9 de dezembro de 2006

Rival premia independentes com informalidade

Marcelo Camelo (com o microfone, ao lado de Kassin e de Ângela Leal) saudou o tio Bebeto Castilho no discurso de agradecimento pelo troféu de Produtor Artístico, recebido pelo hermano na festa de entrega do 5º Prêmio Rival Petrobrás de Música, dedicado aos artistas e discos do mercado independente. Camelo e Kassin foram contemplados com o prêmio pela produção de Amendoeira, o cultuado segundo álbum como cantor do baixista do Tamba Trio.

Em clima de excessiva espontaneidade, Ângela Leal (proprietária do velho Teatro Rival) e sua filha, a atriz Leandra Leal, entregaram 15 troféus para artistas que militam na (cada vez mais ampla) cena indie. "Já nem sei mais o sentido disso aqui, pois, hoje em dia, todo mundo ficou independente", observou Leandra, astutamente, logo no início da cerimônia de premiação, realizada na noite de sexta-feira, 8 de dezembro, no ssmpre popular teatro da Cinelândia (RJ).

Pela ordem, os premiados foram Renato Braz (Cantor, pelo CD Por Toda a Minha Vida, em que interpreta canções de Jean e Paulo Garfunkel) Jussara Silveira (Cantora, pelos belos discos Nobreza e Entre o Amor e o Mar), Casuarina (Grupo Musical, pelo disco Casuarina), Aldir Blanc (Compositor, pelo CD Vida Noturna), Laércio de Freitas (Arranjador, pelo álbum Remexendo), Galo Preto (Grupo Instrumental, por 30 Anos), Louis Marcel Powell (Instrumentista Solo, pelo CD Aperto de Mão), Marcelo Camelo e Kassin (Produtor Artístico, por Amendoeira), Zé da Velha e Silvério Pontes (Tributo, pelo CD Só Pixinguinha), José Mauro Brant (Atitude, pela produção do projeto infantil Contos, Cantos e Acalantos), Ana Costa (Revelação, pelo primeiro disco solo, Meu Carnaval), Olivia Hime (Excelência, pela direção artística da gravadora Biscoito Fino), Marcos Valle (Embaixador da MPB, pela divulgação da música brasileira no exterior), Tantinho da Mangueira (Aval do Rival) e, ufa, Luiz Carlos da Vila (Aclamação).

A quinta edição do prêmio homenageou Aracy de Almeida (1914 - 1988), saudada como pioneiro símbolo da independência pessoal e artística. O repertório de Aracy foi revivido por dez cantoras em show feito após a entrega dos troféus. Após dois números solos de cada intérprete, Mart'nália, Roberta Sá, Mariana Baltar, Ana Costa, Dorina, Leila Pinheiro, Nilze Carvalho, Thalma de Freitas, Mariana Bernardes e Olivia Byington (que em 1997 lançou CD, A Dama do Encantado, com o repertório da Araca) cantaram juntas sambas como Com que Roupa?, Coisas Nossas e Tenha Pena de mim. Dez!!

Antes da entrega dos troféus, Ângela Leal anunciou que o maestro e pianista Antonio Adolfo será o homenageado da sexta edição do Prêmio Rival Petrobrás de Música em 2007 por conta dos exatos 30 anos da gravação do disco Feito em Casa (1977), o primeiro título independente do mercado fonográfico brasileiro. Merecido!

10 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Concordo que todo mundo hoje é independente, mas uns ainda são mais independentes que outros...

9 de dezembro de 2006 às 11:35  
Anonymous Anônimo said...

Jussara Silveira merece o prêmio, mesmo que todo mundo hoje já seja mesmo independente.

9 de dezembro de 2006 às 14:17  
Anonymous Anônimo said...

rosemberg

já frequentei muito o teatro rival, mas agora o preço do ingresso tá um pouco caro de mais para o meu , simples, padrão de vida.
mas, deixando as lamentações de lado, quem merece todos os prêmios é essa mulher empreendedora chamada angela leal. grande atriz que tem dedicado sua a vida ao teatro rival e consequentemente a cinelândia.
angela merece todas as homenagens é uma guerreira que todos nos cariocas precisamos reverenciar.
palmas pra ela.

memoria_pele@hotmail.com

9 de dezembro de 2006 às 16:37  
Anonymous Anônimo said...

Nota 10 ao prêmio e ao próprio Teatro Rival . O que dizer da noite e dos premiados ? Irretocável !!!
Jussara Silveira , maravilhosa , mereceu com dois albuns num cenário musical que não dá detido valor ao seu trabalho . E olha que ela concorria com Paula Santoro e a diva Alaíde Costa . Zé da Velha e Silvério Pontes são dois dos melhores instrumentistas do mundo .

A homenagem a Aracy de Almeida foi uma ótima sacada do prêmio . E os shows de Mart'nália, Roberta Sá, Mariana Baltar, Dorina, Leila Pinheiro, Thalma de Freitas, Olivia Byington , Ana Costa, Thalma de Freitas e Mariana Bernardes ( viva ! ) merecia um DVD . Pena que não assisti ... Antonio Adolfo no próximo ? A sexta edição começou muito bem !

Por fim : Leandro Leal , eu amo você . Amo muito . Beijos

10 de dezembro de 2006 às 01:19  
Anonymous Anônimo said...

PARABÉNS PARA A JUSSARA SILVEIRA , ANGELA LEAL E A ARACY DE ALMEIDA .

10 de dezembro de 2006 às 05:15  
Anonymous Anônimo said...

Já fui no Rival BR e acho um ótimo espaço pra shows . Angela Leal realmente trabalha em prol da cultura . Merecia um prêmio também . Parabéns a Jussara pelo prêmio de cantora do ano !

10 de dezembro de 2006 às 07:58  
Anonymous Anônimo said...

Olivia Hime concorrer com Chico Buarque e Joao Donato e ganhar por Excelência, pela direção artística da gravadora Biscoito Fino é demais para meu coração!!!
Que País é esse???
Que loucura é essa, meu Deus!

12 de dezembro de 2006 às 17:45  
Anonymous Anônimo said...

Não tem ninguém, depois de Tom Jobim, que represente mais a musica Brasileira no exterior do que Ivan Lins. Ele é convidado para todos os festivais no mundo inteiro e gravado por muitos interpretes internacionais, Dianne Reeves, Barbra Streisend,Sting, Nancy Wilson,Jane Monheit,Toots Thielemans, Joanie Palatto, entre muitos outros . Muito injusto ele nao ganhar nessa categoria.
O Marcos Valle tem seu valor, indiscutivelmente, mas não atingiu essa categoria de "embaixador da mpb" de jeito nenhum.

12 de dezembro de 2006 às 17:56  
Anonymous Anônimo said...

O embaixador da MPB é Chico Buarque . Loius Marcel Powell é bom mas nada que se compare a Naná Vasconsellos . Aliás Mauro , você nem falou do CD trilhas de Naná . Uma jóia .
Nota 10 ao prêmio Rival BR

13 de dezembro de 2006 às 02:13  
Anonymous Anônimo said...

A Nilze Carvalho também participou do show!
Relacionaram a Thalma de Freitas duas vezes

13 de dezembro de 2006 às 18:24  

Postar um comentário

<< Home