7 de outubro de 2007

Alcione, Beth e a originalidade do estilo de Clara

Alcione reacendeu no programa Sem Censura da última terça-feira, 2 de outubro, a polêmica em torno da originalidade do estilo de Clara Nunes - discussão quente despertada pela recém-lançada biografia de Clara (em foto de Wilton Montenegro), Guerreira da Utopia, escrita pelo jornalista Vagner Fernandes. Em sincero e raivoso depoimento ao autor do (excelente) livro, Beth Carvalho reivindica a primazia de ter gravado samba antes de Clara e acusa a colega de ter copiado um figurino e um cabelo que teriam sido criados para Beth por Zuzu Angel e Silvinho. No Sem Censura, do qual Vagner era um dos entrevistados, Alcione entrou na briga e defendeu Clara das acusações de Beth e disse, marota, que ia dar "pulserinha chamada desconfiômetro" para a colega, ressaltando que tanto o repertório de Beth como o de Clara são "inatacáveis".

A briga é inútil nessa altura do campeonato. Uma vez procurada pelo autor da biografia, Beth está no seu direito de contar a sua verdade. Contudo, a tese da cópia do estilo - defendida por Beth no livro sem provas concretas - mais parece um sintoma de seu ressentimento pelo fato de Clara ter feito sucesso com o samba antes dela. No livro, Beth argumenta que já gravara samba no LP Andança, de 1969. Data por data, Clara fez relativo sucesso em 1968 com Você Passa Eu Acho Graça, samba de Carlos Imperial que, malandro, forjou uma parceria com Ataulfo Alves na música para obter mais credibilidade no gênero. Por outro lado, Beth tem razão quando ressalta que Clara somente ficaria íntima do samba com o tempo. Aliás, uma das grandes contribuições da biografia de Vagner Fernandes é mostrar como a imagem de sambista com visual afro-brasileiro - adotada por Clara a partir de 1971, ano em que estourou com o hit Ê Baiana - foi pré-concebida por Adelzon Alves, radialista que assumiu a função de produtor dos primeiros discos de samba da cantora. Clara não estava dando certo no Rio de Janeiro. Tentou em vão emplacar com boleros, flertar com a Jovem Guarda e despontar como intérprete de festivais. Diante do fracasso de tudo, o samba lhe foi apresentado como uma tábua de salvação. Quase um golpe de marketing - se já existisse o termo na época. Mas, por conta disso, Beth ficou sem espaço na gravadora Odeon para cantar samba e teve que se transferir para a Tapecar.

Marketing à parte, Clara Nunes abraçou e amou verdadeiramente o samba e, de 1971 em diante, construiu discografia nobre. Beth, que somente gravaria seu primeiro LP de samba em 1973, seguiu a mesma trilha com igual nobreza. Como referência para o samba, a discografia de Beth nos anos 70 e 80 é tão ou mais importante do que a de Clara - até porque Clara, a partir de sua união com Paulo César Pinheiro, em 1976, abriria o leque estético de seus discos, priorizando o samba, só que transitando cada vez mais por outros ritmos brasileiros. Enfim, as duas cantoras têm lugar de honra na história da música brasileira. A rivalidade existiu - e a biografia de Clara cumpre sua função histórica ao relatar a real existência das desavenças entre as cantoras - mas a discussão não altera o status nobre das duas artistas de rara grandeza, cujas obras são imortais.

91 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Mauro, achei excelente sua interpretação do fato. Também assisti a entrevista, e recalques à parte,tenho certeza da importância de ambas para a shistória do samba. E acho também, apesar da sua bagagem nessa história do samba, que Alcione émeio despeitada com a Beth, talvez pq essa nunca tenha caido na teia da indústria, gravado essa porcariada que tem sido os Cds da Alcione.

7 de outubro de 2007 às 10:40  
Anonymous Anônimo said...

Anônimo de cima tem total razão. Aplausos pra você meu irmão! Mauro sinceramnete eu gostei mais da sua crítica do site do Jornal O Dia. De forma alguma a Beth deu um depoimento RAIVOSO (?). Quem lê o livro, percebe que a Beth simplesmente não falou nada demais, deu somente a sua versão dos fatos. E transcrevo aqui o que escrevi no ODia, por favor pode publicar:

"Salve Mauro Ferreira! Muito obrigado por esta crítica, por favor Mauro, coloque também no Notas Musicais. A Alcione perdeu uma oportunidade de ouro em manter-se calada visto que não vivenciou nada e foi atrás de futricos alheios. Sem contar que se lançou na carreira em 1975, no disco A Estréia, e este fato é de muito antes, da época da em que a Beth estava na Odeon, e depois insatisfeita foi parar na Tapecar. A Alcione foi no embalo das "Marias" quando na verdade era uma simples caloura de auditório. Ela nem vivenciou isto, pois nem do meio era ainda, era uma crooner de boate, frequentava programas de auditório, saída do Maranhão e nem convivia no meio de gravadoras. Jair Rodrigues foi quem trouxe a Marrom para gravar no ano de 1975.
Beth errou agora? Pode até ser que sim, pois, não deveria ficar remoendo fofocas. Explicou o mal entendido por conta de uma pessoa mal intencionada, uma tal de Elisabeth da Jovem Guarda e fez esta citação que de forma alguma, pra quem leu o livro, NUNCA diminuiu ou desmereceu a história da Clara. Pelo contrário, no livro constam até zombarias da Clara, que ficava na pilha influenciada por seus "amigos" para sacanear a Beth. Sinal de que a Beth também incomodava. Mas deixa pra lá, fico com a imagem da foto de ambas em momento de confraternização na página 280 do livro, o resto deixo para essa imprensa "marrom" se refestelar. Tomara que a Beth não entre na pilha!

PS: Alcione deveria divulgar melhor o seu disco visto que repetiu o seu feito: cantora de voz potente e excelente com um péssimo repertório. Salvam-se os sambas: Laguidibá e Mangueira é mãe (em duetos surpreendentes com Mart'nália e Marcelo Falcão). Beth NUNCA gravou BOMBAS!
PS2: Apesar de gostar e ter os seus discos, que eram melhores nas décadas de 70 e 80,fiquei decepcionado com as declarações da Alcione. Ela deveria ser menos cara-de-pau e não ficar frequentando por exemplo a festa de 60 anos da Beth no Bom Sujeito da Barra. Até porque se não gosto de uma pessoa, evito frequentar os ambientes em que esta esteja. Principalmente se a homenagem for para um rival-anfitrião.
Abraços e como fã da Beth não fico calado não!"

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

7 de outubro de 2007 às 12:13  
Anonymous Anônimo said...

Os últimos discos da Alcione, ainda que repetitivos, ainda são melhores que aqueles feitos na BMG nos anos 80 - quando rendeu-se a Miguel Plopschi, Sullivan & Massadas etc. E, cá entre nós, estão num mesmo nível de mesmice que os também repetitivos de Beth Carvalho, a qual, ainda que tire onda de purista do samba, é uma tremenda ingrata. Seu primeiro sucesso foi em dupla com os Golden Boys, e seu primeiro LP foi produzido por um deles - numa época em que ela vinha há anos ralando a bordo de grupos de bossa, de samba etc, sem muito sucesso. Ou seja, Beth é uma ingrata e tem um passado tão pouco puro quanto o de Clara, cuja pré-história sempre fica obscurecida pelas tentativas de Paulo Cesar Pinheiro de tapar o sol com a peneira. Que bom que saiu esta biografia, já que ao selecionar as faixas extras das reedições de Clara o cidadão sempre procurou limar as canções que mostrassem os caminhos por que Clara passou.

7 de outubro de 2007 às 12:14  
Anonymous Anônimo said...

Discordo da opinião do anônimo a cima, Beth nunca foi ingrata e se patina pela repetição do seu repertório é devido a crise que a indústria enfrenta e impõe ao artistas regravações. E também sobre os caminhos que Clara percorreu: o que você queria filhão? Ela era novata, e muitas cantoras, principalmente hoje, são obrigadas a cantar o que a gravadora impõe imagina naquela época.
Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

7 de outubro de 2007 às 12:24  
Anonymous Anônimo said...

