24 de outubro de 2008

Disco de Ouro de Sá é sinal de vida no mercado

Anunciado oficialmente esta semana, o Disco de Ouro conquistado por Roberta Sá (em foto de Paulo Vainer) pelas 50 mil cópias vendidas de seu segundo álbum - Que Belo Estranho Dia para se Ter Alegria, lançado em agosto de 2007 - representa sinal de vida e inteligência no mercado fonográfico. Se o CD chegou a essa marca rara em tempos de vendas decadentes, é porque (ainda) há consumidores dispostos a comprar um disco idealizado em total desacordo com as batidas fórmulas da indústria e com as receitas radiofônicas. Roberta Sá está ficando cada vez mais popular, mas sua música, embora acessível, não acena para as massas. É fato que a distribuição eficiente da gravadora Universal Music - parceira do selo MP,B na edição do disco - contribuiu para o êxito comercial do CD da cantora. É fato também que os elogios fartos, entusiasmados e unânimes da crítica ajudaram a despertar a atenção de muita gente para seu trabalho e souberam posicionar corretamente a artista no mercado fonográfico. Contudo, o grande mérito é mesmo de Roberta, que arregaçou as mangas e montou um show bem produzido que tem percorrido o Brasil e ajudando a popularizar a figura e a música da cantora fora do eixo Rio-São Paulo. Até porque, se elogio de crítico influísse decisivamente nas vendas de CDs, Guinga seria um campeão do mercado. Roberta Sá ganhou um Disco de Ouro porque seu segundo álbum é estupendo, mas também porque a cantora jamais ficou dormindo sobre os louros dos incensos da crítica e foi à luta sem pedir licença neste mercado segmentado. Ela confiou na força de seu repertório e de seu CD. O Disco de Ouro conferido pela Associação Brasileira de Produtores de Discos (ABPD) a Roberta Sá é a prova de, contra todos os prognósticos pessimistas, o mercado ainda está vivo e até eventualmente receptivo para quem ousa desafiar as suas leis.

19 Comments:

Blogger Mauro Ferreira said...

Anunciado oficialmente esta semana, o Disco de Ouro conquistado por Roberta Sá (em foto de Paulo Vainer) pelas 50 mil cópias vendidas de seu segundo álbum - Que Belo Estranho Dia para se Ter Alegria, lançado em agosto de 2007 - representa sinal de vida e inteligência no mercado fonográfico. Se o CD chegou a essa marca rara em tempos de vendas decadentes, é porque (ainda) há consumidores dispostos a comprar um disco idealizado em total desacordo com as batidas fórmulas da indústria e com as receitas radiofônicas. Roberta Sá está ficando cada vez mais popular, mas sua música, embora acessível, não acena para as massas. É fato que a distribuição eficiente da gravadora Universal Music - parceira do selo MP,B na edição do disco - contribuiu para o êxito comercial do CD da cantora. É fato também que os elogios fartos, entusiasmados e unânimes da crítica ajudaram a despertar a atenção de muita gente para seu trabalho e souberam posicionar corretamente a artista no mercado fonográfico. Contudo, o grande mérito é mesmo de Roberta, que arregaçou as mangas e montou um show bem produzido que tem percorrido o Brasil e ajudando a popularizar a figura e a música da cantora fora do eixo Rio-São Paulo. Até porque, se elogio de crítico influísse decisivamente nas vendas de CDs, Guinga seria um campeão do mercado. Roberta Sá ganhou um Disco de Ouro porque seu segundo álbum é estupendo, mas também porque a cantora jamais ficou dormindo sobre os louros dos incensos da crítica e foi à luta sem pedir licença neste mercado segmentado, confiante na força de seu repertório e de seu CD. O Disco de Ouro conferido pela Associação Brasileira de Produtores de Discos (ABPD) a Roberta Sá é a prova de, contra todos os prognósticos pessimistas, o mercado ainda está vivo e até eventualmente receptivo para quem ousa desafiar as suas leis.

24 de outubro de 2008 às 19:10  
Blogger luis said...

Comprei o cd,ouvi várias vezes.Juro
que tive boa vontade,mas essa moça
não me diz nada.Canta direitinho coisa e tal,mas não acrescenta.
Mariana Aydar e Fabiana Cozza têm
mais personalidade.Mais a dizer.

24 de outubro de 2008 às 20:02  
Anonymous Anônimo said...

Adoro Roberta! Mas, será que somente ela tem esse destaque aqui? E sem contar que emplacar música em tema de novela ajuda muito também! Aí é mole! Queria ver se não fosse a ajuda da Universal do Reino dos Deuses! Abs,

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

PS: Mesmo assim parabéns a Roberta que sem dúvida é a MELHOR da nova geração das cantoras!

24 de outubro de 2008 às 20:28  
Anonymous Anônimo said...

Mauro, excelente notícia para todos que gostam da boa música brasileira, afinal, enquanto alguns estão na dúvida se gravam ou não em função do mercado, olha o resultado de um trabalho bem feito.
Realmente merecido, o disco é sensacional, consegue agradar gregos e troianos, e a Roberta canta muito, mas é muito mesmo. BRAVO. E que venha o DVD do show.

24 de outubro de 2008 às 20:50  
Anonymous Anônimo said...

