20 de janeiro de 2007

Documentário sobre Clara chega à tela até 2008

Em tese já em fase final de produção, o bem-vindo documentário sobre Clara Nunes deverá chegar aos cinemas até abril de 2008, quando fará 25 anos da morte da cantora (em foto de Wilton Montenegro). Os diretores Rodrigo Alzuguir - também roteirista do filme - e Suzanna Lira vieram colhendo nos últimos anos depoimentos de nomes como Bibi Ferreira, Chico Buarque, Marisa Monte e Nana Caymmi. O filme tem o fundamental aval de Paulo César Pinheiro (viúvo da artista).

53 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Ganhei o dia.

20 de janeiro de 2007 às 11:08  
Anonymous Anônimo said...

Maravilha!

20 de janeiro de 2007 às 12:49  
Anonymous Anônimo said...

Também Luc. Os produtores deveriam dar um pulo na Rua Clara Nunes para colherem depoimentos dos afilhados da Cantora, a Velha Guarda da Portela. Mas ainda assim espero o dvd. Boa sacada dos entrevistados, Chico compôs para Clara gravar a música Morena de Angola. Bibi Ferreira dirigiu Clara e Paulo Gracindo no espetáculo Brasileiro Profissão Esperança que falava sobre Antônio Maria e Maysa.
Abraços a todos,

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

20 de janeiro de 2007 às 14:19  
Anonymous Anônimo said...

Eu também. Saudade de Clara Nunes e da sua alegria.

20 de janeiro de 2007 às 15:53  
Anonymous Anônimo said...

Bola dentro para o Diogo que já tinha falado sobre esse documentario em seus oportunos comentários .

20 de janeiro de 2007 às 23:46  
Anonymous Anônimo said...

Clara é demais! Merece tanto destaque quanto ELis, Gal e Bethânia

21 de janeiro de 2007 às 01:38  
Anonymous Anônimo said...

Até Bibi Ferreira ?
Parece que 1982 foi um ano de perdas ( Elis e Clara )

Outra coisa , não sabia que Paulo Cesar Pinheiro era casado com ela . Uma vizinha disse que ela era linda e que o Sergio Reis era apaixonado por ela !

21 de janeiro de 2007 às 01:59  
Anonymous Anônimo said...

Desculpe , errei . Elis morreu em 1982 e Clara em 1983 .

21 de janeiro de 2007 às 02:12  
Anonymous Anônimo said...

Ela era linda e o Mauro põe uma foto dessa !
Luc já que você ganhou o seu dia , me responda . Em 99 a Alcione lançou um CD em homenagem a ela . Chama-se : Claridade . É bom ? Você me recomendaria ? Sei não , mas Alcione tem um gosto meio duvidoso para repertório e a capa desse cd me deixou em dúvida .

21 de janeiro de 2007 às 05:19  
Anonymous Anônimo said...

Esperemos maior consideracao por parte das gravadoras brasileiras com a grande artista que foi Clara. É um absurdo que, após mais de 20 anos de sua morte, nao exista ainda nenhum Dvd oficial de Clara lancado no país.
No ano em que ela faleceu, fez uma temporada de shows pelo Japao e deixou um belíssimo especial gravado na Tv japonesa. Quando teremos em Dvd esse programa que tem Clara no auge de sua maturidade arística?

21 de janeiro de 2007 às 11:04  
Anonymous Anônimo said...

Esperemos maior consideracao por parte das gravadoras brasileiras com a grande artista que foi Clara. É um absurdo que, após mais de 20 anos de sua morte, nao exista ainda nenhum Dvd oficial de Clara lancado no país.
No ano em que ela faleceu, fez uma temporada de shows pelo Japao e deixou um belíssimo especial gravado na Tv japonesa. Quando teremos em Dvd esse programa que tem Clara no auge de sua maturidade arística?

21 de janeiro de 2007 às 11:04  
Anonymous Anônimo said...