Alcione não é despeitada com Beth. Era grande amiga de Clara e, como cantora de samba, também tem o direito de manifestar-se. Beth, é uma grande dama do samba, mas a forma como tem se portado ultimamente (episódio Mangueira e com essas declarações sobre Clara), tem tirado o brilho e a nobreza que sempre teve. Se ficasse + quietinha nesse sentido continuaria sendo queridinha mesmo entre o público de Clara que suponho ser bem superior. Clara é MITO. Salve Clara!!!

7 de outubro de 2007 às 12:24  
Anonymous Anônimo said...

O tempo passa, e as verdades da época se evaporam no ar, mas para quem viveu intensamente os anos 70 ela é uma só:
Independente de quem copiou quem,ou de quem vendeu mais ou não, nos anos 70 não havia discussão critica de avaliação sobre clara ou beth, porque a verdade na epoca era uma só: clara podia vender muito mais, mas nunca teve em vida o reconhecimento critico de Beth. Para os formadores de opinião e para critica não havia discussão: Beth era a artista a se admirar e louvar.Clara era considerada uma artista muito popular mas menor. Inclusive sempre foi considerada, independente da obra, uma cantora de parcos recursos. Proximo da sua morte fez um show espetacular e de grande sucesso com o celebre figurino de conchas na cabeça que começou a mudar a avaliação sobre sua importancia. Eram outros tempos e a MPB estava no auge do seu prestigio. Podiamos assistir num mesmo shopping, o da gávea, dois shows memoraveis: o de Clara e o Gal Tropical. Logo apos o show, clara lançou o disco Nação que consolidou o que a critica havia farejado anteriormente, mas definitivamente clara em vida nao teve tempo de operar uma mudança sobre o seu conceito para a critica ou os formadores de opinião. Isso aconteceu apenas muito anos apos sua morte com a ajuda fundamental de marisa monte.

7 de outubro de 2007 às 12:24  
Anonymous Anônimo said...

Nossa q lindo Clara Nunes tornou-se + importante graças à ajuda carinhosa da Marisa Monte. Disparate!!!!

Como disse Sophia de Mello Breyner: Os críticos usam péssimas gravatas!

7 de outubro de 2007 às 12:30  
Anonymous Anônimo said...

retificando Mauro: impõe aos artistas e acima.
Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

7 de outubro de 2007 às 12:32  
Anonymous Anônimo said...

Essa da Marisa Monte filhão, tomou o quê? Gardenal. Marisa Monte nunca nem cantou Clara.
Ambas são importantíssimas para o samba e não é atacando uma e desmerecendo a outra que as discussões devem ser levadas. Parece coisa de fã-clube! Das menininhas da Clara, sejam mais maduros e reconheçam que essa suposta rivalidade só enobreceu e ajudou a vender o samba, repertório em questão.
Quanto aos problemas Beth x Mangueira, aviso ao desavisado de plantão que Beth solicitaou muito antes um lugar para desfilar, mas por outras questões a Diretoria resolveu barrar, e só voltou atrás quando a imprensa CAIU MATANDO DE PAU, pois se tinha lugar para Preta Gil desfilar não teria para uma Beth Carvalho por tudo que já fez pela escola? Não fiquem distorcendo os fatos! As Diretorias passam, mas a Mangueira fica! E Bet se Deus quiser voltará a desfilar quando as coisas mudarem!
Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

7 de outubro de 2007 às 12:39  
Anonymous Anônimo said...

Retificando de novo e desculpe Mauro, mas pelos rumos dos posts, quero escrever antes de ler mais asneiras, por isso não estou revisando. Onde se lê: solicitaou e Bet, leia-se: solicitou e Beth. Abração Mauro,

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

7 de outubro de 2007 às 12:43  
Anonymous Anônimo said...

Alcione é sem dúvida a despeitada de plantão! Está a anos luz atrás do reconhecimento das outras duas.

7 de outubro de 2007 às 12:50  
Anonymous Anônimo said...

Público superior de Clara....os tocadores de atabaques e invejosos secas-pimenteiras de plantão? Seriam esses? Clara cantava muita música de macumbeiro, samba de qualidade quem canta é Beth.

7 de outubro de 2007 às 12:57  
Blogger Doug said...

E qual o problema de cantar sambas de macumbeiro?? São lidíssimos e a Clara sabia disso...

Disseram aí que a Clara tinha parcos recursos.... pode até ser. Mas, por acaso, a Beth Carvalho é dona de voz potente, extensa e tecnicamente irrepreensível??? Não é. É, assim como Clara, dona de um timbre bonito, boa intérprete e de estilo original.

Acho uma besteirada essa história de quem foi a pioneira cantando samba, como se a primazia em gravar sambas dessa à Clara ou a Beth o título de dona do samba ou o monopólio sobre o estilo. O FATO é que as duas fizeram muito sucesso cantando samba, e ambas foram excelentes nisso (aliás, àquela época a Alcione, que veio depois das duas, também era um grande sucesso e dona de um ótimo repertório). A única verdade é que Beth Carvalho e Clara Nunes são cantoras de mesmo peso dentro da história do samba e da música brasileira como um todo. Ambas são excelentes e importantes, nenhuma é maior que a outra.

7 de outubro de 2007 às 13:44  
Anonymous Anônimo said...

Beth Carvalho é boa, mas é monocódia, varia pouco. O que tem acontecido com Beth é que ela tem visto Clara Nunes reverenciada pelas novas cantoras (Monica Salmaso, Rita Ribeiro, Teresa Cristina, e até Renato Braz, etc...) e não tem sentido que influencia o suficiente as novas gerações, nem tem tido o mesmo reconhecimento (exceto da crítica) que Clara Nunes. Mas reconhece-se que Clara depois de morta, como Elis, virou MITO, como lembraram acima. E o desavisado acima esquece que o samba vem do terreiro - mas fazer o que? - um sujeito se revela preconceituoso e ignorante num mesmo post...lamenta-se!

7 de outubro de 2007 às 14:43  
Anonymous Anônimo said...

Bem, eu já acho que Clara tinha uma vitalidade, uma alegria, que Beth Carvalho, apesar de ser quase tão boa cantora quanto, não tem. Acho Clara mais expressiva e seu repertório mais interessante. Mas Beth, sem dúvida, é tão importante quanto. Essa discussão é boba, não me interessa quem fez o que, ninguém é perfeito e todas duas fizeram um trabalho admirável. Quanto a Alcione, já não acho que seja a mesma coisa.

7 de outubro de 2007 às 15:15  
Anonymous Anônimo said...

não há disparate algum. marisa monte ajudou, sim senhor, e muito na reavaliação critica de clara nunes. Nos anos 90 clara estava completamente esquecida. Marisa foi certamente uma figura fundamental na colocação de clara de novo no circuito. Foi marisa a primeira pessoa com espaço na midia a falar constantemente de clara, da importancia de clara, do repertorio de clara. Assim como fez com paulinho da viola o resgatando para as novas gerações.
Repito: não há disparate algum. para quem começou a curtir musica apartir dos 90 pode parecer. Mas antes de Marisa, ninguem, mas quase ninguem tocava ou lembrava do nome de clara.
E pra quem duvida é só pesquisar nas reportagens da epoca do falecimento de clara. A sua importancia para a MPB naquela epoca era tida como muito relativa.
e não é porque sou fã de beth não...prefiro mil clara.

7 de outubro de 2007 às 18:13  
Anonymous Anônimo said...

Elizabeth Sanchez, a cantora referida por Beth como "da Jovem Gaurda", era cantora e compositora, fez músicas do David Nasser e era elogiadíssima. Infelizmente andou demais com Paulo Sérgio, por serem da mesma gravadora Caravelle no final dos anos 60 e, ainda que tenha feito alguns bons discos pela RGE, acabou se perdendo e tendo seu talento como cantora e compositora subestimado por ser uma mulher muito bonita. Após mais alguns discos ainda nos anos 70, pendurou as chuteiras para ser mãe de família. E parece estar muito bem assim.
Beth Carvalho poderá levar uma bela resposta pela acusação que fez.

7 de outubro de 2007 às 21:42  
Anonymous Anônimo said...

