8 de janeiro de 2009

Biscoito Fino precisa melhorar revisão de DVDs

A gravadora Biscoito Fino precisa - com urgência - aprimorar a revisão de textos e fichas técnicas de seus discos. Os DVDs, em especial, estão chegando às lojas com erros incompatíveis com o habitual alto nível artístico dos diversos produtos da gravadora. Primeiro, houve o erro feio na ficha técnica do DVD de Olivia Byington, A Vida É Perto, cuja faixa Pense em mim teve a autoria atribuída à dupla Leandro & Leonardo, com a omissão dos nomes dos três verdadeiros autores (Douglas Maio, Mário Soares e Zé Ribeiro) da música. Na seqüência, o DVD do belo filme Os Doces Bárbaros informava em texto editado na contracapa que a formação do quarteto tinha sido em 1978, quando, na realidade, Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil e Maria Bethânia se agruparam em 1976 (o filme que documentou a turnê é que foi lançado em 1978). O último lapso é o do DVD Três Meninas do Brasil, editado esta semana pelo selo Quitanda com constrangedor erro gramatical na ficha técnica. O tema de Caetano Veloso Nu com a minha Música - entoado por Teresa Cristina no show que a une a Jussara Silveira e a Rita Ribeiro - aparece grafado com acento indevido na palavra nu. Nada a ver com a companhia que se consolidou no mercado fonográfico por priorizar a música brasileira da melhor qualidade.

48 Comments:

Blogger Mauro Ferreira said...

A gravadora Biscoito Fino precisa - com urgência - aprimorar a revisão de textos e fichas técnicas de seus discos. Os DVDs, em especial, estão chegando às lojas com erros incompatíveis com o habitual alto nível artístico dos diversos produtos da gravadora. Primeiro, houve o erro feio na ficha técnica do DVD de Olivia Byington, A Vida É Perto, cuja faixa Pense em mim teve a autoria atribuída à dupla Leandro & Leonardo, com a omissão dos nomes dos três verdadeiros autores (Douglas Maio, Mário Soares e Zé Ribeiro) da música. Na seqüência, o DVD do belo filme Os Doces Bárbaros informava em texto editado na contracapa que a formação do quarteto tinha sido em 1978, quando, na realidade, Caetano Veloso, Gal Costa, Gilberto Gil e Maria Bethânia se agruparam em 1976 (o filme que documentou a turnê é que foi lançado em 1978). O último lapso é o do DVD Três Meninas do Brasil, editado esta semana pelo selo Quitanda com constrangedor erro gramatical na ficha técnica. A canção de Caetano Veloso Nu com minha Música - entoada por Teresa Cristina no show que a une a Jussara Silveira e a Rita Ribeiro - aparece grafada com acento indevido na palavra nu. Nada a ver com a companhia que se consolidou no mercado fonográfico por priorizar a música brasileira da melhor qualidade.

8 de janeiro de 2009 às 15:41  
Anonymous Anônimo said...

Nem sempre o que custa caro, e é bom, é impecável. Todos podem cometer erros. Até a BF. Não chega a desmerecer, mas prova que todos são frágeis.

Carioca da Piedade

8 de janeiro de 2009 às 15:42  
Anonymous Anônimo said...

Maurinho, não é só a Biscoito Fino que erra nos dados, mas você também... o Dvd "A vida é perto" não é da Olivia Hime é da Olívia Byington...

8 de janeiro de 2009 às 15:43  
Anonymous Anônimo said...

Quem dera os erros de nossa indústria musical tivessem sido "estes".
Não chegaríamos à tragédia do ápice da Música Brega "empurrada" para qualquer ouvido adentro.
De qualquer forma: A Biscoito Fino erra... como todos NÓS E TODAS AS ESMPRESAS DO MUNDO, mas quem dera fossem errinhos como estes.
Falta de argumento é uma m...

8 de janeiro de 2009 às 15:50  
Anonymous Anônimo said...

