10 de setembro de 2008

Roberta, Gil, Djavan e Diogo no Grammy Latino

Djavan, Gilberto Gil, Roberta Sá (em foto de Paulo Vainer) e Diogo Nogueira se destacam na lista de indicações ao 9º Grammy Latino - anunciada em Los Angeles (EUA) nesta quarta-feira, 10 de setembro de 2008. Os quatro estão entre os poucos artistas brasileiros que concorrem nas categorias fortes do prêmio, que vai ser entregue em 13 de novembro. Roberta e Diogo disputam o troféu de Revelação, concorrendo com Kany Garcia (roqueira de Porto Rico e possível vencedora), Monica Giraldo e com Ximena Sariñana. Mas é pouco provável que ganhem, já que o Brasil tem pouco peso nas fundamentais categorias do Grammy Latino. Djavan e Gilberto Gil também estão bem na lista. Ambos disputam o troféu de Álbum de Cantor Compositor por Matizes e Banda Larga Cordel, respectivamente, e têm como concorrentes Fito Paez, Pablo Milanés e Tommy Torres. Djavan e Gil têm boa chance.
A julgar pela relação de indicados, quem sai na frente é o grupo mexicano de rock Café Tacvba, que domina a lista com seis importantes nomeações, seguido pelo cantor colombiano Juanes e pelo produtor argentino Gustavo Santaolalla - cada um com quatro indicações. Dentro das categorias específicas de MPB, Maria Bethânia sobressai ao concorrer com dois discos - Dentro do Mar Tem Rio ao Vivo e Maria Bethânia e Omara Portuondo - ao prêmio de Álbum de Música Popular Brasileira.

16 Comments:

Anonymous Anônimo said...

É Mauro, quero ver agora o povo cri-cri vir aqui falar que a Roberta é protegida por você...risos...Só não vê a qualidade do trabalho dela quem é cego!!!

11 de setembro de 2008 às 00:16  
Anonymous Anônimo said...

Em primeiro lugar quero dizer que tô curtindo esse momento latino do blog, Mauro!

Parabéns e Obrigado !

11 de setembro de 2008 às 08:29  
Anonymous Anônimo said...

Não indicaria Diogo Nogueira como revelação do ano. Roberta Sá lançou em 2004 seu primeiro album, como pode só agora ser indicada como " best new artist " ? Ela foi indicada ao nosso VMB na mesma categoria ... que estranho ...

O prêmio deve ir para a pop - roqueira portorriquenha Kany Garcia. As outras são colombianas e mexicanas, respectivamente.

11 de setembro de 2008 às 08:34  
Anonymous Anônimo said...

Vários albuns brasileiros foram indicados nas mais diversas categorias.


Melhor Álbum Cantor Compositor :

Djavan ( " Matizes " ) e Gilberto Gil ( " Banda Larga Cordel " ). Concorem com eles Pablo Milanes, Fito Paez e Tommy Torres.

Melhor Álbum Instrumental : Paulo Moura ( " Pra cá e Pra lá " )

Melhor Álbum de Jazz Latino : Hamilton de Hollanda Quinteto ( " Brasilianos 2 ") e Pau Brasil ( " Nonada " )

Melhor Álbum de Música Clássica : Sérgio y Odair Assad ( " Jardim Abandonado " ) e Sílvio Barbato & Turíbio Santos ( " Violão Sinfônico " ).


Melhor Obra/ Composição Clássica Conteporânea : Sérgio y Odair Assad ( " Tahhiyya Li Ossoulina " )

Melhor Projeto Gráfico de Um Álbum : Nação Zumbi ( " Fome de tudo " )

Melhor Álbum de Engenharia de Gravação : Moogie Canazio ( " Dentro do Mar tem rio - ao vivo " ) e Carlos KK Akamine e Al Schimitt ( " Romance " de Rosa Passos " ).

11 de setembro de 2008 às 08:48  
Anonymous Anônimo said...

CURIOSIDADES :

O roqueiro argentino Andrés Calamaro teve sua canção " Carnaval de Brasil " indicada na categoria de melhor de canção de rock latino. Sem falar em Javier Vinasco & Edith Ruiz que foram indicados como melhor album de tango por " Astor Piazzolla/Heitor Villa-Lobos "

11 de setembro de 2008 às 08:55  
Anonymous Anônimo said...

Finalmente fizeram justiça mesmo que não ganhe!

