29 de abril de 2008

Primeiro DVD de Clara reúne 21 clipes da Globo

Chega às lojas no fim de maio o primeiro DVD de Clara Nunes (1942 - 1983). Trata-se de compilação de 21 dos 24 clipes gravados pela cantora (em foto de Wilton Montenegro) para o programa Fantástico, exibido aos domingos pela Rede Globo. A seleção inclui vídeos de músicas como Conto de Areia (1974), Canto das Três Raças (1976), Guerreira (1978), Na Linha do Mar (1979), Abrigo de Vagabundos (1979, gravado com Adoniran Barbosa), Morena de Angola (1980), Como É Grande e Bonita a Natureza (1981), Nação (1982) e Ijexá (1982, clipe feito com a participação do grupo baiano Filhos de Gandhi). O DVD vai ser lançado pela EMI Music - a gravadora que detém todo o acervo fonográfico de Clara, registrado entre 1966 e 1982 - com aval da Globo Marcas, a empresa vinculada à TV que exibe o Fantástico.
Para o segundo semestre, a companhia promete uma reedição da caixa que embalou os 16 álbuns da cantora - agrupados em oito CDs editados no formato dois em um - e mais uma coletânea de gravações raras. Espera-se que, desta vez, sem os erros da primeira edição da caixa, que alterou as capas dos álbuns Clara Nunes (1973) e Claridade (1975), entre outras falhas menores...

70 Comments:

Anonymous Anônimo said...

Ótima notícia! Clara merece vários DVDs.

Mas não foi a Globo foi tão criticada aqui porque "barrou" as sambistas no Mulher 80? Enquanto Clara tem 21 clips no Fantástico, Elis Regina não deve ter mais de 10. Então isso seria o que? Preconceito contra a MPB???

29 de abril de 2008 às 15:39  
Anonymous Anônimo said...

Perdão 3:39,mas Elis além de ter muito mais que 10 clips na Globo,teve especiais mensais,anuais e foi um dos contemplados com o mítico especial "Grandes Nomes".

29 de abril de 2008 às 16:02  
Anonymous Anônimo said...

será que vamos ter muitos clipes do Fantástico e os especiais da Globo editados em dvd? Grandes Nomes, por exemplo? Será que vamos ter aqueles programas históricos de MPB da Record e da Bandeirantes, em PB, também lançados? Puxa, se for vai ser muito legal, eu diria até PEDAGÓGICO para as novas gerações. Valeu Mauro!!

29 de abril de 2008 às 16:07  
Anonymous Anônimo said...

Perfeito 04:02, gente informada é outra coisa! E como comprei a primeira caixa, sairei mais uma vez no prejuízio. Essas gravadoras e seus descasos com artistas e consumidores. Salve Clara! Passou da hora! Abraços,

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

Mauro, quando souber a relação completa dos clipes, por favor nos informe! E nada daqueles que te perguntei no e-mail? Muito obrigado pela satisfação! Tá bravo comigo? Fica não. Abs.

29 de abril de 2008 às 16:11  
Anonymous Anônimo said...

Clara merece e seus fãs também.

29 de abril de 2008 às 16:14  
Anonymous Anônimo said...

Eu sou mil vezes Clara do que Elis.

29 de abril de 2008 às 16:21  
Anonymous Anônimo said...

Eu sou mil vezes Clara do que Elis (2).

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

29 de abril de 2008 às 16:41  
Anonymous Anônimo said...

Eu questiono o porquê de só ter os vídeos feitos para o programa Fantástico, quando no Youtube é possível encontrar vários vídeos maravilhosos da Clara Nunes feitos para TVs estrangeiras (tem um vídeo gravado no Japão que é espetacular...) e outros programas brasileiros.

Sem falar dos registros de shows ao vivo.

Se fosse um DVD da Globo Filmes, eu até entenderia...

Eu acho pouco. Clara merece muito, mas muito mais.

abração,
Denilson

29 de abril de 2008 às 16:42  
Anonymous Anônimo said...

"Eu sou mil vezes Clara do que Elis (2). Marcelo Barbosa - Brasília (DF)"

Que é isso, Marcelo?

Assim você estraga a amizade. rsrs

abração,
Denilson, o Elismaníaco

29 de abril de 2008 às 16:47  
Anonymous Anônimo said...

"Eu sou mil vezes Clara do que Elis (2). Marcelo Barbosa - Brasília (DF)"

Que é isso, Marcelo?

