Roberta Sá já corre risco de desgastar imagem
Na próxima terça-feira, 12 de agosto de 2008, Celso Fonseca vai gravar seu primeiro DVD no Canecão. Roberta Sá integra o time de convidados e vai cantar A Voz do Coração com o anfitrião. Na recente gravação do CD e DVD Samba Social Clube, a cantora - vista acima no palco da Fundição Progresso (RJ) em foto de Vera Donato - marcou presença em dois números, Pressentimento e Meu Sapato Já Furou. Assim como também esteve presente no também recente tributo a João Donato prestado dentro do ciclo de eventos produzidos pelo Banco Itaú para marcar os 50 anos da Bossa Nova. No CD Uma Noite... Noel Rosa, lançado esta semana pela gravadora Universal Music, Roberta também figura entre os solistas que revivem a obra do Poeta da Vila. E o canto gracioso da cantora potiguar, radicada no Rio de Janeiro (RJ), pode ser ouvido ainda no álbum Flores do Clube da Esquina, no CD e DVD Roda de Samba ao Vivo, de Dudu Nobre, e na trilha da novela Ciranda de Pedra. Isso para citar somente gravações e lançamentos deste ano de 2008. Moral da história: Roberta Sá já corre sério risco de desgastar sua imagem e sua voz.
É natural que todos queiram Roberta Sá em seus discos. Ela é a melhor cantora surgida na música brasileira nos últimos tempos. Convidá-la para participar de um CD, DVD ou show já é garantia de status e mídia (o mesmo vem ocorrendo com Fernanda Takai, outra que precisa dosar suas participações). Mas cabe a Roberta saber filtrar os convites - tarefa que, parece, a intérprete não está conseguindo desempenhar com o mesmo talento com que garimpou repertório para seus dois irretocáveis álbuns, Braseiro (2005) e Que Belo Estranho Dia para se Ter Alegria (2007). E o fato é que, talvez embriagada pelo reconhecimento unânime da crítica e do público (que, aliás, vem aumentando gradativamente), Roberta está pecando pelo excesso. Ela precisa se mirar no exemplo de Marisa Monte, que, às vezes, peca até pela falta em projetos importantes, mas é o maior exemplo, no Brasil, de cantora que sabe conduzir sua carreira sem perder prestígio e sem desgastar sua imagem. Ainda há tempo de Roberta Sá filtrar com mais rigor os convites para participações em projetos alheios - nos quais nem sempre brilha como em seus álbuns - para não banalizar sua imagem e o seu canto tão sedutor. Ainda há tempo...
62 Comments:
Na próxima terça-feira, 12 de junho de 2008, Celso Fonseca vai gravar seu primeiro DVD no Canecão. Roberta Sá integra o time de convidados e vai cantar A Voz do Coração com o anfitrião. Na recente gravação do CD e DVD Samba Social Clube, a cantora - vista acima no palco da Fundição Progresso (RJ) em foto de Vera Donato - marcou presença em dois números, Pressentimento e Meu Sapato Já Furou. Assim como também esteve presente no também recente tributo a João Donato prestado dentro do ciclo de eventos produzidos pelo Banco Itaú para marcar os 50 anos da Bossa Nova. No CD Uma Noite... Noel Rosa, lançado esta semana pela gravadora Universal Music, Roberta também figura entre os solistas que revivem a obra do Poeta da Vila. E o canto gracioso da cantora potiguar, radicada no Rio de Janeiro (RJ), pode ser ouvido ainda no álbum Flores do Clube da Esquina, no CD e DVD Roda de Samba ao Vivo, de Dudu Nobre, e na trilha da novela Ciranda de Pedra. Isso para citar somente gravações e lançamentos deste ano de 2008. Moral da história: Roberta Sá já corre sério risco de desgastar sua imagem e sua voz.
