20 de maio de 2007

Retrato pequeno e sem retoque de Tim em cena

Resenha de CD / DVD
Título: Tim Maia in Concert
Artista: Tim Maia
Gravadora: Sony BMG
Cotação: * * *

Tim Maia (1942 – 1998) não viveu para ver a era do DVD. E também não foi um artista de imagens fartas em VHS. Daí o valor de Tim Maia in Concert, DVD e CD que põem o Síndico em cena com material extraído da gravação do raro especial exibido pela Rede Globo em março de 1989. O DVD perpetua os 32 elétricos minutos do programa que foi ao ar - editado a ponto de parecer mutilado. Ainda assim, é um curto e belo retrato sem retoques de Tim, que não se impressionou com o aparato montado pela emissora, em janeiro de 1989, no Teatro do Hotel Nacional e se comportou da forma irreverente com que se mostrava em cena. Fosse em clube da favela ou numa casa de luxo, Tim Maia sempre era... Tim Maia!!

O diferencial deste DVD é que ele capta Tim em produção luxuosa. Orquestra de cordas dividiu o palco com a habitual Banda Vitória Régia para que ele enfileirasse com propriedade infalível arsenal de sucessos, alguns responsáveis por ter dado cor brasileira à soul music americana. “Todo mundo refrescando o cê-cê”, ordenou o Síndico ao orquestrar as palmas do público. É, Tim não fez gênero por estar diante de platéia vip que incluía estrelas como Erasmo Carlos, Lulu Santos e Vera Fischer, saudada por ele em cena como “a coisa mais linda do mundo”. Uma cantada, e em rede nacional...

As cordas deram tempero especial às baladas como Me Dê Motivo. Pena que números como Azul da Cor do Mar sejam apresentados na íntegra somente no CD. Embora a mutilação seja um (d)efeito da edição original do programa, a redução do especial desvaloriza DVD que tinha tudo para ser antológico por flagrar Tim em cena sem embuste e com produção que inexiste no - até então - único e descuidado DVD do cantor, lançado pela Paradoxx há alguns anos.

Trechos de entrevista antológica gravada para o especial pontuam números como Coroné Antonio Bento, em que Tim simula sotaque nordestino para realçar a bela ponte erguida entre João do Vale e James Brown. Para quem abre mão da imagem e valoriza apenas o som, o CD rebobina em 62 minutos o áudio quase integral do show – com a vantagem de incluir músicas suprimidas do especial, caso de Baby, a canção de Caetano Veloso que Tim embebe em suingue soul. Corte à parte, Tim Maia in Concert tem inegável valor por eternizar 32 minutos do balanço e da verve do Síndico nos palcos.

4 Comments:

Anonymous Anônimo said...

quando será que estão cobrando por um dvd de meia hora?

20 de maio de 2007 às 11:33  
Anonymous Anônimo said...

Tim Maia foi um grande cantor, só reprovo as músicas que ele gravou da dupla Sullivan/Massadas.

21 de maio de 2007 às 13:14  
Anonymous Anônimo said...

Existe um dvd do programa ensaio com o Tim lançado pela Trama.
Acácio Costa

23 de maio de 2007 às 17:59  
Anonymous Anônimo said...

Azul da cor do mar não está no cd.

17 de fevereiro de 2008 às 03:14  

Postar um comentário

<< Home