11 de dezembro de 2006

Roberto critica biografia: 'eu me sinto agredido'

Habituado a declarações diplomáticas sobre tudo e sobre todos, Roberto Carlos elevou o tom na entrevista coletiva concedida no hotel Ceasar Park, em Ipanema (RJ), na tarde desta segunda-feira, 11 de dezembro, para badalar o lançamento do CD e DVD Duetos, já nas lojas via Sony BMG com tiragens iniciais de 250 mil e 150 mil cópias, respectivamente. Sem o comedido discurso típico de suas entrevistas, o Rei não poupou críticas à biografia Roberto Carlos em Detalhes, escrita pelo jornalista baiano Paulo Cesar de Araújo sem autorização do cantor. O livro já está à venda, mas, se depender da vontade de Roberto Carlos, será por pouco tempo.

"Não li o livro todo, mas há coisas nele que me desagradam muito. É uma biografia não autorizada, cheia de coisas não verdadeiras que ofendem a mim e a pessoas muito queridas, vítimas de uma exposição sensacionalista. A minha história é um patrimônio meu. Eu é que tinha que escrever esse livro e contá-la quando eu quiser. Ninguém melhor do que eu vai saber contar minha história. Meus advogados já estão estudando o caso. A gente está cuidando do assunto dentro da lei", afirmou o cantor, sem a normal diplomacia.

Apesar de o tema principal da coletiva ser o projeto de duetos, a biografia foi assunto abordado mais de três vezes - e, a cada vez, em tom muito mais enfurecido por Roberto Carlos. "Eu me sinto agredido na minha privacidade. Isso me incomoda, me entristece, me irrita", disse ele ao comentar o livro pela segunda vez, mas sem revelar os trechos que lhe causaram tanta irritação (e incômodo).

Na terceira vez em que a biografia foi mencionada, com o justo argumento de que o livro dá a real dimensão da importância de Roberto Carlos na música brasileira, o Rei se exaltou ainda mais. "E daí??? Não tem nada a ver uma coisa com outra. O autor se apropriou de meu patrimônio para escrever uma história que é minha. Um livro tem que contar verdades, não pode ter invasão de privacidade. A vida privada de cada um tem que ser respeitada. Pelo fato de ele (o autor) me comparar a (Frank) Sinatra como cantor, não acho que ele tem o direito de ofender pessoas que me são tão caras", respondeu Roberto, num tom novamente alterado.

Quando o assunto não era a biografia, o tom voltava a ser ameno e diplomático. Sobraram elogios para Jorge Ben Jor, Marisa Monte e MC Leozinho - os três convidados do especial que a Rede Globo exibe no próximo sábado, 16 de dezembro. A propósito, Roberto contou que ficou surpreso ao contabilizar os duetos, 93, feitos em seus especiais anuais na Rede Globo. "Tenho material para lançar os volumes 2 e 3, se quiser", afirmou, antes de contar que gravará DVD e CD na Espanha, em janeiro, e de revelar que não gostou do material filmado na temporada realizada no navio Costa Victoria, em fevereiro. O desgosto adiou a edição de DVD feito em alto mar.

Entre queixas contra a pirataria de CDs ("Não dá para a gravadora competir com os piratas") e desculpas para a já rarefeita produção autoral ("Chega uma fase da vida em que a gente compõe com mais cuidado, buscando algo maior do que antes. Isso torna o trabalho de composição mais lento"), Roberto creditou à crise do mercado fonográfico a curva descendente de vendas de seus discos. Antes habituado ao patamar do milhão (até passaria de dois milhões nos áureos anos 70 e 80), o Rei vendeu 350 mil cópias de seu último álbum, de acordo com o diretor da Sony BMG, Alexandre Schiavo. "Isso não me preocupa porque não acontece somente comigo. É uma questão de mercado. As gravadoras atravessam momentos de grande preocupação. Eu não me preocupo com isso de forma pessoal porque tenho uma média boa no mercado", relativizou Roberto Carlos, sem entrar nos detalhes que, em esfera pessoal, tanto o irritaram no (já polêmico) livro de Paulo Cesar de Araújo.

7 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Não entendi. Se ele não gostou, porque deixou o livro chegar as livrarias?

11 de dezembro de 2006 às 19:09  
Anonymous Anônimo said...

Espero q Deus e Roberto permitam q tenham volumes 2 e 3 dos duetos.... Ficou muita coisa boa de fora!!!

Simone, Joanna, Zizi, Tom e Bethania juntos com ele, Daniela,etc etc...

11 de dezembro de 2006 às 21:03  
Anonymous Anônimo said...

Roberto diz: "Chega uma fase da vida em que a gente compôe com mais cuidado, buscando algo maior do que antes"
Se ele compõe com mais cuidado deveria deixar de fazê-lo pois o resultado é o inverso do desejado.
A produção atual não chega aos pés da do passado.
Pelo que li em entrevistas entendi que o autor da biografia tinha um bom relacionamento com o Roberto.

Jose Henrique

12 de dezembro de 2006 às 02:28  
Anonymous Anônimo said...

E aí? O Chaterto Carlos no seu perfil mais chato do que nunca implicando com biografia não autorizada? Só está dando cartaz ao livro. Não ia comprar mas agora vou! Deve ter se irritado pelo autor escrever sobre aquela relação doentia dele com a Maria Rita. Coisa patética!! Para biografia autorizada e sem graça já chega ao do Milton Nascimento.

12 de dezembro de 2006 às 08:02  
Anonymous Anônimo said...

Não sei pq mas este bico do Roberto não me convenceu...

12 de dezembro de 2006 às 09:15  
Anonymous Anônimo said...

O mito Roberto cai por escada abaixo com essa biografia. As donas de casa vão poder ler q ele é humano e cheeeeeeeeeeio de defeitos como qq um.

12 de dezembro de 2006 às 10:22  
Anonymous Anônimo said...

Fiquei curioso para ler só depois destes comentários do Roberto. Terei sido o único?

13 de dezembro de 2006 às 20:05  

Postar um comentário

<< Home