Assim você estraga a amizade. rsrs (2)

Diogo Santos

29 de abril de 2008 às 16:57  
Anonymous Anônimo said...

Foi mal, Denilson! Mas reconheço a Elis como uma das grandes cantoras, mas prefiro a Sabiá. Aliás, mandei um e-mail para você e para o Diogo. Esqueci do Zé, mas quando chegar em casa transmito. Abração,

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

29 de abril de 2008 às 16:57  
Anonymous Anônimo said...

Xii, foi mal Diogão! rs Abração e hoje à noite programa imperdível na TVBrasil, Conversa Afinada. Abração,

Marcelo

29 de abril de 2008 às 17:00  
Blogger ANINHA VIEIRA - RS E COLABORADORES said...

FINALMENTE UMA NOTICIA QUE ALEGRA OS CORAÇÕES DE NÓS FÃS DE CLARIDADE, AQUI EM PORTO ALEGRE JÁ ESTÁ CONFIRMADO QUE A ESCOLA BAMBAS DA ORGIA VAI TRAZER CLARA NO ENREDO DO CARNAVAL, EU MESMO ESTOU AJUDANDO COM O ACERVO QUE POSSUO DELA, POIS SOU FÃ DE CARTEIRINHA, QUE VENHAM MAIS HOMENAGENS, CLARA MERECE!!!

ANINHA VIEIRA

BLOG CLARA NUNES DEUSA DOS ORIXÁS

29 de abril de 2008 às 17:06  
Anonymous Anônimo said...

mais do que na hora de 'ressuscitar' esta grande cantora. a maior cantora de sambas que o país conheceu até hoje. e uma das maiores cantoras de MPB de todos os tempos. VIVA CLARA!!!

29 de abril de 2008 às 17:11  
Anonymous Anônimo said...

ÓTIMO MAURO, EU GANHEI O DIA E VOCÊ TAMBÉM NÉ ? DEPOIS DO QUE O MARCELO FALOU " E nada daqueles que te perguntei no e-mail? Muito obrigado pela satisfação! Tá bravo comigo? Fica não "

Ai, Mauro ... eu não ficaria !!!

29 de abril de 2008 às 17:16  
Anonymous Anônimo said...

Ótima notícia.
Pegando o "gancho": Clara e Elis são maravilhosas.
Mas Clara é imbatível nos clipes do Fantástico.
Vide: Morena de Angola, Nação e Como é grande e bonita a natureza - só pra citar 3.

Abração.

29 de abril de 2008 às 17:35  
Anonymous Anônimo said...

Merecido.

Torço para que a EMI capriche no lançamento da caixa. Que chame gente que saiba como fazer relançamento: Faour, Fróes, Charles Gavin... ou, então, que, pelo menos, faça com capricho.

Ah, sim: torço também para que "Feira de Mangaio" venha no DVD. Nem tanto pelo clipe, mais pelo arranjo. Aula sobre como fazer um forrobodó simples e sacolejante. Aliás, sacolejante como "Viola de Penedo", "Morena de Angola". Enfim, sacolejante como várias coisas da Guerreira.

Felipe dos Santos Souza

29 de abril de 2008 às 17:44  
Anonymous Anônimo said...

Clara foi sempre uma GRANDE CANTORA que esteve, de certa forma, encoberta pelo visual quase temático e pelo repertório 'de samba'. Não teve em vida o prestígio que merecia, apesar do sucesso com o público.

Elis foi a maior cantora brasileira mas Clara lhe fazia frente, principalmente em termos de extensão vocal, quase tão imenso quanto a gaúcha.

Bem vindos os DVDs.

29 de abril de 2008 às 17:46  
Anonymous Anônimo said...

Não há como comparar Clara com Elis. Eu particularmente não gosto da voz sibilante de Clara embora reconheça seu talento como cantora.
Quanto a Elis continua imperturbável no posto de maior cantora brasileira de todos os tempos.
Clara jamais foi uma ARTISTA do porte de uma Elis, uma Bethania, mas acho bacana que sua memória seja reverenciada. Aliás, de uns tempos para cá Clara tem recebido uma deferência da imprensa que não teve quando viva.

29 de abril de 2008 às 20:00  
Anonymous Anônimo said...

extensão vocal de clara igual a de Elis???!!! vcs estão todos loucos.
Colocar uma cantora absolutamente mediana como clara no olimpo da mpb eu ainda deixo, pq besteira todos podem falar, mas afirmar que ela tinha extensão vocal superior a da Elis já é demais.
loucos.

