31 de julho de 2009

Gadú afirma talento em show 'hype' na Varanda

Resenha de Show - Segunda Visão
Título: Maria Gadú
Artista: Maria Gadú (em foto de Rogério Rezende)
Local: Varanda do Vivo Rio (RJ)
Data: 30 de julho de 2009
Cotação: * * * 1/2

Maria Gadú é a bola da vez na cena musical brasileira. A edição do primeiro CD da artista - Maria Gadú, lançado pelo selo SLAP (da gravadora Som Livre) neste mês de julho de 2009 - cumpriu a expectativa criada em torno da cantora e compositora paulista. E o primeiro show de lançamento do disco, realizado na varanda da casa carioca Vivo Rio na noite de 30 de julho de 2009, confirmou o talento de Gadú, em especial como compositora. Se a intérprete nem sempre faz justiça ao oba-oba em torno de seu nome (como provou sua abordagem insossa de Lourinha Bombril, na versão popularizada pelo trio Paralamas do Sucesso), a compositora se revela geralmente original e inspirada. Músicas como Shimbalaiê e Altar Particular (um samba que parece ter sido composto em tempos idos) são sensíveis e resultam bem no palco. Outras, como Dona Cila, tocam mais no registro fonográfico. Mas o fato é que Maria Gadú se mostra sedutora em cena e deixa boa impressão ao fim do show - de roteiro similar ao apresentado pela cantora na casa Cinematheque em abril, só que com iluminação e produção mais caprichadas. É fato que Gadu precisa dosar a espontaneidade de suas falas (algumas dispensáveis) e que - vale repetir - suas abordagens de repertório alheio não são tão brilhantes como seu cancioneiro autoral. Casos do Trem das Onze - que trilha em ritmo mais arrastado do que o das habituais gravações do belo samba de Adoniran Barbosa (1910 - 1982) - e de Filosofia. O samba de Noel Rosa (1910 - 1937) ganha na leitura de Gadu levada pop que dilui sua cadência, beleza e poesia. Mas, no todo, o saldo é mais do que positivo. Se reeditar num segundo disco a inspiração exibida no primeiro, Maria Gadú vai brilhar muito na cena musical brasileira.

14 Comments:

Blogger Vitor said...

gostei muito do cd dela, pra mim é a revelação do ano ate o momento, mas acredito que essa espontaneidade pode atrapalhar na carreira, isso fica muito claro no visual que pra algumas pessoas pode chocar e deixar sua musica em segundo plano, deixando sempre em pauta seu visual exotico, etc

31 de julho de 2009 às 21:15  
Anonymous Anônimo said...

Mauro, vc hoje em dia está gostando de tudo que aparece, já percebeu????

1 de agosto de 2009 às 00:49  
Anonymous José said...

Mauro,
Por favor não caia no conto de mais uma cópia fajuta que mistura o androginismo de Cássia com o ecletismo inicial da Adriana Calcanhotto e a breguice sexual de Ana Carolina.

1 de agosto de 2009 às 11:03  
Anonymous Anônimo said...

Bem , eu fui ao show. Foi um´típico evento de gravadora, muita badalaçâo, muitos " vips "- globais e recordais( a moça é amiga de Dado Donabela e até usou um violão de Dado pra cantar ' Baba" da Kely Kee, é isso mesmo, a moça parece muito versátil, né não?? ). Mas tem talento, não é isso tudo que andam falando e há muito dinheiro por tras de tudo , é preciso dosar melhor isso, muitas vezes há uma forçação pra parecer certa cantora, isso mais no visual e no discurso, completamente dispensável e constrangedor- falar de sua cuequinha branca e se referir á banda com" vá tomar no c., foi triste e o público e até seus amigos ( que eram muito]ficaram constrangidos.
Acho que por enquanto é melhor ouvir apenas o CD , o show não me seduziu e não gostei de Maria ficar todo tempo sentada num banco de pernas cruzadas, fica bem monótono, nem sua voz quente sustenta o show.
È isso , mas volto a afirmar : Maria Gadu tem TALENTO, nada demais que uma ANA Luisa, uma Aline Calixto, uma Mariene de Castro e acho que bem melhor temos Marcia de Castro( essa é tudo, só falat mídia)

1 de agosto de 2009 às 13:43  
Anonymous Anônimo said...

O CD é realmente muito bom. Pena que tem muita gente que entra aqui só para criticar negativamente cadea cantor novo que aparece.

1 de agosto de 2009 às 13:46  
Anonymous Eusébio said...

nenhum artista se lança se não houver investimento de alguém. e investimento = grana. gente, Gadu tem talento, isso é que conta.

2 de agosto de 2009 às 10:42  
Anonymous Roberto Murilo said...

Mais uma cantora que usa cueca.Portanto, nada de novo no front.

5 de agosto de 2009 às 00:01  
Anonymous Anônimo said...

