23 de abril de 2008

Filme tocante subverte a fórmula dos musicais

Resenha de filme
Título: Apenas uma Vez
(Once, Irlanda, 2006)
Direção: John Carney
Elenco: Glen Hansard,
Markéta Irglová e
outros.
Cotação: * * * *
Em cartaz no Brasil

Ao faturar o Oscar 2008 de Melhor Canção por Falling Slowly, o filme Once - Apenas uma Vez, no título brasileiro, numa tradução quase literal do original - pôs em foco Glen Hansard e Markéta Irglová, a dupla de cantores, compositores e atores que protagoniza este musical singelo e tocante filmado sem efeitos especiais. A força está na música e na história, que mostra o envolvimento casual de dois músicos de Dublin, Irlanda. Dizem que até Bob Dylan se deixou arrebatar pelas canções e pela atmosfera do filme, tendo convidado o duo para abrir seus shows.
Hansard encarna o violonista irlandês que toca pelas ruas de Dublin em busca de alguns trocados. Irglová é uma imigrante tcheca, vendedora de flores que toca piano nas horas vagas. A partir de um encontro casual pelas ruas de Dublin, eles vão se envolvendo numa atmosfera de sedução em que as emoções são transmitidas mais pelas músicas - e há vários números musicais no filme - do que pelas palavras. Essa música emocional é assinada e cantada por Hansard e Irglová numa trama urdida com ternura, silêncios e afetos que vão envolvendo o espectador. O diretor e roteirista, John Carney, já integrou como baixista o grupo The Frames, do qual Glen Hansard faz parte. Aliás, foi a partir de um show do Frames, em 2005, que nasceu o projeto deste filme que, na voz de Hansard, propaga boas canções como Lies, Leave e Say It to me Now. Irglová toca e canta menos, mas seu solo no tema If You Want me é de grande beleza e valoriza esta produção independente que subverte a fórmula dos musicais ao descartar coreografias e o ritmo alucinado que caracteriza filmes do gênero.

6 Comments:

Anonymous Anônimo said...

deve ser um daqueles filmes fofos e chatos...

23 de abril de 2008 às 11:28  
Anonymous Anônimo said...

Desde que a Alanis Morissette colocou um link da música Falling Slowly no site oficial dela(na época o filme só tinha sido lançado em poucos festivais),eu fiquei muito curioso pra ver o filme.Parece ser uma daqueles filmes indies apaixontes.Eles realmente mereciam ter ganhado o Oscar(FS é linda e as outras músicas eram muito fracas,se eles não tivesse levado seria uma absurdo)

23 de abril de 2008 às 12:43  
Anonymous Anônimo said...

Não gostei das canções, achei-as melosas demais. Principalmente as açucaradas que Glen canta. Nem pensar que vou ouvi-las em casa. As de Marketa são muito sóbrias. Guardadas as proporções, parece Maria Rita no primeiro cd, rsrsrs.

Mas, paradoxalmente (porque é de fato um musical e as músicas são onipresentes), gostei do filme. Bom roteiro, boa direção, locações e atuações, muito bacana.

23 de abril de 2008 às 15:34  
Anonymous Anônimo said...

Traduzido literalmente? Onde não seria apenas "Uma Vez" ( e não "Apenas uma Vez")?

24 de abril de 2008 às 16:47  
Anonymous Anônimo said...

Filme bacaninha. Perfeito para uma matinê nestas tardes maravilhosas de outono.
Deixar a sessão ainda com um restinho de sol, se espreguiçar e se sentir feliz.

24 de abril de 2008 às 19:12  
Anonymous Anônimo said...

É mesmo Mauro. Literalmente, a tradução seria "Uma Vez". Só se o título fosse "Only Once" é que a tradução literal seria "Apenas Uma Vez".

25 de abril de 2008 às 07:05  

Postar um comentário

<< Home