2 de dezembro de 2007

O registro histórico da explosão dos Paralamas

Resenha de CD / DVD
Título: Rock in Rio ao Vivo Os Paralamas do Sucesso 1985
Artista: Os Paralamas do Sucesso
Gravadora: MZA Music / EMI Music
Cotação: * * * (CD) e * * * * (DVD)

A informalidade dos figurinos usados por Herbert Vianna e João Barone na segunda apresentação dos Paralamas do Sucesso no festival Rock in Rio, em 1985, confirma que o pop carioca da época às vezes fazia literalmente jus ao (depreciativo) título de rock de bermudas. Mas, analisando o azeitado show em perspectiva, a partir de sua bem-vinda edição em CD e DVD, fica a constatação de que - não obstante as bermudas... - o jovem rock carioca começou a virar coisa de gente grande no palco armado na Cidade do Rock. Sobretudo o rock dos Paralamas. O trio carioca explodiu no festival. Seus dois shows - feitos em 13 e 16 de janeiro - foram uma espécie de big bang na carreira do grupo, como bem definem seus integrantes em texto escrito para o encarte do DVD, cuja edição foi coordenada pelo produtor Marco Mazzola, da MZA Music, gravadora que vem editando registros de shows do festival.

A gravação histórica ora lançada em CD (dispensável) e em DVD perpetua a segunda apresentação do trio, feita em 16 de janeiro, um dia depois da eleição indireta do civil Tancredo Neves para a Presidência do Brasil. Daí o sutil comentário do vocalista Herbert Vianna - "A gente vai ver aquela careca na TV por um bom tempo. Espero que alguma coisa de bom seja feita" - antes de apresentar Inútil, a música do Ultraje a Rigor que tinha virado um dos hinos nas campanhas pelas eleições diretas. Nem Herbert nem ninguém podia imaginar naquele dia de renovadas esperanças políticas que a careca de Tancredo Neves iria ser vista por muito pouco tempo. Ao contrário do presidente, contudo, os Paralamas foram longe e já mostraram energia incomum nessas apresentações da fase pré-Selvagem? (o clássico disco de 1986 que deu contorno adulto e brasileiro ao rock jovial do trio). Os Paralamas cresceriam muito.

Com imagem e áudio restaurados na medida do possível (todas as imagens dos shows do Rock in Rio I foram captadas pela TV Globo com as limitações técnicas da época), o DVD rebobina momento de glória na carreira dos Paralamas. Como sintetiza João Barone ao fim do ótimo documentário Por Trás dos Óculos, apresentado nos extras com mix de entrevistas atuais e de material jornalístico produzido pela Globo durante a cobertura do festival, o show dos Paralamas é o mais lembrado até hoje dentre todos do Rock in Rio. Daí a validade da edição do DVD. Em 1985, Herbert Vianna ainda usava óculos, tinha farto cabelo e tinha garra. Foram-se os óculos (logo limados a partir de bem-sucedida operação de miopia), foi-se o cabelo, mas permanece a garra que faz com que os Paralamas do Sucesso continuem na estrada 22 anos depois de seu big-bang.

4 Comments:

Anonymous Anônimo said...

dvd tudo bem, mas pra que cd?

2 de dezembro de 2007 às 13:00  
Anonymous Anônimo said...

Elementar, meu caro Joel... Pra ganhar mais dinheiro, claro! Coisas de gravadora ávida por lucrar.

3 de dezembro de 2007 às 10:44  
Blogger Márcio said...

Repito a pergunta que fiz em post anterior sobre o tema. Os dois shows do Paralamas no Rock in Rio 1 tiveram, cada um, no máximo 40 minutos de duração. Qual a duração do DVD, contando com os extras?

3 de dezembro de 2007 às 11:45  
Blogger Mauro Ferreira said...

Márcio, o dvd traz o show na íntegra e vem com documentário de cerca de 20 minutos. É um bom produto, mesmo com as limitações técnicas, já que imagem e áudio foram gravados em 1985.

3 de dezembro de 2007 às 11:48  

Postar um comentário

<< Home