24 de julho de 2008

Coletânea dá novo vôo rasante na obra do 14 Bis

Compilações do grupo mineiro 14 Bis existem aos montes. A recém-editada pela Som Livre na trivial série Sempre nada acrescenta às (rotineiramente) produzidas pela EMI Music, a gravadora que detém o acervo áureo da banda, gravado com a voz e a liderança de Flávio Venturini. A atual compilação é indicada somente para quem desconhece os registros originais de músicas como Planeta Sonho, Todo Azul do Mar, Linda Juventude e Uma Velha Canção Rock'n'Roll. Na virada dos anos 70 para os 80, época do surgimento do 14 Bis, essas músicas sinalizaram - ao lado das gravações do grupo A Cor do Som - um frescor pop que até então era rarefeito na música brasileira daquele período. Rita Lee e Raul Seixas à parte. Contudo, a coletânea dedicada ao 14 Bis na série Sempre dá o mesmo vôo rasante na obra do grupo, se limitando aos hits mais óbvios. O único fonograma mais surpreendente é Dona de mim, música de Moacyr Luz e Aldir Blanc que o grupo gravou na extinta gravadora RGE. Não há dados sobre as 14 faixas.

5 Comments:

Anonymous Anônimo said...

sempre tem gente nova chegando no pedaço..

24 de julho de 2008 às 21:24  
Anonymous Anônimo said...

Por coincidência, acabo de chegar de um show do 14 Bis (bocejos...). Meu Deus, como é que pode uma banda que já teve sua fase áurea continuar arranjando suas canções como se estivesse nos anos 80? Por isso que desapareceram... Cada vez que eu escuto esta mineirada pedante, reconheço a grandeza de um Milton, pois Lô Borges, Flávio Venturini e Cia só pagam mico ultimamente quando sobem num palco.

Só um comentário, Mauro: este ano tem sido privilegiado por aqui. Até agora pudemos conferir os shows da Marina Lima, Maria Rita, Rita Lee, Nando Reis, Lenine, Fernanda Abreu e Zeca Baleiro de graça!

Guilherme/Ouro Preto-MG

25 de julho de 2008 às 01:17  
Anonymous Anônimo said...

Guilherme, queria muito dizer isso!
" acabo de chegar de um show do 14 Bis ". Nunca fui, só sei que terei essa coletanea, sou fã deles e o DVD é bão demais ... rsrs

25 de julho de 2008 às 10:06  
Blogger Unknown said...

14Bis, Beto Guedes, Boca Livre tem mais disco de regravações do que tudo....
É 14Bis-ao vivo,14Bis convida, 14Bis Dueto, 14Bis Acústico.....
Aff!! Quanta criatividade....
Não tem mais nada a acrescentar, infelizmente.

28 de julho de 2008 às 16:42  
Blogger Mário said...

Caro Guilherme, tenho que discordar de vc. O 14 Bis era e continua sendo uma grande banda.
Possui um público fiel que os acompanha até hoje. Eu e todos os que curtem música decente, coisa que atualmente não é feita nesse país, só tem a agradecer ao Cláudio Venturini e Cia por estarem aí segurando a onda. Se liga!

28 de julho de 2008 às 21:31  

Postar um comentário

<< Home