Doug e 3:15 tem razão nos comentários. Em relação a esta primazia em cantar samba, isso não leva a nada. Torno a repetir, ambas foram fundamentais para elevar o samba nas primeiras posições das paradas de sucesso. Tinham o mesmo cartaz. Foram ontem o que hoje são em termos de popularidade as Ivetes, Marisas e Anas. Abs,

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

7 de outubro de 2007 às 22:07  
Anonymous Anônimo said...

Diogo Santos disse :

É no mímino risivel a entrada de Alcione nesse embate. Uma cantora que há anos deixou ' o samba morrer ' não poderia falar nada ...
Acho que ela " perdeu perdeu " a oportunidade de ficar calada !
Talvez Cristina Buarque, que considero a 'outra madrinha do samba ' tenha mais autoridade pra falar.

Já a Beth Carvalho é maravilhosa. Trouxe a ribalta grandes compositores , resgatou outros esquecidos e NENHUM cd dela em mais de 40 anos de estrada é ruim.

Clara Nunes nada posso falar pois, ' Feira de Mangaio ' a parte, não é minha praia não !E esse livro não li e nem tenho vontade de.

No mais ...
Salve o samba minha gente
caxias.diogo@bol.com.br

7 de outubro de 2007 às 23:56  
Blogger Unknown said...

Bom sou 40entao e cresci ouvindo Clara, Beth e Alcione...dentre as 3, Beth pra mim seria a ultima que eu lembraria.
Clara Nunes foi tudo - era uma artista carismatica, dona de uma voz de timbre lindissimo, corajosa em assumir sua Afro-Brasilidade em sua arte e ela eh um MITO.
Clara no disco Alvorecer ja se vestia de rendas e cantava Pau de arara, Sindorere e O que eh que a baiana tem, entao este visual que Beth alega ter sido lancado originalmente por ela nao me faria mudar em nada meu amor a arte de Clara.
Alcione tem timbre belissimo, o repertorio caiu sim, mas ela gravou muita coisa maravilhosa. Beth nao eh uma cantora necessaria a minha felicidade, ela nao eh uma voz que eu tenha que ouvir.
Tambem acho irrelevante o fato de Clara ter passado por diversas fases, estilos e tal...eu ate hoje estou buscando a minha "batida perfeita" - bobagem!
Quanto a Marrom opinar, acho que ela esta muito certa em falar sim, se a Beth declarou ao autor do livro sua versao dos fatos, por que que a amiga de Clara nao pode se manifestar?
Acho mesmo ridiculo a Beth querer desmerecer qualquer coisa em relacao aa Clara, mesmo que seja so o visual...o Boy George nao sabia da existencia do Ney Matogrosso e muitos no mundo inteiro acreditam que o visual dele era original. Madonna apareceu na ultima turne crucificada em uma cruz enorme de cristais e este mundo madonico nem sabe que no Brasil, o Neville de Almeida ja havia feito uma cena lindissima com Vera Fischer crucificada em sua versao cinematografica de Navalha na Carne(acho que era este o filme...nao me lembro bem), mas enfim, eh tudo uma questao de espaco, tempo e marketing.

Quanto ao autor do Blog - nota dez pra voce Maurinho..o seu blog eh o melhor do genero no Brasil, voce nos mantem informado de tudo e escreve como poucos. A tal polemica eh boa mesmo para desmascarar esta guerrinha entre cantoras mesmo...eh otimo saber destes babados.

Quanto a importancia de Marisa Monte: bem acho Marisa otima mas regravar um sucesso de Clara ou se utilizar do look dela pode ser paixao verdadeira ou estrategia de marketing...vindo dela naquele momento pra mim, ainda era marketing.
CLARA nunca precisou dela para ser lembrada pelos fans. Se o caro anonimo tivesse dito que Marisa, ao regravar Clara ou cantar com Paulinho da Viola, faz com que os jovens conhecam ambos artistas, ai eu concordaria plenamenTCH!

Abracos musicais! E viva Clara!

8 de outubro de 2007 às 01:05  
Anonymous Anônimo said...

Só vou dizer uma coisa, gosto cada um tem o seu. Só não acho justo as viúvas, viúvos, carpideiras e afins da Clara e os fãs xiitas da Sra. Alcione desmerecerem ou difamarem a importância de uma Beth Carvalho. Volto a repetir, essa cantora (Alcione) e vocês terão de engolir o feito que Beth Carvalho fez descobrindo a galera do Cacique de Ramos. Músicos, compositores e cantores. Verdadeira descobridora de talentos! Discografia única, sem igual. Sem mais, eu fico por aqui nesse post para não me estressar. Salve Beth! Salve Clara! E salve a outra! Abraços,

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

PS: Mauro, descobri no you tube dois vídeos sobre o Mulheres da Mangueira, da Rosemary. Alguma notícia? Abração.

8 de outubro de 2007 às 08:56  
Anonymous Anônimo said...

A Beth Carvalho deve morrer de inveja mesmo da Clara.
Quase 25 anos que a mineira guerreira se foi e ela continua contemporânea.
Referência para artistas da nova geração como Vanessa da Mata, Mônica Salmaso, Marisa Monte, Rita Ribeiro, Bebel Gilberto e tantas outras.
Clara tinha um carisma especial. Isso Beth não tem.
Clara era uma cantora com C maiúsculo. Beth tem um voz limitada.Em show ao vivo o público é quem a socorre.
Viva Clara!!!

8 de outubro de 2007 às 10:33  
Anonymous Anônimo said...

Morrer de inveja de uma falecida....só vcs.

8 de outubro de 2007 às 10:38  
Anonymous Anônimo said...

Marcelo,

Esqueci de assinar o comentário das 3:15. Esse tipo de intriga é amplamente difundinda e alimentada pela imprensa porque $ vende - o povo fica satisfeito por saber que aquela pessoa famosa falou mal de outra ou atirou um cinzeiro na empregada; se fulana age assim, quem lê também não precisa fazer esforço pra se esforçar pra nada. É simples (e bobo) assim. Não acredito que Beth Carvalho tenha sido mesquinha na declaração, mas infelizmente ela terá que aturar a exploração desse episódio.

No mais, Beth Carvalho, como Clara Nunes e Paulinho da Viola, são grandes cantores de samba e grandes artistas. Ninguém poderá negar isto.

Já Alcione é uma cantora brega, tipo Simone, que de vez em quando (finge que) canta um samba, o que é lamentável. Ela (Alcione, por favor) pode até ter uma voz bonita, mas e daí?

8 de outubro de 2007 às 13:18  
Anonymous Anônimo said...

Adorei a atitude da Alcione em defender sua amiga, por isso a cada dia que passa admiro mais o caráter dessa mulher.

8 de outubro de 2007 às 13:59  
Blogger Unknown said...

Resumo da Ópera: Ego, ego, ego...Ego, ego, ego...Ego, ego, ego...Ego, ego, ego...Ego, ego, ego...Ego, ego, ego...Ego, ego, ego...Ego, ego, ego...Ego, ego, ego...Ego, ego, ego...Ego, ego, ego...Ego, ego, ego...Ego, ego, ego...Ego, ego, ego...Ego, ego, ego...Ego, ego, ego...Ego, ego, ego...Ego, ego, ego...Ego, ego, ego...Ego, ego, ego...Ego, ego, ego...Ego, ego, ego...Ego, ego.

8 de outubro de 2007 às 14:01  
Anonymous Anônimo said...

Fátima, reitero tudo que você comentou. Como o nível desse blog melhorou com os seus comentários e de alguns, por essas e outras que resolvi comentar novamente. Quem leu o livro notou que a Beth simplesmente deu a sua versão aos fatos. Ela foi a outra parte confrontada, portanto, somente ela e a Clara para relatar. A outra cidadã, é uma recalcada. Se meteu numa conversa que não dizia respeito. E detalhe, o circo foi armado no programa da Sra Leda Nagle, que assim como a outra, era amiga da cantora. Por essas e outras que a Clara brigou com a Beth, graças a certas amizades. Chego a conclusão que Beth deve se calar, nada vai favorecê-la nessa história. Mas, ainda bem que existem pessoas inteligentes, que enxergam a outra face da moeda. E a biografia do Vágner está ótima! Eu recomendo, o contexto se você lê, constatará que a Beth não comentou NADA demais. Mas os fãs "fanáticos" da Clara e da D. Cafona se acham no direito de somente eles contarem a história do seu jeito. Sirvam-se e sintam-se confortáveis a escrever as suas versões, eu como gosto da cantora comprarei quantas achar necessárias. Um beijo Fátima,

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

8 de outubro de 2007 às 14:21  
Anonymous Anônimo said...