Se me permite Dudu já que a pergunta foi para o Luc, o cd Claridade é um dos mais bonitos da Alcione. Com vários sucessos, Alcione cantando Conto de Areia é simplesmente de chorar (ainda mais com barulho das ondas do mar). Tem muitos grandes sucessos da Clara: Canto das Três Raças, Tristeza pé no chão, Portela na Avenida, Morena de Angola, Juízo Final (do grande Nélson Cavaquinho). Pena o disco ter saído de catálogo e na época ter sido tão mal explorado pela gravadora. Sem dúvida nenhuma um dos melhores, senão o melhor disco de Alcione. Ela ainda fecha o cd com Mineira. Abraços a todos,

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

21 de janeiro de 2007 às 11:49  
Anonymous Anônimo said...

Essa foto da Clara Nunes é linda, uma das mais conhecidas da cantora, mas me dá uma certa angústia.

Não sei porque, sempre vejo essa foto na horizontal.

21 de janeiro de 2007 às 13:35  
Anonymous Anônimo said...

Ainda continuo esperando um DVD com um show ou apresentaçOes de Clara Nunes. Ela foi uma das maiores cantoras do Brasil.

21 de janeiro de 2007 às 20:42  
Anonymous Anônimo said...

Ao anônimo (9:46 PM) eu agradeço pela lembrança ao meu comentário . Mas as informações foram tiradas da Internet , onde li por esses dias . A
Até por quê (Feira de Mangaio à parte) Clara não é minha praia ...

21 de janeiro de 2007 às 23:49  
Anonymous Anônimo said...

O samba está em alta nesse blog . Aí , minha curiosidade é terrivel , e eu tenho que perguntar . Qual a escola de samba dos nossos colegas de Blog

Tipo : Brisa e Maria . Rosemberg , Luc , Marcelo , Diogo , Péssima , Pássara . E a sua Maurinho , contra pra mim , vai ...

22 de janeiro de 2007 às 01:02  
Anonymous Anônimo said...

rosemberg

ter de esperar até 2008 para assistir esse documentário sobre clara nunes é quase uma tortura.
clara para mim foi uma das grandes cantoras desse pais.
os criticos adoram essa coisa de apontar quem é (ou foi) a maior cantora do brasil.já até sentenciaram que foi elis regina,o que eu acho injusto,não por que não concorde que elis foi grande, mas porque penso, que num pais como o nosso, tão bem servido de grandes cantoras, apontar apenas uma para ser a "a maior" é no mínimo injusto.
eu não apontaria a maior, e sim as maiores. aquelas que tem que ser reverenciadas não só pela tecnica vocal, mais pela postura no palco e na vida.
clara, certamente entrará na minha lista.
linda e majestosa que cantou sua religiosidade com talento,bom gosto e respeito.
quando clara morreu eu tinha 12 anos, mas sua imagem forte e bonita ficou gravada na minha mente.
por ela me tornei portelense, e não me arrependo (mesmo nunca tendo comemorado um título da minha escola).
dito isso, acho que na hora de apontarem a "maior"por favor não esquecam de clara, elizeth, dalva e tantas outras que deixaram suas marcas na musica popular do Brasil.

um abraço baby

memoria_pele@hotmail.com

22 de janeiro de 2007 às 08:33  
Anonymous Anônimo said...

Me diz qual a sua 'praia' Diogo , só pra mim , vai ?

22 de janeiro de 2007 às 08:40  
Anonymous Anônimo said...

Baby...moro em São Paulo mas amo a Mangueira e acho a União da Ilha hiper simpática. Aqui não torço pra nenhuma pq - pra mim - escola de samba só no Rio.
Ah...tenho descoberto Clara Nunes e constatado que foi realmente uma grande cantora.
beijinho.

22 de janeiro de 2007 às 10:06  
Anonymous Anônimo said...

