22 de abril de 2008

Musotto constrói bela civilização de som global

Resenha de CD
Título: Civilizaco &
Barbarye
Artista: Ramiro
Musotto
Gravadora: Tratore
Cotação: * * * *

Já a partir da grafia do título do segundo CD solo de Ramiro Musotto, Civilizacao & Barbarye, o percussionista tenta abolir fronteiras geográficas e musicais neste trabalho que propõe som de caráter global. Mas é inegável que, na construção dessa civilização toda própria, o argentino Musotto parte da África e da Bahia, evocadas já nos berimbaus que urdem a melodia de Ronda, tema autoral que abre o CD. O mosaico de referências do álbum é grande, harmonizando o canto de crianças indígenas (em Gwyra Mi) com computadores e alusões ao cangaço (Nordeste & Beradero, o aboio que traz a voz de Chico César). O toque inventivo da percussão de Musotto procura irmanar tema afro-cubano (Ochossi, com a voz de Arto Lindsay), choro (Assanhado, de Jacob do Bandolim, em levada de samba), música cubana (Yambú, do Muñaquitos de Matanzas) e deliciosa chula do Recôncavo Baiano (M'Bala, parceria com Lucas Santtana turbinada com as guitarras de Marcos Lobato). O toque ancestral das percussões mais primitivas é combinado com os beats dos computadores num resultado que não se deixar dominar pelo exotismo. Gravado entre Salvador (BA), Rio de Janeiro (RJ), Estocolmo (Suécia) e Grenoble (França), Civilizacao & Barbarye foi lançado em 2006 na Argentina e chega dois anos depois ao Brasil, com muito de África e de Bahia. Musotto se apropria das células rítmicas do samba-reggae e da capoeira para criar uma profusão de sons que formam a (real) música do mundo.

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Caro Mauro, escrevo para corrigi-lo: Ramiro Musotto não é baiano. O percussionista é argentino, morando aqui desde 1983.

A informação vem do site oficial do músico: http://www.ramiromusotto.com/biography%2002.html

Abraços,

Felipe dos Santos Souza

22 de abril de 2008 às 16:44  
Anonymous Anônimo said...

RAMIRO TRABALHOU COM DANIELA MERCURY NO SHOW O CANTO DA CIDADE EM 1992, ERA O PERCUSISONISTA ALEGRIA DA BANDA, MUITO VIRTUOSO NO QUE FAZ, RAMIRO DEU UM SUINGUE TODO ESPECIAL ÀS VERSÕES AO VIVO DO SHOW DA BAIANA E NO DISCO SEGUINTE: "MÚSICA DE RUA" RAMIRO JÁ PARTICIPOU DAS GRAVAÇÕES DE ESTÚDIO DO LP PRODUZIDO POR LIMINHA, SEM COMENTÁRIOS, MARAVILHOSO!!! SORTE E SUCESSO PRA ELE, MERECE!!

22 de abril de 2008 às 21:45  

Postar um comentário

<< Home