8 de dezembro de 2006

Bethânia tem um hit de 1979 revivido em novela

Não obstante Maria Bethânia ter acabado de lançar dois belos CDs com várias músicas inéditas, Mar de Sophia e Pirata, a gravação mais ouvida atualmente no Brasil na voz da cantora foi realizada em 1979. É Cheiro de Amor, música do disco Mel, aliás reeditado em agosto na série Maria Bethânia 60 Anos. É que Cheiro de Amor - a rigor, um jingle de motel, criado pelo publicitário Duda Mendonça em parceria com Paulo Sérgio Valle - está tocando diariamente na trilha da novela Pé na Jaca, exibida às 19h pela Rede Globo. A música foi escolhida para ser o tema romântico do casal Maria (Fernanda Lima) e Lance (Marcos Pasquim). Como tem sido muito executada, a tendência é a de que Cheiro de Amor acabe ofuscando as músicas menos radiofônicas dos novos CDs da Abelha Rainha (em foto de Leonardo Aversa).

33 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Acho que Bethânia nem tá preocupada Mauro . Ela nem tem pretensões radiofônicas . Tá cheia da grana .

8 de dezembro de 2006 às 01:56  
Anonymous Anônimo said...

rosemberg

pra uma cantora que tem mais de 40 anos de carreira,não frequenta os primeiros lugares da parada de sucesso, rara vezes aparece em televisão e quando aparece é só para dar entrevistas,não expoe sua vida íntima(nem partes) e mesmo assim tem todos os ingressos para o seu show esgotados com antecedência, ter ou não sua musica como tema de novela é irrelevante.
parabens a bethania que é um sopro de dignidade e deveria servir de exemplo para muitos artista vulgares que expoe sua genitália(ja fartamente conhecida) para atrair a midia ibecil.

memoria_pele@hotmail

8 de dezembro de 2006 às 08:32  
Anonymous Anônimo said...

Nem deve ser questão de ter grana ou não ter grana. Bethania tem prestígio. Concordo plenamente com a opinião do amigo memoria_pele

8 de dezembro de 2006 às 09:11  
Anonymous Anônimo said...

Rosemberg;
depois de seu comentário...o silêncio.

8 de dezembro de 2006 às 09:52  
Blogger Mauro Ferreira said...

Queridos leitores, o que está em questão não é o inabalável prestígio de Bethânia, mas o fato de que a execução insistente de uma música antiga desvia a atenção do chamado 'grande público', o que nem sempre lê jornais, de seus dois novos discos.

O mesmo aconteceu recentemente com Gal. A cada novela que a Globo exibia, entrava na trilha uma gravação antiga enquanto era preciso sintonizar a Record para ouvir uma faixa do cd de inéditas 'Hoje'. Para quem é informado, como o público leitor desse blog, isso não faz diferença. Mas e os milhões que ouvem apenas rádios e escutam músicas em novelas? É nesse sentido que acho injusto. Esse vasto público fica sem acesso a músicas novas em favor das antigas.

8 de dezembro de 2006 às 10:11  
Anonymous Anônimo said...

Concordo com o Mauro. Poderiam colocar alguma musica dos cds novos. As gravadoras tinham q ter uma lei q impedisse q isso acontecesse com os artistas. Pelo menos deixar o artista decidir se a sua canção poderá entrar na trilha ou não.

8 de dezembro de 2006 às 11:01  
Anonymous Anônimo said...

O comentário é perfeito, a utilização de música antiga retira efetivamente a atenção dos lançamentos. Mas tenho a impressão que para a música entrar na trilha precisa haver autorização do intérprete. Acredito que o melhor seria não ter dado autorização para a utilização de uma música antiga.
Aliás, as grandes gravadoras fazem isto frequentemente, somente autorizando a execução das chamadas músicas de trabalho, para não desviar a atenção dos lançamentos.
Ary

8 de dezembro de 2006 às 12:51  
Anonymous Anônimo said...

Realmente existem os dois lados mas uma coisa fica patente: Bethânia, sua voz, seu repertório, são atemporais. Madeira de lei!

8 de dezembro de 2006 às 13:58  
Anonymous Anônimo said...

A propósito: quando você vê uma cantora como Maria Bethânia no palco, canto uma canção linda como "Lágrima", não vem a pergunta: "Quem depois dela, poderá cantar canção assim?"

8 de dezembro de 2006 às 15:22  
Anonymous Anônimo said...

Maria é sempre bem vinda. Quanto a questões profissionais...isso é lá com Santo Antônio.

8 de dezembro de 2006 às 16:54  
Anonymous Anônimo said...

Mauro, esse Duda Mendonça é o mesmo da rinha de galo e do mensalão?

8 de dezembro de 2006 às 17:03  
Blogger Mauro Ferreira said...

Sim, Luc, é o mesmo Duda.

8 de dezembro de 2006 às 17:42  
Anonymous Anônimo said...

Nos novos cds de Maria Bethânia nenhuma faixa tem apelo radiofônico . A não ser pra rádios adultas(que só tocam MPB , rocks moderados e coisas do tipo)). E outra coisa , essa novela é uma comédia pastelão , que em nada associa-se ao universo dos novos discos de Dona Abelha . Mauro , vale lembrar que Ainda Bem(Vanessa da Matta ) foi gravada há 3 anos , tentaram emplacar nas rádios e não conseguiram . Agora tentam de novo . Acho que o CD de Vanessa já deu o que tinha que dá !
Por fim , tenho pra mim que o grande publico não quer consumir "cultura" que Maria oreferece e sim se preocupa em pagar as contas atrasadas .