É natural que todos queiram Roberta Sá em seus discos. Ela é a melhor cantora surgida na música brasileira nos últimos tempos. Convidá-la para participar de um CD, DVD ou show já é garantia de status e mídia (o mesmo vem ocorrendo com Fernanda Takai, outra que precisa dosar suas participações). Mas cabe a Roberta saber filtrar os convites - tarefa que, parece, a intérprete não está conseguindo desempenhar com o mesmo talento com que garimpou repertório para seus dois irretocáveis álbuns, Braseiro (2005) e Que Belo Estranho Dia para se Ter Alegria (2007). Mas o fato é que, talvez embriagada pelo reconhecimento unânime da crítica e do público (que, aliás, vem aumentando gradativamente), Roberta está pecando pelo excesso. Ela precisa se mirar no exemplo de Marisa Monte, que, às vezes, peca até pela falta em projetos importantes, mas é o maior exemplo, no Brasil, de cantora que sabe conduzir sua carreira sem perder prestígio e sem desgastar sua imagem. Ainda há tempo de Roberta Sá filtrar com mais rigor os convites para participações em projetos alheios - nos quais nem sempre brilha como em seus álbuns - para não banalizar sua imagem e o seu canto tão sedutor. Ainda há tempo...
Não força Mauro! Desgastada? Ninguém a conhece! Aqui em Brasília pude comprovar o quanto ainda é desconhecida. Belíssima cantora, CANTA MUITO! Mas, o que lhe falta justamente é tornar-se popular. Ah, se tivesse a mesma visibilidade de uma Ivete Sangalo!Abração,
Marcelo Barbosa - Brasília (DF)
Mauro, por que você não ousa em falar isso para a Maria Bethânia?
É a segunda vez que você diz isso também sobre a Takai.
Que mania de querer que as intérpretes façam o que a crítica decide.
Se manca, né?
Rui
Descordo de Marcelo. Passando hoje de bicicleta em frente ao Canecão, olhei o nome de Roberta no quadro e minha reação foi exatamente descrita por Mauro agora. Será que ela precisa disso? Fora todos os exemplos acima, há ainda Roberta cantando em todos os "Prêmio Tim", em qualquer produção do Canal Brasil, em qualquer DVD CD que é lançado.
Certamente, ela é talentosa, mas há a dúvida se é só por mérito.
Vai ter amigo assim lá China...
É a eterna panela,agora, se renovando...
Beijo a todos!
Mauro, esse "Ainda há tempo" é quase: "Houve um conselho, Roberta... " hahaha, muito bom!
Ah! E também "em projetos alheios, nos quais nem sempre brilha..." não poderia concordar mais. O DVD do Boca Livre e a gravação do DVD do Samba Social Clube são exemplos de que era melhor Roberta ter ficado em casa, mas é "vivendo e aprendendo".
Um beijo
Eu concordo com Mauro!
Roberta é a melhor cantora dos últimos anos e tá em todas.
Não pode virar uma "Ivete" que topa tudo. Ser seletiva também é um grande mérito!
Acho que ela consegue!
Fala sério ! A Roberta não toca no rádio, e nem é tão popular.
O que será de Zélia Duncan que, eu acho, cantaria até numa nova formação do Balão Mágico ?
É uma analise interessante mas muito complexa também, pois se aqui no NOTAS MUSICAIS é a cantora com mais posts e/ou citações - depois de Maria Bethânia - fora dele, como disse o Marcelo, é pouco conhecida e seu publico não cresce tão gradativamente assim ...
Só espero que, como li aqui antes, não grave uma baladinha de Ana Carolina e Totonho Villeroy (só) pra crescer sua popularidade. Acho sim que ela anda meio confusa no cenário musical - assim como Negra Li - mas ainda há tempo como bem disse o Mauro. Também concordo com o Mauro quando ele diz que ela " nem sempre brilha como em seus albuns ".
Eu encerro dizendo que o BRASEIRO é pra mim superior ao QUE BELO E ESTRANHO DIA PARA SE TER ALEGRIA e desejando sucesso e juízo a Roberta Sá!
