15 de julho de 2007

Amor Blue reafirma a grandeza da arte de Sueli

Resenha de CD
Título: Amor Blue
Artista: Sueli Costa
Gravadora: Independente
Cotação: * * * *

Já há 40 anos, Sueli Costa era gravada pela primeira vez. No caso, por Nara Leão e o grupo Manifesto, intérpretes de Por Exemplo: Você. Ganhava seu registro inicial, naquele já distante 1967, a linda obra de uma das maiores compositoras do Brasil - dona de melodias urdidas com refinamento jobiniano. Por isso mesmo, um álbum de inéditas de Sueli Costa é uma benção em tempos marcados por muito ritmo e pouca melodia. Produção independente, levantada pela própria compositora com um patrocínio da Funalfa, Amor Blue reafirma a grandeza da arte da autora de Alma. É o sétimo título de enxuta discografia iniciada em 1975 com álbum recém-editado pela EMI.

Compositora e pianista de limitados recursos vocais, Sueli Costa arregimentou intérpretes em sintonia com sua música para cantar seis das 12 músicas do CD. Estão em Amor Blue, por exemplo, Maria Bethânia, Nana Caymmi e Simone - as três vozes que mais tem gravado as músicas da autora de Coração Ateu, sucesso com Bethânia em 1975. Mas estão lá também Celso Fonseca (cuja voz e violão evocam a suavidade da velha bossa na faixa-título), Daniel Gonzaga (voz na canção Calma, numa ponte afetiva que remete a Gonzaguinha, produtor do primeiro LP de Sueli) e sua sobrinha e cantora Fernanda Cunha, produtora executiva do CD e intérprete (segura) da faixa Luz da Esperança. Time antenado com a autora.

Se a voz da compositora soa pequena em um samba como Elizeth, feito em tributo a Elizeth Cardoso (1920 - 1990), sua inspiração continua grande. Sueli Costa apresenta alentada safra de inéditas, com grande destaque para Bem-Vindo, pérola letrada por Paulo Mendonça. Permeia o disco Amor Blue aquele clima romântico e poético (de eventual melancolia...) que caracteriza o cancioneiro sensível de Sueli - porto seguro para as vozes de Bethânia, Nana e Simone. Se Bethânia interpreta Sim, Sei Bem (poema de Fernando Pessoa musicado por Sueli), Nana Caymmi solta a voz derramada na abolerada Cantiga do Vento. Já Simone - que registrou obras-primas da compositora como Jura Secreta (1977) e Alma (1982) - confirma seu ótimo momento ao interpretar a intensa Porque te Amo, parceria de Sueli com Paulo Emílio. São as vozes da autora.

Amor Blue evoca o clima esfumaçado de boate, de piano-bar. É nessa atmosfera noturna que salta aos ouvidos a beleza melódica e poética do samba-canção Outra Vez, Nunca Mais. A parceria da artista com Abel Silva é, a rigor, a única música não-inédita, posto que composta para a trilha do filme Apolônio Brasil. Aliás, Sueli Costa sempre soube se cercar de parceiros poetas - criadores de versos sensíveis que se ajustam com perfeição às suas não menos sensíveis melodias. Do time de craques do disco, constam Fausto Nilo (Meu Gato que Ri), Ana Terra (Quem Ama Sabe), Paulo César Pinheiro (Calma) e - surpresa - a jornalista Ana Maria Bahiana, que não destoa dos colegas veteranos com os versos de Sem Mistério.

Enfim, há um CD de Sueli Costa no mercado (à venda pelo site da compositora -
http://www.suelicosta.com.br/ - e em poucas lojas como a carioca Modern Sound). E a existência de Amor Blue já é por si só motivo de alegria para fãs dessa carioca de alma mineira, hábil já há quatro décadas na arte de criar a bela canção brasileira.

31 Comments:

Anonymous Anônimo said...

além de Bethânia, Nana e Simone, incluo Elis entre as lançadoras de músicas de Sueli. vinte anos blue, cão sem dono...

15 de julho de 2007 às 15:41  
Anonymous Anônimo said...

Faltou Gal, intérprete marcante de Sueli Costa também. Estranho, parece que Gal ou está se excluindo ou está sendo excluída de vários projetos.

Mauro, acho que você quis dizer "atmosfera noturna", faltou uma letrinha. Se for oportuno corrigir.

Flávio

15 de julho de 2007 às 16:54  
Anonymous Anônimo said...

Que bom que o cd conta com a participação dessas duas grandes cantoras, Nana Caymmi e Maria Bethânia...

15 de julho de 2007 às 22:38  
Anonymous Anônimo said...

Gal só gravou 1 musica de Sueli Costa na vida. Aonde ela é intérprete marcante de Sueli???

16 de julho de 2007 às 01:15  
Anonymous Anônimo said...

