28 de dezembro de 2007

Filme capta Tom por lente afetiva de Ana Jobim

Resenha de DVD
Título: A Casa do Tom - Mundo, Monde, Mondo
Artista: Tom Jobim
Gravadora: Jobim Biscoito Fino
Cotação: * * * 1/2

Em 1987, com a intenção de produzir vídeo sobre Tom Jobim (1927 - 1994) para ser exibido numa exposição de fotografias baseada no livro Ensaio Poético, Ana Jobim - esposa de Tom - documentou a intimidade do marido na casa em construção no Jardim Botânico, no sítio em Poço Fundo (RJ) e no apartamento do casal em Nova York (EUA). As oito horas desses gravações informais são a matéria-prima do filme A Casa do Tom - Mundo, Monde, Mondo, assinado por Ana Jobim e editado em DVD pela Jobim Biscoito Fino, que lançou em 2006 a caixa de três DVDs documentais Maestro Soberano.

Narrado pela própria Ana Jobim, o filme tem como fio condutor o poema Chapadão, iniciado por Tom juntamente com a construção do Jardim Botânico. "A casa levou quatro anos para ficar pronta e o poema, oito", revela Ana no filme. A Casa do Tom capta Jobim pelas lentas afetivas de sua mulher. Para os espectadores distantes do universo íntimo do compositor, o filme resulta curioso. A favor de seu lançamento comercial, conta a edição artesanal da Biscoito Fino, que embalou o DVD em formato digipack em caixa que traz belo livro com fotos, textos de Ana, o tal poema Chapadão e letras das 24 músicas entoadas no filme. Aliás, uma das músicas - Tema para Ana - nunca foi gravada comercialmente por Tom e aparece no filme em registro caseiro. Mimo desta produção urdida no tom sofisticado que rege a música do maestro Antonio Carlos Jobim.

3 Comments:

Anonymous Anônimo said...

mauro, me desculpe, mas me parece que faltou coragem de sua parte para dizer se o filme merece nosso investimento ou se não acrescenta muito para quem comprou o maestro soberano. desculpe de novo, mas me parece que você tem medo de dizer que as coisas da biscoito fino são ruins

28 de dezembro de 2007 às 09:56  
Anonymous Anônimo said...

Mauro, Tom nasceu em 1927 e não em 1907 como está mençionado. Abraços, feliz ano novo, e atualiza sempre esse teu ótimo blog!

Zé Zinho

28 de dezembro de 2007 às 12:49  
Anonymous Anônimo said...

A biscoito fino não é a malhor gravadora e as coisas dela são bem caras. Na época do lançamento de um CD da Bethânia, eu vi num quiosque no Shopping Riosul o CD por R$40,00. Bem mais caro que nas lojas. Sendo que o quiosque é da própria gravadora. E ainda bem a gravadora lançou este belo DVD assim como os demais do Tom, pois não aguento mais ver Tom Jobim sendo interpretado por outros artistas. Todo mês deve sair um cd novo com canções só de Tom. Nada melhor do que ver o criador cantando suas próprias músicas.

29 de dezembro de 2007 às 11:46  

Postar um comentário

<< Home