26 de abril de 2007

Pau Brasil sustenta tributo de Salmaso a Chico

Resenha de CD
Título: Noites de Gala,
Samba na Rua
Artista: Mônica Salmaso
(com grupo Pau Brasil)
Gravadora: Biscoito Fino
Cotação: * * * *

Compositor presente já nos primeiros trabalhos solos de Mônica Salmaso, Trampolim (1998) e Voadeira (1999), Chico Buarque ganha songbook na voz da cantora - uma das melhores projetadas na última década. Motivado por show feito pela artista em 2004 com músicas do compositor e por posterior convite do homenageado para dueto na valsa Imagina, faixa do CD Carioca (2006), o projeto preserva a coesão da discografia de Salmaso. O rigor estilístico da intérprete é sustentado pelos arranjos do grupo Pau Brasil, onipresente nas 14 faixas do álbum, do qual é co-autor.

A participação especialíssima do Pau Brasil diferencia Noites de Gala, Samba na Rua de tantos discos dedicados ao cancioneiro de Chico. Com arranjos pautados por elegante economia, Salmaso transita tanto pelos sambas - como A Volta do Malandro (1985) e Quem te Viu, Quem te Vê (1966), cuja letra inspirou o (belo) título do disco - quanto por canções como Basta um Dia (1975). Nestas, Salmaso evita arroubos dramáticos e conta com a inventividade do Pau Brasil. Olha Maria (1971), por exemplo, começa formal e fica jazzística ao fim. Cabe também ao luxuoso quinteto enobrecer Suburbano Coração (1984), valorizar com arranjo estupendo o razoável samba Bom Tempo (1968), preservar a atmosfera lúdica da Ciranda da Bailarina (1982) e dialogar no registro dissonante de Construção (1971) com o célebre arranjo original do maestro Rogério Duprat. E, por isso, merece o crédito destacado na capa...

Quanto à seleção dos temas, há (fino) equilíbrio entre standards - Partido Alto (1972) e Beatriz (1982), este em exuberante registro ao vivo de voz-e-piano (no caso, o de Nelson Ayres) - e as músicas bem menos conhecidas. São os casos dos sambas Logo Eu? (1967), pontuado pelo sax barítono de Teco Cardoso, e O Velho Francisco (1987), dos mais belos do autor. E o fato que a intérprete gravou disco à altura do compositor. Sua voz tem o tom melancólico que cabe bem em músicas tristonhas como Morena dos Olhos d'Água (1966). Enfim, um CD perfeito para uma noite de gala. Com samba.

24 Comments:

Anonymous Anônimo said...

dentre as milhares de cantoras surgidas nos ultimos anos, monica se destaca por ser a mais chata de todas. sua técnica é absolutamente inegavel e magistral, mas não a faz uma grande interprete. Pelo contrario: sua empostação derruba qualquer subjetividade possivel ou centelha de genio. Ao se escuta-la, se ouve junto os muitos anos de estudo academico de canto por trás daquela voz.
Enfim, achei o disco chatíssimo.

26 de abril de 2007 às 19:45  
Anonymous Anônimo said...

O cd é chatérrimo!!! Aquela voz sem emoção alguma, fria, enfim, um verdadeiro horror. A voz é empostada demais. Só Mauro e alguns outros pra gostarem de uma cantora como ela.
Seria perfeito um dueto da Virginia Rodrigues e a Monica Salmaso, um verdadeiro show de horror e monotonia!!!!

26 de abril de 2007 às 20:00  
Anonymous Anônimo said...

Mauro,

Eu acompanho o trabalho da MSalmaso há bastante tempo. Adoro os CDs Voadeira e o Iaiá. Gosto muito do Trampolim, mas esse tributo ao Chico ainda não desceu pela goela. Alguns momentos são brilhantes (Logo eu?, Construção e outros), mas infelizmente eu tenho que concordar com os anônimos daqui de cima: algumas canções ficaram EXTREMAMENTE monótonas, especialmente aquelas com andamento mais lento.

A participação do Pau Brasil me surpreendeu (não gosto muito do grupo), pois os arranjos são super originais, muito criativos e diversificados, o que poderia ter rendido um disco brilhante. No entanto, não foi dessa vez que a MSalmaso fez a sua obra-prima.

Vamos esperar pelo próximo álbum, torcendo para que ela se inspire nos recentes trabalhos da Bethânia, que nos brindou, no ano passado, com duas obras-primas, especialmente o Pirata.

Bem... para os que não conhecem o trabalho da MSalmaso, acho que vale a pena esperar por um "The Best Of".

