3 de dezembro de 2007

Universal Music desrespeita Caetano e público

Caetano Veloso é, de fato, o artista mais importante da gravadora Universal Music. Inclusive pela longevidade rara de seu contrato. O artista estreou na companhia há 40 anos. E de lá não mais saiu - embora a gravadora hoje denominada Universal Music já tenha pouco a ver com a companhia que lançou em 1967 o primeiro LP de Caetano, Domingo, dividido com Gal Costa. Por isso mesmo, a interrupção do projeto que reeditaria em 2007 todos os discos do astro em série de caixas divididas por ciclos/períodos - iniciativa inspirada em projeto da Sony BMG, que tivera idéia similar para reeditar a obra de Roberto Carlos na coleção Pra Sempre - é um desrespeito com Caetano e com o público consumidor de discos. Apenas duas caixas foram lançadas - 67/74 e 75/82, com títulos referentes aos anos que englobavam - e as demais, ao que parece, não serão editadas. A intenção era lançar quatro caixas ao longo de 2007 para festejar as quatro décadas do artista na gravadora. Daí o (engenhoso) título da coleção, Quarenta Anos Caetanos.

É fato que as duas caixas iniciais venderam pouco. Fato previsível, pois os colecionadores mais dedicados da obra de Caetano Veloso certamente já tinham adquirido a luxuosa caixa Todo Caetano, editada em 2002. Cinco anos entre uma reedição e outra é tempo muito curto e insuficiente para motivar nova compra da obra do artista. Mesmo porque a caixa de 2002 tinha sido perfeita no que diz respeito à qualidade do som e à total preservação do material gráfico dos álbuns originais. Só que, já que o projeto foi lançado, é inadmissível que tenha sido interrompido - e sem sequer um aviso ao consumidor de CD. Aliás, como ficam os compradores das duas caixas iniciais?? Suas coleções ficarão incompletas? Já que a idéia foi inspirada na coleção de Roberto Carlos, bem que a Universal poderia ter feito como a sua concorrente Sony BMG, que, mesmo com pouco retorno comercial, está honrando o compromisso de editar todas as caixas previstas na coleção Pra Sempre. É justo...

11 Comments:

Anonymous Anônimo said...

concordo. agora, numa boa, não tem que ficar lançando caixa que tá todo mundo sem dinheiro. tem que lançar o disco solto. cada um compra o que quiser. quem quiser compra todos.

3 de dezembro de 2007 às 11:42  
Anonymous Anônimo said...

É verdade, Mauro! Apoiado!!!
Eu não comprei nenhuma das duas caixas, nem aquela de 2002, mas gostaria de pensar que poderia comprar se quisesse.
Os caras da Universal sacanearam!

3 de dezembro de 2007 às 11:44  
Anonymous Anônimo said...

Concordo com o Kim, esse lançe de caixa elitiza o produto à toa. Porque simplesmente não colocam o catálogo do cara à venda, por preço populares ? Outro dia comprei 3 da Elis por 30 reais...acho que foi a última vez que comprei um CD...

3 de dezembro de 2007 às 13:18  
Blogger Daniel said...

Nada contra digipack ou caixas, mas também acho válido a venda individual, e de preferência a preços populares, já que fica subentendido que não vão comprar apenas um CD.

3 de dezembro de 2007 às 13:37  
Anonymous Anônimo said...

Caixa de disco é realmente pra bem poucos, muito caro.
Sem falar que quase nunca se tem interesse em todos os discos, mesmo no caso de Caetano.

Jose Henrique

3 de dezembro de 2007 às 16:26  
Blogger Rafael R. V. Silva. said...

Adoraria comprar as caixas, mas são muito caras. Tenho comprado os cds aos poucos numa dessas lojas de departamentos.

3 de dezembro de 2007 às 17:13  
Blogger Rafael R. V. Silva. said...

Nas Americanas cada cd está saindo por R$10, perguntei o motivo da promoção e me informaram que como algumas caixas estavam com problemas (não especificou qual), tiveram que abrir para vender os cds individualmente. Um mesmo cd que sai nas Americanas pelo preço citado acima, você encontra em outra loja por mais de R$20.
Só para se ter uma idéia, já comprei Transa, Uns, Domingo, Noites do Norte, Circuladô, Jóia, entre outros.

3 de dezembro de 2007 às 17:20  
Anonymous Anônimo said...

prefiro as caixas; bem mais bacana e prático. mas, como tudo em um mundo capitalista, é para quem pode.
Igualzinho a Caetano: para quem pode.
e quem pode tem o direito de ter a mão seus objetinhos de desejo, suas veleidades.
botem tudo no mercado. respeitem Caetano e não se esqueçam de seus fã mais aquinhoados.
tenho a maior preguiça de ficar comprando cd um a um. e ainda fizar esperando de um para outro.
um tédio!

3 de dezembro de 2007 às 20:17  
Anonymous Anônimo said...

eu tenho Todo Caetano e acho que é a melhor caixa de todas, entre Gil, Milton e até as duas caixas do Chico (Construção e Francisco).
Porque teve todo o cuidado da produção de fazer os cd's identicos aos vinis (mesmo aqueles que não sairam em vinil). Mas quanto aos 40 anos Caetano só me surpreendi pq disseram que ia sair o disco Caetano e Bethânia na íntegra e o show na boate Sucata com Mutantes, Gil e Gal . E os discos Cinema Olympia e Pipoca Moderna (extras das duas caixas com raridades que com sorte eu comprei de forma avulsa) são muito bons, um conteúdo excepcional. Não deveriam parar de lançar mais caixas com mais raridades.

4 de dezembro de 2007 às 11:29  
Anonymous Anônimo said...

Desrespeito, Mauro ?
Menos, né.
Quem quer essas caixas caras e com um fraco Cd de bônus ?

4 de dezembro de 2007 às 14:55  
Anonymous Anônimo said...

Thandy, a-do-rei!!!!!!!!!!!!

Embora eu ande tirando chupa de laranja da boca de jumento, não tenho dúvida que vcs, elite, precisam do caviarzinho disponível.
Afinal é para onde vc está que eu pretendo ir.

E VIVA CAETANO!
Aliás, VIVA OS IRMÃOS VELOSO!!!

4 de dezembro de 2007 às 19:11  

Postar um comentário

<< Home