Não é de se espantar o descaso com Clara Nunes e outros artistas ligados ao samba. Cantar samba no Brasil sempre foi um ato de resistência. Quem se atreve a cantar samba, canta porque gosta, porque o coração manda, mas sabe que não vai ter o mesmo prestígio de outros grandes artistas e outros sem tanta grandeza assim. Embora grandes nomes da MPB tenham tido o samba como ponto de partida, o reconhecimento de suas obras sempre foi mais fácil para quem deu uma estilizada, uma polida no ritmo, uma sofisticada nas letras e assim se construiu grandes nomes como Chico Buarque, João Gilberto e até Bebel Gilberto adquiriu algum prestígio ultimamente com a mesma receita. Não quero dizer que esses artistas não sejam talentosos ou que suas obras não sejam grandes. Pelo contrário, tais experiências resultaram contribuições inestimáveis à nossa cultura. Mas se a praia do artista é o samba genuíno o reconhecimento de sua obra será, em regra, bem mais difícil e com menor alcance. O caso de Clara Nunes é exemplar, assim como o de Paulinho da Viola, Martinho da Vila que são contemporâneos de Caetano, Gil, Chico e Milton, sem nunca terem desfrutado do mesmo prestígio, embora tenham obras tão significativas quanto os outros.

Flávio

22 de janeiro de 2007 às 10:28  
Anonymous Anônimo said...

Baby, não acompanho atualmente as escolas de samba, mas tenho simpatia pela Portela, por causa do Paulinho da Viola, da Clara Nunes, da Marisa Monte e do Botafogo.

22 de janeiro de 2007 às 10:37  
Anonymous Anônimo said...

Flavio so sorry. Adoro P. da Viola e gosto de muitas coisas do Martinho mas equiparar sua obra (Martinho) com Chico ou mesmo Caetano e Milton é um pouco forte demais.
Caetano e Chico são gênios e genialidade não anda dando sopa por aí não.

22 de janeiro de 2007 às 11:02  
Anonymous Anônimo said...

Flavio, isso que você falou me fez pensar.

Olhando um pouco a história da música, o mesmo fenômeno de apropriação das manifestações populares ocorreu em outras culturas. E quem estilizou levou a melhor.

Você vê: Beethoven usou de vez em quando as danças dos camponeses locais. Está tudo lá na Sexta Sinfonia. E quem ficou com o prestígio? O mestre alemão.

O nosso Villa-Lobos fez isso sem pena. Olha a parte final dos Choros n. 10, onde o coro entoa uma ritmada 'canção' indígena, sob o pano de fundo de uma espécie de modinha. Os índios continuam onde estão, a modinha original está no ostracismo, mas a obra para orquestra e coral - que, aliás, é uma maravilha - está editada na França e é tocada nas salas de concerto, com direito a uma ou outra gravação.

Olhando isso, até que o nosso samba está em vantagem.

22 de janeiro de 2007 às 12:06  
Anonymous Anônimo said...

Baby,

Eu sou carioca, moro em Brasília e torço pela Imperatriz Leopoldinense (visto que fui criado em Ramos, tenho muito orgulho de ser de lá.) Mas confesso que desde criança também sou Beija-Flor. A Imperatriz é do coração, antes mesmo da áurea fase Rosa Magalhães. Um beijo (não fique com ciúmes Maria),

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

22 de janeiro de 2007 às 12:29  
Anonymous Anônimo said...

Perfeito Flávio. Concordo com muita coisa que você disse. Faltou a Beth na tua lista. E um exemplo do que você escreveu é o fatídico Reveillon com diferenças entre cachês. Gal, Bethânia, Gil e Caetano receberam X e o Grande Paulinho da Viola um trocado qualquer. PRECONCEITO MUSICAL!
Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

22 de janeiro de 2007 às 12:34  
Anonymous Anônimo said...

Bethânia não participou da festa do "fatídico reveillón". Graças a Deus!

22 de janeiro de 2007 às 13:35  
Anonymous Anônimo said...

Participou sim. Agora vem os fanáticos da Bethânia defenderem o que não é defensável, visto que todos defenderam o seu próprio bolso e largaram PV na mão.

22 de janeiro de 2007 às 16:46  
Anonymous Anônimo said...

