18 de outubro de 2007

Agenda revê, com arte, 50 anos de Bossa Nova

Os olhos expressivos de Nara Leão ilustram a capa da agenda 50 Anos de Bossa Nova. Trata-se do quarto - e mais substancial - volume da coleção Anotações com Arte, que já rendeu agendas dedicadas a Vinicius de Moraes, a Chico Buarque e a Tom Jobim. Trata-se, a rigor, de um livro-agenda que reúne textos biográficos sobre artistas, fatos e temas associados à velha bossa, que vai ficar cinqüentenária em 2008 - tomando-se como ponto de partida de sua criação o lançamento, em agosto de 1958, do disco de 78rpm que trouxe a revolucionária gravação originalíssima de Chega de Saudade feita por João Gilberto em julho daquele ano. Os textos, saborosos e objetivos, foram escritos pelo ator Oswaldo Mendes para o projeto idealizado por Fred Rossi. A agenda é aberta com textos introdutórios assinados por Carlos Lyra - que faz o show de lançamento do livro nesta sexta-feira, 19 de outubro, a partir das 18h, no Allegro Bistrô da loja Modern Sound (RJ) - e Luiz Carlos Mièle, autor da espirituosa Carta a Ronaldo Bôscoli (1929 - 1994).

12 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Nara, que saudade! No aguardo do cd gravado pelo fernanda takai em homenagem a ela.

18 de outubro de 2007 às 16:33  
Anonymous Anônimo said...

Juliana disse...
Cara, não tem nenhuma referência ao Durval Ferreira nessa agenda. Dá pra acreditar!?! Eu fiquei besta. Eu sei que país é esse em que a gente vive, sem memória, em que a estupidez impera, mas isso eu não achava que ia acontecer. A agenda tem uma página dedicada à Miúcha (!?!) e não fala nada de um dos pioneiros da Bossa Nova, compositor de inúmeros clássicos do gênero (Batida Diferente, Tristeza de Nós Dois, Estamos Aí, Nada Mais, Moça Flor, Chuva, etc... pra ficar só em alguns). Deviam mandar prender as pessoas responsáveis por essa agenda. É impressionante o nível da ignorância geral... Dá vontade de se mandar daqui. Pára o país que eu quero descer...

18 de outubro de 2007 às 23:28  
Anonymous Anônimo said...

Tõ na mesma fila do Arthur pra comprar o cd da Fernandinha ...

19 de outubro de 2007 às 02:03  
Anonymous Anônimo said...

Salve Nara
Que venha o cd de Takai !

19 de outubro de 2007 às 07:06  
Anonymous Anônimo said...

Juliana, minha querida

de fato uma publicação que se propõe a homenagear os 50 anos da Bossa Nova não mencionar o Durval Ferreira é um erro grave. Mas tentemos entender assim, apenas como um erro em um belíssimo trabalho. Se a equipe do anotações com arte fosse presa ficaríamos sem um dos produtos mais originais e interessantes do mercado.

Tenho e uso a agenda do Tom e ela torna minhas semanas muito mais poéticas. Tenho amigos de trabalho que passam semanalmente na minha sala e perguntam: "Qual é o Tom do dia?" e leio pra eles a frase colocada na página para o período.

Enfim, acho um lindo trabalho, vou comprar a que homenageia o aniversário da nossa Bossa e aguardo ansiosamente a definição do nome que vai estampar a agenda de 2009. O Frede Rossi já adiantou que está em dúvida entre Elis Regina, Caetano Veloso, Gilberto Gil e Dorival Caymmi. Todos vão render excelentes trabalhos, mas meu voto vai sem dúvidas pra Elis. Que linda seria uma agenda com as histórias da nossa cantora maior.

Abraço pra vc, pro Mauro e pro pessoal de sempre.

Anderson Falcão
Brasília - DF

(Ouvindo Edu e Tom - Edu Lobo e Tom Jobim)

19 de outubro de 2007 às 09:21  
Anonymous Anônimo said...

Uau!!!
Que olhos esses da Narinha !

19 de outubro de 2007 às 09:52  
Anonymous Anônimo said...

Oi Anderson,

É claro que "ser preso" é maneira de dizer, mas embora respeite a sua opinião, não acho que algo assim possa ser considerado "somente um erro". É algo sintomático da mediocridade que assola o país e assola justamente por nós não cobramos nada melhor. Nós todos, não individualmente, mas coletivamente, como sociedade, não responsabilizamos as pessoas por seus erros, não cobramos excelência, por isso recebemos as coisas sempre mal feitas. É o mesmo princípio que chega até os altos escalões da política... E o mais grave é que novamente as pessoas que deveriam fazer essa cobrança, nesse caso a imprensa musical, não faz. Sabe por que? Porque eles também não sabem quem foi Durval Ferreira. É um buraco sem fim este em que a gente se encontra...

Um abraço, Juliana

19 de outubro de 2007 às 10:25  
Anonymous Anônimo said...

Juliana,

acho que faz todo o sentido o que está colocando, não quis minimizar o erro, quis apenas mostrar que o trabalho tem vários méritos também...

De qualquer forma, acho que vale a pena entrar em contato com a equipe e apontar a falha. Dessa forma estará fazendo sua parte, exigindo "algo melhor", como disse.

Ontem mesmo escrevi para o email atendimento@anotacoescomarte.com.br e, de pronto, a assistente do Fred Rossi me retornou, dizendo que minha mensagem já havia sido a ele encaminhada.

Enfim, acho que é só.

Abraço

Anderson Falcão
Brasília - DF

19 de outubro de 2007 às 10:53  
Anonymous Anônimo said...

Olhos nos olhos quero ver o que você faz ...

20 de outubro de 2007 às 07:12  
Anonymous Anônimo said...

Foi a primeira coisa que eu fiz, Anderson.
Um abraço,
JULIANA.

20 de outubro de 2007 às 11:01  
Anonymous Anônimo said...

Juliana, há algo no ar contra o Durval Ferreira. Não me lembro nem de seu falecimento ter sido mencionado neste blog.

22 de outubro de 2007 às 16:44  
Anonymous Anônimo said...

A melhor coisa que poderia acontecer nessas comemorações dos 50 anos de Bossa Nova seria o lançamento do DVD de João Gilberto em Tóquio.

Mauro, quebra essa, vai... o DVD da turnê do Japão não seria lançado desde 2006? O que aconteceu? Tenta descobrir pra gente... Será que podemos manter as expectativas?

Abraço,

Anderson Falcão.

Brasília - DF

(Ouvindo João gilbeto em Tóquio. Genial!)

22 de outubro de 2007 às 19:30  

Postar um comentário

<< Home