Se o povo que lê este blog tem o direito de opinar, por quê Alcione não tem ? Fez muito bem em defender sua amiga, que não está mais aqui, e mesmo morta, Clara ainda emociona as pessoas, coisa que Beth nunca vai conseguir.

8 de outubro de 2007 às 15:15  
Anonymous Anônimo said...

A Beth é a rainha do embalo, primeiro foi no de Clara Nunes, depois no de Jovelina e Zeca Pagodinho, por uns tempos se misturou com pagodeiros da década de 90...
Se toca Dona Beth, vai procurar músicas inéditas pra gravar que vc ganha mais; Clara e Alcione estão no patamar das grandes cantoras, não precisam imitar uma simples sambista desafinada como a senhora.

8 de outubro de 2007 às 16:37  
Anonymous Anônimo said...

Parabéns Mauro, falar que a discografia da Beth é tão ou mais importante para o samba. Isso todo mundo sabe e todas as pessoas do meio. Essas palavras valem por todas as calúnias que ainda virão. Quem sabe, sabe e esse reconhecimento já vale por mil posts elogiosos à Beth, independente dos futuros projetos.
Parabéns o resto é perdeu, perdeu. A "Alci" se rasga pois sabe que "perdeu, perdeu" a muito tempo o respeito do sambista.

8 de outubro de 2007 às 16:42  
Anonymous Anônimo said...

4:42
Pra Alcione o que vale é o respeito do povo, o que os puristas do samba vão pensar é problema deles. Alcione é uma das nossas melhores cantoras, que pode fazer frente a qualquer negra americana; tem voz e talento pra cantar o que quer, diferente da Dona beth, que só pode cantar male mal sambas, os mesmos desde a década de 70. Se tem alguém que se rasga é a Beth, por inveja do sucesso da Marrom, que não precisa ficar se envolvendo em brigas para aparecer na mídia, como a Beth, que apareceu muito no episódio Mangueira.
Fala o que quer, ouve o que não quer, bem feito pra Beth.
Salve Clara Nunes.

8 de outubro de 2007 às 16:54  
Anonymous Anônimo said...

4:42
A Alci, pode ter perdido o respeito do sambista, mas eles adoram aparecer a lado dela !

8 de outubro de 2007 às 16:56  
Anonymous Anônimo said...

A discografia da Beth é tão boa assim ? só se for para os churrascos em cima da laje !

Andreia - Niteroi

8 de outubro de 2007 às 17:04  
Anonymous Anônimo said...

Beth Carvalho é uma sambista respeitada, gravou discos lindos, e é importantíssima por defender o samba e amadrinhar diversos compositores, descobrir talentos, etc. É tbm bastante respeitada pela crítica. Mas não tem, nem teve junto ao povo o carisma de Clara Nunes. Clara sofreu preconceito dos 'críticos' (rs) por isso, mas hj quando se vê/ouve os discos de Clara quem não fica deslumbrado? Quem pode dizer que não são de bom gosto? Estão ali reunidos grandes sambistas verdadeiras pérolas de compositores que vão de Caymmi a Vinícius, Chico, Sivuca, Dona Ivonne Lara, Candeia, Guinga, Ney Lopes, Élton Medeiros, João Nogueira, Mestre Baracho, etc, etc. etc. Clara não cantava apenas samba (como é a maior parte do repertório de Beth), seu repertório abarcava uma diversidade maior, um repertório miscigenado como é o Brasil (Valsa, bolero, samba, maxixe, jongo, lundu, ijexá, ponto de candomblé, fado, ciranda, baião, etc.). É contantemente relembrada e homenageada pelas novas cantoras, mostrando que beberam muito de sua influência. (Embora eu sempre prefira a guerreira do que as regravações), Já tivemos ai diversas delas que a homenagearam: Elba, Alcione, Marisa Monte, Mônica Salmaso, Rita Ribeiro, Teresa Cristina, algo que Beth em vida ainda não conseguiu, apesar de ser, repito - reconhecidíssima pelos críticos. Não podendo atacar o repertório de Clara, Beth falar de cabelo e de roupas me parece bobagem, (mesmo que isso possa ser verdade, o que não se sabe!) O certo é que esse visual reclamado por Beth sempre ficou melhor e virou marca registrada de Clara. Beth tem todo o direito de contar sua versão dos fatos, no entanto considero que reacendeu uma polêmica desnecessária, que em nada acrescenta à sua imagem, nem consegue desmerecer a de Clara, enfim ... será cobrada por isso... (o que eu lamento, pois prefiro ver Beth fazendo o q melhor sabe: - Bom samba!). Perdeu oportunidade de ser elegante, como sempre foi Bethânia em relação a Elis, por exemplo.
Rivalidades sempre ajudaram as gravadoras a vender, pois criam exércitos de defensores, rs.
Ambas são importantíssimas na história do samba.
Adoro Beth, mas prefiro dançar no terreiro de Clara.

Obs1. No aguardo do cd de Elba, onde ela canta "As forças da natureza"!
Obs2.Me emociona ler a dedicatória do cd "Chora brasileira" - Nana Caymmi - 1985 : "Clara querida - Estamos no estúdio I, fazendo mais um disco. Que falta você faz! Continuo na Odeon. Dori e eu não te esquecemos.Até um dia. - Nana.

ETERNA.

Saravá Guerreira!

8 de outubro de 2007 às 17:09  
Anonymous Anônimo said...

Realmente é difícil concorrer / competir com uma morta. Quanta besteira...

8 de outubro de 2007 às 18:27  
Anonymous Anônimo said...

Beth Carvalho foi convidada a depor para uma biografioa sobre Clara Nunes e narrou a sua versão dos fatos em que ela própria estava envolvida. Teria sido hipócrita se apenas fizesse elogios à Clara como cantora, só que Beth não é hipócrita nem se vende pelo sucesso fácil (como Alcione, por exemplo). Disse o que pensava, sem, no entanto, desmerecer o trabalho de Clara Nunes, o que faria dela uma estúpida, coisa que ela está longe de ser.

8 de outubro de 2007 às 19:23  
Anonymous Anônimo said...

Alcione é uma cantora de possibilidades ilimitadas,como Clara era ,e outra caracteristica comum entre as duas era as amizades longas e verdadeiras.
Dái vem Clara ser uma cantora morta a decadas e lembrada por fãs e novos admiradores.
Alcione fez bem em defender a colega ,afinal Beth encrenca com todo mundo.
E até Simone e gal esnobam carvalho.Se o projeto de sambas fosse maranhense concerteza choveria colegas ,pois Alcione é querida por gregos e troianos

8 de outubro de 2007 às 20:43  
Anonymous Anônimo said...

Beth tem q se curvas p clara e pa alcione afinal elas são cantoras não sambistas.
Simone foi citada como brega porem nunca aparece por fazer fuzue em escola de samba ou tentando manchar o nome de qm não pode se defender.

8 de outubro de 2007 às 20:55  
Anonymous Anônimo said...

Realmente é difícil concorrer / competir com uma morta. Quanta besteira... (2)

Quem tem inveja de defunto nesse mundo de Deus?

8 de outubro de 2007 às 20:58  
Anonymous Anônimo said...

Clara ,alcione ,nana ,elis ,gal ,
simone são cantoras cantoras.
Beth ,jovelina ,leci sambistas por favor cada macaco no seu galho.
Conselhinho p D beth tente imitar clara ou alcione quem sabe se sinta mais amada pela classe artistica ,confusão ñ leva a nada

8 de outubro de 2007 às 20:59  
Anonymous Anônimo said...