Gal Costa é minha cantora preferida, mas cantou somente uma música de Sueli, "Vid de artista", música de pouco sucesso do disco "Água Viva". Ainda o destaque maior é mesmo para Simone, Nana e Bethânia, que sempre cantam Sueli.

16 de julho de 2007 às 02:19  
Anonymous Anônimo said...

Fico feliz de ver a Sueli lançando um disco desse porte. Vi um show dela aqui em Brasilia, juntamente com sua sobrinha Fernanda Cunha. Foi impressionante ouvir tanta música linda numa só noite. Destaque sempre para Jura Secreta, Canção Brasileira, Vento Nordeste e Bálsamo. Pra ser justo: para TODAS ELAS.

16 de julho de 2007 às 09:49  
Anonymous Anônimo said...

Gal nunca gravou Fátima Guedes, Angela RoRo e Maysa. Preconceito?????

16 de julho de 2007 às 10:37  
Anonymous Anônimo said...

Um grande intérprete de Sueli é Raimundo Fagner. Ele gravou Jura Secreta e Canção Brasileira, duas preciosidades dela em parceria com Abel Silva.

16 de julho de 2007 às 11:52  
Anonymous Anônimo said...

ALGUÉM SABE COMO ADQUIRIR ESSE CD DA SUELI?

16 de julho de 2007 às 14:39  
Anonymous Anônimo said...

Que beleza.

16 de julho de 2007 às 16:18  
Anonymous Anônimo said...

Mauro, quanta notícia boa!!!
Sinto-me saindo de uma entressafra desconfortável.
A-d-o-r-o as canções de Sueli. Escrever 'meu coração ateu QUASE acreditou...' não é para qualquer um.
E, realmente, suas melodias são de uma sensibilidade...eu me arrepio!

16 de julho de 2007 às 16:19  
Anonymous Anônimo said...

Simone, Bethania, Nana....obrigado por existirem e terem a elegancia de prezarem pela boa musica de Sueli....

16 de julho de 2007 às 18:42  
Anonymous Anônimo said...

Gal só gravou "Vida de artista" de Sueli Costa. Porém lembro de uma entrevista em que Gal dizia que queria não só ter cantado "Coração ateu", como até mesmo feito essa música.

16 de julho de 2007 às 19:27  
Anonymous Anônimo said...

PARA COMPRAR O CD:

Modern Sound – Mega Music Store
Rua Barata Ribeiro, 502 – D
Copacabana – Rio de Janeiro
Tel (0xx21) 2548-5005
Segunda à Sexta, das 9 h às 21 h.
Sábado, das 9 h às 20 h.
Site: http://www.modernsound.com.br/empresa.asp
Link direto: http://www.modernsound.com.br/descriCD.asp?codproduto=11&codtitulo=249598#?codproduto=11&codtitulo=249598


ARLEQUIM
Praça XV de novembro 48 Loja 1
Centro - Rio de Janeiro - RJ

Site Oficial de Sueli Costa:
http://suelicosta.com.br/

16 de julho de 2007 às 20:33  
Anonymous Anônimo said...

Vocês estão certíssimos e eu devia meio bêbado ou já meio gagá. Além disso, creditava Verbos do Amor a Sueli Costa, quando, na realidade, é de Abel Silva e João Donato. Mas bem que Gal poderia ter gravado mais Sueli Costa e ter me poupado esse vexame (rs)

Flávio

16 de julho de 2007 às 21:54  
Anonymous Anônimo said...

Coração ateu é uma das coisas mais lindas gravadas por Bethânia. Gal bem que poderia regravar...

17 de julho de 2007 às 00:13  
Anonymous Anônimo said...

O tom melacólico e o clima esfumaçado das boates presentes na obra de Sueli, como já se mencionou, é algo impressionante. Se você ouvir Jura Secreta, Vento Nordeste e Canção Brasileira sem um aviso prévio do que vem pela frente, é capaz de sofrer um colapso. É demais... A própria Sueli já disse uma vez que Simone "canta de um jeito que eu gosto, se parece um pouco com o tipo de coisa que eu faço": casamento perfeito!

17 de julho de 2007 às 09:12  
Anonymous Anônimo said...

Ficou faltando o songbook da Sueli Costa no grande trabalho do Chediak.

17 de julho de 2007 às 14:29  
Anonymous Anônimo said...

Simone CANTAVA músicas de Sueli Costa... lá se vão 20 anos sem gravar uma música inédita dessa compositora. Em vez disso preferiu gravar com julio iglesias, sullivan e massadas e papai noel. O filme dessa cantora (?) já está pra lá de queimado.

17 de julho de 2007 às 16:37  
Anonymous Anônimo said...