Oliveira,
Não foi falta de argumento, foi só provocação.
O caso é que o anonimo de 3:43 encontrou um erro, mas foi ele quem errou. O Mauro, que também erra, como nós, escreveu " o erro feio na ficha técnica do DVD de Olivia Byington, A Vida É Perto". Não falou de Hime, que uma das donas do boteco fino, de biscoitos finos.
Carioca da Piedade

8 de janeiro de 2009 às 16:21  
Anonymous Anônimo said...

Eu estou interessado é na MÚSICA que a Biscoito vem lançando há uns 10 anos (errei ?) que, conforme já disse o Oliveira, é de primeira.
Quanto aos erros citados aí deixem os chatos ou os colecionadores (e aí, Oliveira ?) se incomodarem.
Falta de assunto, seu Mauro ?

8 de janeiro de 2009 às 16:46  
Anonymous Anônimo said...

Mauro, vc está certíssimo.
A BF é uma gravadora especial, sem dúvida, mas precisa (até por isso mesmo) ficar mais atenta.
Como dizia vovó: é pela casca que se conhece o pau. Portanto...mãos a obra, biscoitinhos!!!

8 de janeiro de 2009 às 16:59  
Anonymous Anônimo said...

A BISCOITO FINO É O FINO. PONTO FINAL.

8 de janeiro de 2009 às 17:04  
Blogger Bruno Cavalcanti said...

A Biscoito Fino, assim como todos, erra, isso lá é verdade... Mas entendo bem o "protesto" (se é que posso chamar assim) do Mauro, afinal a Biscoito Fino sempre teve seus produtos revisados diversas vezes, chegando asim ao mercado com perfeição. Tudo bem que um erro aqui, outro lá, isso até vai, mas acho que, para uma gravadora com o critério de perfeição tão sério, esses erros são lamentáveis.

8 de janeiro de 2009 às 17:06  
Anonymous Anônimo said...

Mauro,
Uma vez que voce esta tocando neste post sobre a BF eu gostaria de sugerir que voce abrisse uma coluna para opiniao dos consumidores em relacao a algum produto revisto e citado por voce aqui nou blog...algo que desse a oportunidade ao leitor comum em opinar e dar mesmo nota a um produto que ja tenha sido comentado por voce. Estou sugerindo isto porque porque recentemente comprei um produto lancado pela BF e incensado por tudo qunato eh midia e tambem por voce..so que eu tive uma decepcao enorme na qualidade do produto, no conteudo e me senti lesado pelo preco exorbitante que paguei. Memso que eu va la atras e encontre o post do tal produo e escreva agora, ninguem ira ler...sera que vc teria interesse neste tipico de coluna? Ou sera que eh melhor que eu escreva direto pra Dona BF?!
Adoro o blog..mesmo qdo compro produtos que no final eu acabe odiannnndo. Abracao.

8 de janeiro de 2009 às 17:07  
Anonymous Anônimo said...

Troca de autores na ficha técnica é um erro grave.
Equívocos óbvios de data seriam evitados se os redatores dominassem o assunto sobre o qual estão escrevendo, e erros de grafia se resolvem com um bom revisor (coisa que nem todas as empresas estão dispostas a pagar...)
As críticas feitas são válidas, e não têm nada a ver com "chatice".

8 de janeiro de 2009 às 17:27  
Anonymous Anônimo said...

Gente, 2009 começa mal neste blog.
De onde surgiu este Oliveira??????
Cabrinha mais maleducado, sô! e tá se achando...

Mauro está muito certo. Um erro não justifica outro. Há que cuidar do produto como um TODO e há tb que se respeitar o vernáculo.

Abs

8 de janeiro de 2009 às 17:34  
Blogger Unknown said...

Isto mesmo, Mauro, dá uma bronca na Biscoto Fino! hehehe

8 de janeiro de 2009 às 18:22  
Anonymous Anônimo said...