Alcione fala qualquer coisa, se for entrevistada novamente sobre este assunto falará outra coisa, não é a toa que Beth Carvalho ficou tanto tempo sem falar com ela. Por mais que elas tentem negar sempre houve rivalidade na Mangueira entre Alcione e Beth. Aliás, sempre há rivalidade entre Beth e pessoas populares, como Clara. Porque uma coisa que a Beth Carvalho não consegue ser é popular. E a galera do Cacique de Ramos que deu sobrevida a carreira da Beth Carvalho, senão ela já tinha desaparecido lá na década de 80, e eles estariam aí, como estão, fazendo sucesso (Jorge Aragão, Arlindo, Zeca...).
Acho Alcione totalmente irresponsável nas suas declarações, mas Beth Carvalho também não precisava reacender esta história, para voltar a aparecer mídia.
Resumindo: Beth tem ótimo repertório e é uma cantora mediana, cada vez pior.
Alcione, tem péssimo repertório (sempre teve), e é uma ótima cantora, cada vez melhor.
Clara Nunes, pelo menos o que conheço da obra dela, tinha um ótimo repertório e era uma ótima cantora, acima dessas duas.

8 de outubro de 2007 às 23:28  
Anonymous Anônimo said...

Até parece que Beth Carvalho convocou uma entrevista coletiva para falar mal de Clara Nunes... ela foi convidada a depor para um livro sobre Clara Nunes e contou o motivo da rivalidade das duas. Pronto! Se todos sabem que Beth e Clara não se bicavam, qual o motivo da surpresa??? Seria ridículo se ela tecesse elogios e fingisse que sempre foram amiguinhas de fazer tricô. Não sei se acredito ou concordo com Beth no que se refere à Clara Nunes, mas a respeito como artista, como grande representante da MPB, digna, de qualidade. Uma cantora que nunca se prostituiu artísticamente, como a Marrom faz a anos. Acho que o motivo da Marrom 'defender' à Clara deve ser muito mais pessoal, afinal a Beth carvalho nunca passou a m~~ao na cabeça da Alcione aprovando seu repertório de terceira feito de enomenda pra agradar o povão de mau gosto e vender muito e ganhar muuuito dimdim. Beth pode rivalizar com Clara pq está no mesmo nível desta. Alcione, com sua bela voz, infelizmente preferiu ficar no time de Fafá de Belém, Joanna, Rosana e Roberta Miranda: as bregas de plantão.

9 de outubro de 2007 às 09:07  
Anonymous Anônimo said...

Complementando o anônimo das 09:07, a Beth não precisa gravar perdeu, perdeu, músicas que rimam com Perestroika, negão de tirar o chapéu não posso dar mole senão creu e a última pérola da recalcada-mor "sai logo do armário que é coisa de otário e eu te passo a Maria da Penha".
Beth nunca gravará lixo como essa cidadã ridícula. O repertório da Beth é Biscoito Fino, Alfajor e o da Alcione é Bolacha Maria das bem vagabundas.

9 de outubro de 2007 às 09:48  
Anonymous Anônimo said...

Jane, paulista de Osasco,

Nana e Alcione estão no mesmo patamar de Beth. E as outras estão longe dela na escolha do repertório. Eu achava que paulista gostasse de música sertaneja (não a verdadeira e de raiz) e frequentasse programas de auidtório. Que bom que você é diferente, talvez seja menos burra do que parece.

9 de outubro de 2007 às 09:56  
Anonymous Anônimo said...

O que comentar??? Diante de tanta besteira que li acima a impressão que tive é que estava em um destes programas de TV que vivem de discutir desavenças, brigas, fofocas.....
Parece que se esqueceram que vivemos em um país onde as diversas crenças, assim como os diversos estilos musicais sempre andaram de mãos dadas.
Há espaço e gosto para tudo.
Acima de qualquer julgamento, vale sempre mais o repeito. Seja por quem já partiu deixando uma obra de grandeza única, ou por quem ainda está aqui, fazendo brilhantemente a sua história.

9 de outubro de 2007 às 10:28  
Anonymous Anônimo said...

Estive na quadra da Portela no último sábado, Feijoada da família portelense, onde estava sendo lançado o Livro com a biografia de Clara. A festa estava lindíssima, e quando Dorina cantou em homenagem a Clara, fiquei emocionada! Muito sentimento e alegria a altura da homenageada`.

9 de outubro de 2007 às 10:46  
Anonymous Anônimo said...

Estou rindo muito dessa frase de que a Beth nunca conseguiu ser popular. Outro dia estava vendo uma entrevista na Globonews em que o Jorge Aragão, até então desconhecido do grande público, passeava pelo litoral nordestino e relatava que a música Vou Festejar e depois, Coisinha do Pai, estava estourada pelo Brasil inteiro na voz da Beth. Se isto não for popular, sinceramente não sei o que é ser popular. A popularidade da Beth não lhe dá o direito de gravar as músicas que sabiamente o anônimo das 09:48 listou da Alcione. E a Beth é tão popular quanto as outras foi a única que emplacou seguidamente sucessos de carnaval.(Clara somente com Portela na Avenida). Além dos dois citados pelo Aragão tem ainda: Firme e Forte, Caciqueando, Toque de Malícia, Suor no Rosto, Virada, A Chuva Cai,...., época em que ela apostou nesse tipo de música e ganhou muito dinheiro. Isto não é ser popular? Façam-me rir mais! Eu sou um cara muito bem humorado e está sendo um prazer ler tantas asneiras nestas postagens.
André, reitero as suas palavras acima, o resto deixe para as carpideiras fanáticas continuarem atacando a Beth. Abraços,

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

9 de outubro de 2007 às 10:52  
Anonymous Anônimo said...

Alcione e nana são do patamar de beth?
não me faça rir,nana e alcione tem tecnica sabem cantar com partitura dominam a arte com precisão.
beth está sem voz ,nunca teve mais agora piorou.
Simone gal ,zizi são divas por voz ,beth é por idade,um dia até a sandy vai ser ,e olha q canta bem melhor q a beth

9 de outubro de 2007 às 12:26  
Anonymous Anônimo said...

Beth rivaliza com todo mundo ,ela é invejosa com as colegas de classe,genorosa com compositores por q ñ compõe,se ñ era a mesma coisa,ela fala mal da tropicalia,da jovem guarda,isso p mim é despeito.

9 de outubro de 2007 às 12:29  
Anonymous Anônimo said...

Alcione fez o que qualquer amigo faria! Defendeu a amiga que hoje já não pode se defender!!!! Alcione esteve lá... sabia das histórias, não fala porque ouviu alguém dizendo isso ou aquilo.

Beth Carvalho: curto os sambas dela! Os sambas!!!!
Agora... nos últimos tempos o que essa senhora tem feito é QUEIMAR SEU FILME perante o pvo brasileiro...
Depois daquele papelão no episódio da mangueira, ela teve de engolir mais essa : "pulserinha de desconfiômetro"
BEM FEITO
BEM FEITO
BEM FEITO
Beth, tu é invejosa! Nas entrevistas é antipática, esnobe! Gosto da tua música, mas tua pessoa, meu bem... eu não engulo!!! E tu tem feito por merecer!
Se tivesse uma amiga, e alguém viesse falar contra ela depois de morta, eu jogaria m. no ventilador... não tenha dúvida!!!
É ISSO AÍ MARROM...
Tu prova que é fiel a quem te cerca! Quem mexe com amigo teu, mexe contigo... A gente precisa é de pessoas assim !

9 de outubro de 2007 às 13:15  
Anonymous Anônimo said...

Fazer sucesso com duas músicas não é ser popular, Beth nunca vai morar no coração dos brasileiros como Clara e Marrom.

9 de outubro de 2007 às 16:55  
Anonymous Anônimo said...

Alcione e nana, estão no patamar de Bethãnia, Gal, Zizi, Simone, Clara - o patamar de Beth é Jovelina e Leci.

9 de outubro de 2007 às 16:57  
Anonymous Anônimo said...

9:48
"da fruta que ele gosta eu como até o caroço"

ahahahahahah

9 de outubro de 2007 às 16:59  
Anonymous Anônimo said...

