31 de dezembro de 2007

Retrô 2007 - Roberta Sá bisa frescor da estréia

Com o mesmo frescor com que despontou no mercado fonográfico em 2005, com o irretocável CD Braseiro, Roberta Sá (em foto de Paulo Vainer) ratificou a graça e o talento em um segundo álbum igualmente irretocável. Que Belo Estranho Dia para se Ter Alegria pôs definitivamente a cantora potiguar - radicada no Rio de Janeiro - entre as grandes vozes dos anos 2000. Com um toque mais contemporâneo, o disco confirmou a inteligência de Roberta Sá para garimpar repertório novo e antigo. Mesmo sem expressiva exposição em programas de rádio e televisão, o álbum já mereceu quatro prensagens que totalizaram 24 mil cópias já fabricadas. O show de lançamento não foi tão primoroso quanto o CD, mas nem por isso tirou o brilho de Roberta Sá. Num ano de poucos grandes discos, Que Belo Estranho Dia para se Ter Alegria se firmou como o melhor álbum de 2007 e prenunciou belo futuro para Sá...

Os destaques do mercado fonográfico nacional em 2007:

* Qual o Assunto que Mais lhe Interessa? - Elba Ramalho A cantora recuperou o vigor em disco produzido com excelência e toques contemporâneos pelo trio Lula, Tostão e Yuri Queiroga.

* Onde Brilhem os Olhos seus - Fernanda Takai
Em estado de graça, a cantora do Pato Fu deu enfoque inventivo para o fino repertório de Nara Leão (1942 - 1989). Um grande CD!

* Sassaricando - E o Rio Inventou a Marchinha
A trilha do musical evocou tempo em que o carioca era mais feliz. Eduardo Dussek e Soraya Ravenle puxaram o bloco da nostalgia.


* Noites de Gala, Samba na Rua - Mônica Salmaso
Uma abordagem majestosa do cancioneiro de Chico Buarque com o auxílio luxuoso do grupo Pau Brasil escapou do tom previsível.

* De um Jeito Diferente - Emílio Santiago
Com bossa e produção de Ricardo Silveira, o cantor lançou disco à altura de sua voz aveludada. A 'aquarela' ganhou outras cores.

* Erasmo Carlos Convida Volume II - Erasmo Carlos
A seqüência do álbum de 1980 conseguiu seduzir tanto quanto o primeiro volume. Reuniu Los Hermanos, Skank e Marisa Monte.

* Estação Melodia - Luiz Melodia
Com metais em brasa, o Negro Gato sintonizou sambas dos anos 40 e 50 que estavam na memória afetiva e pôs seu suingue neles.


* Dentro do Mar Tem Rio - Maria Bethânia ao Vivo
Um dos melhores registros de shows da 'Abelha Rainha'. O CD, de som primoroso, é mergulho fundo nas emoções da intérprete.

* SóNós - Paula Toller
No segundo disco solo, a cantora do Kid Abelha fez conexões internacionais em sofisticado mosaico de baladas confessionais.


* Satolep Sambatown - Marcos Suzano e Vítor Ramil
O percussionista carioca e o compositor gaúcho conciliaram as estéticas e latitudes díspares em CD gerado a partir de um show.

40 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Você deve ser amigo da Roberta Sá, não é possível. Dia sim dia não ela aparece por aqui. Parece que você quer impor a moça de qualquer jeito.
Tudo bem que é uma retrospectiva, mas ainda assim você carrega nas tintas para falar dela.

31 de dezembro de 2007 às 12:55  
Anonymous Anônimo said...

A Roberta só tem essa foto de divulgação, Mauro ?

Concordo com alguns discos.

faça agora a lista dos maiores equívocos de 2007.

31 de dezembro de 2007 às 13:03  
Anonymous Anônimo said...

Mauro,

Por favor! Esquecer o DVD da Rainha do Samba foi o maior sacrilegio! Me desculpe, agora assumo o fanatismo, mas excluir da lista o Beth Carvalho Canta os Sambas da Bahia? Imperdoavel! 40.000 copias vendidas e a Roberta ainda na marca de 24.000 lançado no primeiro semestre?!
Tudo bem que o do Municipal nao era la essas coisas, mas esse ai voce deixar passar! Sem essa!
Um abraço e feliz ano novo a todos!