Théo, já tenho muitos inimigos por aqui. 'Tô muito ocupado. Vou deixar você para lá para anunciar mais uma obra-prima da Biscoito: o novo de Alceu Valença: "Ciranda Mourisca" só com regravações dos "lados B" de sua carreira.
Mas como já disse aqui várias vezes: "lado B" é para quem compra disco interessado na "música de trabalho". ALCEU SÓ TEM "LADO A"!
A Biscoito não erra...

8 de janeiro de 2009 às 18:37  
Blogger André Luís said...

Eu sei que todos erram, mas pra custar tão caro, bem que os produtos da Biscoito Fino poderiam fazer "jus" ao preço, e virem impecáveis!

8 de janeiro de 2009 às 18:37  
Anonymous Anônimo said...

Aqui é o anônimo 3:43. O Mauro já corrigiu o erro, mas ele escreveu a matéria sim colocando Olívia Hime no lugar de Olívia Byington, por isso quem está lendo depois, já vai ver tudo correto... Entendo a crítica do Mauro, mas esse erro dele na sua própria matéria mostra que tudo mundo é passível de erro, e que é fácil criticar quando se está de fora...

8 de janeiro de 2009 às 18:39  
Anonymous Anônimo said...

Certíssimo Mauro. Como diz o nome, é um biscoito fino. Isso não deve dizer respeito apenas à excelente qualidade da música, mas também ao que diferencia um CD original de um CD pirata: a informação, o acabamento...

Produto diferenciado merece um tratamento diferenciado. Ainda mais quando os preços também são diferenciados.

8 de janeiro de 2009 às 18:56  
Blogger Blog Blogspot said...

O nível de produto musical da Biscoito Fino é requintado, bem elaborado. Portanto, deixar passar erros evitáveis de informação e gramática, assusta o consumidor de um produto que desinforma.
Já comparar um erro postado num blog (pelo Mauro, o qual pode corrigir a qualquer momento) com o erro da BF (que não tem conserto e desinformará todos os consumidores que entrarem em contato com o produto) é uma piada sem graça.
Sou grato ao Mauro por estar sempre nos atualizando sobretudo o que ocorre neste mercado tão ingrato que é a música brasileira destes tempos.

8 de janeiro de 2009 às 19:11  
Anonymous Anônimo said...

Mauro,

De acordo com o site Discos do Brasil o nome da composição de Caetano Veloso é "Nú Com A Minha Música".

Abraços,

Geraldo Pimentel

8 de janeiro de 2009 às 21:30  
Anonymous Anônimo said...

A música de Caetano, "Nu com a Minha Música" do seu belo disco "Outras Palavras", é belíssima! Como será que ficou na voz de Teresa Cristina?

Abs

9 de janeiro de 2009 às 00:50  
Anonymous Anônimo said...

Mauro parabéns pela coragem de criticar a Biscoito Fino que graças aos puxa sacos de plantão corre o risco de se tornar uma gravadora alheias às críticas. O cd "Amigo é Casa" de Simone Bittencourt e Zélia Duncan trouxe erros imperdoáveis nos encartes. Leiam a letra de "Cigarra" só para citar um exemplo. E o Hot Site desse trabalho era um escândalo de erros. Sem falar na péssima qualidade do áudio desse mesmo trabalho.Mas não adianta escrever para lá. Nunca respondem e se respondem é não admitindo os erros. Olha Mauro , parabéns pela sua coragem. Seja sempre assim porque voce tem credibilidade. Abraço
Paulo Henrique Souza
Moema- São Paulo

9 de janeiro de 2009 às 08:25  
Anonymous Anônimo said...

Em tempo: sobre o pequeno lapso do Mauro, super compreensível. Inadmissíveis os erros constantes da Biscoito Fino nos seus encartes, ora trocando letras, ora esquecendo nomes de autores. Lamentável. Dona Kati Almeida Braga tem de ficar mais atenta e obrigar o povo a trabalhar com mais critério.
Valeu, Mauro!!
Paulo
Moema-São Paulo

9 de janeiro de 2009 às 08:27  
Anonymous Anônimo said...