Essa quer herdar o trono de Cassia... SEM CHANCES!!!!!!!!!!!!!

5 de agosto de 2009 às 10:40  
Anonymous Anônimo said...

Se me perguntarem se axchei a cantora ruim, depois de muito ouvir falar e ir conferir no Youtube, não, não achei ruim.

Mas vamos combinar que a moça é um decalque de Cássia Eller! A roupa, a cara, o cabelo, o jeito de cantar, a postura de palco (assisti o Ne me quitte pas no YouTube e a forma de passar a mão pelo corpo é idêntica à de Cássia). E pelo que li aí nos comentários até a desinibição com relação à uma possível androginia é igual à de Cássia. Só faltou levantar a blusa. Só não tem a voz de Cássia.................

O problema é que Cássia Eller é uma cantora tão talentosa e marcante e sinsubstituível que acho difícil uma nova-Cássia Eller emplacar.

E por favor, alguém avise a ela que Leila Pinheiro e Teresa Cristina, que são ótimas, já tentaram, mas a gravação definitiva de "História de Lili Braun" é de Gal Costa e ninguém consegue chegar nem perto.

6 de agosto de 2009 às 12:30  
Anonymous Anônimo said...

A moça tem talento. Mauro gostou. Usa cueca, tem u Q de Cassia e canta muito parecido com Marisa Monte (principalmente quando voce não ve ela cantando, só ouve o cd). Tem talento, assim como nossa amiga da pomba na cabeça. Mas, se de Silvia já tem estrada, de Maria falta muito.
É boa, dá pra ouvir o cd na boníssima. Mas, que não é essa cocada toda, não é não.
Tem grana divulgando, ótimo. Tem amigos televisivos que camparcem quando solicitados, beleza. Também queria assim para meus amigos artistas... Isso ajuda. Mas que é muita espuma para um shampoo que tá entrando agora na prateleira, é.
Não dói no olho, mas também não funciona com shampoo e condicionador ao mesmo tempo.
É preciso enxaguaguar mais...

Carioca da Pidade

6 de agosto de 2009 às 14:15  
Anonymous lucca venâncio said...

Acabei de ouvir o CD. Comprei por influência de algumas críticas, inclusive sua, Mauro. O CD é bem audível mas a léguas da incensada que tem recebido. A compositora é acima da média mas precisa elaborar melhor suas melodias, algumas sensíveis mas sem finalização. Altar particular seria um achado, tivesse melhor acabamento melódico.
Não gosto de seu sotaque carioca quando se diz paulistíssima. Elis caiu nessa arapuca no início da carreira mas precisou de um Cesar Mariano para fazê-la mais autoral (o sotaque tb conta nessa, acredite) e aí foi o que se viu.
A figura da moça (vi no youtube e no Happy Hour) não ajuda. Nada a ver com Cássia Eller, aliás não notei forçada de barra nenhuma por parte de Maria Gadu. Maria parece mais 'sujinha', mais cantora de barzinho, final de tarde. Cassia era um vulcão, dinamite pura, já chegou diva.
E como cantora, aí sim, me decepcionou. Bem mediana, realmente nada de especial, apesar de um timbre por vezes personalizado (foge um tiquinho, mas só um tiquinho, do 'remereme' de nossas 'cantoras')
Mauro, tb acho que vc se empolga muito fácil. Enquanto apreciador de música, blz, legal pra vc (quisera eu, um ouvido tão facil), mas como crítico talvez fosse mais interessante vc ponderar um pouco mais antes de deitar elogios, frequentemente injustificáveis.
Outrossim, seu blog é um dos mais ricos de toda a rede em termos de informação e agilidade. Parabéns!

13 de agosto de 2009 às 21:34  
Anonymous Anônimo said...

A mpb hoje vive de pratinhos requentados. Come quem quiser, eu não.

7 de novembro de 2009 às 19:43  
Anonymous Anônimo said...

Caros, comparações a parte. Cada um é cada um, estilo, forma de cantar, de compor, etc. Todos temos a liberdade de se vestir como bem entender, julgar alguém pela maneira como se veste é tão ridículo. Ela tem um estilo só dela e ponto. Tem uma linda voz e sua maneira. E música boa é aquela que gostamos, independente de qualquer coisa. Gosto da cantora, de suas músicas e sim vou ir ao shows.

11 de dezembro de 2009 às 12:31  
Blogger Galera said...

Geente!
cada um faz o que quer de sua vida.
oshe, ela é maravilhosa, liiinda,
uma voz encantadoora *-*
se ela usa cueca ou não, não é da conta de ngm, se ela se sente beem assim, que ela continue usando,
ela não vai usar uma coisa para agradar vocês!
continue assim gadúziinha *-*
mto sucesso, feeliiciidades diva.
[a] A NOVA REVEELAÇÃO DA MPB ♥

6 de julho de 2010 às 06:06  

Postar um comentário

<< Home