Um abraço a todos
Diogo Santos
caxias.diogo@bol.com.br
OBS : Ela também estará no proximo CD de Pedro Luis e a Parede ...
" ... Marisa Monte, que, às vezes, peca até pela falta em projetos importantes, mas é o maior exemplo, no Brasil, de cantora que sabe conduzir sua carreira sem perder prestígio e sem desgastar sua imagem ." (2)
eu acho uma bobagem essa coisa de cansar a imagem, acho que os encontros entre ela e esses outros músicos são sempre maravilhosos, e pra ela devem ser de uma troca e conhecimento incriveis, acho que ela está mais interessada no conhecimento e nos laços artísticos que pode fazer do que nessa coisa de cansar ou não sua imagem, isso é coisa de quem pensa em contruir uma imagem de deusa da música, presa em seu pedestal. Não acho legal essa atitude da Marisa Monte, acho que ela devia ser mais aberta aos convites e acho que a Roberta sabe muito bem o que faz. Todas suas participações são sempre em projetos muito bem feitos e de repertório e temáticas essenciais para a música brasileira. Dale Roberta! Continue "cansando" sua imagem, que vou adorar me "cansar" ouvindo também...
Depois da análise bacana q vc fez sobre o Guilherme Arantes, Mauro, essa vc errou feio!!! Roberta não é conhecida em grande parte do Brasil... deixa a menina sambar em paz!!! Vc deveria dizer isso pra Maria Bethânia e Zelia Duncan , que mais do que arroz de festa viraram o arroz, a cerveja, o vinho e a feijoada da festa!!!!!
Não concordo. Ela está muito longe de ter sua imagem desgastada. É praticamente desconhecida fora do eixo Rio-São Paulo, e mesmo aí falta muito para se tornar alguém que tenha a imagem super exposta. O que tem que se criticar não é a quantidade de projetos dos quais participa, mas sim a qualidade deles, e não sob o ponto de vista do desgaste de imagem, ma sim se eles contribuem ou não para construir sua carreira. Se estiver envolvida em 50 ótimos projetos que sejam positivos para o seu crescimento artístico, que maravilha!! Não será isso que desgastará sua imagem. Também não concordo que Roberta seja a melhor cantora surgida nos últimos tempos, e que convidá-la para projetos seja garantia de status e midia. É superestimar demais alguém que mal deu os primeiros passos, por mais talento que tenha.
Maria Bethânia arroz de festa??? Aonde???
Roberta, por favor continue cansando sua imagem e sua voz e nos dê o deleite de sua beleza e sua música. Uma das melhores coisas surgidas na década! Virei fã nº1 e espero que ao contrário de Marisa Monte, com a postura irretocável de diva, Roberta seja uma cantora popular de MPB.
P.S: Bem lembrado, pelo Diogo, a faixa "Luz da Nobreza" do Pedro Luiz e Zé Renato com a participação da Roberta já vazou na comunidade e é linda de doer!!!
eu gosto da voz e do canto da Roberta, sim, mas querer que ela saiba tocar a carreira como faz a diva Marisa Monte é demais!
Tem que comer muito feijão com farinha, Roberta!
CONCORDO COM MARCELO, ELA AINDA É UMA DESCONHECIDA, ELA SEMPRE É COMENTADA AQUI, CITADA POR ALGUM CRITICO DE MÚSICA, OU ALGUÉM DO MEIO, FORA ISSO O NOME QUE O POVO LEMBRA QUANDO SE FALA DE ROBERTA, É MIRANDA ( RS ). NÃO HÁ NADA DEMAIS SE ELA ESTÁ ACEITANDO CONVITES E APARECENDO, MUITO PELO CONTRÁRIO, SE ELA É TÃO BOA ASSIM, TEM QUE APARECER CADA VEZ MAIS.