29 de abril de 2008 às 20:01  
Blogger Muscleboyg said...

Aleluia!!!!!!!!!!!!!!!
Finalmente a Emi traz uma boa notícia!

29 de abril de 2008 às 20:28  
Anonymous Anônimo said...

Elis tem todas as qualidades, é a maior, a melhor, a mais técnica, uma showman, uma artista completa e tudo mais que quiserem, mas o prazer de ouvir Clara Nunes, de ver seu sorriso aberto e acolhedor é incomparável e por isso...

Eu sou mil vezes Clara do que Elis (3).

Flávio

29 de abril de 2008 às 23:58  
Anonymous Anônimo said...

Simplesmente a MELHOR NOVIDADE do mercado fonográfico deste ano.
Arrasou !!!!!!!!!!

30 de abril de 2008 às 01:19  
Anonymous Anônimo said...

Clara tinha uma voz absolutamente clara, arejada, espontânea. Como Roberta Sá hoje.
Clara era dos pandeiros, reco-reco, enquanto Alcione, dos trompetes. E Beth, do pagode.
Clara era manhã de sol. Como Gal dos bons tempos.
E cantava muito.

Mas este solo brasilis ainda não brotou outra cantora que conjuminasse as características de Elis Regina: timbre, extensão vocal, inteligência musical, ouvido, técnica, emoção e, a partir de certa altura, um repertório atemporal.

30 de abril de 2008 às 07:54  
Anonymous Anônimo said...

Também não se pode comparar a Emi/Odeon com a Phillips/Phonogram na época.A segunda era muito mais poderosa e influente,contava com um cast das principais estrelas da MPB(ELIS,GAL,CHICO,CAETANO,ETC,)lideradas e propagadas pelo tenente francês Midani.

30 de abril de 2008 às 08:10  
Anonymous Anônimo said...

será que vai ter o clipe Fuzuê de 1976??? e o A flor da pele de 1977?? esses são os que pretendo ter, porque ja tenho todos os outros...eu estava lendo acima os debates Clara x Elis...não se compara porque são generos totalmente diferentes, mais olhando para o lado simples em uma linguagem bonita e facil de entender...logicamente que a Clara cai no gosto popular, além de ser uma pessoa que cativava muito ...a Elis?? Carrancuda e com respostas arrogantes na ponta da lingua...so restava mesmo era ter uma voz bonita porque senão.....

30 de abril de 2008 às 08:23  
Anonymous Anônimo said...

Elis carrancuda? Então tá...

"Vou ficar velha, com 60 anos, mas não largo esse riso na cara pra todo mundo ver que sou eu."

30 de abril de 2008 às 10:01  
Anonymous Anônimo said...

Viva Clara !!
Ô Mauro, responda logo qual a relação completa dos clipes.
Marcelo AMEI o " Tá bravo comigo? Fica não " ...

30 de abril de 2008 às 10:06  
Anonymous Anônimo said...

Gente...

Ficar comparando Clara e Elis é que nem comparar times de futebol. Não vai se chegar a uma conclusão nunca. São estilos completamente diferentes.

Ambas eram maravilhosas e tiveram importância crucial na música brasileira.

E elas eram grandes amigas e se admiravam mutuamente, como se pode ler na biografia da Clara, recentemente lançada.

Vamos curtir os lançamentos de DVDs e lembrar de uma época em que a música brasileira era muito mais produtiva e tinha muito mais qualidade.

abração,
Denilson

30 de abril de 2008 às 10:56  
Anonymous Anônimo said...

até agora o maior absurdo foi comparar a insosa e desconhecida Roberta Sá com Clara Nunes !

30 de abril de 2008 às 13:10  
Anonymous Anônimo said...

Tomara que esta idéia maravilhosa, seja utilizada também com outras cantoras.

30 de abril de 2008 às 13:12  
Anonymous Anônimo said...

Não aguento estes clips dos 70-80. Uma vezinha por curiosidade, ainda vai, mas tê-los em casa seria perda de tempo e grana; não veria duas vezes.
E Roberta Sá é mais sofisticada e eclética que Clara. Esta, por sua vez, cantava muito bem, era sorridente, rodava uma boa gira, e merece voltar à baila.

30 de abril de 2008 às 13:49  
Anonymous Anônimo said...

Que absuro comparar um mito como Clara com a Roberta. Aí não minha gente! Discernimento por favor! Abs,

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

30 de abril de 2008 às 14:22  
Anonymous Anônimo said...

