Retrô 2007 - Biografias revivem grandes vozes

Testemunha da própria obra, Moraes Moreira usou a estrutura do cordel para recontar A História dos Novos Baianos e Outros Versos com o clima dos anos 70 que viu nascer a obra musical de Paulo Coelho, reconstituída por Hérica Marmo em A Canção do Mago. Já o RPM teve suas idas e voltas retratadas pelo jornalista Marcelo Leite de Moraes na biografia Revelações por Minuto. Ainda na seara do rock brasileiro, Ezequiel Neves, Rodrigo Pinto e Guto Goffi narraram a bela saga do Barão Vermelho em Por que a Gente É Assim? - a biografia oficial da banda que revelou Cazuza nos anos 80. Ícone da década de 90, Marcelo D2 teve a radiografia tirada por Bruno Levinson em Vamos Fazer Barulho! - seleta coletânea de entrevistas e depoimentos sobre o rapper-sambista.
Na seara internacional, Eric Clapton reviveu amores e dores em A Autobiografia. Ashley Khan dissecou em dois livros - indicados mais para jazzistas e jazzófilos - a criação de álbuns antológicos de Miles Davis (A Kind of Blue, 1959) e de John Coltrane (A Love Supreme, 1964). Enfim, o mercado editorial se afinou em 2007.
6 Comments:
e o livro sobre a bethânia? não tinha um cara escrevendo?
A Biografia de Clara foi a biografia do ano! A do Tim tambem muito boa, mas a de Clara revelou toda sensibilidade, apuro, força e alguns percalços dessa grande estrela da MPB. Salve Clara Nunes! Deve ser reverenciada sempre!
Novos Baianos é a melhor banda do Brasil de todos os tempos!
Pra quem gosta da banda, lá no youtube tem vídeos maravilhos em preto e branco, vale a pena conferir!
PS: A Nação Zumbi tá chegando perto. :>)
Jose Henrique
No campo musical, ficaram nos devendo um Dvd oficial de Clara Nunes!!!!!!!
A biografia de Clara foi um grande trabalho jornalístico. Consistente, coesa, informativa, que sirva de exemplo para outros 'biógrafos' que surjam por aí.
Para escrever sobre a Bethânia, ela seria a mais indicada pois ninguém vende seu peixe melhor do que a própria. Creio que não daria um grande livro uma vez que ela fala e faz as mesmas coisas há 40 anos e seus 'bastidores' são trancafiados a sete chaves.
Apesar de ser uma das mais expressivas artistas do país, não creio que seu temperamento contraditório e seu estilo 'quem come do meu pirão apanha do meu cinturão', vá além de um conto sem grandes surpresas.
desculpa aí Mauro mas o livro do Logullo sobre a Maísa é algo assim que nem dá para explicar de tão ruim que é. sem dúvida, o Lira Netto deu banho em toda essa gente metida a escritor. A obra dele é primorosa. A bio da Clara é uma série de revistas Contigo e TitiTi encadernadas. Pura fofoca. Grande ano prá MAURO FERREIRA, muitos bons shows para nós todos.
Postar um comentário
<< Home