30 de abril de 2008

Rival premia indies com informalidade emotiva

"A independência está na atitude", conceituou Ângela Leal ao abrir a cerimônia de entrega do 6º Prêmio Rival Petrobrás de Música, na noite de terça-feira, 29 de abril de 2008. "Queremos analisar emocionalmente a independência", explicou a proprietária do Rival para o público de convidados que lotou o septuagenário teatro carioca para ver a premiação que laureou artistas como Luiz Melodia (foto) - eleito o melhor cantor por conta de seu CD Estação Melodia - e homenageou o pianista Antonio Adolfo por ter bancado de forma pioneira a gravação de seu LP Feito em Casa (1977), um dos marcos inaugurais da cena fonográfica independente brasileira - atualmente tão diversa e já imensurável.
Com exemplar senso de justiça, Adolfo lembrou o pioneirismo de artistas que foram independentes antes dele - casos de Chiquinha Gonzaga (1847 - 1935) e Tim Maia (1942 - 1998). "Este prêmio é o prêmio. Quando eu gravei meu disco Feito em Casa, não sabia que existia esse termo produção independente. Gravei o disco porque sentia necessidade de mostrar minha música", lembrou o pianista ao lado da atriz Vera Holtz - que debutou na cena teatral carioca em 1985 no musical Astrofolias, produzido com músicas de Adolfo - e de seu parceiro Tibério Gaspar. "Se não tivesse tido BR-3, Teletema e Juliana, as coisas teriam sido mais difíceis. Tibério foi de grande importância para a minha carreira", contextualizou Adolfo, divindo os louros com o parceiro, a quem foi apresentado por Beth Carvalho "lá pelos idos de 1965" - como lembrou Tibério, convidado (pelo homenageado) a subir ao palco.
Como de hábito, o Rival premiou os indies da produção fonográfica brasileira com emoção e excessiva informalidade. Apresentada pelos atores João Miguel e Leandra Leal, a entrega dos troféus foi intercalada com números musicais em que cantores e músicos como Carol Saboya, Mauro Senise, Joyce e Ângela RoRo apresentaram músicas de Adolfo. Filha do pianista, Carol abriu a noite com Teletema e se emocionou ao cantar este sucesso da novela Véu de Noiva, exibida em 1969 pela Rede Globo. RoRo surpreendeu a platéia ao esquecer por três vezes a letra de seu sucesso Simples Carinho, arranjado por Adolfo em 1982 para o álbum homônimo da cantora. Joyce recordou a bela Natureza, música composta por Adolfo para antiga peça de teatro.
No todo, a cerimônia de premiação foi longa e, em alguns momentos, prolixa. A escolha dos indicados já sinalizou o caráter predominantemente carioca do prêmio, concedido por critérios tão emocionais quanto técnicos. Eis os vencedores do 6º Prêmio Rival Petrobrás de Música, na ordem em que foram anunciados pelos (descontraídos) apresentadores Leandra Leal e João Miguel:
* Revelação - Fino Coletivo
* Grupo Musical - Quinteto Villa-Lobos
* Raízes do Brasil - CD Mário de Andrade - Missão de Pesquisas Folclóricas
* Arranjador - Paulão Sete Cordas
* Produtor musical - Ronaldo Bastos e Leonel Pereda
* Instrumental - Hamilton de Holanda & André Mehmari
* Tributo - Wagner Tiso 60 Anos - Um Som Imaginário
* Compositor - Arlindo Cruz
* CD - Inéditos de Jacob do Bandolim Volume II (Déo Rian)
* Cantor - Luiz Melodia
* Cantora - Roberta Sá
* Excelência - Baden Powell (In Memoriam)
* Atitude - Sassaricando - E o Rio Inventou a Marchinha
* Absolutamente Independente - Délcio Carvalho
* Aclamação - Mart'nália
* Aval do Rival - Meninas de Sinhá
No fim da cerimônia de entrega dos troféus, à qual se seguiu um show de Antonio Adolfo ao lado de convidados como Ângela RoRo e Carlos Lyra, Ângela Leal anunciou que a sétima edição do Prêmio Rival Petrobrás de Música vai homenagear o Beco das Garrafas e as saudosas cantoras Dolores Duran (1930 - 1959), Sylvia Telles (1934 - 1966) e Marisa Gata Mansa (1933 - 2003). Espera-se que com muita emoção, mas sem tanta informalidade...

