'Rock Voador' volta ao catálogo em série forçada
Pioneira coletânea do seminal pop nacional, Rock Voador foi lançada em 1982 - no embalo do estouro da Blitz no quente verão daquele ano - e reeditada pela Warner Music em CD em 1997. Onze anos depois, a compilação ganha nova reedição na série Rock Brasil 25 Anos, que tenta em vão deslocar o ano-base da explosão do rock brasileiro para 1983. Datas e efemérides fictícias à parte, Rock Voador tem sua importância por ter marcado a estréia em disco do grupo Kid Abelha entre nomes (Malu Vianna, Papel de Mil, Maurício Mello...) que logo sumiram na poeira da estrada roqueira. Mas é lamentável que, na contracapa desta nova edição, a Warner tenha adulterado os créditos originais das gravações do Kid Abelha, suprimindo o complemento "e os Abóboras Selvagens" usado pela banda carioca em sua fase inicial.
6 Comments:
não tem o Blues Boy nesse disco?
"Rock Voador" vale pelo pitoresco de ver no que é que essa história deu, vinte e seis anos depois...
Não deixa de ter seu caráter oportunista, à época (a Warner, com o disco, tentava aproveitar a parceria Circo Voador-Fluminense FM para tentar emplacar algum cidadão que subisse todo o "pau-de-sebo" e pegasse carona na cauda do fenômeno Blitz), mas é bacana assim mesmo. Até por coisas como ver Leoni, na capa, ostentando uma inacreditável barba espessa. Ou Paula Toller ainda na época do cabelo "louro-escuro" - ou seria castanho, mesmo?
E vale lembrar que o Kid Abelha (& Os Abóboras Selvagens), a banda mais jovem dentre aquela moçada toda - em sua maioria, egressos dos anos 70 -, sentiu-se meio deslocada naquele pessoal que, via de regra, ainda rezava pela cartilha do hard rock. Tanto é que, segundo a lenda, durante a coletiva de imprensa que lançou o disco, Leoni chamou Jamari França num canto da sala e disse: "Olha, a gente não tem nada a ver com isso..."
Para quem quiser saber, o repertório da bolacha (agora uma bolachinha):
-Kid Abelha & Os Abóboras Selvagens, com "Distração" e "Vida de Cão é Chato pra Cachorro";
-Maurício Mello & Companhia Mágica, com "Grão de Poeira" e "Tenho que Viver";
-Celso Blues Boy, com "Brilho da Noite" e "Caminhando"
-Malu Vianna, com "Saio do Ar" e "Vê se me esquece"
-Sangue da Cidade, com "Brilhar a minha estrela" e "Feito Louco"
-Papel de Mil, com "Numa Noite Qualquer" e "Novo Amor"
Felipe dos Santos Souza
Tem sim. Com 2 músicas: "Brilho da noite" e "Caminhando".
"Brilhar a minha estrela" toca no filme Tropa de Elite. "Dá mais um / dá mais um"...
A Paula Toller deve achar uó se ver na capa desse disco, com aquele cabelinho...
nossa, sério que não escreveram 'e Os Abóboras Selvagens' no encarte? putz. tinha acabado de ficar feliz em saber q relançaram esse disco, que eu procuro há anos, mas agora broxei.
Postar um comentário
<< Home