Qualquer cantora que comece cantando HOJE sera mais cosmopolitana que qualquer outra cantora de geracoes anteriores, entao fazer esta comparacao com Roberta Sa eh estranho.
Roberta Sa esta integrada ao tempo dela...absorve o passado mas tem o presente quente aa disposicao dela. Hoje todo mundo pode ouvir tudo, viajar o mundo todo sem sair de casa pois a Net possibilita isso..eh facil ter um estilo moderno pois pode-se adquirir influencias de tanta coisa ao mesmo tempo...

Clara foi comtemporanea com seu tempo. Nao eh necessario elogiar uma artista e descaracterizar a outra. Pode-se sempre gostar mais de uma ou de outra mas desconhecer os valores artisticos eh no minimo leviano!

30 de abril de 2008 às 14:32  
Anonymous Anônimo said...

Bom mesmo seria produzir especiais com quem ainda esta vivo e não teve a oportunidade,como Zizi,Nana,Elza,tão grandes como todas estas outras.Mas os tempos são outros.

30 de abril de 2008 às 14:40  
Anonymous Anônimo said...

os parentes da tal Roberta Sá, acompanham este blog.

30 de abril de 2008 às 14:41  
Anonymous Anônimo said...

Roberta Sá é muito melhor do que a Clara Nunes. Em voz, repertório, beleza e afinação.

30 de abril de 2008 às 16:23  
Anonymous Anônimo said...

O Fantastico tem um acervo muito grande da Alcione, até o programa de número 500, ela foi a artista que mais teve aparições no programa, seria legal usar esse material, como o de outras também, Bethânia, Zizi, Nana...

30 de abril de 2008 às 16:29  
Anonymous Anônimo said...

Roberta não é tão melhor que Clara mas é menos 'tribal'. Fui criança-adolescente na época de Clara e diante de seu visual a achava uma personagem da TV. Depois é que percebi suas qualidades de cantora. Roberta só tem em comum com a mineira, além de uns sambas, a mesma limpidez da voz. Mas seu repertório (já) é bem melhor e sua figura absolutamente contemporânea.
Clara era excessivamente arquetípica e parecia sempre montada.

Abraços.

thor

30 de abril de 2008 às 16:32  
Anonymous Anônimo said...

Se os parentes da Roberta Sá acompanham esse blog, o anônimo das 4:23 certamente é um deles...

30 de abril de 2008 às 16:49  
Anonymous Anônimo said...

Roberta não poderia mesmo ser considerada um MITO em seu segundo CD. Ainda está muito novinha para isso, embora esteja no rumo certo.

Não dá para comparar é Clara com Elis, esta sim, um mito, um ícone e uma usina do canto.

Sem querer desmerecer Clara Nunes e seu Canto das 3 Raças, Elis é incomparável, e Roberta em apenas 2 CDS tem um repertório bem mais abrangente que o da Guerreira.

E tb não curto os 'vídeos' desta época. Os recursos chegam a ser engraçados e as vezes constrangedores, melhor olhar no youtoobe. Mas historicamente têm seu valor e devem ser preservados.

30 de abril de 2008 às 16:55  
Blogger ARTE IN CENA said...

Em apenas 02 cds Roberta tem um repertorio mais abrangente? Pelo amor de Deus, gente.

Não daria para ser...nem mesmo pelo tempo.

Roberta Sá não possui carisma. Tem um repertório eletizado...jamais chegará as classes mais pobres (ao povão mesmo) tal como fizeram Clara, Beth e Alcione e tal como fizeram (mesmo eletizadas, porém carismáticas: Gal Costa, Elis e Bethania).
Comparar essas novas gerações de cantoras com as damas do passado é um desrespeito ou pura ignorância.
Elas fazem música pra cantar em centro cultural e não pra cantar onde for preciso cantar.
Roberta Sá precisa aprender muito com Clara e com todas as outras que citei.
E não venha me dizer que é porque ela é novata. Adriana Calcanhotto, Marisa Monte e até mesmo Vanessa da Mata e Maria Rita não demoraram tanto tempo pra sair dos centro culturais e alcançarem o BrasiL.
Como diria Milton Nascimento: "..o artista tem de ir aonde o povo está...se foi assim, assim será" (Nos Bailes da Vida).
Mais respeito quando ousarem falar de Clara, Alcione, Beth, Bethania, Gal e Elis.
E tenho dito!

30 de abril de 2008 às 18:57  
Anonymous Anônimo said...

