9 de novembro de 2007

Caetano leva Grammy que quase ignora o Brasil

A ausência de seis dos oito brasileiros vencedores nas categorias exclusivamente nacionais da 8ª edição do Grammy Latino - cuja premiação aconteceu em cerimônia realizada em Las Vegas (EUA) na noite de quinta-feira, 8 de outubro - sinaliza a importância bem relativa que o Grammy Latino tem para a classe artística musical brasileira. "Queremos participar da festa principal", reivindicou Daniela Mercury ao receber o troféu de Melhor Álbum de Música Regional ou de Raízes Brasileiras pelo CD Balé Mulato ao Vivo. Daniela e a cantora evangélica Aline Barros foram os dois únicos artistas brasileiros que foram receber seus troféus em Las Vegas.

Em premiação bem burocrática que consagrou previsivelmente Juan Luis Guerra, contemplado com seis troféus por conta de seu CD La Llave de mi Corazon, as vitórias de Caetano Veloso e do maestro John Neschling impediram que o Brasil fosse totalmente ignorado nas 41 categorias principais. Com o CD , o baiano foi o grande vencedor na categoria Melhor Álbum Cantor Compositor. Neschling faturou o Grammy de Melhor Álbum de Música Clássica com Beethoven Abertura Consagração da Casa Sinfonia Nº 6, da Osesp. No todo, a música do Brasil continuou à margem numa festa concebida para valorizar a música dos países de língua espanhola que, em escala mundial, dominam o (rico) mercado de música latina. Eis os principais vencedores do 8º Grammy Latino:


Categorias Gerais
* Gravação do Ano - La Llave de mi Corazon (Juan Luis Guerra)
* Álbum do Ano - La Lllave de mi Corazon (Juan Luis Guerra)
* Canção do Ano - La Llave de mi Corazon (Juan Luis Guerra)
* Melhor Álbum Pop Vocal Masculino - MTV Unplugged Ricky Martin (Ricky Martin)
* Melhor Álbum Pop Vocal Feminino - Yo Canto (Laura Pausini)
* Revelação - Jesse & Joy
* Melhor Álbum de Rock Vocal Solo - El Mundo Cabe en una Canción (Fito Paez)
* Melhor Álbum de Cantor Compositor - Cê (Caetano Veloso)
* Melhor Álbum de Merengue - La Llave de mi Corazon (Juan Luis Guerra)
* Melhor Canção Tropical - La Llave de mi Corazon (Juan Luis Guerra)
* Melhor Canção Alternativa - Me Llaman Calle (Manu Chao)
* Melhor Álbum de Música Alternativa - Oye (Aterciopelados)
* Melhor Álbum de Música Urbana - Residente o Visitante (Calle 13)
* Melhor Álbum Instrumental - The Enchantment (Chick Corea & Belá Fleck)
* Melhor Álbum em Engenharia de Gravação - La Llave de mi Corazon (Juan Luis Guerra)
* Melhor Videoclipe - Ven a mi Casa Esta Navidad - Voz Veis (Direção: Luis Miguel Leal)
* Melhor DVD - MTV Unplugged Ricky Martin (Direção: Manny Rodriguez)
* Produtor do Ano - Sebastian Krys

Categorias Brasileiras
* Melhor Álbum de Música Cristã em Língua Portuguesa - Caminho de Milagres (Aline Barros)
* Melhor Álbum Pop Contemporâneo Brasileiro - Lenine Acústico MTV (Lenine)
* Melhor Álbum de Rock Brasileiro - Lobão Acústico MTV (Lobão)
* Melhor Álbum de Samba / Pagode - Zeca Pagodinho Acústico MTV 2 Gafieira (Zeca Pagodinho)
* Melhor Álbum de Música Popular Brasileira - Ao Vivo (César Camargo Mariano & Leny Andrade)
* Melhor Álbum de Música Romântica - Eternamente Cauby Peixoto 55 Anos de Carreira (Cauby Peixoto)
* Melhor Álbum de Música Regional ou de Raízes Brasileiras - Balé Mulato ao Vivo (Daniela Mercury)
* Melhor Canção Brasileira - Não me Arrependo (Caetano Veloso)

20 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Meu Deus, Mauro! Pior foi a apresentadora da Tv Bandeirantes, a tal Patrícia Maldonado, não sabendo pronunciar o nome da Leni Andrade. E o bom é que a Leni papou o prêmio e a mesma repetiu duas vezes a gafe. Ao invés de (Lení, na pronúncia, mandou um Lêni, acho que ela estava imaginando que fosse o Lenny Kravitz). Santa ignorância!
Sem contar esta reivindicação da Daniela Mercury, que acho até justa, mas sinceramente o mercado não é dominado pela língua portuguesa, temos de expandir muito para infiltrar neste mercado latino. Infelizmente.

