9 de dezembro de 2006

DVD-áudio de 'Falso Brilhante' fica para janeiro

A gravadora Trama anunciou esta semana que vai lançar em janeiro de 2007 o projeto Falso Brilhante - Edição Especial. Trata-se de caixa que agrega DVD-áudio e CD com nova versão em estéreo deste disco emblemático de Elis Regina, editado em 1976 com base no show homônimo que estreou em fins de 1975 e ficou em cartaz até o início de 1977. Foi neste forte trabalho que apareceram dois clássicos do repertório da cantora, Fascinação e Como Nossos Pais, entre músicas como Gracias a la Vida, Velha Roupa Colorida, Jardins da Infância e O Cavaleiro e os Moinhos.

A exemplo do que já fez com o álbum Elis & Tom (1974), a Trama restaurou, remixou e remasterizou o áudio de Falso Brilhante. Sob a coordenação de João Marcello Bôscoli, o técnico Luis Paulo Serafim - o mesmo que trabalhou na primorosa reedição de Elis & Tom - recebeu a missão de mixar o álbum em som 5.1 surround para gerar o DVD-áudio e de produzir a nova versão em estéreo do CD sem alterar o som original. "Mudou a panorâmica do áudio. A diferença para o ouvinte comum é que ele vai ficar mais envolvido com estéreo, e no formato 5.1, terá um som de cinema", exulta, com orgulho, João Marcello, filho da cantora (e diretor da Trama).

A idéia é que o DVD-áudio transporte o ouvinte para o estúdio como se ele estivesse presenciando a gravação do disco. Para tal, foram preservadas falas de Elis e dos músicos - assim como ruídos de estúdio. Entre eles, a providencial batida de pés no chão para marcar os tempos das músicas. E o brilhante vai voltar a reluzir...

16 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Isso é a maior palhaçada caça níquel pra fãs mais fanáticos. Deviam era lançar o DVD com IMAGEM, isso sim. A Band e os filhos devem ter um acervo enorme e ficam nessa mesquinhez de grana. Acho q pior do q eles, só a família do Renato Russo. Eita gente travada!!! E pra q?? Vai tudo virar pó mesmo!!!!!!!!!

9 de dezembro de 2006 às 10:30  
Blogger Mauro Ferreira said...

Anônimo das 8:30, me desculpe, mas vc está equivocado. As matrizes de discos e fitas de shows não pertencem aos filhos de Elis, mas às gravadora e às emissoras de TVs. Para sua informação, João Marcello Bôscoli teve que assinar contrato com a Universal para reeditar discos de Elis. E Band costuma cobrar - e bem, segundo dizem - para licenciar edições em DVDs de seus programas.

9 de dezembro de 2006 às 10:49  
Anonymous Anônimo said...

Oi Mauro. Entendi sua colocação. Mas será q a BAND é tão mercenária assim com esses arquivos? Porque tanta ganância com a cultura desse País que anda tão pobre? E o show Saudades do Brasil q a TVE já veiculou? E o especial de Elis no Chile? Será q é difícil viabilizar isso em DVD?
abraços

9 de dezembro de 2006 às 14:12  
Anonymous Anônimo said...

Embora este disco não traduza o que foi o maravilhoso show homônimo, é um dos trabalhos da Elis que mais curto. Ela está cantando com técnica e sentimento arrebatadores. Lâmina afiadíssima. Entretanto, a interpretação definitiva de Fascinação encontra-se no CD Transversal do Tempo.
Saudade de Elis. Se não houvessem Gal e Bethânia estaríamos realmente órfãos de cantoras deste porte.

9 de dezembro de 2006 às 14:42  
Anonymous Anônimo said...

rosemberg

que pena que nesse natal não teremos dvd de elis regina.
pena maior ainda é saber que essas emissoras preferem ver seus preciosos aquivos mofarem nos porões,a disponibilizá-los para um público cada vez mais ávido pela nossa rica historia musical.
fico a me perguntar, por onde andará os arquivos da tv manchete?
essa emissora teve vida curta, mais produziu, a meu ver, um dois melhores programas musicais já apresentado na tv brasileira "bar academia".

memoria_pele@hotmail.com

9 de dezembro de 2006 às 16:15  
Anonymous Anônimo said...

maravilha, pq este cd da elis me sôa jovem até hoje. belchior compareceu ali comme-il-faut e a pimentinha pegou muito bem o espírito da coisa. arrebentou!
dentre as frustações que terei de carregar pra sempre estão não ter assistido rosa dos ventos da bethânia, fatal da gal e falso brilhante da elis. nos dois primeiros eu estava nascendo e no terceiro eu ainda não tinha juízo suficiente.
fica pra próxima!!!

