Silêncios profundos no CD de Bethânia e Omara
Resenha de CD
Título: Omara Portuondo e Maria Bethânia
Artista: Omara Portuondo e Maria Bethânia
Gravadora: Biscoito Fino
Cotação: * * * 1/2
Sem o tom efusivo do show que gerou, o CD que promove a união inédita de Maria Bethânia com a artista cubana Omara Portuondo é pautado por silêncios profundos e urdido no mesmo tempo da delicadeza que moldou Brasileirinho. A reduzida interação entre as intérpretes - elas entrelaçam suas vozes em apenas quatro das 11 faixas - frustra a expectativa de quem esperava um álbum mais caliente. Omara Portuondo e Maria Bethânia é disco que soa tão íntimo e tão pessoal que, por vezes, poderá afastar do roteiro quem não entra na viagem proposta pelas cantoras. Mas é, sim, um belo registro.
Tal Vez é um dos destaques do repertório. Neste tema do baixista Juan Formell (um fundador da orquestra Los Van Van), Bethânia aparece imersa com Omara no suingue típico da música cubana - sustentado pelo piano de Roberto Fonseca e pelas percussões de Andrés Coayo. Na contramão, Omara entra na mata brasileira ao cantar em português - num pungente dueto com Bethânia - Você, mais conhecida como Penas do Tiê. Já na bucólica Só Vendo que Beleza (Marambaia), a dama cubana arrisca um canto rapeado e um balanço mais brasileiro em outro dueto com Bethânia. Por sua vez, a interação das vozes em Para Cantarle a mi Amor ressalta o lirismo da música romântica cubana. Um grande momento do CD!
No mais, vale ressaltar a fina costura do repertório por afinidades temáticas. Esquecido bolero brasileiro sobre desilusões amorosas (Arrependimento, jóia do baú de Dolores Duran lustrada pela voz de Bethânia) é seguido por similar exemplar cubano sobre o tema (Mil Congojas - na voz de Omara). Da mesma maneira, Caipira de Fato - música em que Bethânia reafirma o apreço pelo cancioneiro sertanejo como recado para quem deprecia sua faceta ruralista - é emendada com El Amor de mi Bohío, espécie de canção caipira de Cuba, cantada por Omara - intérprete mais associada aos boleros urbanos. Enfim, trata-se de um disco delicado que tem seu grande valor ainda que, de certo modo, frustre expectativas até naturais.
Título: Omara Portuondo e Maria Bethânia
Artista: Omara Portuondo e Maria Bethânia
Gravadora: Biscoito Fino
Cotação: * * * 1/2
Sem o tom efusivo do show que gerou, o CD que promove a união inédita de Maria Bethânia com a artista cubana Omara Portuondo é pautado por silêncios profundos e urdido no mesmo tempo da delicadeza que moldou Brasileirinho. A reduzida interação entre as intérpretes - elas entrelaçam suas vozes em apenas quatro das 11 faixas - frustra a expectativa de quem esperava um álbum mais caliente. Omara Portuondo e Maria Bethânia é disco que soa tão íntimo e tão pessoal que, por vezes, poderá afastar do roteiro quem não entra na viagem proposta pelas cantoras. Mas é, sim, um belo registro.
Tal Vez é um dos destaques do repertório. Neste tema do baixista Juan Formell (um fundador da orquestra Los Van Van), Bethânia aparece imersa com Omara no suingue típico da música cubana - sustentado pelo piano de Roberto Fonseca e pelas percussões de Andrés Coayo. Na contramão, Omara entra na mata brasileira ao cantar em português - num pungente dueto com Bethânia - Você, mais conhecida como Penas do Tiê. Já na bucólica Só Vendo que Beleza (Marambaia), a dama cubana arrisca um canto rapeado e um balanço mais brasileiro em outro dueto com Bethânia. Por sua vez, a interação das vozes em Para Cantarle a mi Amor ressalta o lirismo da música romântica cubana. Um grande momento do CD!
