folia não trabalhasse, no mínimo, o mesmo que eles.

4 de janeiro de 2008 às 11:59  
Anonymous Anônimo said...

Carnaval não existe somente no Rio de Janeiro!!!!!!

4 de janeiro de 2008 às 13:28  
Anonymous Anônimo said...

A verdadeira hipocrisia é achar que tudo é lindo e maravilhoso em 3 dias que enriquecem muito a quem organiza o evento, não esqueça que só os ricos entram na festa - vide o valor dos ingressos.

Quanto à cultura: para uma população carente de escola, aprender que a chegada da família real ao Rio deve ser contada com a devida observação do prefeito para que não se faça chacota. E pode se contar essa história sem relevar a essência dela?

Hipócrita é quem?

Fique quieto! Peça para sair nº 0 !

4 de janeiro de 2008 às 15:06  
Anonymous Anônimo said...

Nossa, 3:06 PM, como você é engraçado :(
Independentemente de qualquer coisa as escolas de samba têm um papel social muito forte em suas respectivas comunidades, muitas dão apoios a diversos projetos durante o ano inteiro e não somente no carnaval.
A população carente tem diversas formas de entretenimento durante esse período e não existe somente o sambódromo, meu caro. Pra você saber, existem as bandas e os blocos de bairro, certo?
Outra coisa, o carnaval gera vários empregos e pode ser entendido como um negócio qualquer. Cada um com o seu, empresário com a remuneração do seu investimento e o empregado com a remuneração da sua mão-de-obra (mais conhecida como salário). O potencial multiplicador desse evento é gigante e aos poucos começa a ser mais bem explorado.
Eu reitero que alguns sambas serviram sim para eu aprender determinadas passagens da história do Brasil. Não preciso ir nem muito longe para comentar, Brasil-Holândes, Ciclos do ouro e Café, Domínio espanhol...Tirando esse linha, existem vários outros assunto tão interessantes quanto: Pedofilia, Solidariedade, Injustiça social, Movimentos populares. É certo que o merchandising está aumentando a cada dia mais, mas sempre é possível encontrar inteligência em alguns temas!
Por isso, meu caro, se você se insurge contra o carnaval, acha uma bobeira, fica revoltado e etc, aproveite e TRABALHE então nesses dias de hipocrisia, ok? Se você realmente fizer isso a gente conversa depois...
Abs

5 de janeiro de 2008 às 11:51  
Anonymous Anônimo said...

Sobre o Carnaval eu só me faço uma pergunta:

como podemos ficar chocados com as notícias de turismo sexual no Brasil se nos três dias de "folia" a única imagem que passamos para o mundo é: "venha, que aqui tudo é liberado???"

Carnaval tem que acabar...

5 de janeiro de 2008 às 15:52  
Anonymous Anônimo said...

Bom, o Carnaval não é o culpado pelas mazelas e desigualdades de um país. Larguem de ser HIPÓCRITAS e quererem culpar o maior evento que o Brasil promove. Sexo e exploração do ser humano ocorrem em todas as épocas do ano e não somente no Carnaval, pessoas mal informadas, pra não dizer o mínimo!!!

5 de janeiro de 2008 às 19:48  
Anonymous Anônimo said...

Janeiro 05, 2008 11:51 AM

Não vou continuar esse troca-troca, pq vc não vai me convencer de nada e nem eu quero fazer o mesmo. Apenas me manifestei na falta de respeito a minha opinião que continua a mesma, aliás até reforça o pensamento de que temos o país que merecemos, pois não conseguimos uma mobilização igual para lutar por direitos que temos, com a pecha de sermos um povo pacífico. Tá bom. Passivo isso sim. E vamos pular carnaval, e encher estádios em jogos patrióticos e trabalhar 4 meses por ano para pagar impostos. Ahahahah.

7 de janeiro de 2008 às 14:10  
Anonymous Anônimo said...

Ué, já que você acha que o carnaval é um malefício para o Brasil, faça sua parte e TRABALHE nos dias desse evento. Ué, quem fica inconformado com tanto tempo desperdiçado, que faça a sua parte e ajude a nação a crescer. Quando se toca nessa parte ninguém se manifesta né? muito engraçado isso!!!!

7 de janeiro de 2008 às 14:34  
Anonymous Anônimo said...

Simples....vá morar no exterior! Está insatisfeito peça pra sair!

7 de janeiro de 2008 às 16:58  
Anonymous Anônimo said...

Essa é a saída´para os conformistas.

8 de janeiro de 2008 às 11:04  
Anonymous Anônimo said...

Ué, a mentalidade da população está imersa em bolsas misérias da vida. Usando um verso de Raul Seixas, ajuda a entender a sensação dos conformistas: "Sonho que se sonha só, é apenas um sonho, mas sonho que se sonha junto é realidade"

8 de janeiro de 2008 às 11:41  
Anonymous Anônimo said...

Engraçado, toda vez que alguém menciona as escolas de samba do Rio tem sempre alguém fazendo comparação com o carnaval de São Paulo, as pessoas precisam entender que não se trata de bairrismo, os desfiles das escolas de samba nasceu no Rio de Janeiro, e de lá de espalhou pelo Brasil e para vários paises. As escolas de samba de São Paulo vieram depois, assim como as dos outros estados, para quem não sabe existe desfile de escola de samba em Vitória( ES), Manaus, onde há um sambódromo que e considerado o maior do Pais, Florianópolis, e Porto Alegre. Também há em outras cidades, mas com menor importância.

Para quem pensa que e so o carnaval de São Paulo que vem crescendo, fiquem sabendo que os desfiles das escolas do Sul do Pais, particularmente, Florianopoles e Porto Alegre, tem tido crescimento tão notório que a afiliada da Globo, RBS , passou este ano a transmitir ao vivo os desfiles de Porto Alegre para todo o Rio Grande do Sul, os desfiles de lá são as sexta e sábado, com isso a RBS( Globo) não transmite os desfiles de São Paulo para o Sul do Brasil, porque em Florianopoles a RBS também transmite para o Estado o desfile das escolas de samba da capital de Santa Catarina, também deixando de exibir os de São Paulo.

Isso só mostra que São Paulo tem suas escolas que fazem excelentes trabalhos, mas o original e o do Rio, por isso vários estados que também tem escolas de samba, já estão preferindo que as emissoras transmitam os desfiles locais, desde de que não seja nos mesmos dias que as escolas do Rio.

19 de novembro de 2008 às 21:14  

Postar um comentário

<< Home