9 de dezembro de 2006 às 04:31  
Anonymous Anônimo said...

Minha filha que não curtia a Bethânia, depois dessa música na novela, anda interessadíssima em minha cantora preferida.

9 de dezembro de 2006 às 12:09  
Anonymous Anônimo said...

Essa música tem um charme danado, é sensual, luzidia, a cara do verão. Aliás verão é a estação que norteia todo o CD Mel.
"Volte logo, meu amor..." um chamado de Bethânia é irresistível.

9 de dezembro de 2006 às 14:57  
Anonymous Anônimo said...

Mauro, a personagem da Sônia Braga perdeu destaque na novela das oito, depois que uma pesquisa revelou que a maioria esmagadora da audiência abaixo dos 25 anos não sabia, sequer, de quem se tratava. Estejam certos que com essa música, leve e fácil, M.Bethânia será apresentada para uma galera enorme. Em meu trabalho, uma garota que só escuta outro tipo de música, pediu o CD da novela, de amigo secreto, justamente por conta da canção.

9 de dezembro de 2006 às 15:15  
Anonymous Anônimo said...

Amo essa música; me remete, inclusive, a uma paixão dilacerante que vivi à época. Adorei escutá-la na novela, fazendo fundo para outra história de amor. Maria Bethânia é meu único ídolo e tenho o maior apreço por isso. A guardo em meu coração junto com esta música e aquela paixão que hoje, escrevendo sobre ela, me fez nostálgica e feliz.
Mauro, amo seu blog. Obrigada por ele.

9 de dezembro de 2006 às 17:34  
Anonymous Anônimo said...

Este mercado é imediatista e sacana mesmo (qual não é?) mas Bethânia sempre soube driblá-lo e hoje, aos sessenta, tornou-se realmente dona de sua bola e deve se nefregar para o que as gravadoras fazem com sua música. Teve a sorte, inclusive, de encontrar uma empresária como Kate que valoriza seu trabalho e tem condição de bancá-la. Tudo certo com Bethânia. A gente lucra junto.

9 de dezembro de 2006 às 20:55  
Anonymous Anônimo said...

Tive um choque qdo liguei nesta novela chatíssima e me deparei com essa música da Bethania que eu a-m-o.

10 de dezembro de 2006 às 01:35  
Anonymous Anônimo said...

tudo o que vem de bethania me concerne. não assisto a novela mas adoro este cd mel que não canso de ouvir.

10 de dezembro de 2006 às 09:15  
Anonymous Anônimo said...

Neste cd tem tb uma música sensacional: da cor brasileira. E continua contemporaníssima.

10 de dezembro de 2006 às 09:47  
Anonymous Anônimo said...

Lea, essa música da Joyce é mesmo o fino.
Outra que gosto muito é uma voz-e-piano chamada 'Nenhum Verão'. Nunca mais vi a Bethânia cantar essa.

10 de dezembro de 2006 às 13:06  
Anonymous Anônimo said...

Bethania, Chico, Caetano, Gil, Milton, Gal, Elis, essa galera tem uma obra atemporal.

10 de dezembro de 2006 às 14:59  
Anonymous Anônimo said...

Emanuel Andrade disse..

Esse CD/LP MEL é uma obra de luxo. Só tem compositores de ouro. Agora, cruel foi saber que Grito de Alerta, do Gonzaguinha, foi inspirada numa relação de amor entre Agnaldo Timóteo e um outro homem. O próprio Agnaldo se irritou depois de ter relado o fato ao filho de Gonzagão que acabou transformando a história em música e deu pra Abelha Rainha gravar. E foi aquele estouro. Mas, naquele disco, a mais luxuosa é Amando Sobre os Jornais, do Chico.

10 de dezembro de 2006 às 18:33  
Anonymous Anônimo said...

Ah, Emanuel, Agnaldos também amam...

10 de dezembro de 2006 às 18:59  
Anonymous Anônimo said...

Quando sai o novo filme sobre bethânia ?

11 de dezembro de 2006 às 10:32  
Anonymous Anônimo said...

Tb gostaria de saber. Há alguma notícia sobre os tais filmes? tks.

11 de dezembro de 2006 às 16:49  
Anonymous Anônimo said...

Vai entender...de qquer forma é sempre gostoso ouvir bethania na mídia. Não sei nada sobre o filme mencionado. Do que se trata?

11 de dezembro de 2006 às 23:22  
Blogger Mauro Ferreira said...

Já postei uma nota sobre o filme. Chama-se Pedrinha de Aruanda e foi feito por Andrucha Waddington com o aval de Bethânia e da Biscoito Fino. Será lançado em 2007.

12 de dezembro de 2006 às 06:56  
Anonymous Anônimo said...

Pelo visto 2007 será mais um ano de exaltação a Bethânia. Como poucos, ela merece. Estrela de primeira grandeza. Cidadã da melhor qualidade.

12 de dezembro de 2006 às 09:20  
Anonymous Anônimo said...

Salve Bethânia!

12 de dezembro de 2006 às 12:04  
Anonymous Anônimo said...

bethânia, como chico, é multifacetada. maravilhosa bethânia.

12 de dezembro de 2006 às 21:33  
Anonymous Anônimo said...

VIVA DONA CANÔ QUE COLOCOU DOIS REBENTOS MARAVILHOSOS: BETHANIA E CAETANO E VIVA SANTO AMARO DA PURIFICAÇÃO/BA. SALVE!

22 de janeiro de 2007 às 14:16  

Postar um comentário

<< Home