ROBERTA E BETHÂNIA NÃO SÃO AS MAIS COMENTADAS AQUI, COM CERTEZA A MAIS COMENTADA É A ALCIONE, TUDO QUANTO É MATÉRIA ALGUÉM CITA O NOME DELA, OU PARA ELOGIAR OU ATACAR, FORA QUE ELA É COM CERTEZA A QUE MAIS FAZ PARTICIPAÇÕES ESPECIAIS NO PAÍS.
E assim se faz uma boa 'hype'.
É A FAMOSA GAROTA DA MODA !
VAMOS VER ISSO DAQUI UM OU DOIS ANOS !!!
MAURO, NÃO SE ILUDA.
Também não acredito que Roberta Sá esteja desgastando a imagem. Quem acompanha o blog do Mauro até já ouviu falar demais dela, mas a maioria das pessoas sequer sabe quem é. É um exagero isso.
"Deixa a menina sambar em paz!"
Não vejo mal nenhum desde que mantenha o padrão de qualidade. Talentos "novos" devem ser divulgados, já que temos tanta porcaria martelando em nossos ouvidos diariamente, por que não coisas boas. Aliás, a Takai vai aparecer novamente; agora no novo cd do Tom Zé. :)
Roberta participa de muitas coisas porque, se não fizer assim, ninguém se lembra que ela existe. Picolé de chuchu é assim mesmo.
A propósito, Takai recusou o convite de Celso Fonseca.
beijos
"eu acho uma bobagem essa coisa de cansar a imagem, acho que os encontros entre ela e esses outros músicos são sempre maravilhosos, e pra ela devem ser de uma troca e conhecimento incriveis, acho que ela está mais interessada no conhecimento e nos laços artísticos que pode fazer do que nessa coisa de cansar ou não sua imagem, isso é coisa de quem pensa em contruir uma imagem de deusa da música, presa em seu pedestal." (2)
Concordo Mauro, e não é uma questão de mkt ou de se ver como um produto no mercado (embora isso também seja importante) e nem uma questão do quanto a cantora é conhecida em todo o Brasil ou não. É antes de tudo uma questão artística: se você canta tudo, nada que você canta é especial.
Acho que Roberta faz o que quer, firma parcerias e faz amigos - faz música, que certamente é o que faz sentido para ela.
Concordo com o raciocínio de Mauro mas não acho que sirva para a Roberta (a não ser para deixá-la esperta e não errrar mais adiante). Relativamente conhecida no eixo Rio-SPaulo, Roberta só é conhecida no resto do país por aquela meia dúzia de pessoas que realmente se ligam em música brasileira.
Mas o lembrete do Mauro tem seu valor.
Os últimos projetos que a Roberta participou são muito importantes, no lugar dela, também não diria não. Acredito que no meio destes que ela participa, muito bons, devem existir vários nãos, que nós, nem o Mauro temos conhecimento. Acho fantástico que ela participe, deixe a Marisa Monte na sua solidão, que nem tão criativa é, e pensando bem, se é para gerar o trabalho para lá de mediano que foi os tribalistas, é melhor ela ficar só mesmo.
a gravaçao do DVD de Celso Fonseco será terça, 12 de agosto...
tava pensando no dia dos namorados, Mauro?
já passou, hein?
Gosto da RS, tenho os 2 CDs (ótimos repertórios), assisti a 2 shows, mas não consigo vê-la como 'a melhor cantora surgida.....', a não ser que cheguemos a conclusão que no país das cantoras está faltando matéria prima de primeira.
RS tem graça, canta direito, mas não é uma excelente cantora. Tem voz mediana e timbre absolutamente comum.
Acho Ana Cañas e Marcia Castro mais cantoras que a graciosa Roberta.
ROBERTA SÁTURADA!!!!!!!