Marcelo Barbosa - Brasilia (DF)

PS: Com problemas de acentuaçao do teclado.
PS2: Minha Rainha estara no Reveillon do programa Hebe! Recomendo, para quem quiser variar, cansados com as mesmas figurinhas carimbadas da Globo.

31 de dezembro de 2007 às 13:57  
Anonymous Anônimo said...

Eu gosto mais de ver a Roberta Sá do que ouvir, portanto, quando ela lançar um DVD, eu compro. :>)

Minha listinha de melhores de 2007:

-Nação Zumbi
-Orquestra Imperial
-Maquinado
-Lobão acústico
-Fino Coletivo
-China
-Maria Rita
-Tereza Cristina
-Erasmo Convida

PS: O Paulinho e o Melodia fizeram bons discos, mas, foi mais do mesmo.

Feliz 2008 pra todos e longa vida ao seu blog, Mauro. Vou continuar por aqui no ano novo(não é ameaça! eheehe)

Jose Henrique

31 de dezembro de 2007 às 15:21  
Anonymous Anônimo said...

Não, caro anônimo das 12:55, o Mauro não exagera quando se refere a espetacular Roberta Varella de Sá. Ela não precisa(ou) de um arsenal de marketing para provar porquê fez o melhor trabalho do ano. Mesmo assim ela vem pouco a pouco recebendo o que ela merece!

31 de dezembro de 2007 às 15:29  
Blogger Daniel said...

Acho que faltou mencionar o da Paula Toller

31 de dezembro de 2007 às 16:07  
Anonymous Anônimo said...

Deixem o Mauro gostar da Roberta. É algo mais que natural.

31 de dezembro de 2007 às 16:50  
Anonymous Anônimo said...

Se fosse somente o Mauro que gostasse da Roberta eu entenderia muito da revolta dos leitores desse blog, mas ou as pessoas são muito alienadas ou outro adjetivo, para não perceberem que ela foi consagrada pela crítica nesse ano. Agora começam a surgir os reconhecimentos do público!!! É a cantora mais irradiante surgida nessa década!!!!

31 de dezembro de 2007 às 17:00  
Anonymous Anônimo said...

Eu acho merecida e justificada a empolgação do Mauro em relação ao trabalho da Roberta. Poucos jornalistas botaram tanta fé, e deem a mão à palmatória: o CD é bacana demais! e a moça ainda fatura o APCA de melhor cantora do ano. Pronto: pra não ter dúvida do talento da Roberta. Que venham outros belos CDs. E quanto à reclamação do Marcelo, dois lados: realmente Beth fez um lindo DVD, mas não queira usar da prerrogativa vendas pq assim o melhor CD do ano seria o da Ivete (que é do ano passado).

31 de dezembro de 2007 às 17:22  
Anonymous Anônimo said...

Roberta demonstrou que com um bom banho e uma alfazema na nuca dá para bordar uma carreira sem grandes alardes, quase no truque. Uma carreirinha.

Os grandes destaques foram Elba e Ana Cañas. A primeira readquiriu viço e modernidade depois de alguns anos de pura pasmaceira musical.
Ana pairou anacrônica em tempos de cantoras-garotas-bonitinhas-do-eixo-leblon-vila madalena e fez um CD no mínimo personal. Mostrou as garras e sacudiu a mesmice comportadinha das outras meninas.

Com o CD de samba, espero que tenha ficado claro que Maria Rita é o maior engodo do mercado musical nos últimos muitos anos.

E a Rainha, que parecia incorruptível, derrapou feio com as mudanças no roteiro de sua ode às águas e aos seus orixás. Mas esta aí, vamos combinar, ainda tem crédito.

31 de dezembro de 2007 às 17:52  
Anonymous Anônimo said...

Mônica conseguiu fugir do tom prevísivel???????