Nossa mãe! Adorei o discurso do Glauber97! Deveria ter aparecido antes para defender a minha alteza "rapá"! rsrs
Falando sério agora, é totalmente estapafúrdio ler uma bestialidade dessas que li acima. Repetirei o discurso do anônimo entendido:
"Sem querer desmerecer Clara Nunes e seu Canto das 3 Raças, Elis é incomparável, e Roberta em apenas 2 CDS tem um repertório bem mais abrangente que o da Guerreira".
Não pode ser levado a sério até porque Clara Nunes é considerada ídolo de Roberta Sá. Basta ouvir o Braseiro na sua primeira tiragem (graças a Deus eu tenho até pq depois a família de Clara mandou retirar! Uma puta maluquice, foi uma bela homenagem). Deixe a menina caminhar...está trilhando numa boa, e é uma das GRANDES cantoras surgidas nos últimos tempos mas, por favor, sem forçação de barra! Abraços,

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

PS1: Salve Clara! Como eu gostaria que tivesse o clipe de Obsessão, um dos meus prediletos! Portela na Avenida também, dentro da quadra da escola, em cima do palco, com baianas, bateria e comunidade. Na boa, simplesmente maravilhosa!
PS2: Me permita fazer uma confissão. Quando morava no Rio de Janeiro, meu saudoso pai, fã ardoroso de Clara Nunes, viajou a serviço para Brasília (quem diria que eu iria parar aqui!), isso em 1977. Encontrou Clara no saguão do aeroporto. Papai como fã, deve ter forçado a barra, mas contava até antes de sua morte (1998) que Clara Nunes quis pegar no colo esse cara que vos escreve. Que privilégio, pena não ter tido o registro.
PS3: Quem diria que eu me tornaria fã ardoroso da minha Rainha, "rival" dessa grande estrela do Samba?

30 de abril de 2008 às 19:55  
Anonymous Anônimo said...

""""Clara tinha uma voz absolutamente clara, arejada, espontânea. Como Roberta Sá hoje.""""

OBS: ISSO SIM É UMA INSANIDADE DE PRIMEIRA!!!!!!!

30 de abril de 2008 às 20:22  
Anonymous Anônimo said...

até agora o maior absurdo foi comparar a insosa e desconhecida Roberta Sá com Clara Nunes (2) !

30 de abril de 2008 às 20:23  
Anonymous Anônimo said...

Agora que li! Obrigado aos anônimos das 5:16 (29/04) e 10:06 (30/04) pelas palavras.
Mas, deve estar acontecendo algo?Gostava mais da fase do Mauro quando dava um satisfaçãozinha qq a seus fiéis leitores. Abração.

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

30 de abril de 2008 às 21:10  
Anonymous Anônimo said...

Marcelo,

Eu sempre estranhei o fato de terem alterado o final da música "No Braseiro", justamente onde a Roberta Sá fazia uma citação a "Canto das 3 Raças". Só que achei que fosse por causa de direitos autorais. Agora você diz que foi a pedido da família da Clara... Que loucura...

Realmente, o clipe de "Portela na Avenida" da Clara é lindíssimo, justamente por sua simplicidade. Clara no meio do povo, em plena quadra da Portela, rodeada pela sua escola querida, cantando e fazendo o povo cantar junto a música recém lançada. É de arrepiar...

abração,
Denilson

30 de abril de 2008 às 23:19  
Anonymous Anônimo said...

Não tem prá ninguém: a sucessora de Clara Nunes é MARIENE DE CASTRO. E fim.

1 de maio de 2008 às 03:42  
Anonymous Anônimo said...

Que perda de tempo essas comparacoes entre as cantoras, cada uma delas tem o seu valor! Ao invés de ficarem falando mal delas, as pessoas deveriam procurar fazer alguma coisa importante na vida, como elas fizeram e por isso ainda sao lembradas.
O lancamento do primeiro Dvd oficial de Clara Nunes, ainda que venha com um atraso de tantos anos, é só motivo de alegria!

1 de maio de 2008 às 04:53  
Anonymous Anônimo said...

Será que as pessoas poderiam comentar sobre os posts e evitar recadinhos que podem ser enviados por e-mail? Ninguém está interessado em saber quem costuma trocar e-mails com o Mauro.

1 de maio de 2008 às 04:55  
Anonymous Anônimo said...

Glauber97, que vem a ser eletizado??? vc deve saber bem pois escreveu duas vezes. Já sabemos que elitizado vc não é, correto? Relax, não é grave.