Eu concordo com o que vc disse,mas como ela não esteve envolvida em projeto muitos grandes ou obvios,não acho que seja um problema.Por exemplo, a participação no show do Donato.Quem conhece música soube desse show,mas a maioria das pessoas nem tem idéia de quem ele seja-infelizmente,essa é a verdade.Ela vem fazendo muitas participações,mas geralmente coisas mais alternativas,tanto que a Roberta ainda é pouco conhecida apesar do talento indiscutível.Espero que isso mude logo,ela merece.
comentário bobo,mas...
que foto!Que mulher linda,hein?Como se não bastasse essa voz divinal,um rosto e corpo...
1. Bethania faz sempre trabalhos que partem dela, não se trata de virar arroz de festa, e sim, ela tem muitos amigos. Desculpem mas Bethania PRODUZ coisas novas todos os anos. Ela trabalha, vive, respira música. Ela já passou do ponto de poder desgastar imagem, ela é uma das deusas da mpb, é dificil alguem desse status não estar sempre presente na midia - não tem desgaste de imagem possível nesse momento, nesse contexto. Senão vamos ter que começar a falar de Roberto Carlos, Chico Buarque, Tom Jobim, Elis Regina, Cazuza, Cassia Eller (até mesmo, e principalmente, os falecidos - que falar mal de quem já foi ninguem ousa)
2. A implicancia com a Zélia cega e muito nosso ilustre anonimo. Esse ano ela ficou bem mais quieta, e aceitou convites específicos da panela dela, e ultimamente anda se restringindo bem mais. Mas preconceito é preconceito, não se discute, se cultiva. Acho a Zélia em bom momento trabalhando do seu jeito.
3. Em termos práticos e objetivos - números - a campeã de participações no ano é a Fernanda Takai. Mas não me oponho. Acho ótimo, merecido e adoro ela. Fernanda Takai está trabalhando um momento solo, e tem mais que buscar seu espaço solo. Está muito por aí, está em todas, mas não sinto desgaste da imagem dela em absoluto, mas a sinto MUITO presente, trabalhando sua carreira - justíssimo.
4. Marisa Monte tem um certo elitismo que já me irrita - "hoje em dia só canto com Deus". Sim, ela é ótima, e quero ouvi-la, mas a imagem dela me irrita. Se acha demais e estraga o que adoro ouvir.
5. Roberta Sá me parece agora produto da midia, algo embalado e beeeemmmmm bonitinha, sexy, pronta pra ser consumida. Desculpem, mas precisa comer muito arroz (pode até ser de festa - beba Bethania) com feijão, mas ela está no papel dela - sair e ser ouvida e reconhecida - trabalhar, aprender e crescer. Desculpem, ela precisa fazer isso, por mais que a mim ainda não tenha convencido. Ainda está longe de desgaste de imagem.
Eu implico com Roberta Sá um pouco por que acho ela igual a todas as outras imitações de Marisa Monte. Só que ela é um pouco imitação de Marisa Monte com Maria Rita (pasmem já estão imitando esta ao invés da mãe), e mais alguém que estou tentando achar... uma quase Ceu, uma quase Ceumar. Sei lá, não senti nada de especial... mais uma que quer ser Marisa Monte. Da turma das todas iguais! O gancho que pode salvar é o bom gosto musical, ela faz boas escolhas musicais para repertório e arranjo. A embalagem realmente é ótima.
Quem se expos demais de fato: Jorge Versilo, Ana Carolina e Ivete. E esses ninguem comenta por aqui.
Ela é conhecida somente no Rio. Aqui em Juiz de Fora-MG a maioria das pessoas não a conhece. Esses novos artistas como Teresa Cristina, Mart'nália, Roberta, Rodrigo Maranhão, etc...deveriam excursionar pelo país afora.
Melhor cantora dos últimos tempos?!?!
Não chega aos pés de Céu.
Pra fazer o anti-marketing(que é uma forma de marketing) de Marisa Monte é preciso ser a melhor.