Construção
Morena dos olhos d'agua
Beatriz
Quem te viu Quem te vê
Partido Alto
A Volta do Malandro

Mais óbvio do que isto na obra do Chico só se ela gravasse A Banda

31 de dezembro de 2007 às 18:16  
Anonymous Anônimo said...

teresa cristina, fabiana cozza, orquestra imperial e chicas mereciam um lugar nesse post.

e tem mais é que falar bastante da Roberta, ela merece toda a divulgação possível!

31 de dezembro de 2007 às 18:51  
Anonymous Anônimo said...

Ah!Eu concordo com o Mauro...o cd da Roberta Sá é mesmo o melhor do ano.Não teve pra ninguém!!!

31 de dezembro de 2007 às 19:10  
Blogger Renato Magalhães Costa said...

Nada mais natural que um crítico de música falando de boa música.A Roberta Sá merece(ainda mais com o fato de que muita gente ainda não conhece o trabalho dela).Eu vi ontem no Jornal A Tarde(de Salvador) que a música Mais Alguém está em 5 lugar na rádio A Tarde FM.Que ótima notícia!

31 de dezembro de 2007 às 22:08  
Anonymous Anônimo said...

A faixa título, mais " Girando na Renda " e " Fogo e Gasolina " fazem com que o CD de Roberta Sá ( pra mim ) não fique com o título de melhor de 2007. Nem que o coloque como tão bom quanto o " Braseiro "

O CD/DVD da Beth Carvalho é realmente muito bom e merece estar entre os melhores de 2007 assim como a trilha de " Sassaricando - E o Rio Inventou a Marchinha " e de Mõnica Salmaso.Elba fez um ótimo CD ( apesar de alguns estulhos ). Pena que não emplacou ...

1 de janeiro de 2008 às 04:47  
Anonymous Anônimo said...

Que em 2008 venha o aguardado CD de Sandra de Sá. Ela mesmo disse em entrevista que sairia até o fim de 2007. Não deu ...
O último ( muito bom ) é de 2004 e penúltimo ( bom ) é de 2002

Poxa Mauro , não colocou o da Olivia Hime entre os melhores do ano ?!

1 de janeiro de 2008 às 04:49  
Anonymous Anônimo said...

O cd da Olivia realmente merecia aparecer na lista.
Mas o da Olivia Byington!!!!

1 de janeiro de 2008 às 16:10  
Anonymous Anônimo said...

Observações :

1. Forçação de barra o CD ao vivo de Bethânia, né Mauro ?

2.Cadê o CD da grande Célia, que a há muitos anos não gravava e arrasou num disco novo ?

3.Chega de Roberta Sá, querido. Menos, menos. Ela é boa, mas não descobriu o Brasil. Calma, gente !

1 de janeiro de 2008 às 17:30  
Anonymous Anônimo said...

Ah essa levantada de vestido da Roberta Sá é o máximo, bela, e cantando... é ótima. Coisa boa na seara das porcarias que surgem na MPB!!!!

1 de janeiro de 2008 às 19:01  
Anonymous Anônimo said...

Irretocável é um exagero de fã. Mauro é mais fã da Roberta do que crítico, assim como com a Betânia. Acho que primeiro DVD da Elza Soares deveria ser mencionado, ótima produção, com a nossa melhor cantora de samba. O CD da Maria Rita foi um grande destaque popular, se não alcançou a crítica, alcançou em cheio o público. E o mico do ano vai para o DVD dublado da Alcione e Beth Carvalho vestida de baiana. O CD do Emílio merece realmente destaque, pois é ótimo.

1 de janeiro de 2008 às 20:55  
Anonymous Anônimo said...

Célia foi ótima e faltou o cd da Simone Guimarães

1 de janeiro de 2008 às 20:57  
Anonymous Anônimo said...

Roberta é muito boa!!! Parabéns e que tenhamos mais "Robertas" por ai!!!

1 de janeiro de 2008 às 21:29  
Anonymous Anônimo said...