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

9 de novembro de 2007 às 09:42  
Anonymous Anônimo said...

quase ignora o Brasil ?
Então Mauro mudou de opinião pois sempre criticou o Grammy

9 de novembro de 2007 às 09:47  
Anonymous Anônimo said...

A Daniela mostrando que o axé da Bahia é mais que "Vamos tirar o pé do chão".
Dizem que na Bahia ela não é bem vista pq sua reverência ao Ilê é encarada como oportunismo. Acho que é um tipo de preconceito e/ou racismo. Deveriam se orgulhar de terem um artista da terra que leva a cultura além das fronteiras e é emocionante ouvir Pérola Negra.
Parabéns Daniela.

9 de novembro de 2007 às 09:47  
Anonymous Anônimo said...

Diogo sempre defendeu o Grammy Latino por aqui. Cadê ele ?

9 de novembro de 2007 às 09:52  
Anonymous Anônimo said...

Se o prêmio agraciou John Neschling, Chick Corea e Cesar Carmargo Mariano, algo de bom deve ter.

Neschling quase chegou lá no Prêmio Gramophone (um dos mais importantes da música clássica, concedido no Reino Unido), mas acabou perdendo para o tb brasileiro Nelson Freire.

Estamos bem na foto.

9 de novembro de 2007 às 11:39  
Anonymous Anônimo said...

Essa tal de Maldonado é uma ANTA!!!! O nome do cd da Monica Salmaso se chama NOITES DE GALA.... ela disse , NOITES DE GATA... Ela deve ter um bom pistolão na TV pra mandarem ela pro Grammy...
Enfim...é BRASIL!!!

9 de novembro de 2007 às 12:51  
Blogger Pena Schmidt said...

o premio é sério, mas falta empenho da classe musical brasileira em se filiar e votar na Academia Latina.
Por isso os hermanos faturam , eles se organizam. Um dia quem sabe, poderemos eleger bons trabalhos como o Hamilton de Holanda, que não levou.

9 de novembro de 2007 às 13:16  
Anonymous Anônimo said...

Fiquei muito feliz com o resultado. Leny e Cesar levarem o melhor album foi uma grande e surpreendente alegria !
Fernanda C

9 de novembro de 2007 às 14:21  
Anonymous Anônimo said...

Meu Deus, traduzir o espanhol para o português da maneira que foi feito... é muito melhor deixar o som original! No fim das contas a mistura dos idiomas nos nossos ouvidos é muito pior que se perder algumas palavras ditas em espanhol!

9 de novembro de 2007 às 14:35  
Anonymous Anônimo said...

Bacana ver a musica Brasileira vencer nesse premio. Felizmente o jabá nao teve muito espaço.
Leny Andrade e Cesar vencer o melhor disco foi uma maravilha.
Caetano ganhar melhor musica, Lenine melhor pop album, Zeca melhor album de samba, Lobão de Rock,Cauby de melhor album romantico!
Brindemos!!!!

9 de novembro de 2007 às 14:40  
Anonymous Anônimo said...

Desde quando João Araújo, o big boss da Som Livre, gravadora da TV Globo, é produtor de discos?
Ele lançou Elis Regima, Gal, Caetano e Bethânia? Que é isso gente, o cara era apenas RP da gravadora Philips quando esses artistas foram lançados e - pelo que me consta - João nunca entrou em um estúdio para produzir nada!Imagine, tanto produzir bom, esquecido da mídia, e que tanto fizeram pela MPB, nunca são nem ao menos citados. Durma-se com um barulho desses: João Araújo: um produtor de discos!

9 de novembro de 2007 às 14:40  
Blogger Unknown said...

Eu não entendo porque estão reclamando hoje que os brasileiros foram colocados a parte. Isso já estava claro desde a lista de indicados. Ou antes ainda, quando foi aprovado o regulamento que impede brasileiros de competir nas categorias gerais. Assim como o Brasil, o México tem um campo próprio com suas categorias, mas os artistas de pop, rock e música alternativa mexicanos não são obrigados a concorrer em "pop mexicano", por exemplo, mas os brasileiros têm que concorrer em "pop contemporâneo brasileiro". Isso não é discriminação, é uma admissão de que os brasileiros e os hispanos se desconhecem mutuamente, e se não houvesse o campo Brasil eles sequer saberiam como incluir brasileiros no campo geral.