Marcelo, a Beth e muitos outros estão na minha lista, que é extensa e não dá para declinar aqui.
Anônimo de 9h07min, Chico Buarque é o número um da minha lista, mas isto não me faz achar tudo que ele faz tão maravilhoso. Mas Chico e outros desde há muito tiveram seu reconhecimento, eu estava falando de outra coisa. Quanto ao Caetano, o próprio já admitiu, quando fez quarenta anos, em entrevista para o especial da TV MANCHETE, editado em vídeo VHS em versão compacta, que sua não obra não era tão mais importante quanto a de outros colegas contemporâneos, citando expressamente Paulinho da Viola e Milton Nascimento. Ou seja, o próprio Caetano já reconheceu uma supervalorização do seu inegável talento. Por outro lado, nem sou tão fã de Martinho da Vila, mas reconheço seu valor e também gosto muito de várias coisas suas. Por fim, acabo concordando com o LUC e achando que o nosso samba até está em vantagem.

Agora, para mim, Clara Nunes, embora sempre tenha priorizado o samba, supera essa discussão, porque gravou outros estilos com grandeza, como Feira de Mangaio, Sabiá, Novo Amor entre outras e poderia ter nos legado muito mais, não fosse o acidente que a levou precocemente.

Flávio

22 de janeiro de 2007 às 17:51  
Anonymous Anônimo said...

Eu vi a Alcione nun show em 1998 e ela cantou uma música do disco que estava lançando,o claridade, era linda. Mas depois também fiquei meio assim em comprar.Então obrigado pela dica.

22 de janeiro de 2007 às 18:27  
Anonymous Anônimo said...

Baby ,

' Quando eu piso em folhas secas
Caídas de uma PORTELA
Penso na minha escola
E nos poetas da velha guarda '

Principalmente pelo que ela representa na nossa música ( Meu pai ouve MUITO samba e cresci ouvindo Bezerra , Zeca , João Nogueira , Benito di Paula , Fundo de Quintal ... ) Moro no Sul mas sou carioca , flamenguista e não tinha como ficar ' surdo ' ao som da minha terra !
Paulinho da Viola é meu sambista preferido . E acho que Marisa Monte é sua melhor interprete . Sobre Nelson Cavaquinho , Marisa cantando ' Gotas de Luar ' com as cordas de Romero Lubambo no CD " Memórias ... " de 2000 é demais !

O que vocês acharam de ' Folhas Secas ' com Gal Costa . E o que acham de Benito di Paula ?



Abraços galera .
Diogo !

22 de janeiro de 2007 às 20:38  
Anonymous Anônimo said...

rosemberg

quem partcipou daquela reveillon foi paulinho, gal, caetano, milton e djavam.
bethania esteve fora daquela baixaria.

memoria_pele@hotmail.com

23 de janeiro de 2007 às 08:07  
Anonymous Anônimo said...

Rosemberg não lembro do Djavan nem do Milton, mas com certeza Gilberto Gil participou. Inclusive, toda confusão foi depois foi desencadeada por declarações da mulher do Gil. Bethânia com certeza não esteve lá.

Flávio

23 de janeiro de 2007 às 10:39  
Anonymous Anônimo said...

Assisti ao especial daquele réveillon. Admiro todos eles, mas o único que foi realmente profissional naquele dia foi o Paulinho da Viola.

Chegou, cantou com serenidade, perfeição e beleza (como sempre), sabia as letras de memória e não entrou no oba-oba de show de praia.

Os outros tiveram problemas de afinação, tinham que ler um papel com as letras (que saíam voando, porque o vento estava forte) e atravessaram o tempo todo.

Faltou ensaio.

23 de janeiro de 2007 às 11:10  
Anonymous Anônimo said...

Pior ainda. Ainda mais com Milton e Djavan! Respeito ao PV.

23 de janeiro de 2007 às 13:01  
Anonymous Anônimo said...

O Djavan não estava lá.Quem estava era o Chico Buarque.Ainda lembro que o Djavan,juntamente com Marisa Monte e Nana Caymmi,foram um dos que se solidarizaram publicamente ao Paulinho.

23 de janeiro de 2007 às 15:06  
Anonymous Anônimo said...

Gente, não acredito que vcs se digladiam por conta de interesses pessoais, financeiros e profissionais dos artistas.
Que tal fazer uma vaquinha e contratar uma boa assessoria para o amado Paulinho que, segundo seus comentários, tem a inexperiência e a ingenuidade de uma criança de colo além de contar com agentes, empresários, etc...de quinta (ou sexta).
Ajudai-me!!!