"Agarradinhos", ótimo CD/DVD de Leila Pinheiro e Roberto Mensecal, também merecia entrar em qualquer lista dos melhores de 2007.

1 de janeiro de 2008 às 22:09  
Anonymous Anônimo said...

roberta fez um cd delicioso,
célia fez um cd coerente com suas qualidades e só,
elba fez um cd eloquente como há muito não fazia,
olivia, um cd bastante comum
bethânia manteve sua qualidade e beth carvalho não teria mesmo porquê aparecer em lista dos melhores do ano.

é pouco, muito pouco.

1 de janeiro de 2008 às 22:28  
Anonymous Anônimo said...

05:22 eu concordo com a sua opinião. Mas o próprio Mauro usou dessa prerrogativa de prensagem de cd's.
Reconheço alguns trabalhos repetitivos da Beth, EXCESSO DE PROJETOS AO VIVO, mas esse dvd sem dúvida nenhuma foi o melhor dvd do ano! Tudo conspirou a favor: repertório, músicos, convidados, roteiros, cenários, iluminação (maravilhosa) e claro, a Beth. Se lhe faltou "viço" sobrou verdade e a cantora mesmo parecendo utilizar de métodos popularescos não se contaminou como muitos que estão conduzindo a sua carreira por aí. Segue firme e forte levantando a bandeira do melhor samba por mais um ano. Pode lhe faltar voz, viço etc mas sobram inteligência e autonomia que são fundamentais nos tempos de hoje para se manter na carreira e não se prostituir artisticamente. Abs,

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

2 de janeiro de 2008 às 08:32  
Anonymous Anônimo said...

Em minha opinião os CDs mais bem produzidos foram o da Bethania e o da Elba.
Os melhores foram mesmo o da Roberta e o do Chico.
A frustração foi o da Vanessa.
Emilio, Célia, Beth, etc...tudo deja vu.

2 de janeiro de 2008 às 09:43  
Blogger Guga Pitanga said...

A Roberta merece o destaque do ano, pelo belo disco lançado. Vida longa ao seu trabalho!

2 de janeiro de 2008 às 09:53  
Anonymous Anônimo said...

Dentro do mar tem rio é de arrepiar!
Lindo, lindo, lindo!
Parabéns Bethânia!
Beatriz - Rio

2 de janeiro de 2008 às 12:10  
Anonymous Anônimo said...

Aguardamos o DVD do show de Bethânia. Será um dos hits de 2008.

2 de janeiro de 2008 às 16:09  
Anonymous Anônimo said...

Nao sei porque as pessoas se irritam tanto com os comentarios favoráveis ao trabalho de Roberta Sá nesse blog. O cd é ótimo e tem de falar dele mesmo. Agora, o cd da Fernanda Takai é estonteante, para ficar ouvindo horas a fio.

2 de janeiro de 2008 às 16:31  
Anonymous Anônimo said...

As melhores canções de 2008 estão no CD Que Belo e Estranho Dia...da Roberta Sá.
O melhor CD-DVD foi do bom e velho Chico Buarque, Carioca. Um néctar.
A revelação foi Ana Canas, que vai dar o que falar em 2008.
O melhor show foi Meninas do Brasil com a grande Rita, Teresa e Jussara, ainda a procura de si, mas entrosada no grupo.

Destaque para Timoneiro com canções de H.B. de Carvalho e o outro com as canções de Maysa, onde Bethânia brilhou com Quando Chegares, na medida certa.

O DVD de Beth Carvalho é bem simpático mas nada muito fulgurante.
O CD de Célia foi bem vindo por trazê-la de volta à cena, mas nada antológico.

Vanessa não influiu nem contribuiu com seu CD mas tb não fez feio.
Emilio não evoluiu nem um pouquinho em seu papel de melhor crooner da noite.

Teresa Cristina fez um CD com gostinho de chita, condizente com seu samba.
Fabiana Cozza, sempre com vistas à grande dama do samba continuou como uma boa cantora paulista. E só.
Maria Rita inseriu mais um acorde no samba do criolo doido, que tem sido sua 'trajetória' até aqui.