9 de dezembro de 2006 às 16:25  
Anonymous Anônimo said...

ah, mauro, só por curiosidade, vc assistiu a algum destes três espetáculos? se sim, que achou?
(não sei se vc tem idade pra isso, mas...)

9 de dezembro de 2006 às 16:26  
Anonymous Anônimo said...

Toda vez que Mauro posta algo sobre Elis é a mesma ladainha contra os filhos da gaucha . Eles tem mais o que fazer pessoal . Maria Rita tem um filho pequeno , uma carreira firme aqui e na baltalha pra América Latina . João na Trama e Pedro sempre em parceria com o pai ...

10 de dezembro de 2006 às 01:25  
Anonymous Anônimo said...

Que venham muitos da Band ou não . Sei de um especial que a Globo iria fazer com direito até a Maria Rita recriando um sucesso da mãe . Tomara !

10 de dezembro de 2006 às 07:56  
Anonymous Anônimo said...

O PASSADO É UMA ROUPA QUE NÃO NOS SERVE MAIS. NÃO TAVA COMBINADO ASSIM?

10 de dezembro de 2006 às 09:34  
Anonymous Anônimo said...

Que gente burra essa que vive criticando aqueles que dão importância ao passado. Não sabem elas que conhecer o passado e mante-lo vivo é de suma importância e que sem o devido conhecimento e compreensao da nossa história e cultura com uma seremos uma naçao com uma identidade forte e respeitada. Acho de suma importancia o público brasileiro conhecer os nossos artitas e o que eles já fizeram, com certeza teríamos mais orgulho de nossa nação. Portanto, senhor Pedro, acho bom vc se interar de sua história, até mesmo para vc poder escolher o que "não serve mais". Copiamos tanto os Americanos mas nao aprendemos ainda a respeitar a nossa cultura como eles respeitao a deles.Uma pena!!! Se a rede bandeirantes cobra tanto para liberar seus arquivos ... por que nao procurar por um patrocinador que queira vincular sua marca a um projeto que, com certeza, vai ser grande imprtancia para todo o Brasil. Um abraço a todos.

10 de dezembro de 2006 às 11:09  
Anonymous Anônimo said...

9.09, NÃO LI TODO SEU ACADÊMICO TEXTO PQ É PROLIXO, REDUNDANTE E AMADOR DEMAIS, NO ENTANTO JAMAIS DUVIDEI DA IMPORTÂNCIA DO PASSADO, SUAS REFERÊNCIAS, EXPERIÊNCIAS, ETC...
ALUDI, APENAS, A UM BELO VERSO DO BELCHIOR QUE ELIS GRAVOU NESTE CD E EU LEVEI EM CONTA. NÃO ERA PRA LEVAR???

10 de dezembro de 2006 às 13:00  
Anonymous Anônimo said...

Algumas coisas do passado ficam velhas, outras tornam-se clássicas. Exemplo:

-eu sou velho
-Elis Regina é clássica

10 de dezembro de 2006 às 18:54  
Anonymous Anônimo said...

Direito seu. Problema seu. Eu sou clássico. Há uma galera enorme que pode corroborar essa assertiva.

10 de dezembro de 2006 às 21:16  
Anonymous Anônimo said...

Acho importante relançarem álbuns clássicos com a melhor qualidade possível mas concordo que um trabalho assim, só tem valor pra quem é realmente fã. A maioria das pessoas nem sabem o que é um DVD áudio.

Acredito que há uma certa burrice empresarial no mercado brasileiro, tendo em vista que Elis vende e lançar DVDs dela é um bom negócio.

Aliás, o primeiro DVD da Elis veio tardiamente em 2004.

11 de dezembro de 2006 às 11:27  
Anonymous Anônimo said...

Espero que a trama consiga com emi as 4 ou 5 canções que a Elis canta no Musica do sul.As interpretações são como sempre uma maravilha.E se não me engano os arranjos são do Rogério Duprat.Esses sim, estão mofando no porão da Emi.Pois foram lançados pelos Discos Marcos pereira.
Quem sabe essa mensagem na garrafa não chega até o João Marcelo.
E fica faltando também o pequeno exilado do disco do Raul Ellwenger.Nossa, ja teríamos quase um cd e inéditas em cd(sim é verdade o música do sul já teve uma edição em cd nos anos 90)
Eu colocaria tudo junto.A ultima me deixas louca,e todas essas outras.
Estranho? Pode ser. Mas dada a importancia...

15 de dezembro de 2006 às 12:45  

Postar um comentário

<< Home