10 de novembro de 2006

Belo tenta voltar à tona com samba e suingue

Resenha de CD
Título: Belo
Artista: Belo
Gravadora: Sony BMG
Cotação: *

Belo despontou no grupo Soweto com vocal de qualidade acima da média (baixa) de seus colegas pagodeiros. Aliado ao canto de fraseado eventualmente soul, o carisma de Belo logo fez dele um ídolo popular. Mas egotrips precipitaram sua saída do Soweto - que logo se apagou sem sua estrela - e o induziram a uma conseqüente e precoce carreira solo que ia bem até que, por problemas com a Justiça, Belo teve que se retirar de cena. Sua popularidade diminuiu, mas não a ponto de inviabilizar um retorno. Belo, o disco editado esta semana pela gravadora Sony BMG, é nova tentativa do artista de se reerguer no mercado.

Com produção do fiel amigo Prateado, Belo tenta voltar à tona com samba mais suingante e menos dolente, ainda que sempre enquadrado em linha sentimental. Incrementada com sample da voz de Tim Maia em gravação de Me Dê Motivo, a faixa que abre o disco, Tá Fazendo Frio, traduz bem o tom do repertório. Mesmo uma balada inicialmente forrada com teclados, como Pra Ver o Sol Brilhar, deságua no balanço predominante no CD. O que pega é a qualidade insossa das músicas e o caráter lacrimoso das letras, que batem invariavelmente na tecla da desilusão amorosa. Isso faz com que o disco acabe soando muito repetitivo. Por melhor que seja a forma vocal de Belo, e ele está cantando bem, o tom fica monocórdio. Inclusive numa canção de acento mais soul como Quero te Amar, gravada por Belo em dueto com Flávia Santana.

A baladona Vem encerra o álbum e atesta que Belo continua bom cantor. Resta saber se esse repertório banal, muito aquém de sua voz, lhe possibilitará remodelar sua imagem e retomar para valer a trajetória iniciada no mercado fonográfico ao lado do Soweto.

4 Comments:

Anonymous Anônimo said...

com vocal de qualidade acima da média (baixa) de seus colegas pagodeiros ?
as vezes tem medo do Mauro sabia pessoal ???

10 de novembro de 2006 às 07:10  
Anonymous Anônimo said...

Bem que esse Album podia ser chamar : Mais do mesmo ...
Belo ? e Chiquinho Buarque é o que gente ?

10 de novembro de 2006 às 07:14  
Anonymous Anônimo said...

Belo e Alexandre Pires realmente estão acima dos outros pagodeiros dos anos 90. Alexandre desistiu do Brasil e Belo se envolveu com o que e quem não devia. A verdade é que o samba e o pagode não possuem mais uma bela voz que os representem, como foi um dia Roberto Ribeiro e Clara Nunes.

10 de novembro de 2006 às 09:51  
Blogger ADEMAR AMANCIO said...

boa sorte belo,atirem a primeira pedra...

11 de abril de 2012 às 14:59  

Postar um comentário

<< Home