4 de dezembro de 2007

Roupa Nova e o velho sentimentalismo natalino

Resenha de CD
Título: Natal Todo Dia
Artista: Roupa Nova
Gravadora: Roupa Nova
Music / Universal Music
Cotação: * * 1/2

Sexteto que viveu o seu auge produtivo nos anos 80, com sucessivos hits nas paradas radiofônicas da época, o grupo Roupa Nova teve sua carreira fonográfica revigorada com os dois volumes do projeto RoupAcústico. Escorado nesta injeção de ânimo, o grupo volta à cena com um disco de repertório natalino - gênero tradicional no exterior, mas que nunca pegou (para valer) no Brasil, com a exceção do álbum lançado por Simone em 1995.

A inédita e melodiosa faixa-título, de autoria de Maurício Gaetani, abre Natal Todo Dia e dá a pista do inevitável tom sentimental que permeia a maior parte do repertório. No mesmo estilo, aliás, aparece - mais no fim do disco - a também inédita e melodiosa No Fundo do Coração, de Cleberson e Márcio Horsth. E ambas estão dentro do que se espera do grupo Roupa Nova: canções palatáveis estruturadas segundo os cânones do gênero popular romântico. No entanto, o disco nem sempre evidencia o (inegável) talento do grupo: as harmonizações vocais, geralmente envolventes, à altura daqueles grandes conjuntos norte-americanos de doo wop. Como pode ser comprovado, aliás, na faixa Um Anjo Muito Especial, já em rotação (há meses) na trilha sonora da novela Sete Pecados.

No que diz respeito às harmonizações vocais, a propósito, vale ir direto para a faixa 5 e ouvir a bela introdução a capella de Silent Night / Noite Feliz. Infelizmente, o Roupa Nova não investiu tanto no seu maior trunfo. E o que se ouve também são pálidos covers de My Sweet Lord (o maior hit da carreira solo do beatle George Harrison, marco da busca espiritual do artista) e da linda What a Wonderful World, ambas cantadas no original em inglês. Mesmo a presença de David Gates - cantor do grupo Bread — na faixa Volte nesse Natal (a versão de Come Home for Christmas, de Gates) soa burocrática e reforça a impressão de Natal Todo Dia ser álbum aquém das possibilidades dos músicos e cantores do Roupa Nova.

Aliás, o resultado também é oscilante entre as cinco versões de músicas estrangeiras que formam o repertório - incluindo a batida Então É Natal (Happy Xmas - War Is Over, de John Lennon), que, no Brasil, foi popularizada na voz de Simone. O grupo surpreende positivamente ao assinar e a cantar versão de música fraterna de Michael Jackson. Heal the World, lançada por Jackson no álbum Dangerous (1991), virou A Paz na bacana versão em português de Nando, o baixista do sexteto. Em contrapartida, há versões que não fazem jus aos registros originais das músicas. Exemplo é Natal Branco, antiga versão de Marino Pinto para White Christmas, de Irving Berlin. A gravação do grupo é uma das mais fracas já feitas para o clássico, lançado por Bing Crosby em 1942 e regravado por Elvis Presley e Frank Sinatra, entre muitos outros cantores. Faltou roupagem realmente nova para o velho sentimentalismo natalino.

12 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Puro lixo! Só falta a Simone resgatar o dela também! Aliás duas bombas, uma de panetone e a outra de chocotone!

4 de dezembro de 2007 às 10:15  
Anonymous Anônimo said...

Oscilante é seu texto, Mauro, que bate e afaga o tempo todo. Se não gostou assuma e fale mal. Se gostou não tenha vergonha de dizer que é bom.

4 de dezembro de 2007 às 10:22  
Anonymous Anônimo said...

Natal é puro sentimentalismo e quase sempre cai para a hipocrisia. É assim no mundo todo. Nos Estados Unidos produzem todo ano as mesmas músicas nas vozes famosas na proporção que fomentam as guerras. Aqui no Brasil criticam , um país que tem mais cara dessa coisa, pq somos um povo extremamente passivo que passa por tanta coisa... Nada mais coerente do que cantar o natal. Somos alvejados por balas perdidas e não deixamos de pular carnaval, somos bombardeados por impostos injustos e não deixamos de lotar o maracanã no Fla x Flu. Tudo isso é tão ridículo e hipócrita quanto cantar canções de natal.
Por fim o CD da Simone ainda é o melhor no gênero até hoje.

4 de dezembro de 2007 às 11:33  
Anonymous Anônimo said...

A propósito do tema - e do comentário do anônimo 11:33 - me parece que o disco natalino da Simone é realmente um bom CD, mas maltratado pela crítica por puro preconceito, penso eu. E como normalmente acontece com tudo que é malhado pela crítica especializada, o povo gosta pra valer: basta dar uma circulada que logo vamos ouvir "então é natal..." e outras canções (muito bem) gravadas pela Cigarra. Há no CD bom resgate de canções natalinas antigas, mesclado com novidades, na época, como a versão do hino de Jonh Lennon (essa de fato popularizada pela Simone), além do clima bem brasileiro proposto pelos arranjos. É um CD natalino, que cumpre muito bem sua finalidade. E tb há pelo menos duas grandes interpretações, que poderiam figurar em qualquer outro bom lançamento da Simone: "Pensamentos", de Roberto Carlos, e a bela versão de "What a Wonderful World". Enfim, é isso aí: mesmo falando mal, Simone deixa marcas fortes na cultura nacional.

4 de dezembro de 2007 às 13:50  
Anonymous Anônimo said...

Tenho um medo horrível do Natal. Esses discos só fazem piorar. Meu Rivotril, vite, vite!

5 de dezembro de 2007 às 12:45  
Anonymous Anônimo said...

Vai dormir mais cedo, Ofélia, querida.

5 de dezembro de 2007 às 14:16  
Anonymous Anônimo said...

Natal... Simone... Roupa nova... hummm
Sinto q vou vomitar

5 de dezembro de 2007 às 14:57  
Anonymous Anônimo said...

Tenho medo de gente como vc, ofélia!

5 de dezembro de 2007 às 18:38  
Anonymous Anônimo said...

Bulimia é assim mesmo você come ve devora o que adora e depois vomita mas tenho uma novidade ....tem cura!!!!Então é natal...e o que vc fez?

5 de dezembro de 2007 às 21:09  
Anonymous Anônimo said...

11:33 hipócrita é o seu comentário. Faça por onde então! Ao invés de ficar com o seu glúteo na frente da tela de um computador escrevendo asneiras. Só podia ser fã dessa Simone!

6 de dezembro de 2007 às 09:43  
Anonymous Anônimo said...

9:43 - Se doeu tanto, algo nas asneiras que escrevi te serviu de carapuça? Parece...

PS. Não sou fã de carteirinha de ninguém. Acho isso ridículo.

7 de dezembro de 2007 às 10:14  
Anonymous Anônimo said...

EU ACHO O GRUPO ROUPA NOVA MARAVILHOSO.SÃO PESSOAS QUE TOCAM MUITO BEM.CANTAM DE FORMA EXTRAORDINÁRIA.É UM EXEMPLO DA BOA MÚSICA!!!TEM GENTE QUE NÃO SABE O QUE DIZ.

28 de maio de 2008 às 22:04  

Postar um comentário

<< Home