Roberta Sá é campeã de posts, massssssss, a maioria dos comentários não é abonador.
É uma medalha de ouro que não é bacana de se colocar no pescoço.
PS: Pra não dizer que não falei das flores. Robertinha é mesmo uma belezura.
Jose Henrique
Apesar de compatilhar da preocupação do Mauro com o desgaste da imagem de Roberta Sá, Concordo que ela participe desse projeto do Celso Fonseca. Celso é charmosíssimo e a música A voz do coração é linda.
O que não me desceu foi a participação dela com o Boca Livre em Desenredo, esta sim, pedia uma intepretação de peso, já que a música trata do duro período da ditadura militar, e esse peso Roberta, graças ao seu frescor ainda não tem.Esse convite Roberta poderia ter recusado sem problemas.
Não aprecio coisas do tipo "Marisa é a que melhor conduz sua carreira, etc e tal...". Equivale a dizer "Fulano de Tal é um grande político...pq domina a cena, conhece todas as artimanhas para se manter no poder, etc, etc..."
Tenho medo dessa gente. Arte não deveria ser previsível. Saber conduzir uma carreira não é sinônimo de qualidade artística. Bethânia talvez seja a única que conseguiu conciliar qualidade com longevidade, talvez, inclusive, pq nunca premeditou nada, esteve sempre antenadíssima (consigo mesma, principalmente) e tem uma intuição e sensibilidade prodigiosas.
Roberta que siga seu instinto e suas intuições. Arte é isso.
Mkt é outro papo.
Sei lá se Roberta é a "melhor cantora dos últimos tempos". Não gostei do "últimos tempos". É triste saber que o apoRcalipse chegou até este Blog.
Simplesmente não há "melhor cantora" neste momento. Não há UMA cantora, só isso.
Fato: Roberta é uma cantora de valor.
Outro fato: Roberta é a famosa "Quem" e todas essas participações são oportunas. Ela está em tempo de fazer isso mesmo, cair na roda. Boba a comparação com Marisa Monte. MM é mais seguidora do que lançadora de tendências e comportamento. Bethânia nunca vai à TV e Gal não vai a festas.
Se há algo que desgasta a imagem de Roberta Sá, não são suas participações profissionais, fazendo o que se propõe a fazer, que é cantar. Notinhas de que Roberta cantou não sei aonde são bem-vindas. Mas notinhas e matérias fifi, sem sentido, a troco de NADA, e pior, com o intuito de forçar uma barra pra aumentar (artificialmente e em vão) sua popularidade e prestígio, isso sim desgasta e irrita o público.
Deixa a menina cantar.
Na verdade a Maria Monte tenta ser uma Gal, feito q nunca conseguiu, essa sim, a maior de todas, diva absoluta, aclamada lá fora, e cobrada aqui dentro. Gal é a cantora mais interessante desse país, passou por todas as fazes, canta do rock ao baião com a maior elegância e propriedade, faz o que quer, nunca rodeou sertanejo nenhum, tá sempre na dela, preferida dos grandes compositores, considerada uma das maiores cantoras do mundo. Acho q a Roberta Sá tem vindo com delicadamente, na dela, lentamente e a Maria Rita mostrou atitude com esse terceiro cd, muito bom por sinal, agora, quanto a Marisa Monte acho q se perdeu, umas musiquinhas cafoninhas, já não vendeu como antigamente, em rodas de conversas muita gente tem o mesmo pensamento, ela fica se achando, se achando e muito gente já não tá achando ela coisa nenhuma e verdade seja dita, ela copia até fotos da Gal de antigamente, apesar que a Marisa Monte já deu declarações públicas de que é fã de Gal Costa de carteirinha e que é da escola da Gal assim como a Vanessa da Mata que disse na VIP que seu sonho é ter uma música sua na voz de Gal Costa. Resumindo tudo isso, as antigas ainda são as melhores, vamos esperar o futuro.
Fátima Jurema já disse tudo.