O mais fino baiscoito, apesar do erro gráfico, é o Dvd de Olívia Byington. Mas nao vejo mal nenhum no Mauro atentar para esse detalhe. Sao erros que podem ser evitados!

9 de janeiro de 2009 às 10:29  
Anonymous Anônimo said...

A BF é uma gravadora como outra qualquer, a única diferença é que, como pertence á Olivia Hime, uma cantora dita "De elite" existe uma preocupação, já à partir do nome na gravadora, em ser requintada musicalmente. No mais é a mesma coisa, com os mesmos erros e a mesma preocupação em ganhar muito e gastar pouco (menos quando se trata de Maria Bethânia, estrela número 1 da casa). O que eu acho que a BF deveria mudar com urgência é essa mania de embalagem digipack. Ô negocinho vagabundo.

9 de janeiro de 2009 às 10:41  
Anonymous Anônimo said...

Erros são inevitáveis, mas creio que a BF tem mesmo de ficar mais atenta. Mauro faz bem em comentar, ainda mais se todos sabemos que dirigentes da gravadora lêem o Notas Musicais.

Mauro certamente tem uma participação no fato de a gravadora ter corrigido os autores da canção "Pense em mim" no novo disco da Olívia, "Perto", com repertório baseado no DVD citado.

Os verdadeiros compositores já estão devidamente apontados na página dedicada ao produto no site da BF e, provavelmente, no CD em si.

Anderson Falcão
Brasília - DF

(...ouvindo Joyce alucinadamente!)

Faixas

01 Alguém Cantando
Autor: Caetano Veloso
Muito Romântico
Autor: Caetano Veloso

02 Por toda a minha vida
Autor: Tom Jobim / Vinicius de Moraes

03 Anos Dourados
Autor: Tom Jobim / Chico Buarque

04 Entre a voz e o oceano
Autor: Olivia Byington / Tiago Torres da Silva

05 Lady Jane
Autor: Nando Carneiro - Geraldo Carneiro

06 New World
Autor: Bjork

07 Anjo Vadio
Autor: Olivia Byington - Geraldo Carneiro

08 Com que roupa
Autor: Noel Rosa

09 Menina Fricote
Autor:Marilia Batista – Henrique Batista

10 Feuilles Mortes
Autor: Joseph Kosma – Jaques Prévert

11 Todo Par
Autor: Olivia Byington – Marcelo Pires

12 Pense em Mim
Autor:Douglas Maio / José Ribeiro / Mário Soares

13 Lágrimas Negras
Autor: Nelson Jacobina / Jorge Mautner

14 Mãe da Manhã
Autor: Gilberto Gil

15 Mais Clara Mais Crua
Autor: Egberto Gismonti - Geraldo Carneiro

9 de janeiro de 2009 às 10:43  
Anonymous Anônimo said...

É, a letra da música 'Cigarra' no CD Amigo é Casa é um absurdo. Fora outros erros que apareceram em todo encarte no que diz respeito as letras das músicas. Um descuido total.
O Biscoito é Fino, é fato, mas não deve custar muito pedir a revisão dos encartes antes de colocar pra vender.
Um abraço, Mauro,
Excelente postagem.
Vander

9 de janeiro de 2009 às 14:02  
Anonymous Anônimo said...

Ai, ai... eu insisto porque sou "mala" mesmo.
Que tal cobrarmos das ainda vivas - na UTI, mas vivas - multinacionais e da Som "Preso" lançamentos ou relançamentos de belos discos como os da Biscoito ?
Dá menos trabalho criticar, 'né ?

Erro de ortografia, capa manchada, embalagem digipack, ano da gravação, do lançamento... quanta bobagem. Só concordo com a crítica quanto ao erro dos compositores, mas se tratando de "Pense em mim" até este ´tá perdoado.