Clara foi a grande sambista de sua geração. À época havia Beth Carvalho sem nenhum carisma mas com algum apelo popular devido a suas músicas com refrão chiclete, Alcione com seu vozeirão inconfundível e um repertório já claudicante, Elza Soares com uma carreira bastante irregular devido a questões pessoais, e outras poucas. Neste contexto Clara brilhou exuberante. É verdade que não desfrutou do prestígio que ora viceja em torno dela.
Igualmente verdade que não se pode compará-la à Elis ou Roberta Sá. Mas concordo que Roberta tem a mesma limpeza vocal de Clara. E se percebe a influência da primeira, em sua carreira. Roberta, contudo, soa mais viscejante, sonora, delicada. Terá uma carreira mais linear.
Elis sequer vem ao caso. Elis, Bethania, Gal, essa galera, (ainda) não encontra paralelo na MPB.
E Mariene de Castro é apenas um engodo. Na night gay paulistana se encontram covers bem mais articulados que esta (falsa) baiana.

1 de maio de 2008 às 11:19  
Anonymous Anônimo said...

Basta Um Dia é lindo com a Clara. Outras poucas.
Incrível como o mesmo Chico que compôs esta preciosidade cometeu Morena de Angola.

1 de maio de 2008 às 11:29  
Anonymous Anônimo said...

CN era absolutamente expressiva. Marienne - apesar dos balangandãs - tem a expressividade de um pacote de algodão. Chega a ser heresia compará-las.
E tirem Robertinha deste pão de queijo. A garota é 1000.

1 de maio de 2008 às 13:05  
Anonymous Anônimo said...

Lia,

Já que você corrigiu Glauber, me diga, o que vem a ser "viscejar"? :p

1 de maio de 2008 às 14:42  
Blogger ARTE IN CENA said...

Lia...errei mesmo a palavra.
E ELITIZADO (talvez como você julga ser)eu não sou mesmo (e nem quero ser).
Mas aprecio a boa música. Não estou desmerecendo a Roberta Sá. Só não posso tolerar que alguém diga que em dois cds ela tem um repertório mais abrangente do que Clara.
E se Roberta hoje cursa o caminho que cursa na MPB, ela deve sim a Clara, Bethania, Gal, Elis, Beth, Alcione que construíram (também) a MPB. Assim como essas devem a Dalva de Oliveira, Carmem Miranda, Maysa, Angela Maria...enfim.

Só para o seu conhecimento (se é que se pode acrescentar alguma coisa num conhecimento tão vasto como se demonstra o seu): o samba que hoje são aclamados por intelectuais e ELITIZADOS (Obrigado, aprendi) como você, Lia, nasceu dos pobres. Nasceu dos moinhos e senzalas baianas e dos morros e favelas do Rio de Janeiro. E você, ELITIZADA, se comentasse sobre o samba nessa época...nossa! Era blasfêmia! Maldição!
Hoje qualquer filhinho de papai pega seu violão num apartamento de luxo no Leblon ou na alta sociedade paulista e canta seu sambinha. Mas nem sempre foi assim. O samba era coisa de negro e pobre. E você, Lia, hoje, se ostenta tanto, escrevendo tão gramaticamente correta, sobre Clara (a maior sambista que esse país teve) e sobre Alcione, Beth e Elza (mulheres que levantaram a bandeira do samba) fico imaginando se amaria o samba na época em que era perseguido. Hoje, Beth já consegue colocar o samba no Teatro Municipal carioca, Alcione consegue levar o samba a todos os lugares do Brasil e mundo...mas nem sempre foi assim.
Mas toda sua gramática correta e sua ELITIZAÇÃO (existe essa palavra? me ajude) não fazem mudar a história da música popular brasileira. Sem Clara, Bethania, Gal, Elis, Alcione e Beth, Roberta Sá não faria os cds e teria o repertório tão elogiados por vocês.
Não vejo Roberta Sá carismática. Bethania e Gal não cantam o oba-oba da moda...são ELITIZADAS porque, além de tudo, seus produtos são caros (um trabalhador assalariado não pode comprar, nem se quiser), mas são muito mais carimáticas do que esse novo talento.
E ao contrário de Clara que frenquentava a quadra da Portela e Beth, Alcione e Leci que sempre frenquentaram a Mangueira (estavam perto da comunidade) - Milton Nascimento já explica isso, citei acima - Roberta Sá gosta muito mesmo é dos teatros e centro culturais. Tomara que ela mude, mas se isso acontecer, Lia, você e toda a elite, vão começar a criticar. Vocês fizeram isso com a Beth e com a Alcione...e com muitas outras...
(Ensine-me mais quando eu escrever errado, não tenho vergonha de aprender)

1 de maio de 2008 às 14:44  
Anonymous Anônimo said...

hahahahahahahahahahah

Falou e disse, amigo!
Tô contigo e não abro!