23 de janeiro de 2007 às 16:58  
Anonymous Anônimo said...

Vamos por um fim ...

Chico , Caetano , Gil , Gal , Milton e Paulinho da Viola . Esses estavam la . Paulinho levou R$ 35 mil e os demais , R$ 100 mil segundo vazou na imprensa !

23 de janeiro de 2007 às 18:07  
Anonymous Anônimo said...

Poxa e pensar que fui eu quem armou a confusão. Foi mal, mas eu sou mais Paulinho da Viola! Um abraço a todos.
Luc, irmãozinho, tu pode me dizer em qual disco da Joyce a Beth canta? Essa pra mim é nova, não sabia, saberia me dizer se está fora de catálogo? Me diga o nome do disco, vou correndo comprá-lo. E o nome da música. Um abraço,

Marcelo Barbosa - Brasília (DF

Com todo respeito a Elis, uma das maiores, mas eu prefiro as gravações de Beth, referentes a Folhas Secas. Nélson Cavaquinho inclusive deu de presente o seu próprio instrumento. A música é da Beth e ninguém, nem Elis tira.

23 de janeiro de 2007 às 18:55  
Anonymous Anônimo said...

Lembro-me do triste episódio e realmente nem Djavan nem Maria Bethânia estavam no show . Na época disseram que como Paulinho era o menos conhecido dos 6 não merecia ganhar o mesmo valor .... vê se pode ?

Curto todos que fizeram o show em homenagem a Tom Jobim . Mas entre os presentes , no topo da minha preferência estão Chico Buarque e Paulinho da Viola . A classe e a educação de Paulinho em meio aquela situação me fez ficar mais seu fã . Ele disse ' Faria o show novamente ! '.

A quem interessar possa , está no You tube disponivel um trecho do show onde eles cantam : Piano da Mangueira .

Abraços , Diogo !

24 de janeiro de 2007 às 01:33  
Anonymous Anônimo said...

Indico a todos e especialmente ao Marcelo Barbosa o site CLIQUEMUSIC.COM.BR. É o mais completo que conheço em relação a discografia de artistas brasileiros. Em muitos, inclusive, podemos ter uma pequena amostra de áudio e, às vezes, indicam as participações especiais. Joyce gravou um disco chamado Revendo Amigos com várias participações. Quem sabe não é esse.

Flávio

24 de janeiro de 2007 às 09:06  
Anonymous Anônimo said...

Marcelo Barbosa, confirmado: Joyce canta com Beth Carvalho no disco Revendo Amigos, de 1994, a faixa 12, Mulheres do Brasil, de autoria da própria Joyce. Esta música provavelmente foi lançada por Bethânia no disco Maria, de 1988. Se quiser dá pra ouvir um pedacinho de 30s lá no Cliquemusic.
Abraços.

Flávio.

24 de janeiro de 2007 às 09:17  
Anonymous Anônimo said...

Marcelo, o disco da Joyce se chama 'Revendo Amigos', de 1994.

A canção é 'Mulheres do Brasil', um ótimo samba-exaltação. Sua Beth Carvalho dá show.

Maria Bethânia também gravou essa música alguns anos antes, no disco 'Maria'.

24 de janeiro de 2007 às 10:52  
Anonymous Anônimo said...

Muito obrigado pela recomendação Flávio, não conhecia o site. Valeu pelos esclarecimentos galera. Um abraço Flávio e Luc, caso esteja disponível comprarei este cd.
Me amarro na Joyce também, ela grava sambas como ninguém. Já recomendei o samba do Nei Lopes chamado Fidelidade Partidária, do cd De letra & Música. Muito bom também pra quem gosta e samba. Abraços galera!

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

24 de janeiro de 2007 às 20:17  
Anonymous Anônimo said...

Conheço Fidelidade Partidária do rádio, com um grupo do qual não me lembro.

Ouvi com Joyce num comício da campanha do Lula contra o Collor (questões políticas à parte) na Candelária, em que ela trocava a letra para "vai collorindo essa galera otária". A galera adorou, sem saber que, anos depois, seria enganada por outros além de Collor, mas isso é outro papo.