No mais, vale ressaltar a fina costura do repertório por afinidades temáticas. Esquecido bolero brasileiro sobre desilusões amorosas (Arrependimento, jóia do baú de Dolores Duran lustrada pela voz de Bethânia) é seguido por similar exemplar cubano sobre o tema (Mil Congojas - na voz de Omara). Da mesma maneira, Caipira de Fato - música em que Bethânia reafirma o apreço pelo cancioneiro sertanejo como recado para quem deprecia sua faceta ruralista - é emendada com El Amor de mi Bohío, espécie de canção caipira de Cuba, cantada por Omara - intérprete mais associada aos boleros urbanos. Enfim, trata-se de um disco delicado que tem seu grande valor ainda que, de certo modo, frustre expectativas até naturais.
28 Comments:
Aí está, enfim, a crítica do disco. Para quem quiser informações mais detalhadas sobre o repertório e a ficha técnica, basta acessar os posts de 17 de fevereiro.
Aos que pensaram que eu ia me omitir, um fato: fui um dos primeiros críticos a me pronunciar publicamente sobre o disco (na edição de 28 de fevereiro do jornal carioca O Dia). Como já tinha adiantado tudo do disco, optei por esperar um tempo para poder digerir um disco que precisa de tempo para ser compreendido em toda sua grandeza.
Bravo!
-(optei por esperar um tempo para poder digerir um disco que precisa de tempo para ser compreendido em toda sua grandeza.)Agora eu senti sua sensibilidade como crítico! mauro; vc é valoroso no meio músical, quanta maturidade jornalistica!...
Maurito foi até generoso pois os grandes momentos do album são " Você " e " Só vendo que beleza ".
Deveria ter mais duetos.
Ficará então com Simone e Zélia Duncan em " Amigo é Casa " o título de cd em dupla do ano de 2008.Mas as parcerias entre brazucas e portenhos segue firme pois Marisa Monte acaba de gravar com Julieta Venegas no " MTV Unplugged "
Mauro,
Você não precisava se justificar. Aquele comentário feito na resenha do show deve ter sido feito pela mesma pessoa que sempre entra nos posts de Bethânia para desqualificá-la.
É que Bethânia está brilhando muito e isso ofusca outras pessoas e, consequentemente, acaba gerando despeito nos outros. Acho tudo isso uma bobagem.
Salve Abelha Rainha!
mauro, ja faz algum tempo que descobri esse blog maravilhoso e cada vez mais passo a gostá-lo, e tenho respeito pelo seu trabalho. Admiro principalmente o respeito e carinho que voce tem por Maria Bethania. Realmente, Maria Bethania é unica por seu talento e voz primorosa. Quanto ao CD das duas divas comprarei de olhos fechados, pois sei que será mais uma obra de arte.
Eu AMEI o CD e me surpreendi com Omara. Voz deslumbrante, emocionada. Descontraída, leve, elegante, potente, enfim, um manancial.
Bethânia, ótima como sempre, mas a mesma.
OP foi minha grande descoberta. Estamos in love.
Pois é Mauro... Quem gosta da boa MPB e, particularmente de Bethânia não deprecia seu lado ruralista. O que não se pode admitir é que uma dama da MPB, como ela, alardeada pelo bom gosto de seu repertório se meta com É O AMOR.
DUAS SENHORAS DO TEMPO EM QUE PRESTÍGIO E NOTORIEDADE ERAM RESULTADO DE SERVIÇOS PRESTADOS.
ANIMAIS EM EXTINÇÃO.
DUAS DEUSAS DO CANTO. OU MELHOR: DA ARTE DE CANTAR (E EMOCIONAR)
Eu achava essa música VOCÊ o ó. Ontem a noite chorei todas as vezes em que a ouvi com estas duas. É incrível como a Bethânia valoriza certas canções como se nos apresentasse a elas e as traduzisse. E Omara está apenas deslumbrante.
Não achei o CD morno embora um cadiquinho mais de molho não lhe fizesse mal. Porém o que está gravado ali ficou maravilhoso.
Mauro, você é show!!!
Larissa
Incrível como M Bethânia, tão profícua em sua arte, consegue ser criativa e difersificada mesmo quando parece igual.
Embora com pontos em comum, este CD é diferente do Brasileirinho, do Pirata, do Sofia. Todos eles de uma delicadeza...
Essa senhora é um caso muito sério.
Não seja ridículo, Mauro. Quando Bethânia lança um disco e vc não acha grande coisa, espera passar o tempo para ouvindo à exaustão aprender a gostar mais dele.