De fato os discos da Beth, para o samba são superiores, pois é o único genero garvado por ela, no entanto para a MPB, os discos de clara são infinitamente superior aos da Beth, que fica firme e forte só no pagodão - Clara, apesar de não ter a voz tão bonita como a da Alcione, também podia passear em qualquer genero músical, pois talento lhe sobrava.
alcione, pode não ter os discos fundamentais nem para o samba e nem para a MPB, mas é fundamental para nos representar internacionalmente, por sua voz, competência, versatilidade e postura.

9 de outubro de 2007 às 17:07  
Anonymous Anônimo said...

Estou surpresa com os vários comentários do Marcelo ( DF ), pois ele sempre elogiou a Alcione aqui, sempre se mostrou parcial, mesmo sendo tiete da Beth Carvalho, e sempre equilibradíssimo; de repente esse monte de insultos públicados pelo dono do blog, que tem problemas pesoais com a Marrom !
Marcelo, não precisa atacar as outras para defender a Beth, a história dela faz isso. Quem falou que era obvio um ataque da Beth à Clara, falou certo, pois ambas não se bicavam, todos sabem que Beth é uma pessoa difícil, e é claro que Alcione iria defender uma grande amiga, prova de amizade sincera.
Também é errado chamar a Alcione de recalcada, todos sabemos que ela não é, sempre que questionada, Alcione elogia o repertório da Beth, e nunca fez questão do título de melhor sambista, pois o negócio dela é cantar o que gosta, independente dos criticos de plantão, e deixou bem claro: quem quiser um disco só de sambas, compre o de outra cantora, pois nunca vou fazer um.
Volte a ser o Marcelo de sempre, e pare de chamar os outros de fanáticos, para que não digam isso de você novamente.

Um abraço

Loula Passos

9 de outubro de 2007 às 17:18  
Anonymous Anônimo said...

Ok Loula Passos, saberei seguir os seus sábios conselhos. Eu gosto muito da Marrom e realmente fui incoerente com o meu discurso e histórico no blog do Mauro. Sem querer, entrei na pilha das outras pessoas, mas me redimi no post que fiz na matéria da Joanna acima. Mas questionar a importância de uma Beth Carvalho na história da MPB realmente, me tira do sério. E em partes acho que a Alcione não deveria ter comprado briga, apesar de ser amiga da Clara, por esta, não ter vivenciado os bastidores do acontecido.
E eu sou muito franco e não gosto de pessoas que se dizem amigas ou colegas e quando esta vira as costas a outra fala mal. Não gosto de falsidades e muito menos de hipocrisia. E como fã, fiz com a Beth o que a Alcione fez com a Clara, porém com a diferença de ver as outras pessoas quererem execrar a Beth em praça pública devido as declarações e a sua versão no livro do Vágner, que para mim é perfeito. Reitero o que postei no início: caso a biografia tivesse alguma incoerência o viúvo da cantora, Sr. Paulo Cesar Pinheiro, não teria autorizado a sua publicação. Mas compreendo, alguns fãs querem e se acham no direito de ditarem como deve ser escrita a biografia do seu ídolo.
No mais eu continuarei gostando e curtindo do Trio ABC do samba, mas o B sem dúvida é e sempre será a minha maior referência no gênero. Como diz a música do Fundo de Quintal no cd Amigos, de 1998: "O meu muito obrigado a nossa madrinha Beth Carvalho, com todo respeito, merece respeito."
Abraços Loula e por favor sinta-se à vontade em me repreender e procure comentar mais vezes, pois é o primeiro post seu que leio.

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

Quanto a Alcione, me desculpo por certas críticas que teci e ratifico: "e o pior é que eu gosto." (rsrs)

9 de outubro de 2007 às 17:48  
Anonymous Anônimo said...

Sugiro uma visita a esse interessante termômetro de popularidade que é o orkut.

A comunidade de Beth Carvalho no orkut tem um número maior de pessoas do que a de Clara, e bem maior que a de Alcione.

Quem não tiver perfil lá, pode entrar com o email do google.

9 de outubro de 2007 às 18:20  
Anonymous Anônimo said...

Olha, honestamente acho um absurdo comparar a cantora que lançou As rosas não falam, O mundo é um moinho, Folhas secas (etc etc) com alguém que não canta nada que se aproveite. Não tem nem comparação. E não tem essa de cantar bonitinho, de diva, etc, porque de nada adianta uma voz potente sem conteúdo e consistência (vide a figurinha nefasta da Celine Dion e suas seguidoras). É como comparar Portinari e um pintor de paredes.

9 de outubro de 2007 às 18:31  
Anonymous Anônimo said...

Alcione sempre elogia a Beth,mostra sua humildade e postura.
Alcione é queridíssima no meio desde bethanea ,a marcelo d2,Ro Ro se rasga por alcione o mesmo digo de nana e caetano,ela sabe ser agradavel ,verdadeira,ficar se achando uma Deusa ,mesmo o Sendo ñ é legal

9 de outubro de 2007 às 20:59  
Anonymous Anônimo said...

Fátima Jurema,
vamos inverter o seu comentário, imagine só a Beth Carvalho, cantando as músicas ruins da Alcione, com sua falta de voz e desafinação - agora imagine Alcione com aquele vozeirão lindo e sua maneira peculiar de interpretar, cantando as lindas canções de Beth, que você citou.
Conclusão:
O problemada Alcione se resolve com apenas uma mudança de repertório, já os problemas de falta de voz, técnica e simpatia da Beth Carvalho não tem solução.
ahahahah
Mais vale pegar uma composição ruim e dar dignidade e credibilidade à ela, do que tornar uma composição maravilhosa insosa.

10 de outubro de 2007 às 07:59  
Anonymous Anônimo said...

orkut, pelo amor de Deus !

10 de outubro de 2007 às 08:01  
Anonymous Anônimo said...

Acho que Alcione fez bem em falar, pois mesmo chegando depois, ela conviveu om as duas, portanto sabe o que disse. Pode até ser que as informações da Beth, sejam verdadeiras, mas o estilo roubado deu certo apenas para Clara Nunes.

10 de outubro de 2007 às 08:09  
Anonymous Anônimo said...

O fato é que foi jogada no ventilador uma tese. Mas, convenhamos o tempo mosttrou que o melhor foi cada uma descobrir o seu caminho. Beth, Clara e Alcione são cantoras de smaba, mas é impossível não ver que cada uma desenvolveu sua digital.
Se foi o ovo ou a galinha, não importa. O que importa é que ambos mataram a fome.
Como já foi dito, o caso lmebra Marlene e Emilinha. Porém, sabemos que Marlene nunca seria Emilinha, como Emilinha nunca seria Marlene.
O fato é que a música toca. E isso é que importa. Os contornos são relevantes, mas não chegam a macular a obra, de nenhuma das envolvidas.
E vamos partir para outra.

10 de outubro de 2007 às 08:39  
Anonymous Anônimo said...

Isso aqui já virou (como sempre) uma guerra de fãs clubes, onde as pessoas não colocam a perspectiva da história da música popular brasileira em primeiro lugar para escreverem seus posts, mas sim seus gostos pessoais. Gostar ou não de Beth Carvalho, Alcione e Clara Nunes é uma coisa individual, mas o FATO (repito, FATO - história) é que Beth Carvalho tem a mesma importância de Clara Nunes dentro do universo da música brasileira, assim como a Alcione. Seja imitando cor de cabelo e roupas (Clara), com vo insossa (Beth), com repertório brega (Alcione), as três são as cantoras mais importantes do gênero nos anos 70, cada uma com sua particularidades, qualidades e defeitos.

10 de outubro de 2007 às 08:39  
Anonymous Anônimo said...

Insossa é com dois ss anônimo! E essa história de voz potente, de que adianta? Angela Maria e outras tantas esquecidas tem voz mais potente e repertório muito melhor do que o de Alcione e está aí de lado. A Alcione quando estiver no fim de carreira terá de voltar a cantar samba, pois é a única maneira de se manter na carreira. Por que Dona Ivone Lara está na ativa com 80 anos e tem algum reconhecimento? Por que outras cantoras por sinal maravilhosas, em idade provecta caíram no ostracismo? Respondo: Porque simplesmente não cantam samba! Taí não só Dona Ivone Lara na ativa, mas Bezerra, Moreira, e tantos outros. Abraços,

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

Infelizmente esta é a realidade que nos cerca, a velhice nesse país é uma ingratidão. Surgem cada vez mais cantores e os que estão em idade mais avançada, dependendo do estilo, não terão espaço. Ou vocês já viram roqueiro idoso de sucesso(com exceção de Mick Jagger)? Funkeiro idoso? Bem faz o D2 e tantos outros, buscam uma outra alternativa nas suas carreiras.

