20 de novembro de 2006

Aos 70, Alaíde esbanja técnica com Assis Brasil

Resenha de CD
Título: Voz & Piano
Artista: Alaíde Costa &

João Carlos Assis Brasil
Gravadora: Lua Music
Cotação: * * * 1/2

Em meados da década de 90, Alaíde Costa fez show com João Carlos Assis Brasil que gerou belo disco de estúdio, produzido por Jorge Gambier e editado em 1995 pela gravadora Movieplay. Onze anos depois, coube ao produtor José Milton comandar o reencontro da cantora com o pianista em álbum de repertório centrado em músicas de compositores projetados nas décadas de 30, 40 e 50 - casos de Antonio Maria, Ary Barroso, Herivelto Martins, Lupicínio Rodrigues, Radamés Gnattali e Tom Jobim. O tema mais recente é Essa Mulher, parceria de Joyce e Ana Terra que batizou o álbum lançado por Elis Regina em 1979. A releitura de Alaíde é o mais belo momento do CD Voz & Piano.

Aos 70 anos, Alaíde esbanja técnica e canta de forma (um pouco) menos empostada do que no disco anterior, Tudo que o Tempo me Deixou. Ainda assim, a cantora acentua a dramaticidade de letras como a do samba-canção Ocultei, de Ary Barroso. Já Assis Brasil, por sua vez, é virtuose do piano que sabe deixar sua marca nas músicas sem empanar o brilho da intérprete. O resultado soa muito harmonioso, embora haja um ranço tradicionalista no CD a impedir vôos ainda maiores dessa voz e desse piano tão especiais.

18 Comments:

Anonymous Anônimo said...

não entendi o 'ranço tradicionalista'. O colunista sugere que Alaíde grave músicas de Ana Carolina e Los Hermanos?

20 de novembro de 2006 às 10:23  
Anonymous Anônimo said...

Deus me livre. A cantora é ótima e o repertório não podia ser melhor. Bem longe de Anas, Vercilos, Lenines e afins que só fazem músicas chaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaatérrimas!!!!!!
Viva Alaíde!!

20 de novembro de 2006 às 11:21  
Anonymous Anônimo said...

Acho que cada macaco deve ficar no seu galho... Acho os citados aí por meus queridos colegas grandes repersentantes das novas gerações da MPB, mas Alaíde Costa tem seu estilo todo especial, que não casaria em nada cantando uma coisa menos tradicionalista. Ela se destaca por seu estilo. E a essa altura do campeonato não tem mais que realizar mudanças, nem ser menos tradicionalista. Essa é a função dos novos. A Alaíde cabe, somente, ser a Grande Alaíde.

20 de novembro de 2006 às 20:30  
Anonymous Anônimo said...

Alaíde tem seu estilo, sem dúvida. E só.

21 de novembro de 2006 às 19:34  
Anonymous Anônimo said...

A CAPA TÁ LINDA , ALAÍDE É ÚNICA . ANGELA MARIA GRAVOU UM CD COM MUSICAS DA " NOVA GERAÇÀO " E FICOU UMA DROGA . NESSA ALTURA ALAÍDE NÃO TEM COMO REALIZAR MUDANÇAS , PELO MENOS NÃO É COMO CERTAS BAIANAS QUE VIVEM A REGRAVAR AS MESMAS . PARABÉNS PELO REPERTÓRIO .

22 de novembro de 2006 às 01:41  
Anonymous Anônimo said...

Maurinho , fostes extremamente econômico na crítica desse album , se divesse em questão um album da Maria Bethânia você colocaria mais detalhes . Por exemplo , quantas faixas tem o album ? que musica de Tom ela registrou ? e assim por diante ! Faltou Chico né Alaídinha . Tem classe essa mulher

22 de novembro de 2006 às 01:48  
Anonymous Anônimo said...

Alaíde tem seu estilo, sem dúvida. E só ? Eis a musa da MPB pra ninguém menos que João Gilberto

22 de novembro de 2006 às 02:00  
Blogger Mauro Ferreira said...

Catho, fui econômico porque já há neste blog um post sobre o repertório do disco. Procure nos arquivos (Novembro de 2006) que lá está. abs,

22 de novembro de 2006 às 08:37  
Anonymous Anônimo said...

