Retrô 2006 - Outros tons de Jobim por Fátima

Na voz macia de Fátima, ressurgiram, por exemplo, as duas raras primeiras composições gravadas de Jobim, Incerteza e Faz uma Semana, sambas-canções de 1953. A cantora tirou do baú jóias do quilate de Pensando em Você (1953), A Chuva Caiu (1956), Sonho Desfeito (1956), Luar e Batucada (1957), Pelos Caminhos da Vida (1959), Olha pro Céu (1690) e Para Não Sofrer (1962). Foi luxo só!
Afastada do mercado fonográfico desde 2001, ano em que lançou com Eduardo Gudin o CD Luzes da Mesma Luz, Fátima Guedes voltou à cena com disco que procurou evocar o clima das boates cariocas dos anos 50 - nas quais Tom Jobim deu seus primeiros passos profissionais. Mas que venha logo o seu álbum de inéditas!!
9 Comments:
Fátima Guedes é compositora, boa, não é cantora. Não ouvi esse CD, só sei que Fátima é compositora. Não vamos forçar a barra.
FG tem uma voz peculiar, deliciosa. E muita alma.
Outro dia ouvi no rádio Flor de ir Embora, de sua autoria, em sua voz. AMEI. Só conhecia com a Bethania, que tb canta lindamente, mas sua interpretação tem um frescor e uma sensibilidade raras.
Preciso ouvir mais Fátima Guedes.
Fátima Guedes é um gerânio, uma caixinha de música. Linda voz. Quanta delicadeza. E que estranheza na garganta.
É claro que ela não tem a voz da Marisa Monte,mas canta com honestidade,além de grande autora.E além disso se arrisca num trabalho tão belo.Isso sim é coragem,num pais SUB em que as vendagens e o sucesso além das fronteiras é o que importa!Mas Mauro,sensacional essa sua retrospectiva.A melhor!Que venham agora grandes noticias do futuro!Feliz ano novo!
Compondo ou cantando, Fátima Guedes se sai bem. Gosto de ouvi-la em primeira mão ou na voz de outras. Sabe aquelas ondas sucessivas de arrepio que começam no cocuruto? É o que sinto com 'Minha Nossa Senhora' cantada pela Nana Caymmi. Lindo.
Quando o Mauro disse que o disco novo da Fátima estava chegando nas lojas,corri para comprar. Sem mesmo escutar primeiro...pra quê...Fátima Guedes é sempre aquela gostosura de se ouvir. Outros Tons não poderia ser diferente.
Concordo com o anônimo das 5:18 , Fátima como interprete ou como compositora vale a pena . Se a ode for pra Tom então , nem se fala ...
disco de inéditas, previsto para 2007 ? ISSO É MUITO BOM ...
Postar um comentário
<< Home