22 de maio de 2007

'Bordado' costura obra inspirada de Maranhão

Resenha de CD
Título: Bordado
Artista: Rodrigo
Maranhão
Gravadora: MP, B
/ Universal Music
Cotação: * * * *

Bordado é a síntese da obra inspirada de um compositor carioca que já estava dispersa nos álbuns de cantores como Maria Rita, Roberta Sá, Pedro Luís e Fernanda Abreu. Rodrigo Maranhão vinha tecendo grande cancioneiro urdido com ritmos brasileiros. Neste primeiro disco solo, o integrante da banda Bangalafumenga explora a variedade de ritmos nacionais em registros despojados, gravados de forma econômica. E o que salta aos ouvidos é a beleza uniforme do repertório. O compositor transita por xote (O Osso), aboio (Olho de Boi), ciranda (Caminho das Águas, em uma levada mais próxima do coco e ligeiramente menos melódica do que a feita por Maria Rita em seu CD Segundo), samba (Pra Tocar na Rádio e Recado, este cantado a capella) e samba-de-roda (Todo Dia). Fora da fronteira tupiniquim, Maranhão usa elementos de tango na poética Milonga e flerta com sons orientais na pungente canção Noites do Irã. Enfim, Rodrigo Maranhão borda toda uma pluralidade rítmica que reverencia o Brasil sem xenofobia e com visão contemporânea (há timbres eletrônicos no Baião Digital). Merece a projeção que Lenine obteve ao lançar seu primeiro solo há exatos dez anos, pois nada fica a dever ao colega. Ele vai longe.

11 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Maria Rita também gravou o samba Recado. E essa escolha de Rita por Maranhão só mostra o quanto Segundo é um disco bacana que muita gente não entendeu.

22 de maio de 2007 às 12:24  
Anonymous Anônimo said...

e por falar em Maria Rita no ultimo show da turne Segundo no ultimo sabado na fundição progresso viu que ela arrebentou e pos a fundição abaixo. grande cantora e grande musicos em noite extremamente inspirada.

22 de maio de 2007 às 13:10  
Anonymous Anônimo said...

Também acho o Segundo um disco bacana, mas soa meio repetitivo sim. Essa opção de Maria Rita por um formato mais econômico - piano/baixo/bateria - muitas vezes precisa e acertada, parece, outras vezes uma camisa de força. Espero que seu novo disco de sambas traga frescor para a bela discografia que a artista vem construindo.

E, para mim, as canções de Rodrigo Maranhão são os destaques do disco.

Anderson Falcão.
Brasília - DF

22 de maio de 2007 às 18:08  
Anonymous Anônimo said...

Que esse cd mostre para o Brasil o talento que é o Rodrigo Maranhão, gravado também por Anna Luísa, Elizah, Verônica Sabino e outras.

22 de maio de 2007 às 19:52  
Anonymous Anônimo said...

Salve, Salve!!!!!!!
Que os ouvidos da BOA música se abram para o talento de Rodrigo Maranhão. E o rapaz canta muito BEM- sem exageros ou afetações.
Vale a pena ressaltar seu belo trabalho á frente da criativa banda Bangalafumenga.

22 de maio de 2007 às 21:43  
Anonymous Anônimo said...

Não acho que disco precisa ser entendido. A gente ouve, gosta ou não. E esse Segundo de Maria Rita é bem chatinho, é mais do mesmo.

22 de maio de 2007 às 23:31  
Anonymous Anônimo said...

Não concordo com o anonimo Maio 22, 2007 11:31 PM / é um disco q se comparado com o primeiro perde em algo, mas perto do que tem sido feito no Brasil é ainda sim bem acima de media.

23 de maio de 2007 às 12:26  
Anonymous Anônimo said...

Rodrigo Maranhão cria melodias sofisticadas e letras bacanas "bordando" tudo isso com uma voz pequena porém vigorosa. Eu acredito nele!

23 de maio de 2007 às 21:45  
Blogger PINDZIM said...

O disco é sensacional. Particularmente, no caso de Rodrigo Maranhão acho melhor ouvir as canções com interpretação e arranjos do próprio autor. Exceção feita a "Olho de Boi" com a Roberta Sá.

24 de maio de 2007 às 12:41  
Anonymous Anônimo said...

Só para lembrar: MR gravou 03 músicas do RM no disco SEGUNDO (caminho das águas, recado e mantra, a primeira ganhadora do grammy de melhor canção/2006 - categoria Brasil) e, provavelmente, contribuiu para divulgação do trabalho dele.
À propósito, dos compositores gravados por ela em 2005, 03 deles tiveram uma arrancada nas suas carreiras em 2006 (lançamento de CD e/ou DVD): fred martins, edu krieger e rodrigo maranhão). Tomara que ela faça o mesmo com muitos outros talentos não revelados, ainda, para o grande público.
P.S. e o marcelo camelo, agora também assustando como um grande compositor de samba/MPB ?

25 de maio de 2007 às 19:05  
Anonymous Anônimo said...

Excelente notícia Mauro !
Vou correr atrás mas antes quero ouvir !!

Roberta Sá informou que ganhou uma demo com várias composições do Maranhão e acabou escolhendo 'Olho de boi '


Se Lenine, Zeca Baleiro. Pedro Luis e Chico Cesar formam a 'nova geração de compositores da MPB ', Rodrigo integra a novíssima !!


Sucesso pra você Rodrigo

27 de maio de 2007 às 05:54  

Postar um comentário

<< Home