21 de abril de 2007

Dylan fala em DVD que expõe tensão de coletiva

Resenha de DVD
Título: Dylan Speaks - The
Legendary 1965 Press
Conference in San Francisco
Artista: Bob Dylan
Gravadora: ST2
Cotação: * * *

Em 1965, Bob Dylan já tinha o status de pensador da canção americana. Like a Rolling Stone bombava nas paradas e coroava a decisão do compositor de eletrificar sua música. Dylan passava a adotar a linguagem do rock, em atitude que provocava vaias dos seguidores do folk mais tradicional. Foi neste contexto efervescente que o artista concedeu entrevista coletiva em 3 de dezembro daquele ano, em San Francisco (EUA), aproveitando a passagem de turnê pela cidade. Dylan já era o pensador, o poeta. Tanto que a entrevista de 50 minutos foi televisionada. Em 2006, a gravação saiu em DVD, editado no Brasil nesta semana pela ST2.

Ora irônico, ora monossilábico, Dylan não responde às perguntas com respostas articuladas como se poderia esperar de compositor celebrado por suas idéias. A importância do DVD está bem mais na exposição dos jogos de tensões que opõe artistas e jornalistas em um evento do gênero. Para quem não é do meio, Dylan Speaks pode soar revelador, não pelo que Dylan efetivamente fala - e ele fala algumas frases calculadas como "Só importa quando estou no palco", "Penso em mim mais como um cara que canta e dança" etc. - mas por flagrar o embate implícito entre mídia e celebridade. E Bob Dylan, aos 24 anos, já era - definitivamente - uma celebridade.

Em entrevistas, artistas habitualmente pegam atalhos para fugir de perguntas mais contundentes enquanto jornalistas perdem às vezes a oportunidade de ficar calados. Como o repórter que pediu a Dylan uma rima para a palavra 'orange' (laranja, em inglês)!!! O momento de tensão mais explícita é quando um jornalista enfático confronta o compositor com a tese de que os mal-entendidos que envolviam Dylan e a imprensa seriam efeitos do caráter arredio do artista (o autor de Blowin’ in the Wind era personalidade reclusa). Enfim, um DVD de valor apenas documental para fãs do pensador e para os que se interessam pelos bastidores da imprensa musical.

2 Comments:

Anonymous Anônimo said...

mais um dvd pra faturar com obsessão de fãs

21 de abril de 2007 às 13:21  
Anonymous Anônimo said...

Bob Dylan sempre zombou dos jornalistas, ele detesta.
Gênio pode fazer o que quiser.

Jose Henrique

21 de abril de 2007 às 16:55  

Postar um comentário

<< Home