Devia fazer isso com outros discos que critica erroneamente.
O cd é apenas mediano, realmente faltou uma interação maior. Faltou um pouco mais de molho e tempero, salsas e rumbas, e mesmo sambas. Essa insistência no cancioneiro ruralista de Bethânia não é de todo má, mas dada a sequencia, está ficando repetitiva.
Cuba tem um cancioneiro excepcional e dona MB perdeu a grande chance de mergulhar nesses Mares de Omara com maior profundidade.
Mauro,
Eu amei o disco, emocionante, para ficar na palavra mais óbvia, nem quero usar palavras, palavras, palavras, quero ouvir muito e quando não puder ter o disco perto, ouvir na memória.
Estive lendo uns comentários sobre o disco e não entendo a postura de alguns jornalistas afirmando que deveria ter mais músicas com as duas cantoras cantando juntas. Eu gostei e entendo que é um disco de duas cantoras, não de uma nova dupla, que se vier será ótimo. Afinal, já tivemos Os Doces Bárbaros, quem sabe...
Assisti duas vezes ao show, maravilhoso...
Estou até agora no balanço de Escandalosa...
Bethânia-me
Omara-me
Salve as duas lindas cantoras!!
Beatriz Arruda
Estou realmente impressionado com Omara que, mea culpa, não conhecia.
Se Bethânia canta pelo corpo todo, como se diz, Omara é uma usina do som mais refinado. E que eloquência para seus setenta e tantos.
OMARA-ME!!!!!!!!!!!!!!!
TALVEZ ESTE TRABALHO NÃO DEVA SER LEVADO TÃO À SÉRIO...NADA DE UNIVERSITÁRIO, SOCIOLÓGICO, OU UM TRATADO MUSICAL DOS DOIS PAÍSES.
ACHEI UM CD BEM GOSTOSINHO DE DUAS CANTORAS NO APOGEU DE SUA MATURIDADE ARTÍSTICA E QUE RESOLVERAM FAZER UM CHARME UMA PARA A OUTRA. NADA ALÉM DISSO.
ACHO QUE O CD É DA OMARA, QUE ESTÁ CANTANDO LINDAMENTE, DELICIOSAMENTE, DOCE E PUNGENTE.
DIFÍCIL, NESTA ALTURA DO CAMPEONATO, BETHÂNIA SURPREENDER. HÁ TEMPOS ESTÁ NO TOPO. EMBORA O DUETO EM PENAS DO TIÊ, EU CONSIDERE ANTOLÓGICO DESDE JÁ.
..SIMPLESMENTE MARAVILHOSO, APENAS LAMENTO DESTE CD SER TÃO CURTO, NA MAIOR EMOÇÃO CHEGA AO FIM, FALTOU MAIS DUETOS, MAS DEVERIA TER MUITO MAIS QUE ESSAS 11 CANÇÕES..AMO BETHANIA DE CARTEIRINHA, DESDE A MINHA ADOLESCENCIA; AGORA A DIVINA - OMARA VIM A CONHECER NA FEBRE MUSICAL CUBANA ´´BUENA VISTA SOCIAL CLUBE´´, ACHO QUE TODOS DEVERIAM ASSISTIR LO OU OUVIR LO CD..ADMIRO DEMAIS O TRABALHO DE AMBAS AS 2 CANTORAS, ASSIM COMO ADMIRO TER UM BLOG DE MÚSICAS FEITA POR ALGUEM QUE ENTENDA..MUITO BOM UM CRITICO DE ARTE NA ARTE...[ROGERIO LAVANDIER]
O disco é médio, e é médio exatamente por ser em dupla. Se fossem dois discos, um da Omara e um da Bethânia, talvez fosse melhor, tamanha a falta de interação musical entre as duas.
E o que é pior: Omara Portuondo dá um BANHOOOOOO em Maria Bethânia.
OUVI DUAS VÊZES E ESPERO TER TEMPO PRA OUVI-LO AINDA MAIS.NA PRIMEIRA VEZ TINHA NA CABEÇA ALGUNS COMENTàRIOS QUE HAVIA OUVIDO AQUI E Là.POIS BEM, GOSTEI BASTANTE. EMOCIONANTE LACHO. MENINO GRANDE A GRANDE BETHANIA QUE ALGUNS RECLAMAVAM A VOLTA ESTA' LA' COM ARREPENDIMENTO,MIL CONGOJAS,HUMM...