Concordo com ela plenamente e Mauro cultua tanto a desconhecida Roberta Sá que atrapalha até aquele que poderia começar a admirá-la, pois baseado na "paixão" dos comentários do Mauro, já chegam achando que é uma nova Gal ou uma uma nova Bethania ou uma nova Clara Nunes e descobrem que é apenas uma menina bonitinha com vozinha legal começando.
E esse começo de carreira parece não terminar nunca, hein...
Glauber 97
Concordo com o Dan. Gal Costa, que é da linhagem de Dalva de Oliveira, é a única intérprete moderna que fez escola. Tem um montão de filhotinhas (a mais velha é Marisa Monte, mas tem Roberta Sá, Vanessa da Matta, etc.). OK, Nara Leão também tem seus epígonos.
Do lado dos homens, é o Djavan que tem a prole mais numerosa.
Esse texto foi equivalente a um comentário (sobre Zeca Baleiro "estar em todas") deixado por um anônimo qualquer num post antigo.
Como eu disse na ocasião e repito aqui, não acho que o problema seja estar em todas... enquanto ela está fazendo coisas legais, participando de projetos bacanas, cantando repertório de qualidade, não tem porque se fazer de difícil.
Já faz mais de um ano que ela lançou disco, tenho a impressão de que todas essas "aparições" já não estão tão atreladas ao marketing. Ao contrário, devem-se ao mérito e à qualidade de Roberta como cantora e como pessoa, porque se fosse uma chata de galocha duvido que receberia tantos convites.
"Deixa a menina sambar em paz!" [2]
Comparar a Roberta com a chata da Takai é como comparar uma Ferrari com o Fusca 69 do meu avô
Gal Costa é mesmo a maior cantora brasileira e, sim, é a que fez escola.
Bethânia tem seu próprio estilo - inimitável, diga-se.
Roberta é bacaninha.
Marisa Monte conduz bem sua carreira. E cega uma boa parte da crítica que passa ao largo de suas evidentes deficiências como cantora.
Gostei do comentário. Menos é mais.
Roberta participa de muitas coisas porque, se não fizer assim, ninguém se lembra que ela existe. Picolé de chuchu é assim mesmo. ( 2 )
Das novas cantoras, infelizmente até agora não se salva uma, todas fraquíssimas, e para a informação das pessoas fora de Rio-São Paulo, a Roberta Sá ainda é totalmente desconhecida, só mesmo os críticos a conhecem mais meia dúzia de pessoas, a tal de Céu, acima citada é menos conhecida ainda.
Marisa Monte conduz bem sua carreira. E cega uma boa parte da crítica que passa ao largo de suas evidentes deficiências como cantora. (3)
Faça menos, mas faça sempre bem feito. Ela começa a fazer de qualquer jeito...
Roberta só está começando... Gal Costa, Bethânia,. Alcione, Elis, Clara... também não eram essa cocada toda no início. Na verdade, o que acho prematuro é essa facilidade para se colocar um disco na rua, acho que as cantoras deveriam batalhar muito mais, antes de sair gravando.
A música deveria servir para alegrar, tornar os momentos das vidas das pessoas melhor, mas este blog parece não querer contribuir para isto...as pessoas que escrevem aqui, o Mauro está incluído, são pessoas arbritárias, que querem artistas fabricados, com moldes, jogam uns contra os outros, julgam os artistas porque querem participar de projetos que gostam ou que têm afinidades ou ainda por querer tornar-se conhecidos por outros públicos. Falam mais mal do que bem.... A Gal regrava, sofre críticas horríveis, grava novos e não é diferente... A Bethânia se fecha é musa... participa de projetos é arroz de festa... Eu gosto da Gal, da Bethânia, da Zelia, da Takai e da Roberta Sá, das brasileireiras são poucas as que não gostos, talvez umas três, uma delas expõe muito sua imagem em tudo, namoros, propaganda de vários produtos e suas músicas são temas de vários eventos... não gosto, não vale a pena ouvir e muito menos falar mal dela, ouço aquelas q gosto, leio o que o Mauro escreve daquelas q gosto... as outras desejo apenas boa sorte... Como diz uma letra de Braseiro...." mania nacional é ver o outro se dar mal...."
