23 de fevereiro de 2009

'Coração Leviano' remói obra áurea de Paulinho

A capa é especialmente bela - muito por conta da ilustração de Axel Sande - e, a rigor, é a única real novidade da nova compilação da majestosa obra fonográfica de Paulinho da Viola editada pela EMI Music. Coração Leviano reúne em dois CDs 28 gravações feitas pelo compositor entre 1968 e 1979 - o período mais profícuo da produção autoral do artista. Entre hits óbvios (Argumento, Coração Leviano, Foi um Rio que Passou em Minha Vida, Guardei Minha Viola, No Pagode do Vavá e Sinal Fechado,entre outros), a coletânea dupla salpica um ou outro fonograma mais desconhecido. São os casos de Nas Ondas da Noite (1971) e da leitura do compositor para Acontece, o samba-canção de Cartola (1908 - 1980), gravado por Paulinho em 1972 no álbum A Dança da Solidão. Indicada somente para iniciar ouvintes na obra irretocável do artista - hoje mais bissexta.

6 Comments:

Blogger Mauro Ferreira said...

A capa é especialmente bela - por conta da ilustração de Axel Sande - e, a rigor, é a única real novidade da nova compilação da majestosa obra fonográfica de Paulinho da Viola editada pela EMI Music. Coração Leviano reúne em dois CDs 28 gravações feitas pelo compositor entre 1968 e 1979 - o período mais profícuo da produção autoral do artista. Entre hits óbvios (Argumento, Coração Leviano, Foi um Rio que Passou em Minha Vida, Guardei Minha Viola, No Pagode do Vavá e Sinal Fechado,entre outros), a coletânea dupla salpica um ou outro fonograma mais desconhecido. São os casos de Nas Ondas da Noite (1971) e da leitura do compositor para Acontece, o samba-canção de Cartola (1908 - 1980), gravado por Paulinho em 1972 no álbum A Dança da Solidão. Indicada somente para iniciar ouvintes na obra irretocável do artista - hoje mais bissexta.

23 de fevereiro de 2009 às 10:20  
Anonymous Anônimo said...

É vero, Mauro. Confesso que ao ver a capa deu até vontade de comprar mas possuo toda a discografia GRAÇAS A DEUS relançada pela EMI (a RCA também relançou, fez a sua parte, mesmo que no formato "2 em 1").
O "apanhado" das músicas é muito boa e é um grande disco para quem quer conhecer - será que tem quem não conheça ? - este Mestre do Samba e acima de tudo, da MÚSICA como um todo. Sambista com a classe de Paulinho ainda não surgiu depois dele e acho que não surgirá. Gênios são raros.

23 de fevereiro de 2009 às 12:37  
Anonymous Anônimo said...

Apenas para corrigir o engano: RCA não, a Wea/Warner. RCA seria pedir muito.

23 de fevereiro de 2009 às 12:53  
Anonymous Anônimo said...

Um belo quadro merece uma bela moldura. Um belo conteúdo merece uma bela embalagem. Belas músicas merecem Paulinho da Viola e vice-versa.

23 de fevereiro de 2009 às 22:04  
Anonymous Anônimo said...

Paulinho faz uma 'Acontece' tão bonita. Simples e pungente.

24 de fevereiro de 2009 às 00:01  
Blogger GABINETE DE ARTES | Design de Comunicação said...

Caro Mauro,

Obrigado por seu comentário sobre a ilustração do Paulinho da Viola.

Ab.
Axel Sande

25 de março de 2009 às 23:13  

Postar um comentário

<< Home