PResidente.

26 de abril de 2007 às 22:40  
Anonymous Anônimo said...

TUDO O QUE DEVE SER DITO É QUE ELA DESTRUIU CONSTRUÇÃO... A MÚSICA PRECISA DE PESO E ELA É MUITO LINEAR PRA ISSO. ABAFA O CASO.

26 de abril de 2007 às 23:39  
Anonymous Anônimo said...

Ainda não ouvi !

27 de abril de 2007 às 00:54  
Anonymous Anônimo said...

Vou conferir o disco. Trampolim, Voadeira e Iaiá são discos muito interessantes e fogem do banal. Mônica é uma cantora especial, uma das melhores surgidas não só nos últimos anos. A escolha de repertório, por exemplo, é primorosa. Concordo que seu canto não passa uma emoção escancarada como no caso de Bethânia, mas também não chega ao extremo de ser "frio". O trabalho da Mônica é diferente mesmo e, na maior parte das vezes, leva um tempo para ser assimilado. Ela não é óbvia. Comigo, isso aconteceu com Trampolim, que foi crescendo a cada audição. Não está isenta de críticas, como qualquer mortal, mas realiza um trabalho de qualidade, sim. Inegável.

Flávio

27 de abril de 2007 às 08:00  
Anonymous Anônimo said...

Gosto eh gosto. Eu adorei!!!

27 de abril de 2007 às 08:51  
Anonymous Anônimo said...

Eu já coloquei o meu em um sebo pra ser vendido por 10 reais. O cd é uma tortura!!!!!

27 de abril de 2007 às 09:52  
Anonymous Anônimo said...

Eu já coloquei o meu em um sebo pra ser vendido por 10 reais. O cd é uma tortura!!!!!

27 de abril de 2007 às 09:52  
Anonymous Anônimo said...

a questão com a salmaso não é ser quente ou fria. é questão de tempero mesmo. falta sal e sobra empostação na voz. eu acho um horror mas há quem goste.

27 de abril de 2007 às 10:21  
Anonymous Anônimo said...

Não ouvi o disco ainda mais imagino que seja lindo como toda a sua discografia. Mônica é de longe a cantora que mais me interessa na nova geração. E discordo de quem acha que ela é fria ou sem tempero. Me emociono muito com canções do Voadeira e do Iaiá, além de admirar sua técnica impecável. Além do mais, não a vejo como acadêmica, mas como uma profunda pesquisadora da alma do Brasil, de todas as suas facetas, que se tornam ainda mais belas por meio do seu canto.

Anderson Falcão.
Brasília - DF

27 de abril de 2007 às 12:45  
Anonymous Anônimo said...

Só para registrar, Chico Buarque também está presente em IAIÁ, com Sinhazinha.

Flávio

27 de abril de 2007 às 16:05  
Anonymous Anônimo said...

A Monica Salmaso é uma cantora extremamente sóbria, o que não tem nada a ver com frieza ou falta de emoção. Tem uma profundidade pouco encontrada nas cantoras brasileiras, talvez aí resida a explicação para o "estranhamento" de alguns. Quem a assistiu nos recitais ("show" não me parece a palavra adequada) sabe do que estou falando. Ela se emociona, seus músicos se emocionam, a platéia se emociona. Seus discos não têm aquele "grude instantâneo" tão caro às gravadoras, mas vale a pena serem descobertos e assimilados com vagar. A Monica é especial.

27 de abril de 2007 às 18:00  
Anonymous Anônimo said...

monica é academica até a alma. projeta a voz de uma maneira empostada e estudada. acho muito feio. seu canto é a negação da tradição brasileira de espontaneidade. fica obvio pra quem a escuta que ela estudou canto nos conservatorios da vida. alias toda essa empostação não esconde seus anos de teatro.

27 de abril de 2007 às 18:57  
Anonymous Anônimo said...

monica é academica até a alma. projeta a voz de uma maneira empostada e estudada. acho muito feio. seu canto é a negação da tradição brasileira de espontaneidade. fica obvio pra quem a escuta que ela estudou canto nos conservatorios da vida. alias toda essa empostação não esconde seus anos de teatro.

27 de abril de 2007 às 18:58  
Anonymous Anônimo said...

