9 de novembro de 2007

Pedro Lima entra em campo com boa jogada

Resenha de CD
Título: Futebol Musical
Brasileiro Social Clube
Artista: Pedro Lima
Gravadora: Sala de Som
/ Brazilmúsica!
Cotação: * * * 1/2

O Brasil acaba de ser anunciado oficialmente como o país-sede da Copa do Mundo de 2014 e Pedro Lima - cantor projetado no grupo vocal Garganta Profunda - já entra em campo com um disco que é uma boa jogada. Futebol Musical Brasileiro Social Clube reúne onze músicas que têm como tema o esporte preferido da nação brasileira. Na seleção de Lima, há craques como Chico Buarque (O Futebol, tema regravado numa tabelinha vocal com Carol Saboya), Jorge Ben Jor (Ponta de Lança Africano - Umbabarauma) e Gilberto Gil (Meio de Campo, num bate-bola cheio de balanço entre o cantor e Nilze Carvalho).

O primeiro lance - regravar Um a Um, a música de Edgar Ferreira que foi sucesso na voz de Jackson do Pandeiro - não foi dos mais felizes. Faltou aquela pegada nordestina. Mas, à medida que o CD avança pelo meio de campo, o jogo e a voz de Lima crescem. Sua divisão em Geraldinos e Arquibaldos - o samba de Gonzaguinha, turbinado com a guitarra elétrica do produtor do CD, André Agra - é show de bola. Bom lance também foi convocar Zezé Motta para entrar em campo em O Que É... O Que É... - uma música de Moraes Moreira que tinha caído no esquecimento. Chutes certeiros foram também as inclusões de dois sambões que habitam o inconsciente coletivo das torcidas: Camisa 10 (parceria de Hélio Matheus e Luis Wagner que cita Zagallo e exibe a única letra mais datada do disco) e O Campeão (samba de Neguinho da Beija-Flor, regravado com a adesão do autor). Em contrapartida, Lima bate na trave em Aqui É o País do Futebol, o tema de Milton Nascimento e Fernando Brant que já ganhou belas gravações de Elis Regina e do próprio Milton. No todo, Um a Zero para Pedro Lima - como diz o título do choro de Pixinguinha e Benedito Lacerda, letrado por Nelson Ângelo. O esperto cantor carioca marcou um gol com o seu terceiro CD solo.

4 Comments:

Anonymous Anônimo said...

é, é boa jogada mesmo. saiu no timing

9 de novembro de 2007 às 17:56  
Blogger Unknown said...

Mauro,

Gostei do seu blog. Como faço para enviar material sobre uma coletânea musical de vários estilos musicais lançada recentemente em Salvador?

um abraço

9 de novembro de 2007 às 21:48  
Anonymous Anônimo said...

Acho um tanto chato estes cds temáticos.

10 de novembro de 2007 às 22:19  
Anonymous Anônimo said...

Caro Anônio Novembro 10, 2007 10:19 PM,

Disco temáticos correm de fato o risco de serem chatos. Como songbooks também correm esse mesmo risco.
Vá ao site do disco de Pedro Lima (www.saladesom.com.br/pedrolima) onde poderá ouvir algumas músicas e aí ter uma opinião final sobre o disco.
Se o Mauro deu a cotação que deu, convenhamos, Lima merece crédito. O Blogueiro que acompanhamos não é de dar estrêlas assim de graça.
Anônimo de um domingo nublado

11 de novembro de 2007 às 18:24  

Postar um comentário

<< Home