10 de dezembro de 2006

CDs de Chico Buarque voltam, avulsos, às lojas

Cinco anos depois de todos terem sido remasterizados e reunidos na essencial caixa Construção, editada em 2001 e recentemente reposta em catálogo, os 17 discos gravados por Chico Buarque na Philips e na Ariola, entre 1970 e 1986, voltarão às lojas em breve em edições avulsas. A gravadora Universal Music, que abriga em seus arquivos essa primorosa parte da obra fonográfica do compositor, vai lançar já na próxima semana a coleção Chico Buarque Essencial, com novas reedições dos álbuns. Luigi Hoffer foi recrutado para fazer outra remasterização, ou seja, não se trata da simples reposição em catálogo - de forma avulsa - dos títulos da caixa Construção.

Iniciada com Chico Buarque de Hollanda Nº 4 (capa acima, 1970), a coleção inclui os álbuns Construção (1971), Quando o Carnaval Chegar (1972), Caetano e Chico - Juntos ao Vivo (1972), Chico Canta (1973), Sinal Fechado (1974), Meus Caros Amigos (1976), Os Saltimbancos (trilha do musical, 1977), Chico Buarque (1978), Ópera do Malandro (1979), Vida (1980), Almanaque (1981), Saltimbancos Trapalhões (1981), Chico Buarque en Español (feito para o exterior em 1982), Chico Buarque (1984), Chico Buarque Apresenta Malandro (1986) e Ópera do Malandro (trilha do filme, 1986). Enfim, resumindo, é o melhor do compositor carioca - cuja obra, de 1987 em diante, perderia progressivamente o apelo popular, apesar de um ou outro disco brilhante, como Paratodos (1993).

14 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Não entendo pq ainda não lançaram O CORSÁRIO DO REI. Essa peça deu um maravilhoso LP.

10 de dezembro de 2006 às 10:25  
Blogger Mauro Ferreira said...

Anônimo, o disco com a trilha de O Corsário do Rei realmente precisa de reedição. Mas não pertence ao arquivo da Universal. Foi lançado em LP pela Som Livre, mas talvez os direitos sejam de Edu e Chico.

10 de dezembro de 2006 às 10:49  
Blogger Guto Melo said...

Realmente é a época de ouro de Chico.

10 de dezembro de 2006 às 11:57  
Anonymous Anônimo said...

que maravilha. Desta vez vou conseguir tricar os meus pelos remasterizados !

MAURO : Vc consegue alguma notícia sobre um cantor chamado TYRESE ?

Abraços do Edu ( abc )

10 de dezembro de 2006 às 12:16  
Anonymous Anônimo said...

A época de ouro do Chico foi ontem, é hoje, será sempre. Chico é atemporal e incomparável.

10 de dezembro de 2006 às 12:54  
Anonymous Anônimo said...

rosemberg

mauro peço desculpas por falar do roberto carlos num espaço destinado ao grande chico buarque.
mas é que acabei de assistir o dvd "duetos" do rei e fiquei abismado com a falta de unidade desse dvd que ao meu ver poderia ser o grande brilhante desse final de ano e de certa forma redimir o cantor de a algum tempo não apresentar um material inédito a sua legião de fâs
a seleção dos convidados foram aleatória demais e os duetos poderiam seguir uma órdem cronológia, ficaria muito mais interessante pois poderíamos observar a evolução fisica e artística do rei, talvez ai que resida o perigo, porque um observador mais atento perceberia facilmente que a obra do rei já foi mais consitente.
engraçado é que o roberto, tão rigoroso com os seus cds deixou passar um produto que mais parece ter sido feito por um amador.
me senti frustado com esse caça niquel.
os grandes momentos desse dvd são justamente quando o rei une seu talento as grandes feras da mpb como tom jobim, milton, caetano, erasmo, gal e fáfa.
o dueto do rei com a rainha bethania vale mais pela união desses dois monstros do que pela gravação, bethania parecia constrangida e a a voz da contora( que odeia fazer televisão) parecia abafada pela orquestra alta demais.
as presenças de jota quest e de ivete sangalo só valem por mostrar que a obra do rei continua sendo bastante gravada pela nova geração de cantores. mas, seria melhor que no lugar do jota quest,exibissem a recente gravação dos titâs da musica "´e preciso saber viver".
no mais, faltou simone faltou chico, que esteve no especial do rei em 1993, e a ausênsia desses dois nomes me faz pensar na possibilidade de haver um dueto2.
mauro me perdoe a ivasão de espaço, mas fiquei com o dedo coçando de vontade de escrever sobre esse dvd.

memória_pele@hotmail.com

10 de dezembro de 2006 às 17:50  
Anonymous Anônimo said...

Rosemberg,
em que loja vc comprou o DVD?

Mauro,
quando vi que ia sair esse DVD do RC, já pensei logo: "Ano que vem, claro, duetos 2". Com certeza, vai vender bastante; e como o Rei anda meio preguiçoso, ele vai ter lançamento garantido até 2026 (até o "Duetos 20"...
Abraço.
Tchururu

10 de dezembro de 2006 às 23:47  
Anonymous Anônimo said...

Todos esses discos são ouro puro. Para mim, platina é 'Meus Caros Amigos'.

11 de dezembro de 2006 às 00:06  
Anonymous Anônimo said...

Mauro, discordo de que os cds sejam "o melhor do compositor" não se pode dizer isso sem incluir os 3 primeiros discos do gênio.

Jose Henrique

11 de dezembro de 2006 às 02:36  
Anonymous Anônimo said...

rosemberg

comprei nas lojas americanas, mas já é possivel encontrá-lo num camelô mais proximo de sua casa rsrs.
desculpe a brincadeira, mas, esse dvd foi feito de forma tão relaxada que mais parece aqueles dvds de clips facilmentes encontrados em camelô.
não tenho a pretenção de ser um mauro ferreira,mas essa é a minha opinião.
memoria_pele@hotmail.com

11 de dezembro de 2006 às 10:26  
Anonymous Anônimo said...

Rosemberg, creio que vc esteja certo qdo percebe um constrangimento da Bethânia neste número. Não assisti ao DVD mas me lembro que na época, perguntada sobre a música que acabara de gravar com o Rei, ela foi lacônica: - O Roberto gostou.
Vamos combinar que é uma musiquinha pra fazer boi dormir, não? Apesar de sua proclamada independência, acho que Bethânia sequer questionou o convite do Roberto para cantarem juntos e foi na amizade e admiração que tem por ele.

Pensando melhor...vai saber. Vai ver que ela gostou...

11 de dezembro de 2006 às 10:49  
Anonymous Anônimo said...

Quanto ao Chico, motivo desta página, não há o que declarar.
O CARA É FERA!

11 de dezembro de 2006 às 10:50  
Anonymous Anônimo said...

O 'Corsário do Rei' tem realmente canções de primeira. Como disse o Mauro, está pendente de reedição. Uma das canções que gosto de ouvir sempre é 'Choro Bandido'. Não tenho o disco da peça, mas acho que, na época, foi gravada pelo Marco Nanini. Umas das melhores versões que ouvi dessa música foi ao vivo, num show da Marilia Medalha.
Edu Lobo é tudo, né não?

12 de dezembro de 2006 às 10:55  
Anonymous Anônimo said...

" resumindo, é o melhor do compositor carioca - cuja obra, de 1987 em diante, perderia progressivamente o apelo popular, apesar de um ou outro disco brilhante, como Paratodos (1993)"
Dá uma dor no peito , ler e concordar com isso que o Mauro escreveu ...

13 de dezembro de 2006 às 02:06  

Postar um comentário

<< Home