Melhor Álbum de Samba/ Pagode
"Canta o samba da Bahia ao vivo", de Beth Carvalho

"Sambista perfeito", de Arlindo Cruz

"Acústico MTV", de Paulinho Da Viola

"Estação Melodia", de Luiz Melodia

"Samba meu", Maria Rita

PS: Cadê Alcione? Cadê Fabiana Cozza? Cadê Elza Soares?
Resposta: Os prêmios daqui boicotam determinados artistas em favorecimento de amizades e até mesmo questões religiosas indicando uns clones piorados da saudosa Clara Nunes! Tiraram Maria Rita, Beth e Teresa do páreo porque essas fizeram SIM os melhores cds de samba do ano passado!
Torcida fica para Maria Rita, Beth ou Paulinho da Viola! Viva os gringos! Esses entendem!

11 de setembro de 2008 às 09:46  
Anonymous Anônimo said...

Desculpa Mauro, mas quem se sobressai não é a Maria Bethânia e sim a Roberta Sá que concorrem também como ' melhor album de mpb ' além de revelação do ano !

11 de setembro de 2008 às 09:55  
Anonymous Anônimo said...

Qual é Mauro ? Não falou nada sobre as duas indicações da Nacão Zumbi! O excelente projeto gráfico da capa chamou atenção dos gringos e recebeu uma merecida indicação

11 de setembro de 2008 às 10:00  
Anonymous Anônimo said...

Achei confusa demais a lista desse ano !

1 - A Academia desconsiderou o album " Cê - Ao Vivo " de Caetano Veloso como um album de rock ... incluiu como " MPB "

2 - Rosa Passos é pop ??. Ela foi indicada como " Melhor Álbum Pop Contemporâneo Brasileiro "

3 - A disputa de " Melhor Álbum de Samba/Pagode " é boa !

4 - Seu Jorge não seria " pop " e Rosa Passos " MPB " ? Ele foi indicado como " Melhor Álbum de MPB " ...

5 - Roberta Miranda deveria estar na categoria de " musica regional " e não como " melhor album de música romantico ". O CD " Senhora Raiz " é um trabalho de pesquisa, de resgate ...

6 - " Melhor Álbum de Música Contemporânea Regional
ou de Raízes Brasileiras " : Achei a mais confusa de todas. Victor e Leo deveriam estar no album de " musica romantica " e Harmonia do Samba nunca mais ouvi falar ?? Trio Virgulino é contemporaneo ??? Ponto para a indicação de Elba Ramalho e seu ' Qual O Assunto Que Mais Lhe Interessa? ' !

7 - Siba e a Fuloresta não seriam contemporaneos ? Foram indicados como " tradicionais " ao lado de Chitãozinho & Xororó e Renato Borghetti.

8 - Na Categoria " Melhor Canção Brasileira " puseram uma canção evangelica concorrendo com outras 4 seculares. Nada contra mas é inusitado ...

11 de setembro de 2008 às 10:11  
Anonymous Anônimo said...

E o cd e dvd "Amigo é Casa" da Simone e da Zélia Duncan não passaram na peneira. Nem Bia Paes Leme na categoria de produtora para esse mesmo álbum. O Grammy Latino vale apenas aquilo que é mas dá visibilidade. Parabéns Mauro pela Roberta. Você e os seus ouvidos sempre alertas.

11 de setembro de 2008 às 11:36  
Blogger Pedro Progresso said...

Se esse prêmio for justo a Rosa não sai sem ganhar.

11 de setembro de 2008 às 12:08  
Anonymous Anônimo said...

O cd que Maria Bethânia e Omara Portuondo fizeram frustou todas as expectativas. Mauro quem foram os indicados ao grammy de album do ano ?

11 de setembro de 2008 às 15:06  
Anonymous Anônimo said...

Já que alguém falou sobre Maria Rita,o dvd Samba meu já está nas lojas.Bonito demais !

11 de setembro de 2008 às 19:05  
Anonymous Anônimo said...

Maria Bethânia merece ganhar todos os prêmios, ela arrasou esse ano! Não deixou pedra sobre pedra!

12 de setembro de 2008 às 01:15  
Anonymous Anônimo said...

Pá pá pápárarapápápá pápárarapápápá Boa noite minha gente! É um prazer enorme estar aqui cantando ao lado dessa Rainha do Samba: Beth Carvalho!!!!
Dá-lhe Beth! O Grammy estará em boas mãos! Ficaremos na torcida!

12 de setembro de 2008 às 11:23  
Anonymous Anônimo said...

O CD da Roberta Miranda, "Senhora Raiz" é mesmo muito bom, um belíssimo trabalho de pesquiso na verdadeira música sertaneja (aliás, Maria Bethânia faz participação especial em "Guacira").

Gostaria de ver a resenha deste trabalho aqui no blog...

12 de setembro de 2008 às 20:37  

Postar um comentário

<< Home