No dia que eu for comprar um disco por causa desses detalhes daí e não pelo intérprete ou música: chamem o "SAMU"!

9 de janeiro de 2009 às 15:53  
Anonymous Anônimo said...

Se baixassem os preços e errassem, aí até vai...

9 de janeiro de 2009 às 15:54  
Anonymous Anônimo said...

Oliveira, colecionador costuma ser exigente com sua coleção.
Não te importas em não ter tudo intacto, não ?
Só estou dizendo isso porque tenho amigo tipo você - com zilhões de discos - e o cara trata a coleção como se fosse bebê: ninguém toca, não empresta, não vende e não dá.
Ele mesmo tira a poeira do armário "para não ter que assassinar a empregada caso ela tire alguma coisa do lugar".
Não é por aí, não ? ou és menos radical ?
Abração.

9 de janeiro de 2009 às 16:34  
Anonymous Anônimo said...

A BF náo é da Olivia Hime, eu acho. A dona é a Kati de Almeida Braga, a Olivia é sócia.E que sócia!! Já viram quantos cds saíram só este ano com a obra do Francis? Não que ele não mereça mas acho que foi abuso. Eita nóis! Bethania é incomparável: gravação mal feita? Grava de novo. Assim é que é , coisa de quem pode!!
Abraço Mauro
Marcelo

10 de janeiro de 2009 às 00:37  
Anonymous Anônimo said...

Valeu, Mauro!

Faça valer o seu papel.

10 de janeiro de 2009 às 08:45  
Anonymous Anônimo said...

Os queixosos vão me desculpar, mas em menos de 2 meses nos proporcionarem "Toquinho e MPB 4", "Olivia Byington", "Altamiro Carrilho", "Paulinho Moska", "Alceu Valença", "As 3 Meninas", "Doces Bárbaros", "Bethânia" - e sem ser uma potência - é coisa de primeira mesmo, Biscoito finíssimo.
Vamos discutir música ?

10 de janeiro de 2009 às 09:14  
Anonymous Anônimo said...

vamos discutir música mas vamos ficar atentos ao produto.
se recebo uma mala direta mal escrita, com erros, ou mal informada, desconsidero de imediato o produto em questão. acho que não sou o único.
é um prazer duplo pegar um cd bem cuidado, bem acabado, profissional e orientado. veja, por ex, o "pirata" da bethânia; aquele produto não é um primor?
se estas coisas forem dispensáveis...viva a pirataria!!!

e, oliveira, concordo com vc: deves ser mesmo uma mala. teus comentários imbutem - quase sempre - uma agressividade gratuita e desnecessária. bem mala. mas vá em frente...malas tb são necessárias.

10 de janeiro de 2009 às 10:22  
Anonymous Anônimo said...

Eu não sou tão xiita quanto o amigo do anônimo mas também nunca mais empresto cd, dvd ou livro meu. Uma vez cai na asneira de emprestar para um vizinho meu Acústico da Cássia Eller e voltou todo arranhado.
E eu gostaria de fazer uma reclamação também! Fui ontem à FNAC para comprar o cd separado do Martinho da Vila, acabei deixando na loja. As gravadoras têm que acabar com esse tal digipac, musipac ou sei lá como se chama. Vem naquelas caixas de papelão (que a Biscoito Fino adota) comprometendo a qualidade do produto. O resultado eu até já sei: cd's quase sempre arranhados! Deve ser problema de manuseio. Comprei também o cd da Fabiana Cozza (depois devolvi porque não gostei!) mas anteriormente os devolvi duas vezes, nas duas tentativas não consegui tirar a mídia da embalagem, acabei forçando e o cd se partiu.
Abraços e só compro cd com o estojo e a capa plástica!

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

10 de janeiro de 2009 às 10:52  
Anonymous Anônimo said...

