25 de abril de 2007

Voz da era do rádio, Carmen Costa sai de cena

E sai de cena mais uma cantora projetada na era de ouro do rádio brasileiro. Aos 87 anos, comemorados em janeiro, Carmen Costa morreu na manhã desta quarta-feira, 25 de abril, vítima de parada cardíaca e insuficiência renal. No último CD, Tantos Caminhos, gravado em 1996 com produção de José Milton, a cantora reviveu alguns dos sucessos que marcaram o auge de sua carreira nos anos 40 e 50. Entre eles, Quase (Mirabeau e Jorge Gonçalves) de 1954.

Carmen começou a cantar nos anos 30. Adotou o nome de Carmen Costa em 1937. Há 70 anos, portanto. O primeiro grande sucesso, já de 1942, foi Está Chegando a Hora, versão da mexicana Cielito Lindo. Outro êxito na seara carnavalesca foi Cachaça (1953). Nos anos 50, Carmen - como grandes cantoras de sua geração - aderiu ao samba-canção. No gênero, fez sucesso com Eu Sou a Outra, de Ricardo Galeno. Obsessão (Mirabeau e Milton de Oliveira), música de 1953, é outro hit seu na década marcada pelo apogeu do rádio.

Bem antes, em 1944, Carmen Costa foi historicamente pioneira ao gravar Luiz Gonzaga. Xamego, parceria do velho Lua com Miguel Lima, deu projeção nacional ao futuro Rei do Baião na voz da boa e afinada cantora carioca. Que, nos anos 90, lutou muito contra a burocracia estatal para ter o direito de receber sua aposentadoria. Injustiças do Brasil que esqueceu as vozes de ouro da era do rádio.

14 Comments:

Anonymous Anônimo said...

tem cantora que envelhece bem, tem cantora que envelhece mal. mas todas merecem dignidade no final de suas vidas.

25 de abril de 2007 às 17:03  
Anonymous Anônimo said...

Sai de cena mais um patrimônio musical nosso... tantos clássicos lindos deixados pra gente pela voz de Carmen Costa...

Obrigado Carmen.
Descanse em paz!

Doug Carvalho

25 de abril de 2007 às 18:53  
Anonymous Anônimo said...

É um exemplo para quem já é sinônimo de mpb tantas vezes sacaneadas é a palavra aqui nesse blog fizeram história gal, simone, bethania,nana,zizi, angela e outras o respeito em vida é melhor que na morte.

25 de abril de 2007 às 20:15  
Anonymous Anônimo said...

Grande Carmen Costa. Bons tempos, maravilhosas gerações...
Espero q Deus seja bem carinhoso com ela!

25 de abril de 2007 às 20:40  
Anonymous Anônimo said...

Mais uma VOZ que se vai.

25 de abril de 2007 às 22:01  
Blogger Lira Neto said...

Bela e justíssima homenagem, Mauro.

Grande abraço.

PS: A biografia "Maysa: Só numa multidão de amores" está nas ruas. Aguardo, ansioso, por seu veredicto.

25 de abril de 2007 às 23:29  
Anonymous Anônimo said...

Muito boa cantora, voz bonita.
Não tenho nada dela, mas tenho um cd do Henricão(sambista que foi marido dela)onde ela participa.
Aliás, fica a dica pra quem gosta de bom samba, saiu pela gravadora ELDORADO, esse do Henricão que falei e um melhor ainda do Geraldo Filme.
É samba paulista do bom meuuuuuu.

Jose Henrique

26 de abril de 2007 às 01:37  
Anonymous Anônimo said...

Grande cantora,uma grande influencia para Simone e Alcione,uma voz de ouro.

26 de abril de 2007 às 18:11  
Anonymous Anônimo said...

Pra Alcione não! :>)

Jose Henrique

26 de abril de 2007 às 19:28  
Anonymous Anônimo said...

A última aparição pública de Carmem está registrada do you tube em show de Simone em Maio no canecão quando a mesma leva uma rosa e Simone pára o show saudando Carmem, vale a pena ver essa homenagem em vida.

27 de abril de 2007 às 06:00  
Anonymous Anônimo said...

foi linda essa homenagem da Cigarra para a grande Carminha. Falta agora resgatar tudo de bom que ela gravou. Acorda Simone!!!! Quem melhor do que vc prá gravar as dores eternas e imortalizadas na voz de Carmen Costa?? Bethânia já deve estar pesquisando, essa ñ dorme no ponto.

27 de abril de 2007 às 09:43  
Anonymous Anônimo said...

pô, Lira, a MPB de luto e vc vem aqui falando do teu livro? manera cara, a gente sabe que vc é o maior marketeiro do teus livros mas dá um tempo prá gente chorar Carmen Costa, tá? Valew Mauro, voce sempre atento , teu texto tá DEZ.

27 de abril de 2007 às 09:44  
Anonymous Anônimo said...

E eu que pensava que a música Obsessão fosse da Clara. E era do repertório da Carmen Costa. O autor eu conhecia e sabia que era marido da cantora. Descanse em paz, Carmen Costa!
Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

28 de abril de 2007 às 14:40  
Anonymous Anônimo said...

Em 1996 Carmen Costa lançou um belíssimo CD pela Som Livre chamado "Tantos Caminhos", com regravações de seus principais sucessos e algumas excelentes músicas que não eram exatamente do seu repertório, como Esse Cara (Caetano), Pressentimento (Elton Medeiros e Hermínio Bello de Carvalho). Os arranjos eram de Cristóvão Bastos e só tinha música fera. A única música inédita se chamava Tombamento, tendo a Carmen como co-autora, e era dirigida ao Ministro da Cultura sugerindo que ele "tombasse" a própria cantora (ela tinha acabado de ser declarada patrimônio do RJ pela Prefeitura local). Esse CD é lindíssimo, conheci e me apaixonei pela voz e pela interpretação da Carmen Costa a partir dele e recomendo a todos.

30 de abril de 2007 às 00:52  

Postar um comentário

<< Home