Meninos, assisti a um show da Alaíde e fiquei tensa do início ao fim. Ao interpretar, por ex, Cobras e Lagartos, achei que ela terminaria num balão de oxigênio tal a discrepância entre canto e respiração, além da emoção natural que realmente vive.
Mesmo em canções menos exigentes, Alaíde apresenta o que, em medicina, chamamos de dispnéia suspirosa. Deve haver quem chame de técnica de interpretação, não? Até João Gilberto já foi citado aqui como referência insofismável...

22 de novembro de 2006 às 10:26  
Anonymous Anônimo said...

Vai lembrar que Alaide teve varios problemas de saude . E Mauro ? que desculpa fraca essa hein ??? Sobre Bethânia vc posta varias vezes (quase) a mesma coisa . É proteção sim senhor , nem vem ...

22 de novembro de 2006 às 16:40  
Anonymous Anônimo said...

Gente, me poupe com este negócio de sacralizar Alaíde.
Jovelina, Ivone Lara, Clementina, são mulheres maravilhosas, substantivas, representativas de um universo do samba. Nada além disso (e já é muito).
Alaíde é uma cantora limitada mas cheia de personalidade, tipo adoro ou odeio. Eu gosto muito (já gostei mais) mas tá longe de ser a deusa que as vezes querem reverenciar (ou cobrar reverências indevidas).
Me enjoa procurar pêlo em ovo e eleger como divas as "excluídas da mídia, do mercado, pq têm qualidade demais para a mediocridade geral..."
Me poupem!

22 de novembro de 2006 às 17:25  
Anonymous Anônimo said...

Gente, tô bege! Fiquei um tempo sem acessar este blog que eu amo e me deparo com uma galera lúcida e pontual. Congratulo-me com Ágatha.
Sem demérito nenhum à Alaide, entretanto hipervalorizar vulgarmente é uma tentativa atravessada de lustrar seu próprio ego capenga.

22 de novembro de 2006 às 23:14  
Anonymous Anônimo said...

Ágatha na boa , acho que Alaíde é tão boa qto Bethânia . Tão diva qto Bethânia . É guerreira , tem classe e dona de um bom repertório . O CD é lindo e eu só achei que o Mauro foi economico . Viva as nossas divas da MPB (como Alaíde )

23 de novembro de 2006 às 00:13  
Anonymous Anônimo said...

Ô minha gente .... como o Mauro elogiou no post " Aos 70, Alaíde esbanja técnica " . E como falou a Kia ( eu que pensava que ela só ouvia Arnaldo ) , ela teve muuuiiitoos problemas de saude .

23 de novembro de 2006 às 00:22  
Anonymous Anônimo said...

Muito confete em cima de Bethânia por exemplo e quase nada pra Alaíde , tadinha ... Ela merece Mauro

23 de novembro de 2006 às 01:21  
Anonymous Anônimo said...

um anônimo das 11:41 disse uma coisa interessante , angela maria fez um cd de compositores atuais e ficou muito aquém do esperado . tudo bem que nem conheço tanto assim a dona alaíde costa -ela mais parece uma professora minha do primário - mas a linha dela é outra . agora , zizi posse e fafá fizeram um cd assim , com voz e piano e dá uma vontade de dormir .

23 de novembro de 2006 às 01:45  
Anonymous Anônimo said...

ARY BAROSO , TOM JOBIM ,HERIVELTON MARTINS , LUPICINIO E TANTO OUTROS QUE CASAM MUITO BEM NA VOZ DELA . NADA A VER COM LENINE , VERCILO , VANDER LER E ANA CAROLINA , QUE A ATÉ MARIA BETHÂNIA SE RENDEU .

23 de novembro de 2006 às 03:54  
Anonymous Anônimo said...

Pra quem interessar aí vai o repertório (impecável ) do CD :

1. Noturno
2. Janelas Abertas
3. Nova Ilusão
4. Essa Mulher )
5. Pois é ( jobim e chico buarque )
6. Ocultei
7. Nunca
8. Quando Tu Passas por Mim
9. Teus Ciúmes
10. Amargura
11. Bom Dia
12. Estrada Branca


Reclamaram que não tinha Chico Buarque , tem sim . Pois é foi gravada por Elis , Gal , Nara Leão e o próprio Chico . E o melhor Alaide consegue fazer bonito e diferente com a ajuda do mestre Assis .

23 de novembro de 2006 às 04:22  

Postar um comentário

<< Home