Retificando Mauro: caÍ na asneira e o cd partiu. Abs,

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

10 de janeiro de 2009 às 11:12  
Anonymous Anônimo said...

Artiticamente a BF é impecável.
É fato.
Mas, que estão devendo muito, estão.

10 de janeiro de 2009 às 11:52  
Anonymous Anônimo said...

Marcelo Barbosa, sua musa não chuleia e borda pra fora em meu som mas, em compensação, você e seus comentários expressivos me fazem a festa sempre que os encontro.
Beijoca.

E para não dizer que não falei...Mauro está corretíssimo em apontar falhas no produto objeto de seus comentários profissionais.

Maria

10 de janeiro de 2009 às 12:23  
Anonymous Anônimo said...

Minha cara Maria,

Você andou sumida! É a mesma Maria fã da Elba? Caso seja, lembre-se que você já foi minha musa no blog! Um beijo,

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

10 de janeiro de 2009 às 13:50  
Anonymous Anônimo said...

Marcelo, embora fã da Elba, não sou a pessoa a quem vc se refere. É que sou fã de outras tantas...

Carinho.

maria

Mauro, obrigada por publicar este tricô rápido. beijinho.

10 de janeiro de 2009 às 14:41  
Anonymous Anônimo said...

rs Ok, Maria! É uma homônima (das antigas) sua! Mas vale a reclamação! E se o preço do cd ainda baixasse por causa da embalagem se justificaria mas, nem assim eles se tocam! Um beijo,

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

11 de janeiro de 2009 às 11:04  
Anonymous Anônimo said...

Só uma informação industrial para quem não gosta do formato usado pela BF: ele é mais caro que o convencional, por´usa uma outra tecnologia.
Ou seja, é caro e não agrada boa parte de seu público final

Carioca da Piedade

11 de janeiro de 2009 às 12:37  
Anonymous Anônimo said...

E mesmo assim, Carioca, é a melhor gravadora dos tempos atuais.

11 de janeiro de 2009 às 14:50  
Blogger Unknown said...

Eu, revisora por profissão, também acho lamentáveis esses erros. Para todo mundo, mas principalmente para uma empresa que sempre primou pela qualidade (em todos os aspectos, não apenas musical).

Ai, será que vou ter que mandar meu currículo pra BF??? =D

11 de janeiro de 2009 às 18:13  
Anonymous Anônimo said...

OK
EM VOLUME E VISIBILIDADE É A MELHOR EM TERMOS DE QUALIDADE NA ATUALIDADE.
MAS, NÃO É A ÚNICA. MESMO

CARIOCA DA PIEDADE

12 de janeiro de 2009 às 18:29  
Anonymous Anônimo said...

Nando, por acaso vc se refere ao livro Cuba - Brasil? Porque achei o mais incensado e menos interessante lançamento do ano passado. Além de caríssimo.

Não é porque a BF merece um puxão de orelha pelo nú (que fica feio na contracapa) que a gravadora se desmerece. Não misturem as bolas.

13 de janeiro de 2009 às 13:30  
Anonymous Anônimo said...

Na boa,
A BF é tudo de bom, mas tem gente tratando a gravadora como uma seita.
Mesmos Deuses tem defeitos. E isso não os desemerecem. Mas, ficar inflando assim uma única gravadora... A Olívia e cia devem estar sorrindo de orelha a orelha. E as outras indies que produzem belas coisas por aí ?
Que outras gravadoras, tão boas e competentes, mas sem o suporte financeiro da BF, se manifestem, oferecendo uma enxurrada de bons lançamentos para MF comentar.


Carioca da Piedade

13 de janeiro de 2009 às 15:46  
Anonymous Anônimo said...

É... mas em qualidade e quantidade, não tem para ninguém não. Sou da "seita".

13 de janeiro de 2009 às 18:33  
Anonymous Anônimo said...

EU TAMBÉM.

18 de janeiro de 2009 às 12:51  

Postar um comentário

<< Home