1 de maio de 2008 às 15:45  
Anonymous Anônimo said...

2 cds de Roberta Sá valem mais do que 10 da Clara!!! Só em não ter q sentir cheiro de conchas, maresia, alguidares e outras macumbas mais já fico contente...

1 de maio de 2008 às 16:06  
Anonymous Anônimo said...

hahahahahahahahahahah

Falou e disse, amigo!
Tô contigo e não abro! (2)

Bravo, Glauber! Esse blog não pode se transformar em outros que querem o separatismo e a elitização do Samba que a geração nova de FREQUENTADORES (não artistas) da Lapa querem transformar.
E contrariando a vontade da "Estrela" (coitada) acima, Denilson, segundo reportagens da época a família pediu sim para que retirasse a menção ao Canto das Três Raças. Abração,

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

PS: Se duvidar é tão elitizada que nem sabe o significado de vicejar. Falando na palavra, lembrei do samba da Clara: "Meu coração padece e viceja vence a correnteza e afasta esse mal" - Samba Coração Valente, do lp Clara, de 1981.
PS2: Pamela Star (que nick, hein filha?), cuidado com o Fenômeno!

1 de maio de 2008 às 20:28  
Anonymous Anônimo said...

"E Mariene de Castro é apenas um engodo. Na night gay paulistana se encontram covers bem mais articulados que esta (falsa) baiana".

Essa aí percebe-se que é elitizada, deve frequentar todos os submundos da boca do lixo paulistana.

1 de maio de 2008 às 20:33  
Anonymous Anônimo said...

U-hu... quis corrigir e dar uma de sabichona, mas ficou sem a primeira sílaba dessa palavra.

Nem vou pedir + respeito com Mariene, Beth Carvalho e Clara Nunes porque elas nem precisam; já tem todo o respeito mesmo. E duvido q Roberta Sá, profissional e boa cantora que é, aprove essa palhaçada ridícula de ser elogiada em detrimento de tais cantoras.

2 de maio de 2008 às 00:55  
Anonymous Anônimo said...

Roberta Sá tem que percorrer muito chao ainda para ser comparada à Clara!

2 de maio de 2008 às 07:47  
Anonymous Anônimo said...

Nao concordo em dizer que a Lapa é frequentada somente por oportunistas que querem tirar proveito do bom momento do samba. Os artistas que ali se apresentam sao pessoas sérias que só fazem acrescentar e dar um brilho a mais para a nossa mais popular forma de expressao.

2 de maio de 2008 às 11:52  
Anonymous Anônimo said...

Mauro,

Se me permite, gostaria que o anônimo incompreendido ou que se faz de, aponte aonde citei que são oportunistas os frequentadores da Lapa? Existe sim, por parte de alguns que subclassificam o partido alto, os cantores oriundos do Cacique de Ramos como sendo um samba de menor valor. Sou contra radicalmente esse elitismo no gênero. E isso infelizmente existe, é só procurarem que vocês encontrarão relatos em blogs assim.
Não me refiro NUNCA aos artistas, apesar de que há oportunistas e pessoas fora do metiê em quaisquer áreas, lugares, ambientes.
Pelo contrário, essa revitalização fez um bem tremendo ao local, ao SAMBA e terá sempre o meu respeito os artistas que lá surgirem!Quando vou ao Rio sempre passo na Lapa. Abs,

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

2 de maio de 2008 às 13:59  
Anonymous Anônimo said...

Glauber, Marcelo e outros, vocês nem deveriam perder tempo com uma criatura que compara uma desconhecida e sem graça como essa tal Roberta, com a rainha Clara Nunes - só o fato de compará-las já mostra que essa pessoa e no mínimo lesada, não merece atenção.
Clara Nunes é um ícone da MPB, e por mais que a elogiemos, ainda é pouco.
Elis é índiscutivelmente uma grande cantora, mas eu sou mil vezes Clara Nunes.
Esse DVD é a melhor notícia musical do ano.

Henrique SP

2 de maio de 2008 às 23:57  
Anonymous Anônimo said...

roberta sá está além do samba.
clara e beth não ultrapassaram os limites do ritmo.