Leila Pinheiro e Menescal, mais um cadiquinho de chuchu no picolé.

Reverências a Elba Ramalho que deu uma sacudidona no maculelê e mostrou que ainda pode haver fogo sob as brasas.

Cd de Erasmo e convidados só não foi pior porque não havia mais espaço útil.

Para mim, assim desfilou nossa música naquele 2007 que não fará história neste quesito.

2 de janeiro de 2008 às 17:06  
Anonymous Anônimo said...

Fiquei feliz com a inclusão do disco do Emilio Santiago. Também gostei demais. Só me irrita aquele refrão-chiclete 'maria cininha do curuzu', que ficou na minha cabeça e me deu uma crise de transtorno obsessivo-compulsivo durante duas semanas.

2 de janeiro de 2008 às 17:49  
Anonymous Anônimo said...

Acho samba meu o grande destaque de 2007, até mesmo por ele está muito acima de qualquer crítica/implicância que tenha sido feita a ele. Maria Rita, sem sombra de dúvidas é a melhor cantora da sua geração. Enquanto as outras são simpáticas, graciosas, interessantes, Maria Rita se firma, cada vez mais, na única coisa que uma cantora deve ousar ser, uma ótima profissional e uma grande intérprete.

2 de janeiro de 2008 às 17:49  
Anonymous Anônimo said...

Bem, escrevo sem a pretensão de apontar o(s) melhor(es) trabalhos de 2007. Apenas vou listar/comentar alguns dos que mais gostei:

- Leila Maria - Canções do amor de iguais

Apesar de a linguagem pop não se mostrar adequada para algumas faixas do disco, foi um dos que mais ouvi durante o ano. Imperdíveis suas interpretações de Seu Tipo, Kissing a fool, Você vai ser meu escândalo e Mapa Mundi, entre tantas outras. Além disso, gosto do conceito do disco.

Mônica Salmaso - Noites de gala, samba na rua

Muitos reclamam que Mônica é uma cantora extremamente técnica. Sua técnica perfeita, porém, nunca me incomodou. E seu novo disco, para mim, é seu encontro com o compositor mais "técnico" que conheço. O resultado não poderia deixar de ser um disco de extrema beleza e elegância. Mas dizer que a emoção da intérprete em músicas como Morena dos olhos d'água e Beatriz não é nítida, me parece descabido.


Alzira E

Conheci Alzira através da Zélia Duncan, quando a mesma gravou uma faixa da compositora no DVD Pré pós tudo bossa band - o show (pra mim, um dos melhores de 2007). O que me atraiu no disco, além da poesia de arrudA , foi a pegada rock'n'roll da Alzira . Acho um excelente trabalho, apesar da pouca variação melódica do mesmo.

Célia e Dino Barioni - Faço no tempo soar minha sílaba

Célia se mostra uma dama do canto em seu novo disco. Seu repertório me impressiona. Confesso que se Fafá ou Alcione tivessem gravado, por exemplo, Mãe, eu juro, não levaria muito a sério. Mas ela é capaz de cantar as coisas com uma dignidade tão grande. Destaque ainda para o dueto com Zélia Duncan em disritimia, sintonia perfeita.

Elba Ramalho - Qual assunto mais lhe interessa?

O disco de Elba me deixou verdadeiramente feliz. Mostra uma cantora atenta, reflexiva e instigadora depois de uma fase sem grandes acontecimentos em sua carreira. Noite Severina, Argila, Hamilton de Holanda, Chico César... tanta coisa boa num só disco.

Maria Rita - Samba meu

Para mim, o samba de Maria Rita é bom e altamente legítimo. Sua opção por Arlindo Cruz e sua turma tem certa dose de audácia. Mais fácil seria gravar um bom samda do Chico, convidar o Paulinho pra um dueto, gravar uma canção do Geraldo Pereira e agradar a crítica com um samba "inteligente". Mas a cantora optou por sambas de grande variedade ritmica, que inclui até mesmo o bom pagode. Bem produzido, belos arranjos e gravações importantes para sua carreira que, ao contrário do que aqui disseram, parece encontrar um rumo mais leve, sensual, despojado. Destaque para Cria, o Homem falou, Corpitcho, Novo amor e Mente ao meu coração. (Pra ser sincero curto muito o disco todo...)

