27 de dezembro de 2006

Retrô 2006 - O Rio na bonita visão de Ivan Lins

Era para ser um CD duplo com parceiros nacionais e estrangeiros como Carole King, Jorge Drexler, Lucio Dalla, Jamie Cullum e até Sting. Acabou sendo um CD simples, apenas com o time brasileiro, mas nem por isso Acariocando, bonito disco lançado em junho por Ivan Lins (em foto de Leonardo Aversa), deixou de se firmar como um dos melhores álbuns de 2006. Em 13 inéditas, o artista confirmou sua contínua inspiração - já evidente em Baiana da Gema, o (belo) tributo prestado por Simone à sua obra, em 2004.

A safra autoral de 2006 foi rica e variada, sobretudo pela abertura do leque de parceiros. Ivan Lins gravou parcerias com Ivone Lara e Moska, entre outros, em disco que esteve à altura de seus álbuns dos anos 70.Tal qual a baiana, o carioca é da gema... Como o título já antecipou, Acariocando foi disco dominado por ritmos e sons do Rio. Foi cantado em tons baixos e suaves, em fina sintonia com o clima bossa-novista da face mais requintada da cidade. A velha bossa que deu o ar da graça em Passarela no Ar, parceria com o poeta Abel Silva. Do outro lado da cidade partida, há o funk, cujo universo foi evocado com sofisticação em Ela É a Própria Vida, parceria com Moska que teve como subtítulo Funk Catarina, em referência à homônima neta de Ivan. Acariocando reuniu o Rio.

Já o samba - que está em vários lados da cidade - pontuou todo o álbum, seja em forma de partido alto (Lar Doce Lar, com música e letra rara de Ivan), de samba de terreiro (Deus É Mais, a parceria inaugural com Ivone Lara) ou na cadência bem mais lenta da boa na faixa-título (samba-choro letrado por Aldir Blanc) ou ainda em Prece ao Samba, em que o bamba Nei Lopes reafirma devoção ao gênero em sagrados versos baseados na Oração de São Francisco.

Produzido por Paulinho Albuquerque, o CD extrapolou a fronteira carioca sem perda de qualidade. Lenine foi parceiro e convidado do arretado xote Se Acontecer. O violão de Guinga enobreceu a valsa Antídotos. O quarteto vocal Boca Livre encorpou a folia Lua Sagrada, grande faixa do disco. Já Paulo César Pinheiro foi letrista sempre preciso, seja nos sambas (Diana no Mar, A Gente Merece Ser Feliz) ou nas canções românticas (Por sua Causa). Um craque!

Primeira e superestimada parceria de Ivan com Chico Buarque (e única regravação do repertório), Renata Maria saiu do mar com trajes jazzísticos. Foi requinte do CD mais carioca do compositor brasileiro vivo de maior prestígio no exterior por conta de suas harmonias belas como o Rio. E Acariocando honrou a cidade...

7 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Ouvi aquela música que toca na Páginas da Vida e gostei. Mas não tenho o disco.

27 de dezembro de 2006 às 15:23  
Anonymous Anônimo said...

Ouvi aquela música que toca na Páginas da Vida e gostei. Mas não tenho o disco.

27 de dezembro de 2006 às 15:23  
Anonymous Anônimo said...

Ivan - simpatia de pessoa - é daqueles compositores que quando acerta não fica devendo nada a ninguém.
Criativo e contemporâneo, vida longa para IVAN!

27 de dezembro de 2006 às 16:27  
Anonymous Anônimo said...

Concordo com o anônimo 2:27. Não gosto de tudo que Ivan compõe e não o colocaria na pole position dos nossos compositores, mas algumas coisas de sua lavra são irretocáveis:
Bilhete, Começar de Novo, Somos Todos Iguais Nesta Noite, Madalena, Aos Nossos Filhos, são apenas alguns exemplos.
Há um música de sua autoria, Amor, gravada por ele e Lucinha Lins há anos que é, apenas, um primor. Não conheço isto em CD. Taí uma bela canção para ser regravada por alguém de sensibilidade. (Simone gravou, tempos atrás, mas ficou ruim de doer em sua interpretação - e olha que gosto dela).

28 de dezembro de 2006 às 13:31  
Anonymous Anônimo said...

Ivan LIns só não é mais chato que o Oswaldo Montenegro

29 de dezembro de 2006 às 00:06  
Anonymous Anônimo said...

Eu acho que Ivan está sim entre os melhores da nossa música sim . E esse CD é um dos melhores do ano . Uma fera com 60 anos inaugurando parcerias com : Lenine e Chico Buarque ??? Parabéns Ivan

29 de dezembro de 2006 às 07:26  
Anonymous Anônimo said...

Oswaldo não é chato , é muito chato . Agora comparar Ivan com ele não dá ... é como comprara Ivete com Daniela Mercury , ou Kelly Key com Sandra de Sa

30 de dezembro de 2006 às 06:08  

Postar um comentário

<< Home