3 de maio de 2008 às 00:06  
Anonymous Anônimo said...

Concordo com o 12:06 mas vou dar uma espiada no DVD. Eu achava divertido o look da Clara, assim como seus trejeitos. Parecia que ela estava sempre cantando a beira-mar ou ao pé da fogueira. Tinha um estilo.

3 de maio de 2008 às 11:55  
Anonymous Anônimo said...

Não tem prá ninguém: a sucessora de Clara Nunes é MARIENE DE CASTRO. E fim.

roberta sá está além do samba.

Mas concordo que Roberta tem a mesma limpeza vocal de Clara (OS COMPUTADORES ESTÃO AÍ PRA ISSO)

E Mariene de Castro é apenas um engodo. Na night gay paulistana se encontram covers bem mais articulados que esta (falsa) baiana. (AMEEEEIIIII)!!!!!


2 cds de Roberta Sá valem mais do que 10 da Clara


""" TODAS AS INSANIDADES POSTADAS""""""

3 de maio de 2008 às 13:43  
Blogger ARTE IN CENA said...

Anonimo Maio 03, 2008 12:06 AM

Vc nao deve conhecer a obra de Clara.

Beth, é verdade, ficou só no samba, por escolha.Embora, influenciada inicialmente pela Bossa Nova (e Andança não é samba).

Agora, Clara tem um repertório bem eclético: Clarice, Ternura Antiga, A Flor da Pele, Viola de Penedo, Feira de Magaio, Basta Um dia, Sem Companhia, Se todos fossem iguais a Voce...(só por citar musicas que não tem nada de samba).

Cuidado com o que posta.

Nossa, como aqui tem muita insanidade mesmo.

Gostar de Roberta Sá é uma coisa. Agora, conferir-lhe algo que nem ela (a menos que também esteja insana também) sabe que não lhe compete é mais do que insanidade, é absurdo exarcebado de fã.

Deixe a menina chegar lá. Ainda não está com essa bola toda.

3 de maio de 2008 às 15:11  
Anonymous Anônimo said...

Roberta poderia trilhar uma bela carreira de sambista, mas o Samba não ultrapassa e não dá status a nenhuma cantora a ponto de ser comparada como a "maior" da MPB. Mas, enfim ela diz bonito quando grava Cartola, Paulinho e principalmente nos dois belos sambas que gravou de Roque Ferreira (Afefé e Laranjeira). Que venham mais sambas na bela e doce voz da Roberta mas, ela tem que pisar de mansinho pois não pode ser comparada ainda com uma Beth, Clara, Alcione no samba, tem muito futuro e chão pela frente.

Marcelo Barbosa - Brasília (DF)

Sobre o que o Glauber comentou, fico imaginando nos tempos românticos em que as cantoras iam atrás de músicas nos morros.. será que teríamos novos compositores ganhando oportunidade? Será que resgatariam um Cartola, Nelson e outros tantos? Infelizmente os tempos são outros e elas não podem garimpar como nas décadas anteriores.
E pensar sobre a limpeza vocal que uma Clara Nunes da vida JAMAIS precisou! Novos tempos, novos rumos, outras tecnologias.

3 de maio de 2008 às 20:33  
Anonymous Anônimo said...

Sobre esta ¨polêmica¨envolvendo Roberta Sá e Clara Nunes:
Passado vinte e cinco anos de sua morte,Clara Nunes continua sendo lembrada e tem milhares de fãs Brasil afora.
Roberta Sá é quem na MPB?
Uma cantora conhecida por MEIA DÚZIA de pessoas,que ainda não alcançou STATUS suficiente para ser,sequer,considerada CANTORA DE ELITE.Esta é a verdade.
Dizer que o repertório de Clara era SUPERFICIAL,POPULARESCO,QUE SUA FIGURA ERA FOLCLÓRICA significa ter uma VISÃO TORTA acerca de uma DAS MAIORES CANTORAS que este país já teve.Com certeza quem fala isto JAMAIS ouviu TODA A OBRA desta maravilhosa cantora.
Comparações com Elis,tambem,façam-me o favor.São descabidas porque as duas vieram de escolas e estilos diferentes.E Elis era uma cantora de voz poderosíssima,mas de presença cênica deficiente,deixando muito a desejar em relação à Clara Nunes ou Maria Bethânia.
Francisco Carlos

5 de maio de 2008 às 12:55  

Postar um comentário

<< Home