A 'aquarela' de Toquinho ganha cores sinfônicas
Resenha de CD
Título: Ao Vivo
Artista: Toquinho &
Orquestra Jazz Sinfônica
Gravadora: Biscoito Fino
Cotação: * * * 1/2
Título: Ao Vivo
Artista: Toquinho &
Orquestra Jazz Sinfônica
Gravadora: Biscoito Fino
Cotação: * * * 1/2
Numerosos discos e shows já deram tratamento sinfônico à boa música popular brasileira. Este CD gravado ao vivo em 2002, em concerto na Sala São Paulo (SP), apresenta a obra de Toquinho no toque erudito da Orquestra Jazz Sinfônica. Sob a regência dos maestros Cyro Pereira e João Galindo, os músicos tocam temas de Pereira e de Heitor Villa-Lobos (1887 - 1959) - Ária das Bachianas nº 5 e Trenzinho do Caipira - antes de pôr outras cores na aquarela de Toquinho. A mistura cai especialmente bem em Samba de Orly (incrementado com suingante batida diferente) e em Tarde em Itapoã (com novos ares sem perder a manemolência baiana). Às vezes, um excesso de suntuosidade engessa a música - caso de O Caderno. Contudo, até mesmo a batida Aquarela ganha outros belos tons neste álbum que, embora nada tenha de original, comprova a beleza perene da música de Toquinho e de parceiros como Chico Buarque e o poeta Vinicius de Moraes (1913 - 1980). Vale conferir!
4 Comments:
Numerosos discos e shows já deram tratamento sinfônico à boa música popular brasileira. Este CD gravado ao vivo em 2002, em concerto na Sala São Paulo (SP), apresenta a obra de Toquinho no toque erudito da Orquestra Jazz Sinfônica. Sob a regência dos maestros Cyro Pereira e João Galindo, os músicos tocam temas de Pereira e de Heitor Villa-Lobos (1898 - 1959) - Ária das Bachianas nº 5 e Trenzinho do Caipira - antes de pôr outras cores na aquarela de Toquinho. A mistura cai especialmente bem em Samba de Orly (incrementado com suingante batida diferente) e em Tarde em Itapoã (com novos ares sem perder a manemolência baiana). Às vezes, um excesso de suntuosidade engessa a música - caso de O Caderno. Contudo, até mesmo a batida Aquarela ganha outros belos tons neste álbum que, embora nada tenha de original, comprova a beleza perene da música de Toquinho e de parceiros como Chico Buarque e o poeta Vinicius de Moraes (1913 - 1980). Vale conferir!
6 anos com um album desses engavetado?
Caro Dudu.
Na realidade este disco já foi lançado em 2002 pela Ciruito Musical (selo do próprio Toquinho) em tiragem limitada que foi vendida através da Internet. A capa era diferente, mas o conteúdo é exatamente o mesmo. Além disso, este disco já foi lançado na Espanha e na Argentina e foi distribuído como brinde patrocinado pelo Makro, no Brasil em 2002 e pelo Touring Club da Itália em 2003. Agora, finalmente o disco será comercializado normalmente e, com a segurança de quem adquiriu a primeira edição em 2002, posso dizer: vale a pena comprar este álbum!
Oi, Mauro, como vai? tudo bem?
Você sabe aonde posso baixar a música "O Trenzinho do Caipira" deste CD do Toquinho com a OJS? Eu quero mostrar para um maestro.
Ou, se não for pedir muito, se você tiver, pode me mandar no e-mail marc.con@hotmail.com , por favor?
Desde já agradeço.
Postar um comentário
<< Home