17 de agosto de 2008

Em CD, show de Clara com Vinicius e Toquinho

Em 1991, a gravadora indie Collector's editou álbum triplo com o registro do show Poeta, Moça e Violão - feito por Clara Nunes (1942 - 1983) com Vinicius de Moraes (1913 - 1980) e Toquinho em 1973, um ano antes de a ótima cantora consolidar sua carreira fonográfica em todo o Brasil com o estouro do disco Alvorecer (1974). Editado na abortada série A História dos Shows Inesquecíveis, o álbum da Collector's trazia gravação ao vivo do show, captada no Teatro Castro Alves, em Salvador (BA), em 27 de fevereiro de 1973. Dezessete anos depois, a gravadora Biscoito Fino lança CD com outro registro do show Poeta, Moça e Violão - editado a partir da restauração de três fitas cedidas pelo compositor Paulo César Pinheiro, viúvo de Clara (acima à direita em foto de Wilton Montenegro), ao produtor José Milton. Nem todos os números estavam em condições mínimas de edição em CD. Por isso, em vez das 30 faixas do álbum triplo de 1991, o CD da Biscoito Fino apresenta 17 números do histórico show, remasterizados por Luiz Tornaghi no estúdio Visom Digital. Em roteiro pautado por clássicos do repertório do Poetinha, Quando a Noite me Entende (parceria de Vinicius com Antonio Maria), Veja Você (parceria de Toquinho com Vinicius que não fez sucesso) e Na Boca da Noite (tema de Toquinho com Paulo Vanzolini) são as únicas músicas menos conhecidas. Eis as 17 faixas do CD Poeta, Moça e Violão:
1. Poética / Quando a Noite me Entende
2. Serenata do Adeus
3. Jesus, Alegria dos Homens / Rancho das Flores
4. Lamento
5. Mundo Melhor
6. O Rancho das Namoradas
7. Poema dos Olhos da Amada
8. Samba em Prelúdio
9. A Felicidade / Garota de Ipanema
10. Berimbau / Consolação / Canto de Ossanha
11. Na Boca da Noite
12. Veja Você
13. Samba de Orly
14. Cotidiano nº 2
15. Regra Três
16. Como Dizia o Poeta
17. Se Todos Fossem Iguais a Você

10 Comments:

Blogger Mauro Ferreira said...

Em 1991, a gravadora indie Collector's editou álbum triplo com o registro do show Poeta, Moça e Violão - feito por Clara Nunes (1942 - 1983) com Vinicius de Moraes (1913 - 1980) e Toquinho em 1973, um ano antes de a ótima cantora consolidar sua carreira fonográfica em todo o Brasil com o estouro do disco Alvorecer (1974). Editado na abortada série A História dos Shows Inesquecíveis, o álbum da Collector's trazia gravação ao vivo do show, captada no Teatro Castro Alves, em Salvador (BA), em 27 de fevereiro de 1973. Dezessete anos depois, a gravadora Biscoito Fino lança CD com outro registro do show Poeta, Moça e Violão - editado a partir da restauração de três fitas cedidas pelo compositor Paulo César Pinheiro, viúvo de Clara (à direita em foto de Wilton Montenegro), ao produtor José Milton. Nem todos os números estavam em condições mínimas de edição em CD. Por isso, em vez das 30 faixas do álbum triplo de 1991, o CD da Biscoito Fino apresenta 17 números do histórico show, remasterizados por Luiz Tornaghi no estúdio Visom Digital. Em roteiro pautado por clássicos do repertório do Poetinha, Quando a Noite me Entende (parceria de Vinicius com Antonio Maria), Veja Você (parceria de Toquinho com Vinicius que não fez sucesso) e Na Boca da Noite (tema de Toquinho com Paulo Vanzolini) são as únicas músicas menos conhecidas. Eis as 17 faixas do CD Poeta, Moça e Violão:

1. Poética / Quando a Noite me Entende
2. Serenata do Adeus
3. Jesus, Alegria dos Homens / Rancho das Flores
4. Lamento
5. Mundo Melhor
6. O Rancho das Namoradas
7. Poema dos Olhos da Amada
8. Samba em Prelúdio
9. A Felicidade / Garota de Ipanema
10. Berimbau / Consolação / Canto de Ossanha
11. Na Boca da Noite
12. Veja Você
13. Samba de Orly
14. Cotidiano nº 2
15. Regra Três
16. Como Dizia o Poeta
17. Se Todos Fossem Iguais a Você

17 de agosto de 2008 às 14:38  
Anonymous Anônimo said...