MONICA NÃO ESTÁ PARADA NAQUELA ESTAÇÃO DO PLANETA BETHANIA, PASSOU POR LÁ, DE TREM BALA...
GENTE CHATA ESSA QUE PERMANECE SENTADO A BEIRA E SEM CAMINHO NAQUELA ESTAÇÃO.
GOSTO DE MÔNICA E ACHO ATÉ MESMO QUE ELA JÁ SERVIU DE INSPIRAÇÃO PARA QUE MB GRAVASSE BRASILEIRINHO.
NÃO GOSTO DA IDÉIA DO CD DE CHICO, ADORO CHICO, NÃO SEI CISMEI, DESDE O INÍCIO DISSE QUE NÃO SERIA BOM.
AINDA NÃO OUVIO NOITES DE GALA , MAS, TENHO RECEIO DE QUE A BISCOITO FINO FAÇA O QUE FEZ COM IÁIA, QUE FICOU CHATO...
CONTINUO MINHA VIAGEM ESPERANDO QUE MONICA AINDA FAÇA MUITA COISA BOA, AFINAL O QUE É TER EMOÇÃO NA VOZ, GRITAR E TROCAR AS SÍLABAS TÔNICAS DAS PALAVRAS ?
A VOZ DE MB ANTES DO DISCO PÁSSARO PROIBIDO, VAMOS COMBINAR, ERA TERRÍVEL, SUA TÉCNICA DEPOIS DISSO MELHOROU, MESMO COM TODA A SUA CARGA DE EMOÇÃO...
QUANTO AO FATO DE ANOS DE ESTUDO, QUEM PREFERIR POSSO DISPONIBILIZAR O CANTO REGIONAL DAS LAVADEIRAS QUE TRABALHAM NAQUELA ESTAÇÃO...
DEIXA O TREM ANDAR GENTE, MANIA DE EMPATAR F...


JORGE REIS

27 de abril de 2007 às 19:58  
Anonymous Anônimo said...

Como diz um anônimo que sempre aparece por aqui"deixe a moça trabalhar".Gostem ou não, Salmaso tem um trabalho responsável e competente, não sai por aí a gravar qq coisa com um único objetivo:conta bancária.Nesse país de axés de apelo fácil e outras coisinhas musicais, é preciso ter muita coragem pra ser e permanecer Monica Salmaso.Aliás,cantoras conscientes iguais a ela dá p/se contar nos dedos.

28 de abril de 2007 às 10:06  
Anonymous Anônimo said...

Mônica ficaria bem melhor trabalhando numa estação de trem , avisando qdo o trem chega...
> O treeeeeeeeeeeeemmmmmm tá chegaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaandoooooooooooooooooooooooooooooo
com aquela voz de empostada de megafone!!! um horror...

28 de abril de 2007 às 10:15  
Anonymous Anônimo said...

Olha, o Jorge Reis falou coisas que a gente precisa ouvir, inclusive quem, como eu, gosta da Maria Bethânia.

Ele tem muita razão no que disse.

28 de abril de 2007 às 12:16  
Anonymous Anônimo said...

MÔNICA está maravilhosa como sempre.O disco é lindo e da na gente um puta orgulho de ter uma artista desse quilate fazendo essa beleza,em meio a um vazio de qualidade que querem manter á nossa música grandiosa.Parabéns PAU-BRASIL,BISCOITO,mais um biscoitão.

30 de abril de 2007 às 13:49  
Anonymous Anônimo said...

Nao me arrepiou em nada...Infelizmente.
Mas é sem duvida uma boa cantora e um grande reprtorio.

1 de maio de 2007 às 02:12  
Anonymous Anônimo said...

Para quem gosta de Monica Salmaso, aqui vai a dica:
Mônica Salmaso e Pau Brasil
Temporada: 1º de Junho a 1º de Julho, no Teatro Fecap-SP
Quinta a Sábado: às 21h
Domingo: às 19h

1 de maio de 2007 às 23:08  
Anonymous Anônimo said...

mônica salmaso e marisa monte são as maiores cantoras do brasil no momento.
sim, claro, depois da Gal - embora esta tenha feito trabalhos bem fracos nos ultimos anos.

2 de maio de 2007 às 18:09  
Anonymous Anônimo said...

Aos tão entendidos em técnicas de canto que fizeram comentários por aqui, sugiro que ouçam apenas uma música cantada por Mônica: "Outro Quilombo", de Mário Gil e Paulo César Pinheiro, do Cd Contos do Mar, de Mário Gil. Se não se emocionarem com esta belíssima canção e ainda acharem que a Monica é fria ou coisa parecida, sugiro então que fiquem mesmo com Babado Novo, porque aí o problema é mesmo de gosto e este não tem discussão, só lamentação.

13 de maio de 2007 às 16:23  

Postar um comentário

<< Home