26 de maio de 2008

Álbum 'brasileiro' de Carly resulta fora de foco

Resenha de CD
Título: This Kind of Love
Artista: Carly Simon
Gravadora: Universal
Music
Cotação: * * 1/2

No encarte deste seu primeiro CD de inéditas em oito anos, Carly Simon conta que, ao ver o filme Orfeu Negro e ouvir o disco com a trilha sonora desta produção franco-brasileira ambientada no Carnaval, nada lhe pareceu tão importante por muito tempo. Nascia ali uma adoração pelo sons brazucas que inspirou This Kind of Love. Carly relata que, ao conhecer as obras de Caetano Veloso e Jorge Ben Jor, percebeu que a música brasileira ia além do samba e da Bossa Nova. Infelizmente, o entendimento da cantora e compositora norte-americana ainda parece precário a julgar pelo CD. This Kind of Love resulta fora de foco. Quando incursiona pelo samba, como em Hola Soleil, o disco constrange com batida mais próxima da rumba do que do samba propriamente dito. Quando evoca ligeira ambiência bossa-novista em baladas como The Last Samba (de autoria de Jimmy Webb, um dos produtores do CD), o resultado é menos infeliz. Mas, no fim das contas, Carly Simon acerta mesmo é quando esquece a música brasileira e reedita sua grife autoral em músicas como Too Soon to Say Goodbye, Sangre Dolce e a faixa-título. Mas, justiça seja feita, seu flerte com o rap na suntuosa People Say a Lot é bacana e mostra que Carly Simon não precisa sair do universo norte-americano para soar interessante. Longe do Brasil.

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

samba é pra brasileiros... sem ofensa...

26 de maio de 2008 às 13:11  
Anonymous Anônimo said...

Alguém já viu aquele vídeo simpático do Gerry Mulligan tentando aprender o Samba de uma Nota Só, com o Tom Jobim ao piano?

Para mim, aquilo é o retrato da dificuldade do músico estrangeiro -no caso, um p... músico - com as síncopes do samba. Como disse o Mauro, vira afro-cubano.

26 de maio de 2008 às 22:04  

Postar um comentário

<< Home