Enfim, adorei a versão da Joyce e não sabia que ela havia gravado em disco.

Abraço.

Flávio

24 de janeiro de 2007 às 20:26  
Anonymous Anônimo said...

Na boa, as músicas não tocam até o fim.É uma pena, pelo menos dá para consultar as capas dos discos. Alguém saberia me dizer aonde posso encontrar este cd da Joyce? Não tem em nenhuma loja virtual, terei que revirar a Fnac daqui. Que pena, é por isso que eu odeio essas gravadoras, ainda mais por tirarem de catálogo, discos maravilhosos de artistas que dignificam a MPB. Agora pergunta se eu não encontro as porcarias que estão expostas a R$ 9,90 nos grandes magazines? Só tem pérola, são raros os discos excelentes. Um abraço caríssimo Mauro (senão ele não publica no blog, tem que bajular) e a todos os amigos,

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

24 de janeiro de 2007 às 22:17  
Anonymous Anônimo said...

Que bom que chamaram a Joyce para essa 'roda de samba '.
Além de inteligente é de uma simpatia e não tem preconceitos ( lembro -me dela cantando com Fábio Júnior em seu extinto programa na Record nos fins dos anos 90 ) .

Para LUC : Consegui ouvir 'Bárbara 'com Roro e como você disse o arranjo é ótimo . Principalmente o inicio ... Na mesma coletânea ela manda brasa em 'Joana Francesa - ao vivo ' . Mas eu prefiro a 'compositora 'Roro que a 'cantora ' Roro . Valeu mesmo

Para Marcelo Barbosa : Enquanto não aguardo boas noticias de Brasilia , tipo " Diogo eu consegui digitalizar 'Samba do Avião 'com a Beth ... he he " . Se tiver em mp3 " Folhas Secas " com ela e Nicolas e quiser me enviar ficaria muitissimo grato !

Abraços aos dois . Tô sempre atento aos seus comentários .
Diogo !

24 de janeiro de 2007 às 23:50  
Anonymous Anônimo said...

Marcelo Barbosa, Mulheres do Brasil também está na coletânea MEUS MOMENTOS VOLUME 01 e você pode comprar essa música no MSN MUSIC por R$ 2,49. Não sei se é a mesma versão com a Beth Carvalho, pois ela também gravou no JOYCE AO VIVO, de 1989.

Também deve ser difícil achar esta coletânea.

Boa sorte.

Flávio

25 de janeiro de 2007 às 00:45  
Anonymous Anônimo said...

Diogo , eu amo 'Samba do Avião ' mas agora fiquei triste pois conhecendo Beth Carvalho já imagino o estrago que ela fez com a canção do Jobim

25 de janeiro de 2007 às 06:27  
Anonymous Anônimo said...

Faz tempo que leio o Marcelo e Diogo falarem dessa versão de Samba do avião com a Beth Carvalho , que agora atiçou minha curiosidade . Se você digitalizar me envia também Marcelo ?

Beijos

25 de janeiro de 2007 às 06:56  
Anonymous Anônimo said...

Claro linda! Mas confesso que ainda não fui procurar. Meu amigo está pesquisando pra mim um lugar barato. Acontece que não quero deixar o meu disco na loja, terão que fazer na hora. Mas quando e se conseguir peço o e-mail de vocês.
E Diogo eu infelizmente não sei baixar arquivos em mp3, vc acredita? Eu sou uma "assumidade" em informática.
Abraços em todos,

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

25 de janeiro de 2007 às 12:29  
Anonymous Anônimo said...

Meninos, amei esta página. Quanto entrosamento! Me senti da tribo, olha que show!
beijinhos.

26 de janeiro de 2007 às 10:03  
Anonymous Anônimo said...

Brisa do mar
Confidente do meu coração
Me sinto capaz
De uma nova ilusão

26 de janeiro de 2007 às 12:43  
Anonymous Anônimo said...

Esses caras são prepotentes e se acham o Mauro.

26 de janeiro de 2007 às 13:02  

Postar um comentário

<< Home