27 de outubro de 2008

DVD revive a obra e o pensamento de Herivelto

Resenha de DVD
Título: Programa
Ensaio 1990
Artista: Herivelto
Martins
Gravadora: Biscoito
Fino
Cotação: * * * *

A despeito de ser o autor de alguns dos maiores clássicos do cancioneiro popular brasileiro, como Ave Maria no Morro e Caminhemos, Herivelto Martins (1912 - 1992) tem sido mais lembrado pelas desavenças públicas com a cantora Dalva de Oliveira (1917 - 1972), com quem viveu turbulento cotidiano conjugal em um dos casamentos mais polêmicos da música popular brasileira. Daí a importância da edição deste DVD extraído do programa Ensaio dedicado a Herivelto em 1990. Dois anos antes de morrer, o compositor expôs seu pensamento - com leveza insuspeita para personalidade contraditória, tida como machista e carrancuda no imaginário coletivo - e sua obra em entrevista concedida a Fernando Faro e entremeada com 21 números musicais. O valor documental do DVD lançado pela gravadora Biscoito Fino - em parceria com a TV Cultura - é alto pela oportunidade rara de ver Herivelto em cena, sob os holofotes. Artista da era pré-VHS, o compositor conta no programa que para ter sua primeira música gravada - a marchinha Da Cor do meu Violão, sucesso do Carnaval de 1932 - teve que dar parceria a J.B. de Carvalho, nome bem relacionado na incipiente indústria fonográfica da época. Herivelto também revela detalhes da parceria com Grande Otelo (1915 - 1993), que rendeu sambas como Praça Onze, e remói as mágoas vividas com a amada Dalva, pretexto para a criação de músicas como Atiraste uma Pedra e Segredo, parcerias com os amigos David Nasser (1917 - 1980) e Marino Pinto (1916 - 1965), respectivamente. Enfim, já há muitos títulos descartáveis nestas séries de DVDs originados do programa Ensaio, mas o de Herivelto Martins é absolutamente bem-vindo (e até necessário) para que seja perpetuada, na era digital, a imagem do compositor.

5 Comments:

Blogger Mauro Ferreira said...

A despeito de ser o autor de alguns dos maiores clássicos do cancioneiro popular brasileiro, como Ave Maria no Morro e Caminhemos, Herivelto Martins (1912 - 1992) tem sido mais lembrado pelas desavenças públicas com a cantora Dalva de Oliveira (1917 - 1972), com quem viveu turbulento cotidiano conjugal em um dos casamentos mais polêmicos da música popular brasileira. Daí a importância da edição deste DVD extraído do programa Ensaio dedicado a Herivelto em 1990. Dois anos antes de morrer, o compositor expôs seu pensamento - com leveza insuspeita para personalidade contraditória, tida como machista e carrancuda no imaginário coletivo - e sua obra em entrevista concedida a Fernando Faro e entremeada com 21 números musicais. O valor documental do DVD lançado pela gravadora Biscoito Fino - em parceria com a TV Cultura - é alto pela oportunidade rara de ver Herivelto em cena, sob os holofotes. Artista da era pré-VHS, o compositor conta no programa que para ter sua primeira música gravada - a marchinha Da Cor do meu Violão, sucesso do Carnaval de 1932 - teve que dar parceria a J.B. de Carvalho, nome bem relacionado na incipiente indústria fonográfica da época. Herivelto também revela detalhes da parceria com Grande Otelo (1915 - 1993), que rendeu sambas como Praça Onze, e remói as mágoas vividas com a amada Dalva, pretexto para a criação de músicas como Atiraste uma Pedra e Segredo, parcerias com os amigos David Nasser (1917 - 1980) e Marino Pinto (1916 - 1965), respectivamente. Enfim, já há muitos títulos descartáveis nestas séries de DVDs originados do programa Ensaio, mas o de Herivelto Martins é absolutamente bem-vindo (e até necessário) para que seja perpetuada, na era digital, a imagem do compositor.

27 de outubro de 2008 às 11:38  
Anonymous Anônimo said...

Tem uma espécie de songbook lançado pela Som Livre e idealizado pela filha de Herivelto, Yaçanã Martins, chamado Sinfonia de Pardais que é uma beleza! Tem várias participações especiais como Bethânia, Caetano, Zeca, Beth etc mas, a gravação que mais se destaca é de Ave Maria no Morro com Baby Consuelo (do Brasil). Muito bonito! Pena que entrou nesses lances de evangélica radical.
A gravação da Bethânia para a música da Dalva também é muito bonita (Segredo). Abs e é sempre bem-vinda essa série Ensaio. Com certeza terei mais um!

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

PS: Cadê a série Ensaio da Marisa Monte com a Velha Guarda da Portela e de Nelson Cavaquinho com Beth e João Nogueira? Fico no aguardo!
PS2: Daniele Fitipaldi, obrigado pelo elogio na comunidade da Beth no orkut. Eu não curto esse lance de orkut mas, mesmo assim obrigado pelas suas palavras carinhosas a minha pessoa. Se me xingarem eu processo! rs Um beijo.

27 de outubro de 2008 às 21:00  
Anonymous Anônimo said...

Bem lembrado, Marcelão, esse "Ensaio" da Marisa com a Velha Guarda devia mesmo ser lançado.
Acho que a Marisa não deixa, não.
Ela é muito embaçadora nessas coisas.
Ela tem o CONTROLE TOTAL sobre a carreira, é uma deusa, uma folha de árvore não cai sem ela saber ou querer. ehehhehe

Jose Henrique

28 de outubro de 2008 às 01:05  
Anonymous Anônimo said...

Grande Zé,

Mas, acho que tratando-se de Velha Guarda da Portela ela abre uma concessão! Tomara que saia a trilha sonora de O Mistério do Samba. Na época eu estava na fase anti-Mauro Ferreira (ainda estou um pouco) e nem comentei a beleza do cantar de Marisa na música do Alberto Lonato, Sofrimento de quem ama. Achava as gravações do disco da Velha Guarda (Portela, Passado de Glóriade, de 70) e o da saudosa Clara Nunes (Claridade, de 75) imbatíveis mas, Marisa se superou. Vai cantar bem assim lá em casa! Abração,

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

28 de outubro de 2008 às 09:48  
Anonymous Anônimo said...

É verdade, Marcelo.
Ela tem a manha de cantar sambas, ela se apodera dos sambas que grava.
Roubou até "Dança da Solidão" do amigo Paulinho da Viola.
Tomara que ela libere.

PS: Mauro é gente boa, deixe disso.
Conversando todo mundo se entende.

Jose Henrique

28 de outubro de 2008 às 19:23  

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