(INTERPRETAÇÕES ANTOLOGICAS,NO MEU PARECER, TALVEZ PELO ARRANJO E INTERPRETAÇÃO ESSA MENINO GRANDE ME LEMBRA O DISCO DE 70 DA BETHANIA.CERTO,NÃO ERA TÃO EVIDENTE ENCONTRAR UM EQUILIBRIO NUM DISCO UNINDO ESTAS DUAS CANTORAS, MAS EQUILIBRIO NÃO FALTOU,E ACHO QUE è UM DISCO PRA SE IR DESCOBRINDO A CADA AUDIÇÃO.
QUANTO AO FATO QUE DEVERIA TER MAIS DUETOS, TAMBèM AQUI, ACHEI TUDO NA MEDIDA CERTA.
BEM, PRA NÃO DIZER QUE FALEI SOMENTE BEM, A RESISTÊNCIA PRA MIM ESTà JUSTAMENTE NA "SO VENDO QUE BELEZA"TALVEZ MESMO POR GOSTO PESSOAL.
HUMBERTO
AH, MAURO, MES ESQUECI DE DIZER; EU, PESSOALMENTE, TERIA DADO 4 ESTRELAS.
ABRAÇO
HUMBERTO
Estou ouvindo direto o CD e estou adorando
A interpretação de Menino Grande é de arrepiar...
Estou amando, amando, amando...
Regina Castro
Alguém sabe informar qual a Marambaia que a letra se refere.
Estive pesquisando na internet, tem no Rio, em São Paulo. Alguém sabe?
Depois de ouvir Bethânia cantando Marambaia me deu uma vontade de ir conhecer esse lugar, mas não sei qual é?
Cristina Nascimento
Estou ouvindo o disco enquanto escrevo: estou amando...
Nota mil, se é que Bethânia precisa de nota...
Nós é que precisamos...
Antônio Felipe
Só agora tive acesso ao CD. Quase tive um acesso!!!
Tá lindo demais. Estava ressabiada pq ouvi neguinho reclamar da falta de duetos, da exiguidade do CD, portanto botei as barbas, que não tenho, de molho. Claro que um pouquinho mais de Bethania é sempre bem vindo mas achei assim, uma pérola, uma caixinha de música. Um mimo, sabe?! E me encantei com a cubana. As duas estão maravilhosas e o repertório me agradou imenso.
Acho que Bethania poderia dividir um pouco mais os vocais de Tal vez, delícia de canção. Mas Você está de doer de tão bonito e Marambaia uma tetéia com essas meninas.
As canções solo de Omara são deslumbrantes...ou é sua interpretação verdadeira quem as transforma, não sei.
A tal Caipira de Fato eu deletaria mas se minha rainha assim se considera, quem sou eu para impedi-la...confesso que pulo esta faixa...pecadinho.
Meu Deus, como essa baiana tem bom gosto. E estilo. E elegância. E força. E A DELICADEZA.
Não lhes desejo sucesso pq elas não precisam, mas vida longa, isso eu desejo sim. Por elas. Por nós.
Mil perdões, meus queridos. Quis fazer um trocadilho e caí do galho.
Na verdade tive assesso ao CD, o que me levou ao acesso delicioso que dividi com vcs.
sorry, sorry. Este blog é de responsa.
MAURINHO, O ACESSO FOI MUITO MAIS GRAVE DO QUE EU SUPUS (E AINDA DIZEM QUE O CD É FRAQUINHO...BEM SEI!)
DE ONDE TIREI ESTE ASSESSO, MON DIEU??????????
SEM NOVAS CORREÇÕES PARA NÃO ENTORNAR O CALDO AINDA MAIS.
RECOLHER-ME-EI AO SILÊNCIO, MURMURANDO PARA MIM MESMA ATÉ O FINAL DA QUARESMA:
"DÉCADENCE AVEC ÉLÉGANCE, DÉCADENCE AVEC ÉLÉGANCE......"
gente, essa galera do mauro me mata de rir!!!!!!!!!!!!!
lya, recado de maria rita: tá perdoada!!!!!!!!!!!!
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