13 de março de 2008

Força percussiva da Timbalada é diluída ao vivo

Resenha de CD/DVD
Título: Ao Vivo
Artista: Timbalada
Gravadora: Som Livre
Cotação: * * 1/2

Em 1998, a Timbalada lançou incendiário registro ao vivo, Vamos Dar a Volta no Guetho, que agregou estrelas como Caetano Veloso, Marisa Monte e Ivete Sangalo (ótima). Contudo, não havia na época a febre do DVD que assola o mercado fonográfico e a explosiva gravação foi editada somente em CD. Dez anos depois, o grupo criado por Carlinhos Brown em 1990 chega, enfim, ao DVD. O show captado para o vídeo foi feito pela Timbalada ao ar livre em 18 de agosto de 2007, não na Bahia, terra natal do grupo, mas em São Luís do Maranhão, a Jamaica brasileira. Aliás, o fraco reggae Regando-te é uma das novidades da mediana gravação, editada simultaneamente em CD e em DVD.

A força percussiva dos timbaus - marca registrada da Timbalada - está no palco, mas foi captada em segundo plano. As atenções das câmeras estão mais voltadas para o vocalista Denny Lima, que comanda o show como se estivesse em cima de um trio elétrico. Não está, mas é como se estivesse mesmo. A massa canta a plenos pulmões músicas como Minha História e Mimar Você. Em Faraó, os metais se impõem no arranjo. É fato que o repertório da Timbalada está acima da média rasa do cancioneiro de estrelas do axé como Cláudia Leitte e Ivete Sangalo. Mas é fato também que essa superioridade não transparece neste registro ao vivo. Mesmo quando o mentor Carlinhos Brown dá o ar da graça em Ashansu. Fica difícil dar a voltar no gueto... A Timbalada pode fazer melhor.

7 Comments:

Anonymous Anônimo said...

pros meus ouvidos, axé é tudo igual. que me desculpem os fãs do ritmo

13 de março de 2008 às 19:18  
Anonymous Anônimo said...

É pena que a Timbalada tenha dado uma piorada nos últimos tempos.

A saída de Ninha trará uma lacuna difícil de ser preenchida por completo. O sujeito tem presença de palco e tinha uma baita integração com os timbaleiros.

E concordo contigo, Mauro: "Vamos dar a volta no Guetho" é registro mais incendiário do que muitos álbuns ao vivo de roqueiros. Não me soaria estranho se "Água Mineral" ou "Zorra", por exemplo, fosse cenário para uma roda de pogo ao melhor estilo punk.

Felipe dos Santos Souza

13 de março de 2008 às 20:24  
Blogger Márcio said...

Mauro, no primeiro parágrafo imagino que seja "somente em CD" em vez de "somente em DVD". E também ficou confuso o seguinte: como a força percussiva dos timbaus foi captada em primeiro plano com a atenção das câmeras voltadas para o vocalista? No mais, concordo que "Vamos dar a volta no Guetho" é o melhor registro ao vivo já feito de música baiana de carnaval (axé music, para quem preferir).

14 de março de 2008 às 10:12  
Blogger Mauro Ferreira said...

Márcio, obrigado pelos toques. Correções já feitas.

14 de março de 2008 às 10:16  
Anonymous Anônimo said...

Amigo Mauro, a Timbalada realmente lançou o incendiário registro ao vivo " Vamos Dar a Volta no Guetho " em 1998 mas a participação de Marisa Monte, na (irrestível) regravação de TONELEDAS DE DESEJO foi em estúdio. Se não estou enganado ...

Um abraço,
Diogo Santos

14 de março de 2008 às 15:47  
Anonymous Anônimo said...

Eu já acho que Timbalada difere muito do dito Axé comum e concordo com o Mauro no que se refere ao Vamos dar a volta no Guetto.

15 de março de 2008 às 21:32  
Anonymous Anônimo said...

Realmente a saída do Ninha foi um baque enorme pra Timbalada... é um lugar difícil de ocupar, mas acho que o Denny também tem muita presença de palco, sabe seduzir o público. O fato de ser um membro bem antigo da banda também conta pontos. Fui a um show deles recentemente e percebi que ele se esforça muuito pra agradar, fiquei quase com pena! hehehe Ele sabe que não é fácil substituir Ninha, mas creio que está dando o melhor de si.
Quanto ao som ao vivo, confesso que me decepcionei... esperava um rufar de timbaus quase ensurdecedor, mas em algumas músicas mal ouvia a batucada :/ O show do Psirico (cujo vocalista Márcio Vitor é sobrinho do Ninha, por curiosidade) arrepiou muito mais no quesito percussão. Espero que a Timba dê um gás, porque nós fãs sabemos que eles têm capacidade de fazer bem mais bonito!!

27 de janeiro de 2010 às 11:50  

Postar um comentário

<< Home