6 de maio de 2008

Paixão não cega a visão de fãs sobre os Stones

Resenha de livro
Título: Sexo, Drogas
e Rolling Stones
Autor: José Emilio
Rondeau e Nélio
Rodrigues
Editora: Agir
Cotação: * * * *

Os autores do livro Sexo, Drogas e Rolling Stones são fãs declarados dos Rolling Stones. Nem por isso, a paixão pelo quarteto britânico - que desafia o clichê de juventude associado ao rock - cegou José Emilio Rondeau e Nélio Rodrigues ao apresentar sua visão da banda de Mick Jagger neste relato saboroso. Para fãs de primeira hora, o livro pode servir como enxuta biografia do grupo que cobre 46 anos de História na cena pop mundial. Para fãs longevos, a narrativa tem seus momentos mais reveladores quando os autores esmiuçam as passagens dos Stones pelo Brasil. E foram muitas, pois, décadas antes de aportar em solo nacional para fazer seu primeiro show no Brasil, em janeiro de 1995, Jagger e Cia. já buscavam refúgio no paraíso tropical. Que para eles logo virava inferno quando a imprensa os descobria e seguia os rastros da banda. Objetivo e informativo, o texto é ágil e envolvente porque escrito com elegância. Em ordem cronológica, a narrativa reúne histórias e causos sobre a banda sem deixar de oferecer visão crítica da trajetória fonográfica da banda. Difícil parar de ler, até porque a edição - feita quase na forma de um almanaque - facilita a leitura com várias seções que entremeiam o texto. Uma delas, No Escurinho com os Rolling Stones, dá pinceladas sobre os filmes feitos sobre e/ou com os Stones. Mesmo quem não se encanta especialmente pelo rock apoteótico do grupo vai encontrar interesse no livro, pois a caminhada dos Stones foi pontuada por overdoses de sexo, drogas e, claro, do velho (?) e bom rock'n'roll.

4 Comments:

Anonymous Anônimo said...

o que pode ter de revelador no livro sobre uma banda que já mereceu tantos outros livros?

6 de maio de 2008 às 20:21  
Anonymous Anônimo said...

Eu dei uma olhadela no livro. Gostei e recomendo, mesmo que Stones não seja a minha banda favorita (e, só pra contrariar, dos membros dela, adoro o jeitão de Charlie Watts).

Mas, sempre que vejo livros como esse da dupla Rondeau & Rodrigues, ou mesmo o monumental "The Beatles - A Biografia", de Bob Spitz, eu fico pensando "por quê alguém não faz um livro desses sobre o Clash?"

Sim, confesso - embora não seja vergonha, pelo menos eu acho - que Strummer, Jones, Simonon e Topper Headon são a minha banda do coração.

Aliás, amanhã eu pego "The Clash - Revolution Rock", DVD lançado recentemente com picadinhos de algumas apresentações do grupo, sempre incendiárias.

Felipe dos Santos Souza

6 de maio de 2008 às 20:37  
Anonymous Anônimo said...

Claro que não é vergonha, Felipe!
O Clash é uma banda ícone do rock, preferida de muita gente boa, inclusive vc. :>)

Vi a entrevista desses caras ontem no Jô, meu Deus, lamentável!
O Jô quando não quer papo, não tem jeito.
Em todos os lugares vi falando bem desse livro, vou comprar.
Keith Richards é o cara! ahahhaa

Jose Henrique

7 de maio de 2008 às 01:45  
Anonymous Anônimo said...

Esse livro deve ta animal...
Masssss tbem sou mais Clash do que Stones...

Bruno.

7 de maio de 2008 às 13:10  

Postar um comentário

<< Home