10 de outubro de 2007 às 09:01  
Anonymous Anônimo said...

A Alcione não vai voltar a cantar samba, porque nunca deixou de cantar, apenas adicionou em seu repertório, outros estilos que sua voz permite.
O que é inquestionável é a voz de Alcione, que é mais potente e mais bonita que a da Angela sim; o repertório é questão de gosto.
Triste, é saber que o Marcelo tem toda razão quando diz que as pessoas caem no esquecimento por causa da idade, tantos talentos jogados por aí, enquanto muita gente anda fazendo sucesso por cantar com o bumbum !
O anonimo da 7:59, fez um ótimo comentário, apenas acho que mesmo não tendo uma baita voz como a da Alcione, a Beth Carvalho não pode ser incluida nesta categoria, pois a gravação de As rosas não falam é primorosa.

Abraço pra você, Marcelo.

Louela Passos

10 de outubro de 2007 às 10:16  
Anonymous Anônimo said...

não se pode negar é q Beth não tem simpatia e sua popularidade ficou em um passado distante,se repete todo ano.
clara é uma Deusa,e alcione é popular canta cada vez melhor e é cada vez mais respeitada e querida pelo publico e pelos colegas de classe,como D.bethanea ,D.roro.D. nana etc.
beth se perde em seu reino isolado e triste

10 de outubro de 2007 às 13:26  
Anonymous Anônimo said...

Não sei se fico mais impressionada com o talento ou com o carater da Alcione; mesmo depois de 25 anos, ela ainda é fiel a uma amizade.
Parabéns Marrom !

10 de outubro de 2007 às 16:01  
Anonymous Anônimo said...

Li o livro e gostei. Achei sensato.

Particularmente, das 3 acima citadas à exaustão, acho Alcione a melhor cantora, mas com reperório pra lá de duvidoso;
Clara, excelente cantora com repertório irregular,
e Beth, importante para o samba - principalmente carioca - mas completamente amorfa e monocórdia como cantora. E sem nenhum brilho pessoal. Sem carisma, compreendem?

Saudações!

10 de outubro de 2007 às 16:48  
Anonymous Anônimo said...

Esse 4:48 não muda o discurso de lá de cima. Aqui não tem nenhuma pessoa abalizada para falar de uma ou outra visto que todos puxam a sardinha para o seu lado. Ainda bem que o Mauro reconhece e conhece do assunto.

10 de outubro de 2007 às 17:05  
Anonymous Anônimo said...

Alcione é uma ótima cantora, mas deveria ter feito essa brincadeira. Beth é raivosa, e com certeza Beth voltou com a inimizade com a marrom, o que é uma pena. Porque as duas, Beth mais - com certeza, foram e são, ainda, duas das nossas grandes representantes do samba, estão isoladas neste posto. Embora, Alcione, sempre humilde, passa este posto para a Beth, a quem sempre elogia, pelo repertório, quase que criticando o próprio. Alcione é prisioneira do seu eterno sucesso. Quando perguntada qual disco dela ela mais gosta, citou GOSTOSO VENENO, por aí vemos do que ela realmente gosta.

10 de outubro de 2007 às 21:25  
Anonymous Anônimo said...

5:05,
o Mauro pode entender e muito do assunto, mas empre leva para o lado pessoal, infelizmente !

11 de outubro de 2007 às 07:46  
Anonymous Anônimo said...

Clara foi transformada em diva depois de morta. Alcione e Beth estão a anos luz desta qualificação. Falta-lhes o brilho, a personalidade e o savoir-faire para isso.
Mas são ambas - Alcione, especialmente - artistas de qualidade. E ao que pese as limitações como cantora de Beth Carvalho, sua trajetória como sambista sempre me pareceu autêntica. Seja lá quem tenha vindo primeiro: o ovo ou...ops! Beth ou Clara.

11 de outubro de 2007 às 09:59  
Anonymous Anônimo said...

Mauro, enviei um comentário ontem sobre o que havia falado o anônimo da 4:48 que disse que leu o livro e o achou sensato. Achei estranho que você não tenha publicado o que eu comentei, pois acho que não disse nada demais. Apenas coloquei meu ponto de vista em relação á indecisão e á falta de coragem do autor do livro, que durante toda a obra ficou sim "em cima do muro". Para aqueles que conhecem realmente a obra e a vida de Clara, fica evidente que o autor nunca foi verdadeiramente seu fã como insiste em dizer. Espero que você não publique este comentário, mas gostaria muito que respondesse á mim o por que de não ter publicado o 1º comentário que fiz.

PS. Parabéns pela página. Muito informativa e bem elaborada.


ANDRÉ
andrelinosouza@hotmail.com

11 de outubro de 2007 às 10:50  
Anonymous Anônimo said...

9:59,
Clara foi transformada em diva depois que morreu, Alcione se tornou diva a muitos anos em vida e ainda se mantém nesta posição.
Quanto a Beth, ela é a primeira sambista !

11 de outubro de 2007 às 11:46  
Anonymous Anônimo said...

Sinceramente,eu não sei o que é mais parcial.Se são as declarações apaixonadas e por vezes injustas de alguns que postaram por aqui ou se é o rancor da Dona Beth Carvalho,que perdeu grande oportunidade de ficar calada.
Pesquisem,meus caros,pesquisem e vocês verão que a Dona Beth diz um monte de invencionices na ¨Biografia¨(com aspas mesmo) de Clara.
Vamos por partes:
1o-Beth afirmando que tinha um nomezinho(sic)na Odeon quando Clara apareceupor lá para cantar boleros.
MENTIRA DESLAVADA!Dona Beth estava em 1966 na RCA-Victor IMITANDO Nara Leão e tentando ser uma nova musa da Bossa Nova(seu estilo de origem).Beth foi fletar com o Samba antes de Clara,é bem verdade,mas SÓ ASSUMIRIA COMO SAMBISTA em 1972,depois de Clara,portanto.Pra quem não sabe a Dona Beth fez em 1966 um show ao lado de Zé Ketti no Teatro Opinião,mas depois disto só foi cantar Samba esporadicamente,até se fixar nele em 1972.
2o-Beth afirma que Clara ¨tomou¨ o visual planejado para ela por Zuzu Angel e Silvinho...
Que curioso:A Zuzu Angel e o Silvinho não estão aqui para confirmar isto,mas a Hildergad de Angel,filha da Zuzu,que era MUITO AMIGA de Clara,poderia confirmar esta afirmação da ¨Madrinha¨do Samba.O autor bem que poderia,tambem,pedir a réplica do Adelzon Alves...Outra curiosidade é que o Silvinho foi MUITO AMIGO de Clara,sendo seu cabeleireiro...
3o-Beth afirmando que Clara era um produto do Adelzon Alves e que tornou-se Portela por influencia deste,uma vez que Clara era MANGUEIRENSE.Segundo a ¨Madrinha¨,Clara se tornou Portela para rivalizar com ela...
Só rindo e MUITO do recalque da Dona Beth...Em 1971,a Dona Beth era CANTORA DE UMA MÚSICA SÓ(Andança-seu bilhete premiado)!Não tinha fama para aparecer outra cantora paraser a sua rival.Ela só não se lembra(por que será?rsrsrs)de que ela fora contratada pela RCA-Victor em 1976 PARA FAZER FRENTE AO IMENSO SUCESSO DE CLARA,QUE VENDIA MUITO DISCO CANTANDO SAMBA.Beth se esquece de que seu disco de estréia na RCA-Victor,MUNDO MELHOR,não vendeu como se esperava e que a gravadora resolveu então aproximar o visual de Beth ao de Clara Nunes,dado a semelhança física(relativa) das duas...COMO ELA SE ESQUECE DOS FATOS!!!!!!!
Para terminar:
Quem PAGOU O MICO de subir ao palco na Bahia com arranjo de flores na cabeça,roupas brancas,pulseiras e colares remetentes ao Culto Afro-Brasileiro,tal e qual Clara Nunes?Ela Mesma,a Dona Beth Carvalho.
Beth Carvalho deveria se conscientizar de sua importância para a MPB,que é muito grande,e deixar de lado bobagens como esta de desmerecer Clara Nunes.Clara Nunes sempre se esquivou de comentar as inúmeras alfinetadas que a Dona Beth dava em entrevistas.E vamos olhar melhor o repertório da Marron,façam-me o favor.Pra quem não sabe,Alcione tem em seu repertório pérolas como:
VENDAVAL DA VIDA,A PROFECIA,DIA DE GRAÇA,PRA QUE CHORAR?,NÃO DEIXE O SAMBA MORRER,E VAMOS À LUTA,AUTONOMIA,CLARÃO,RAIO DE LUAR,ENTIDADE e tanta coisa boa.Se erra vez por outra no repertório(segundos os críticos),isto não a desmerece da sua contribuição para a MPB.
Salve Clara Nunes!Alcione,me amarrei na sua defesa à Guerreira!
Beth,reflita!
Sinceramente:
Francisco Carlos.

