4 de agosto de 2009

Thomas tenta voltar à tona nas águas da bossa

Resenha de CD
Título: Once I Loved
Artista: BJ Thomas
Gravadora: Universal
Music
Cotação: * * 1/2

Projetado em escala mundial há 40 anos com o sucesso de Raindrops Keep Fallin' on my Head na trilha sonora do filme Butch Cassidy and the Sundance Kid (1969), BJ Thomas nada fez de relevante após os anos 70. Once I Loved - O Amor em Paz é sua inusitada incursão pela música brasileira. Pena que ela seja tão óbvia. O cantor não vai além dos standards já batidos da Bossa Nova - a maioria da lavra irretocável de Antonio Carlos Jobim (1927 - 1994). Em Dindi, cujo arranjo tenta reproduzir à moda gringa a batida do samba, Thomas soa como um subSérgio Mendes. Mas, justiça seja feita, há momentos corretos. O intérprete acerta o tom do medley que une How Insensitive (Insensatez) com Once I Loved (O Amor em Paz), sendo que a faixa-título é defendida em dueto com Leila Pinheiro, que canta em inglês. A propósito, Ivete Sangalo surpreende positivamente ao cantar em inglês, num tom macio, The Girl from Ipanema. Já Ivan Lins e João Bosco contribuem com os vocais em português de Meditação e Manhã de Carnaval, respectivamente. O único problema é que todos esses clássicos - entre eles, Água de Beber e So Nice (Samba de Verão) - já ganharam registros mais sedutores e já estão mais do que batidos. Sem falar que a deslocada recriação em clima bossa-novista de Rock'n'Roll Lullaby - a canção de ninar que estourou no Brasil em 1972 ao ser propagada como o tema romântico do casal protagonista da versão original da novela Selva de Pedra - sinaliza que Once I Loved é mera tentativa de fazer o nome de BJ Thomas voltar à tona. Faltou ousadia. E estilo!!

4 Comments:

Blogger Mauro Ferreira said...

Projetado em escala mundial há 40 anos com o sucesso de Raindrops Keep Fallin' on my Head na trilha sonora do filme Butch Cassidy and the Sundance Kid (1969), BJ Thomas nada fez de relevante após os anos 70. Once I Loved - O Amor em Paz é sua inusitada incursão pela música brasileira. Pena que ela seja tão óbvia. O cantor não vai além dos standards já batidos da Bossa Nova - a maioria da lavra irretocável de Antonio Carlos Jobim (1927 - 1994). Em Dindi, cujo arranjo tenta reproduzir à moda gringa a batida do samba, Thomas soa como um subSérgio Mendes. Mas, justiça seja feita, há momentos corretos. O intérprete acerta o tom do medley que une How Insensitive (Insensatez) com Once I Loved (O Amor em Paz), sendo que a faixa-título é defendida em dueto com Leila Pinheiro, que canta em inglês. A propósito, Ivete Sangalo surpreende positivamente ao cantar em inglês, num tom macio, The Girl from Ipanema. Já Ivan Lins e João Bosco contribuem com os vocais em português de Meditação e Manhã de Carnaval, respectivamente. O problema é que todos esses clássicos - entre eles, Água de Beber e So Nice (Samba de Verão) - já ganharam registros mais sedutores e já estão mais do que batidos. Sem falar que a deslocada recriação em clima bossa-novista de Rock'n'Roll Lullaby - a canção de ninar que estourou no Brasil em 1972 ao ser propagada como o tema romântico do casal protagonista da versão original da novela Selva de Pedra - sinaliza que Once I Loved é mera tentativa de fazer o nome de BJ Thomas voltar à tona. Faltou ousadia. E estilo!!

4 de agosto de 2009 às 09:33  
Anonymous Anônimo said...

Eu adorei o cd. Ivete realmente impressiona quando canta algo de qualidade e tons macios, sua voz se transforma e fica linda. Leila está presa cantando em inglês, não gostei. Ivan e Bosco apenas corretos. Mas as músicas são lindas , apesar dos arranjos meio pasteurizados na batida da bossa. Mas é um lançamento bem vindo nesse mar de lixo e mal gosto que impera hoje em dia. E a versão em bossa de Rock'n'Roll Lullaby ficou uma delícia!!!

4 de agosto de 2009 às 11:46  
Anonymous Anônimo said...

Má vontade Mauro! O cd é muito bom. Acordou com o pé esquerdo hoje? Só o repertório já vale 5 estrelas.

4 de agosto de 2009 às 13:51  
Anonymous Anônimo said...

Tem gosto pra tudo mesmo.

5 de agosto de 2009 às 12:43  

Postar um comentário

<< Home