Bem vindo à terra anônimo 4:37
A Simone enfiou o pé na jáca mesmo. Júlio Iglesias depois do tanto q ela cantou da Sueli e outros compositores, foi mesmo de amargar.
Mas isso faz mesmo tempo e ficar na mesma tecla do Papai Noel já encheu o saco, assim como a própria Simone encheu o saco durante um longo tempo cantando esses q vc citou.
Mas, ela tem tem gravado ótimos CDs nos últimos anos.
Mas, fica a critério da MASSA permanecer no discurso do Papai Noel ou optar por pelo menos ouvir, caso o timbre dela agrade, o q ela tem feito na maioria dos últimos CDs.
Agora, se o timbre, a figura, a interpretação, o sotaque, a sexualidade, a altura ñ agradam, em 2000 ou em 1975, aí ñ tem jeito, é gosto e ñ se discute, é só pular a faixa 11 e dizer q ñ gosta da cantora Simone, porque esse discurso do ñ gosto por causa do Papai Noel é u ó!
Salve SUELI! Q nesta comemoração dos 40 anos convidou Simone dos bons tempos, sem o Papai Noel, para cantar de forma linda 'Porque te amo'.
A Sueli deve ser do tipo q reconhece o talento de um artista, mesmo q este tenha enfiado o pé na jáca.
Ah, o cd da Sueli tá um desbunde de bonito! Ouço direto!

17 de julho de 2007 às 17:25  
Anonymous Anônimo said...

Geraldo, desculpa aí, mas Fagner ESCANGALHOU Jura secreta!

18 de julho de 2007 às 09:31  
Blogger Doug said...

Volto a falar... Gal é minha cantora favorita, mas o que tem de coisa que ela disse em entrevista que gostaria de fazer ou ter feito mas não fez antes nem depois dessas entrevistas, não tá no gibi. Tudo sempre no campo das intenções. E de boas intenções o inferno tá cheio. E tome-lhe (bons, não ótimos) discos de regravações.

18 de julho de 2007 às 09:34  
Anonymous Anônimo said...

A música mais bonita da Sueli é o Agradecer gravado pela Beth.

18 de julho de 2007 às 10:04  
Anonymous Anônimo said...

Doug, "Todas as coisas e eu" (disco só de regravações) não é bom nem é ótimo, é maravilhoso, o melhor disco de Gal na década. Quando ouvi, tive a sensação que Gal estava voltando a sentir tesão em cantar.

19 de julho de 2007 às 00:29  
Anonymous Anônimo said...

Infelizmente esse CD não está à venda no site oficial de Sueli Costa, só o anterior, Minha arte.

19 de julho de 2007 às 00:30  
Anonymous Anônimo said...

Em compensação, anônimo das 12:30, para contrabalançar o excelete "Todas as coisas e eu", Gal lançou os apenas bons "Acústico", "De Tantos Amores", "Bossa Tropical", "Gal Costa Live at the Blue Note" e "Gal Costa Ao Vivo". Apenas bom, para uma cantora magnífica como Gal, em 5 CDs, é muito pouco. Ainda mais com compositores extraordinários como Sueli Costa com dezenas de canções pouquíssimo conhecidas podendo ser cantadas.

19 de julho de 2007 às 09:23  
Anonymous Anônimo said...

Salve Sueli, Fátima Guedes, Elisa Lucinda, Joyce e tantas outras compositoras maravilhosas deste nosso Brasil. E salvem as vozes de Simone, Bethânia, Nana, Gal, Marisa, Maria Rita, Céu e tantas e tantas outras estrelas que formam constelações cujo brilho rivaliza com o próprio Sol!!!Obrigada Mauro pelas informações que nos passa e pelas análises sensatas e isentas sobre vários trabalhos. Abraço grande
Maria Helena

19 de julho de 2007 às 18:45  
Anonymous Anônimo said...

SIMONE,BETHANIA E NANA ...VOZES ATEMPORAIS DE SUELI.MARAVILHA ESSE TRABALHO DE PURA MPB.

19 de julho de 2007 às 20:18  
Blogger rafael said...

Mauro, sua resenha foi ótima.. parabéns!! conheço as composiçoes dela devido as intérpretes aqui citadas. Vou comprar o cd mesmo não simpatizando muito pela voz da artista em sí. mais por curiosidade em saber como anda sua criatividade em compor...espero que o tempo tenha sido bom com a voz de Sueli. abraço

20 de julho de 2007 às 22:37  
Anonymous Anônimo said...

Sueli Costa merecia ter coisas suas gravadas por Gal Costa.
Divino encontro da nossa MPB!

21 de julho de 2007 às 04:12  
Anonymous Anônimo said...

Li uma matéria onde ela fala das dificuldades em arrecadar grana pra fazer o cd. Depois que li resolvi que ou eu compro mas baixar não vou !

22 de julho de 2007 às 05:01  

Postar um comentário

<< Home