Isso é uma relíquia, diamante raro! Este ano ela fez 25 anos de falecimento e quase não houve homenagem. Salve Clara!!!

17 de agosto de 2008 às 15:48  
Anonymous Anônimo said...

Pena que nao foi o registro da "Collector's", já que esse é o show integral e Clara faz uma parte inteira solo!

17 de agosto de 2008 às 18:17  
Blogger Carlos said...

Uma das minhas cantoras brasileiras preferidas. Uma voz excepcional!

17 de agosto de 2008 às 21:07  
Anonymous Anônimo said...

Maravilha saber que reeditaram (em parte) o registro desse show histórico.
Já tive acesso a algumas canções e estão de arrepiar.
Parabéns pra Biscoito Fino.
Vinicius sempre Vinicius, Clara sempre Clara e Toquinho é Toquinho.

Glauber 97

17 de agosto de 2008 às 22:45  
Anonymous Anônimo said...

Também para mim não ficou claro a questão da gravação integral do show que existe ja em Lp, e se entendi bem,também em Cd?,sabemos que do Lp hoje com meios técnologicos disponiveis podemos extrair um cd com qualidade perfeita.Claro diferente de se recuperar diretamente dos masters.
Agora, no texto acima não fica claro se foi gravada no mesmo dia o material lançado pela BF.De qualquer forma, tem muito tempo que sei dessa gravação e acho este lançamento uma iniciativa maravilhosa, mesmo que não seja na versão integral.

18 de agosto de 2008 às 05:47  
Anonymous Anônimo said...

Gostaria muito de saber o real motivo pelo qual tudo que diz respeito á Clara ser tão complicado.Fala-se muito, e pouco é feito de fato.
A Rede Globo alardeou que faria um especial "Por Toda a Minha Vida" mas depois... nada.
Comentou-se, (e ainda comenta-se) sobre um filme, mas de maneira muito vaga, sem nada de concreto.
Sua biografia - boa biografia, diga-se de passagem - causou um tumulto tão grande, mas não apareceu entre os livros mais vendidos na época de seu lançamento.
Isso apenas prá citar algumas questões dentre tantas outras.
Este foi o 3º ano em que foi realizado em sua Terra Natal, Caetanópolis, o Festival Clara Nunes. Não tive o prazer de estar lá pessoalmete para conferir, mas soube notícias, aliás boas notícias, de amigos que presenciaram as homenagens e festividades... Porém, na imprenssa poca ou nenhuma divulgação.
Não quero aqui levantar nenhuma polêmica. Não é necessário, visto que muita confusão já foi criada em torno de tudo isso. Só gostaria de saber com sinceridade o motivo real de tudo isso.
Caso alguém saiba e possa falar, eu agradeço pela informação. Caso contrário, se forem apenas especulações, eu agradeço por ficarem calados.

Clara foi uma grande cantora. De muita raça, fibra e coragem, além é claro da belíssima voz.

Salve a Guerreira!

18 de agosto de 2008 às 12:53  
Anonymous Anônimo said...

Clara, se todas fossem iguais a vc........

18 de agosto de 2008 às 15:18  
Anonymous Anônimo said...

Grande cantora!

Voz cristalina, extensa, afinadíssima e com um suingue...

Artistas assim andam em falta na mepebê.

18 de agosto de 2008 às 16:25  
Anonymous Anônimo said...

rosemberg

não consigo entender como uma cantora tão importante como clara nunes não tenha nenhum registro em dvd.

19 de agosto de 2008 às 09:37  

Postar um comentário

<< Home