Teresa Cristina - Delicada

O samba de Teresa mantém a mesma essência de seus discos anteriores. O diferencial de Delicada talvez seja a aproximação da cantora com outros ritmos, como a Bossa Nova, ou uma linguagem mais próxima da MPB.

Bem, outros bons discos que ouvi bastante durante o ano são:

Celso Fonseca e Ronaldo Bastos - Polaróides (coletânia reunindo 14 canções da obra da dupla)

Roberta Sá - Que belo estranho dia para se ter Alegria

Mart'nália ao vivo em Berlim - Creio que seja de 2006, mas passei o ano inteiro escutando...

Creio que é só. Minha lista pode parecer incompleta mas confesso ter ouvido pouco ou nada de lançamentos importantes como o do Emílio, da Takai, do Hamilton de Holanda, da Elza Soares, do Nação Zumbi, do Vitor Ramil, da Simone Guimarães entre outros. Assim, não me senti a vontade para citá-los.

No mais gostaria de deixar um abraço forte aos companheiros e visitantes do blog, ao Mauro e desejar a todos um ano de realizações e muita música.


Até mais.

Anderson Falcão

Brasília - DF

(Ouvindo Rosa Passos - Festa e aguardando ansiosamente seus cd e dvd em homenagem a Elis, que devem estar pintando por aí...)

2 de janeiro de 2008 às 22:51  
Anonymous Anônimo said...

Maria Rita se firma como uma cantora sem identidade e que vai na onda do que o mercado está aceitando...Até hoje fica uma grande suspeita sobre essa suposta "busca" de um novo rumo na carreira dela...Samba está na moda né???

2 de janeiro de 2008 às 23:07  
Blogger Pedro Progresso said...

Amo Bethânia, tenho a discografia inteira, comprei o "Dentro do mar tem rio", mas uma coisa vem me preocupando muito: uma senhora de 60 e tralálá anos é a mais incensada, a mais discutida, a mais criativa dentro da MPB. As meninas novas estão aí, marcam presença e tudo mais, mas nunca se falou tanto em Bethânia como agora. E mesmo quando a criticam, acho que deveriam se preocupar mais com essas meninas novas e cobrar menos de MB, por que ela está fazendo a parte dela até demais. E como está cada dia melhor a gente acaba não se cansando!

3 de janeiro de 2008 às 04:38  
Anonymous Anônimo said...

A Ana Cañas lançou um disco pra lá de decepcionante.

3 de janeiro de 2008 às 05:03  
Anonymous Anônimo said...

Para mim, novidade mesmo em 2007 apenas Ana cañas e uma baianinha que tô ouvindo e esqueci o nome: Maura alguma coisa. Fez um CD bem criativo e cheio de persô. Tom Zé assina em baixo e tá ligadaço nela.
O da Roberta Sá é bem gostoso mesmo, mas de tão fresquinho e refrescante deve passar como o vento.

3 de janeiro de 2008 às 20:56  
Anonymous Anônimo said...

Mauro,

Acho um ABSURRRRDO voce dizer que o CD de Monica Salmaso nao foi previsivel...por favor!!!???
Achei totalmente previsivel.

4 de janeiro de 2008 às 03:10  
Anonymous Anônimo said...

Tá difícil surgir voz tão bonita quanto a de Bethânia, Gal e Nana Caymmi. Só surgiu Cássia Eller, que infelizmente já nos deixou. Tem cantoras com uma voz um pouco mais original - Monica Salmaso, Elba Ramalho, Tetê Espíndola... E só. O resto é tudo muito parecido, pra não dizer igual.

Mas Roberta e Fernanda merecem mesmo o reconhecimento pelos ótimos trabalhos de interpretação e repertório.

4 de janeiro de 2008 às 18:10  

Postar um comentário

<< Home