É isso Mauro, pare de dar conselhos, não incite mais as pessoas a jogarem seu amargor no blog.... Limite-se apenas a fazer as ótimas críticas e resenhas que faz...
Deixe as cantoras cantarem com quem e onde gostam... Viva a democracia!!!
***Bibas amargas, anônimas neste blog e na vida: Deixem as cantoras em paz e arrumem um bofão lindo para fazerem-nas felizes... com isto feito, até latidos serão doces aos seus ouvidos....
Johnnycesar@gmail.com
A tal Céu é linda e canta bem demais.Basta ver ela cantando algumas composiçoes de e com João Bosco no youtube.
muito bem, mauro: 'às vezes por falta de um grito se perde uma boiada'.
fica experta robertinha, que o mano sabe das coisas...
Digam o que quiserem, Roberta é legal e comum, Marisa é a maior, Gal já era e nunca foi tanto assim e Céu é legal e diferente.
Gal já era é brincadeira. A única catora brasileira com passaporte internacional.
Essa é cantora em qualquer lugar do mundo.
As cantoras Céu e Bruna Caram são as melhores vozes da MPB atual.
tô com o an. 11:00
por aqui se fala de zilhões de cantoras...o brasil é um celeiro de cantoras...blábláblá...quase todas funcionam apenas por aqui (algumas delas nem ultrapassam regiões no próprio país). gal é uma das poucas que conjumina todas as qualificações que caracterizam uma verdadeira cantora around the world.
elis regina, obviamente, era outra cantora para qualquer platéia. outras poucas. pouquíssimas.
Roberta não é uma GAL mas manda bem, tá bem assessorada, escolhe repertório com bom senso e é empática.
Acho que de toda essa leva só ficarão Roberta e Vanessa da Mata. A primeira pq tem bom gosto pra repertório e tá construindo um estilo, e a segunda porquê é boa compositora e tem aura. Canta mal a beça mas engana bém e segura a galera jovem classe média nos shows. E ainda tem marra de intelectual/70
Não acredito que a imagem dela esteja desgastada... Roberta é maravilhosa! É sempre muito bom vê-la ou ouvi-la.
Roberta participa de muitas coisas porque, se não fizer assim, ninguém se lembra que ela existe. Picolé de chuchu é assim mesmo. ( 5)
desgastada ! ninguém a conhece.
É facil criticar, enfim, cada um tem sua opnião. No Rio de Janeiro muitos conhecem a Roberta Sá, apesar das rádios cariocas divulgam pouco seu trabalho. Acho muito bacana a participação com outros artistas, isso prova o talento e a versatilidade da cantora.
Mauro, que coisa forçada
conheço seu blog e muito passo por aqui.. tem coisas legais e outros disparates, ams esse não deixo de me manifestar...
esse bom conselho, seu
e completamente preconceituosa, não existe mais aqule pedestal de cantoras maravilhosas, ate bethania desce e se refaz pra este mercado cada vez mais plural... roberta tem que aparecer e muito, muito mais, fazer até faustão e hebe..
para que mais e mais pessoas vejam o seu talento e imagem
pois musica boa existe , mas nem sempre chega a todos, e esse todo tem muita preguiça de procurar
por isso e importante que ela "desgate" e muito a imagem e solte sua voz para os quatro ventospara a maravilha de milhoes de ouvidos mediocres
..
esse topo de musas da mpb ha tempos se passou, e a pirataria e a internet estão a soltas.. ou se usa pro bem delas ou pro mal das gravadoras..
salve-se quem puder
Postar um comentário
<< Home