7 de fevereiro de 2007

Biografia detalhada do 'Rei' permanece à venda

Roberto Carlos perdeu a primeira batalha de uma guerra judicial que promete ser longa e árdua. O juiz Tércio Pires negou o pedido do Rei para retirar das livrarias a biografia Roberto Carlos em Detalhes (foto), escrita pelo historiador Paulo Cesar de Araújo e lançada em 1º de dezembro. A decisão é sensata. O direito de Roberto Carlos proibir a comercialização do livro termina onde começa o direito do autor de escrever com seriedade uma obra que, em essência, apenas desvenda o processo de criação e sedimentação de uma obra que é a alma do Brasil. O cantor alega invasão de privacidade, mas o fato é que o maior mérito de Araújo foi ter feito extensa e detalhada pesquisa sobre o que a imprensa já publicou sobre o artista. Houve um avanço em relação ao material pré-existente por conta do trabalho de reportagem iniciado já há mais de 15 anos pelo autor. Mas, a rigor, nada depõe contra o Rei nas páginas de Roberto Carlos em Detalhes. Araújo até peca em alguns capítulos por um excesso de devoção que nem o deixou perceber o quanto o repertório do compositor perdeu qualidade nos últimos anos. A batalha judicial está apenas começando. Mas é bom sinal o parecer inicial do juiz. Afinal, se há centenas de livros sobre Bob Dylan, por exemplo, por que não poder haver um sobre Roberto Carlos?! Seria um avanço se a Justiça compreender assim.

7 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Mauro, se fosse sua vida que tivesse detalhada num livro escrito sem sua autorização, você iria gostar? Sinceramente, acho que não. então vamos deixar o Roberto reagir como ele acha que deve.

7 de fevereiro de 2007 às 18:20  
Anonymous Anônimo said...

Frescura de Roberto Carlos. Ele devia é escrever uma música que preste ao invés de uma picuinha besta dessa.

7 de fevereiro de 2007 às 19:49  
Anonymous Anônimo said...

O Rei ja escreveu todas as musicas que prestam bicho.
Roberto e Erasmo é uma dupla classica da MPB.

Jose Henrique

8 de fevereiro de 2007 às 01:05  
Anonymous Anônimo said...

Frescura do Mauro Ferreira . Ele devia procurar coisas mais interessantes pra postar ao invés de se repetir numa histórinha boba dessa . Melhor falar sobre Bethâninha pois o numero de comentários está a cada dia menor

8 de fevereiro de 2007 às 03:43  
Anonymous Anônimo said...

Magali, acorda nenê!!!

Conheceste o grande Vicente Mateus? "quem tá na suja é pra se queimar..." e olha que li o tal livro e te garanto: queimadura superficial, não chega sequer a queimadura de primeiro grau.

Detalhe: achei o livro um PÉ, bem ao estilo do biografado.

8 de fevereiro de 2007 às 04:52  
Anonymous Anônimo said...

Ai Mauro chega de falar desse livro !!! Queria saber como estão as vendagens do cd e dvd . Isso sim

8 de fevereiro de 2007 às 06:43  
Anonymous Anônimo said...

O que é o que é?

O que foi que a biografia disse ao biografado?

Resposta: “não adianta nem tentar me esquecer”.

Saiba mais:

Tudo sobre a disputa da biografia do Rei, em http://contosbregas.zip.net/arch2007-02-01_2007-02-28.html#2007_02-08_09_02_53-8564639-0

9 de fevereiro de 2007 às 09:26  

Postar um comentário

<< Home