Foi desapontador saber que num show que colocou sempre dois artistas/bandas no palco, ninguém teve a idéia de batalhar por um show de Lenine com Julieta Venegas. As oportunidades estão na cara, basta só vontade de derrubar as fronteiras, vontade dos dois lados de se conhecer.

A Band foi um lixo. Não sabiam nada de p* nenhuma, falaram na hora dos shows, deixaram de exibir o show de Daddy Yankee para passar o vt da entrega dos prêmios brasileiros, mentiram ao deixar o selo de "ao vivo" na tela e encerraram a transmissão muito antes do fim da festa. Uma lásima.

9 de novembro de 2007 às 15:22  
Anonymous Anônimo said...

O grammy só interessa para as gravadoras mas como estão todas falindo, em breve ficaremos livres desse premiozeco destinado a louvar o que de pior se produz nos países latinos. Salve Caetano, Leni Andrade e outros que nem se preocuparam em ir a Las Vegas.. a arte deles é maior do que os grammys todos juntos...mau gosto...

9 de novembro de 2007 às 15:58  
Anonymous Anônimo said...

ACHO Q DEVERIA EXISTIR UM GRAMMY SÓ SOMENTE PARA O BRASIL, POIS ESSES PAÍSES DE ORIGEM ESPANHOLA SÃO REALMENTE MUITO RUINS E A MÚSICA BRASILEIRA É INFINITAMENTE MELHOR E SEM COMPARA COM ESSES ESTILOS TENEBROSOS...... E MANTERIA ESSE GRAMMY SÓ PARA ESSES CAFONAS MESMO...

9 de novembro de 2007 às 22:19  
Anonymous Anônimo said...

Acho engraçado quando generalizam dizendo ' a musica latina '.
Isso é preconceito puro.
A musica latina engloba paises como Cuba, México, Argentina, Espanha e Colômbia - entre outros - que tem uma rica e forte cena musical.

Estamos falando de Buena Vista Social Club, Célia Cruz, Pablo Milanés, Fito Paez, Juan Luis Guerra, Bebo Valdéz, Mercedes Sosa, Carlos Vives, Carlos Santana, Tito Puente,Arthuro Sandoval ...

Claro que deveria ter mais espaço pra nossa música mas acho que tem MUITOS países na America Latina que não tem o espaço merecido. Dizer que o Grammy Latino é um prêmio de segunda categoria ou que não vale nada é incorreto também.

9 de novembro de 2007 às 23:53  
Anonymous Anônimo said...

A BAND descobriu um pouco tarde que o Grammy Latino não atrai muita audiência e errou em não chamar João Marcello Boscoli pra comentar. Esse sempre deu show

10 de novembro de 2007 às 00:19  
Anonymous Anônimo said...

Os que dizemq ue o Grammy nao tem importancia estao sendo injustos...tem importancia sim e nos deveriamos achar o maximo ter categorias destinadas ao Brasil. Dizer que a musica latina eh cafona ou sem qualidade eh pura leviandade..e no final falar mal de um Premio que reconhece artistas tao dispares como Cesar Camargo-Leny Andrade, Lenine, e Lobao e de se aplaudir...ate Cauby foi reverenciado...algumas pessoas reclamam demais.

10 de novembro de 2007 às 11:30  
Anonymous Anônimo said...

Caetano Veloso ter vencido ( pela 2a.vez)como melhor disco nas categorias principais foi excelente e merecido, o disco é bárbaro e coroa um ano cheio de êxitos do baiano por sua genialidade original e ousadia. Pena que o Guinga não ganhou prêmio tb mas só a indicação dele já valeu.

11 de novembro de 2007 às 00:39  
Anonymous Anônimo said...

A TRANSMISSAO DA BAND FOI UMA LAMBANÇA SÓ. INFELIZENTE, QUEM NAO TEM TV A CABO, TEM QUE SE CONTENTAR COM CANAL ABERTO. DEU NO QUE DEU. UMA PESSIMA TRANSMISSÃO, APRESENTADORES RUINS, ESSES NAO SABIAM DE NADA QUE FALAVAM. TAMBÉM A FESTA FOI UMA PORCARIA, SALVOU-SE APENAS ANDREA BOCELLI E LAURA PAUSINI.

11 de novembro de 2007 às 00:51  
Blogger Tigro said...

Eu sou boliviano, mas acho que a música brasileira é a mais rica. O justo seria que tivesse um "Grammy Brasileiro"

3 de dezembro de 2007 às 14:34  

Postar um comentário

<< Home