Não gosto muito da Roberta Sá, para mim, ela não trouxe nada de novo, voz muito parecida com a da Maria Monte, estilo muito parecido com as lapianas, mas temos que parabenizá-la pelo quanto ela vem batalhando pela sua carreira. Coisa que uma cantora que eu curto, e que acho, trás mais informações musicais que Roberta, não faz: Paula Lima. Acho a Paula Lima um bom exemplo de uma boa cantora, com um bom disco embaixo do braço, mas que nada faz para divulgá-lo. De certa forma, acho que era mais bacana na década de 70, onde cantoras sem todos os recursos tecnológicos que existem hoje de produção e divulgação, iam as rádios, faziam muitos shows e batalhavam pelos seus trabalhos, hoje percebo em muitas cantoras, uma vontade de não ser conhecida. Parabéns a Roberta Sá, pela garra!

24 de outubro de 2008 às 21:01  
Blogger Unknown said...

Amém! :D

24 de outubro de 2008 às 21:27  
Anonymous Anônimo said...

É Mauro, ela merece muito mesmo essa marca. Quem acompanha desde o início a carreira dela vem presenciando como ela tem decolado na carreira! Parabéns Roberta por nos brindar com sua inteligência e altíssimo bom gosto.

24 de outubro de 2008 às 21:35  
Blogger Gustavo :: ovatsuG said...

Muito bom saber disso! E o melhor de tudo é que boa parte do público de Roberta Sá é composta de jovens. Ou seja, nem tudo está perdido: se um público jovem compra um disco original (que não é lá muito baratinho, sempre em torno dos R$ 26) e dá um disco de ouro a uma artista que praticamente não aparece na mídia da massa, embora tenha "surgido" num reality show, podemos ter a certeza de que artistas com boa proposta, carisma e talento sempre terão seu lugar ao sol.
Parabéns a toda a equipe de Roberta, que, assim como ela, é maravilhosa.

24 de outubro de 2008 às 22:45  
Blogger Vinny said...

Melhor notícia que leio nos últimos tempos.

Roberta merece todos os méritos por ser a IMENSA cantora que é! Pra mim, uma cantora perfeita!

Esse é um começo de muita coisa boa pra ela e pra gente competente como ela. Parabéns, Roberta!

25 de outubro de 2008 às 01:24  
Anonymous Anônimo said...

Mauro, adoro os 2 cds de Roberta, mas acho sua música absolutamente popular. Se não chega às massas é por falta de veiculação.
Aliás acho que o mérito desta moça é fazer o simples com estilo e graça.
Roberta é absolutamente primaveril.

25 de outubro de 2008 às 09:24  
Anonymous Anônimo said...

primaveril foi muito bom.

Roberta é "a voz da nova geração" !

Para aqueles que teimam em associá-la a Marisa Monte, acho que não devem ter ouvido direito! O legal é que essa comparação vem diminuindo ao longo do tempo.

Mauro sempre visionário!

25 de outubro de 2008 às 11:10  
Anonymous Anônimo said...

Verdade. Simpatica, bom gosto, interessante.Seu primeiro Cd entre um dos melhores que sairam nos ultimos anos por aqui.O segundo lindo tambèm.
Agora espero o segunda da Céu outra flor do nosso jardim!
E por falar em flor, alguém lembra da Gal Costa? Por anda você?

25 de outubro de 2008 às 14:57  
Anonymous Anônimo said...

Tb não gosto de Roberta Sá, não me diz nada...
Mas, ela está de parabéns, em tempos de pirataria é um grande feito.
Das novas fecho com Céu e Márcia Castro.

Jose Henrique

25 de outubro de 2008 às 18:32  
Anonymous Anônimo said...

Adoro a Roberta Sá

Parabéns pra ela, pro Campello, pra MP'B discos e pra todos que torceram por ela.

Que o 3º seja tão festejado e importante pra ela como foi esse.

E chega de provar pra a+b, só canta, que é o que ela faz melhor!!!

25 de outubro de 2008 às 23:28  
Anonymous Anônimo said...

Parabéns a Roberta Sá pelo disco de ouro!

Não colaborei para o disco chegar a essa marca pois o achei inferior ao " Braseiro " , de qualquer forma gosto da Roberta e fico feliz.

26 de outubro de 2008 às 11:04  
Anonymous Anônimo said...

Difícil resistir ao bom gosto musical de RS. Seus dois cds têm repertório primoroso.
Não a acho assim uma brastemp mas ouço seus discos com prazer.

27 de outubro de 2008 às 21:04  
Blogger Márcio said...

Deve ter pesado na conquista do disco de ouro o fato de "Que belo estranho dia para se ter alegria" ter sido lançado no formato "music pac" (bem mais barato) pela Universal. Eu mesmo comprei meu exemplar a R$9,90 , podendo então conhecer o belo trabalho de Roberta Sá, de que antes só tomara conhecimento através de raras audições no rádio.

28 de outubro de 2008 às 09:47  
Anonymous Anônimo said...

O fato do disco ter sido lançado em MusicPac tb alavancou as vendas que faltavam para chegar ao número...bjs, K.

28 de outubro de 2008 às 13:21  
Blogger Unknown said...

Parabéns , Roberta Sá! Vc merece! E vc está apenas começando, q venha mais discos para o deleites dos fas que apreciam sua divina voz!

28 de outubro de 2008 às 18:58  

Postar um comentário

<< Home