11 de outubro de 2007 às 18:37  
Anonymous Anônimo said...

Francisco, amei seu comentário !
Sendo admirador de Alcione e Clara, bati palma quando li.
Você só citou sambas antigos da Alcione, deixando os atuais de lado, tais como O samba vai balançar, Primo do Jazz, Xequeré, Laguidibá, Mangueira é mãe, 300 anos, Corpo fechado e outros mais antigos como Um ser de luz, Mineira, Mocidade independente, Dona zica e dona neuma...
Quanto aos ataques ao repertório da Marrom, realmente é ruim apenas para os criticos.

11 de outubro de 2007 às 18:58  
Anonymous Anônimo said...

Muito obrigado,meu caro.
O medo que tenho destas ¨biografias¨ é que as polêmicas são lançadas e são ditas de forma unilateral.Isto é muito perigoso.Se há polêmica,ou ela se instala de vez e vêm as réplicas devidas ou então corta-se o assunto.Melhor seria se o autor optasse pela segunda parte.
O que mais me intriga é que quem perdeu o espaço na Odeon como sambista foi Elza Soares,que era a GRANDE ESTRELA do Samba na época.Por que Elza não foi entrevistada?Ela e Clara tinham uma relação de amizade muito grande.Pouca gente sabe que quando Elza perdeu a mãe e quase perde o marido em um acidente horrível,foi Clara,entre outras pessoas,quem lhe prestou solidariedade.Por que isto não constou na biografia?Por que a amizade de Clara e Wanderléia(mineira como ela) não constou na biografia.Se forem reparar,quando Clara flertou com a Jovem Guarda ela se inspirou muito em Wanderléia.Há uma foto linda das duas abraçadas.pena que não apareceu na ¨biografia¨.Enfim,se o autor preferiu narrar as picuinhas de Clara com Beth(infelismente ele toma o partido de Beth no livro,ao invés de manter certa neutralidade)ao invés de falar da amizade de Clara com Elza Soares,Wanderléia,Alcione,Gal Costa,Nana Caymmi,Simone e até Maria Bethânia,a quem Clara defendeu perantes os jornalistas nas vésperas do Carnaval de 1981(o autor não cita isto...);paciência...

11 de outubro de 2007 às 21:35  
Anonymous Anônimo said...

O samba precisa de Beth Carvalho

12 de outubro de 2007 às 07:00  
Anonymous Anônimo said...

Amei tudo francisco ,clara é luz até hoje,beth é importante ,alcione é uma diva.
legal ter pessoas q tem senso critico seria como vc.

12 de outubro de 2007 às 15:42  
Anonymous Anônimo said...

É Francisco, além de ser fã da Beth Carvalho, ele quis é ganhar dinheiro em cima da Clara nunes; fazer o qu~e, os fãs se parecem com seus ídolos.

12 de outubro de 2007 às 17:33  
Anonymous Anônimo said...

Alcione é hoje a melhor cantora deste país.

12 de outubro de 2007 às 20:30  
Anonymous Anônimo said...

Quanta besteira. Se pegarmos os discos da Beth de 77 até 82, com exceção desse último, TODOS são melhores do que os de Clara Nunes!

14 de outubro de 2007 às 22:24  
Anonymous Anônimo said...

Quando Beth Carvalho fizer interpretações no mesmo nível que:
Sagarana
Senhora das Candeias
As forças da natureza
Fado Tropical
Jogo de Angola
Zambelê
Moeda
Na linha do mar
Jardim da Solidão
Morena de Angola
Estrela Guia
Sem Companhia
Portela na Avenida
Minha Missão
Como é Grande e Bonita a Natureza
Feira de Mangaio
Aí você pode dizer que os discos dela entre 1977 e 1982 são superiores aos de Clara Nunes neste período.Como NÃO SÃO MESMO,Beth é uma interprete MUITO ABAIXO de Clara Nunes.
Francisco Carlos.

16 de outubro de 2007 às 12:52  
Anonymous Anônimo said...

Calma Santa!!

16 de outubro de 2007 às 16:24  
Anonymous Anônimo said...

Não se pode falar de música popular (samba) sem se falar das damas do samba (Clara, Beth e Alcione. essa história de rivais, isso não existe, cada uma tem lugar ao sol. Todas elas tem seu repertório e agrada quem os houve. Mas sinceramente falando, dentre as três, tenho admiração com o seu timbre de voz é da Alcione, pois é uma cantora com repertório eclético, e em todos os rítmos ela dar conta do recado, tem postura, só pra se der uma idéias, a Alcione tem condições de cantar junto de qualquer cantora internacional e não faz vergonha para o brasil. Em fim a música popular é do Brasil e o samba é nosso.
Flaviano Queiroz/Manaus/amazonas

21 de novembro de 2008 às 19:31  
Blogger Unknown said...

Me indigno tanto quando vejo esse comentário feito pela Beth sobre Clara, e pessoas que desconhecem o trabalho de Claridade que é verdadeiramente imensuravel, afinal ela foi premiada como a melhor cantora pela globo de ouro várias vezes {disputando com a pimentinha (Elis Regina) de quem era amiga segundo Paulo Cesar Pinheiro que foi casado com as duas) e essa disputa sobre quem começou a cantar samba é incoerente até porque Clara não se importava com isso, era uma interprete maravilhosa e não apenas uma sambista como queiram rotula-la, ela se autodeclarava interprete da MPB, o que fez com primor, foi também a primeira mulher a vender mais de 100 mil copias e depois disso seus discos saiam da gravadora com no minimo já 300 mil vendidos, então vamos respeitar o nosso ABC do samba, Beth foi infeliz em seu comentario e Alcione fez bem em corrigi-la uma guerreira que já não pode se defender fisicamente. SARAVÁ!
Gabriel Rezende - BSB

22 de maio de 2016 às 15:13  
Blogger Unknown said...

Beth Carvalho nunca copiou estilo de ninguém Clara Nunes é Alcione grandes divas sambista mesmo sempre foi a Madrinha Rainha do samba brasileiro Beth Carvalho

6 de outubro de 2017 às 13:32  
Blogger Unknown said...

Sambista mesmo só à madrinha do samba brasileiro Beth Carvalho

6 de outubro de 2017 às 13:33  
Blogger Unknown said...

Gabriel Rezende Paulo Cesar Pinheiro nunca foi casado com a cantora Elis Regina os maridos da Pimentinha foram Ronaldo Bôscoli e Cesar Camargo Mariano,a primeira esposa de Paulinho Pinheiro foi Clara Nunes ,hoje ele é casado com Luciana Rabelo

20 de fevereiro de 2019 às 22:21  
Blogger Unknown said...

So quem não entende de música poderia dizer que a Clara não era uma grande cantora,o timbre da Clara era perfeito e harmonizado em graves,agudos e médios ,possuía um vibrato único que combinava com qualquer melodia, coisas que a Beth passa longe com sua voz fraca. Salve Claridade!

11 de março de 2020 às 23:06  

Postar um comentário

<< Home