13 Comments:

Anonymous Anônimo said...

quem disse que precisa ser formal como tantos premios chatos?

30 de abril de 2008 às 09:44  
Anonymous Anônimo said...

Esse premio nao tem nenhuma credibilidade...

30 de abril de 2008 às 14:42  
Anonymous Anônimo said...

indies ?
sei ....

30 de abril de 2008 às 14:52  
Anonymous Anônimo said...

Mauro,

Saiu a relação dos indicados ao prêmio Tim e pra variar Beth está fora!? Pode me confirmar? Li essa insanidade num outro blog. Não vi os concorrentes na categoria Samba, mas, desde já NÃO GOSTEI! Vida curta a este prêmio! Abs,

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

30 de abril de 2008 às 14:55  
Anonymous Anônimo said...

Gostei do fato que dentre as hoemageadas esteja a Marisa Gata Mansa, falecida há não muito tempo e tão pouco lembrada; mas que só pela brilhante gravação de Aldebarã (Sueli Costa - Tite Lemos) merece um lugar de destaque na nossa MPB.

30 de abril de 2008 às 15:09  
Anonymous Anônimo said...

Fazer um prêmio em homenagem aos "indies" e sequer fazer referência a Luli e Lucina, é no mínimo um desrespeito a essas artistas maravilhosas que, desde 1972, batalham no cenário da verdadeira música independente do Brasil.

E olha que as duas estão na ativa e recém lançaram cds individuais independentes e maravilhosos.

No mais, fico feliz em saber que Antônio Adolfo e Tibério Gaspar se reconciliaram. Quem sabe eles não voltam a compor juntos...

Marcelo, não sabia que a Beth tinha apresentado os dois um ao outro. Olha ela aí de novo!! rsrs

abração,
Denilson

30 de abril de 2008 às 15:25  
Anonymous Anônimo said...

Mauro, qual o problema em criticar a Angela Leal???? Vc está sendo muito radical em impedir 2 vezes a minha opinião. Falo e repito>> Nada que venha da Angela Leal pode ser formal!! Qual o problema em ter essa opinião???

30 de abril de 2008 às 16:22  
Anonymous Anônimo said...

Fala, Denilson! É... a lista de compositores é grande, Tibério Gaspar, Antônio Adolfo, Artur Verocai, ....essa rapaziada toda começou junta. Salve ela! Abração,

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

30 de abril de 2008 às 16:44  
Anonymous Anônimo said...

QUE É QUE A ROBERTA SÁ ESTÁ FAZENDO NESSA PREMIAÇÃO!! CRITÉRIO, NENHUM!!!!!!

30 de abril de 2008 às 20:20  
Blogger Coisas nossas said...

Mauro, tudo bem? Será que você pode me ajudar? Gostaria muito de saber quem foram os selecionados para o Prêmio Tim, mas não achei em lugar nenhum. Se vc souber algo será que pode me mandar? robertacunhavalente@gmail.com
Desde já muito obrigada, sou sua fã!

30 de abril de 2008 às 21:29  
Anonymous Anônimo said...

Roberta sá ganhou como melhor cantora, o que já era esperado, por ser a queridinha da vez. Entre as indicadas a única que gravou independente foi Olivia Byington. Ela fez o cd independente, conseguiu lancar em Portugal e o apresentou à Biscoito Fino, da qual nao é contratada fixa.

1 de maio de 2008 às 04:45  
Anonymous Anônimo said...

Quanta desinformação, meu Deus!!!!

No mundo da música , esse prêmio é hoje o mais respeitado ao lado do da APCA , então por favor procurem se informar melhor , meus caros " longes ".
E a Roberta está nesse prêmio por puro mérito.

Bjs!!!!!!!

1 de maio de 2008 às 08:59  
Anonymous Anônimo said...

Hoje no jornal O GLOBO saiu uma nota contando a completa falta de organização do evento... O Brasil nunca será um país sério com a administração q nós temos... primária e chula!!

1 de maio de 2008 às 11:10  

Postar um comentário

<< Home